Evidentemente, o título não se refere ao resultado da partida, mas à decisão de realizar o clássico com a presença – meio a meio – das duas torcidas. De volta para casa, claro que chateado com o placar do jogo, comemorei a volta dos grandes espetáculos que sempre Belo Horizonte mostrou aos mineiros, ao Brasil e ao mundo. Duas torcidas que respeitaram a tradição histórica dessa rivalidade contemporânea. Lembrando que antes os clássicos mineiros já foram com o Villa Nova e depois com o América, sendo o Galo sempre o outro protagonista.
Não houve incidentes que justificassem aquelas medidas absurdas com as quais convivemos até recentemente, quando o mandante tinha apenas 90% da carga de ingressos. Justiça seja feita às duas diretorias, nas pessoas dos presidentes Daniel Nepomuceno e Gilvanzão da Massa, que acordaram dessa maneira, e aos demais envolvidos com a partida – Minas Arena, FMF, BHTrans e Polícia Militar.
A única nota destoante, como o próprio blog pôde antever na postagem de ontem, foi o treinador da equipe adversária. O jogo já caminhava para o final, com o Galo sendo – merecidamente – derrotado pelo placar mínimo e eis que o “aparecido” resolve roubar a cena e por pouco colocar em risco todo o ambiente de ordem e respeito que as duas torcidas proporcionaram na noite de ontem. Mas, se considerarmos que entre mais de 40 mil pessoas presentes no Mineirão, o comportamento questionável desse senhor não serve de parâmetro para avaliações futuras. Quem se negou no passado a fazer teste do bafômetro, não pode atrapalhar um espetáculo em que predomina o que mais se destaca no mineiro: cortesia!
Sobre o Galo, o Torcedor voltou para casa depois da partida com muita preocupação, em que pese o jogo ter sido pela “Primeira Liga”, torneio ainda sem tradição, mas que pode ser o embrião para nos livrar da madrasta organização da CBF. O time adversário foi muito mais organizado que o Galo. E não foi só ontem, na vitória apertada do final de semana, o time não animou o mais otimista dos Atleticanos.
Agora, neste clássico, veio a confirmação. Mesmo sendo a segunda partida do ano, o Atleticano esperava muito mais da equipe. Para quem aprendeu a ser Atleticano com um time que tinha Grapete, Vander, Décio Teixeira e Vanderlei, entre outros, ver uma defesa como a atual chega a ser desanimador. Esses antigos não admitiam perder no treino, enquanto o que vemos agora é uma total passividade. O novato, embora veterano, Felipe Santana está mais para Conceição do que pra zagueiro do Galo. Pífio no primeiro e no segundo jogo do ano. No gol que tomamos, ele com seus 1,90 de altura, conseguiu com um toque infantil de cabeça, tirar o atacante adversário de um impedimento e permitir que o jogador avancasse sozinho rumo ao nosso gol. Precisamos, urgentemente, não de um zagueiro e sim de dois, para avançar e conseguir as conquistas que a Massa exige.
É bem verdade que os desfalques eram mais da metade do time titular de ontem. Afinal, Victor, Léo Silva, Elias, Luan, Robinho e Fred são titularíssimos, mas nem por isso podemos admitir a apatia que assistimos nas duas primeiras partidas. Para o final de semana é bom o treinador mostrar o seu dedo, de maneira perceptível, pois – mesmo admitindo que alguma coisa melhorou – ainda estamos longe do ideal. Hoje é dia de amargar o resultado, tolerar aquele parente, vizinho ou colega de trabalho que vai pegar no nosso pé. Perder clássico dói demais, mesmo. Que no Brasileiro isso não se repita, pois na Copa Libertadores essa gente participará como telespectadora. Só o Galo está na competição e pela quinta edição consecutiva.
Outro dado positivo do clássico foi que finalmente apareceu um bom juiz. Novo ainda, tem um bom futuro, pois algumas figurinhas repetidas que ainda existem por aí não merecem apitar uma partida dessa importância. Muito bom, mas seus bandeiras – a exemplo de quase todos que vejo – só marcam depois de olhar para o árbitro. São incapazes de sinalizar e esperam o juiz para levantar o pau da bandeira. Tanto do quadro da FMF quanto da CBF. Uns fantoches!
Desta forma, caro treinador Roger Machado, comece a mostrar sua cara, exija reposição, especialmente para a zaga. Enfim, mostre a que veio, pois o Atleticano é exigente.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Caro blogueiro, queria pedir encarecidamente que comentários como o de edson dias, desrespeitoso com Nossa Senhora, é uma espécie de discriminação religiosa, sendo contra a religião mais professada no país, a católica! Por favor e ao menos em nome do respeito às crenças, garantido pela Constituição Federal, modere comentários semelhantes! Obrigado!
Mesmo que seja chato e falta de criatividade repito, entendo que ...
esquema tático só funciona se houver "potencial cognitivo" (vulgo "inteligência") do atleta para processar, repetir e assimilar.
No nosso time do coração a capacidade cognitiva é absurdamente limitada e, portanto … VAMOS sofrer muito, de novo!!!
Com jogadores “burros” não existe esquema tático que dê jeito, pois, simplesmente, não será praticado em campo. Falta ao Galo, jogadores “boleiros” … temos jogadores de “vídeo game” … incapazes de mudar a própria atitude diante de uma adversidade.
Cleiton, Yuri, Maicossuel, Patrick, Marcos Rocha, Cazares, Otero, Pratto, Rafael Carioca (putz, o pior!) … até o Fabio Santos desaprendeu, nesse curto tempo que esta no grupo.
O Fred e o Robinho até tem perfil de "chatos e boleiros" mas já estão mais pra lá do que pra cá, fisicamente, e bate o desanimo da idade.
Temos um bando de “atletas mimados” … e eles não se complementam entre si … muitas peças repetidas e nos falta “TALENTO”.
Antes de pensar em “Tardelli”( mercenário e meia-boca) precisamos URGENTE de um “boleiro” para o meio de campo … Vi o Montillo (mesmo sendo ex-Maria) no Botafogo … e fico a pensar nessa Diretoria de merda que temos.
Até o Renato Caja seria “genial” nesse nosso time de “video game”.
2017 vai ser PHODAAAAA !!! (mas dá pra melhorar, porque pior não fica!!!)
Treinador tem que entender o estilo do galo jogar. Torcida do galo gosta é de jogar pra frente, muita raça, correria, intensidade. Podemos atér perder, mas o time tem que atacar, jogar, correr. Galo não é Gremio, perfil do Galo é outro. Os últimos treinadores tentaram mudar isso, e agora o Roger também , com estilo toque de bola... Não adianta, nem a torcida tem paciencia pra isso!! Ultimos treinadores que entenderam isso tiveram sucesso que foram o Cuca e o Levir. Foi irritante ontem ver o galo ficar tocando bola para seus zagueiros e goleiro, goleiro e zagueiro... é lógico que a zaga iria entregar... Time completamente desorganizado e o pior sem a minima motivação, não sabendo da importancia de um classico para torcida... Estamos precisando de jogadores que incorporem novamente o perfil de não querer perder o classico nem no par ou impar.... Foi irritante ontem!!
Seria suficiente pra mim: o nosso time entrar com vontade de ganhar a partida! Só isso. Se o time jogar com vontade eu relevo qualquer derrota, por maior que seja. Jogadores, MORRAM DE PÉ, MAS NÃO VIVAM DE JOELHOS! (ouvi algo assim numa letra de música do saudoso Tião Carreiro e a tenho como lema de vida).
E outra: Com Elias e Carioca, quem vai proteger a defesa? Não podemos nos esquecer que Elias tinha Ralf a seu lado na boa fase do Corinthians.
Prezado Eduardo, segundo a tradição das primeiras igrejas cristãs, Sant'Ana era a mãe de Maria, a Imaculada CONCEIÇÃO. Ou seja... Fudeu!! Falando sério agora: Principalmente da segunda metade da década de 70 pra cá, não houve time do Galo que emplacasse sendo freguês do Cruzeiro. Na década de 60, e primeira parte da de 70, tínhamos times muito bons. Eles, um esquadrão. Pode anotar: Esse atual elenco do Galo - cheio de jogadores peso morto, não nos levará a lugar algum. Temos um monte de meias bonzinhos. Nenhum cobra... Nosso único bom zagueiro tem 37 anos de idade. Será possível confiar num zagueiro parado há seis meses, que estava num desconhecido tine russo antes disso? Num volante que chega em julho com 30 anos de idade e que está no poderoso Ingolstadt da bundesliga? Veja... Mais da metade do nosso time não pode ser considerada titular absoluta. Não há algo de errado com esse elenco??
Gente caiam na real; o elenco do galo é fraco!
Qual foi a última vez que o carioca jogou bem?
Otero tem raça, mas NÃO É um bom jogador.
Marcos Rocha NUNCA marcou bem
Clayton NUNCA jogou bem no Atlético
Pratto joga bem com meio campo criativo
Cazares NÃO É bom e muito menos criativo (caiam nessa real)
A tendência do Robinho é cair de produção pela idade referente ao seu estilo de jogo
NÃO PODÍAMOS NUNCA!, ter vendido Donizete.
Vendemos Donizete, Urso e Datolo e não repomos. Se já não funcionou antes, vai funcionar com esse time?
Cazares e Otero eram banco e agora são titulares!
Yago, de onde surgiu isso?
Gabriel, quem disse que Gabriel é bom? De onde surgiu isso? É QUASE um zagueiro mediano.
Não temos peça de reposição.
Nosso elenco é fraco!
Peraí: já estão demolindo o trabalho do Roger Machado por causa da derrota no segundo jogo do Galo no ano? Mas o culpado de tudo o que vimos no segundo semestre de 2016 não era o Marcelo Oliveira, e com a demissão dele e com a contratação do técnico gaúcho tudo não iria melhorar? Isso não foi dito e redito até a exaustão aqui? Que MO era "medíocre", um mero "entregador de camisas", que não sabia escalar e nem motivar o time? Os que o apoiaram , como eu, não foram acusados de valorizar só os resultados, esquecendo o mau futebol praticado pelo time? Só porque ainda não apresentamos nenhum futebol este ano, e o resultado - ou melhor, a falta dele - foi esse que a gente viu ontem, de uma hora para outra o Roger Machado não serve mais e, na realidade, o que o time precisa é de contratar zagueiros, volantes e um meia de criação? Será que já esqueceram que MO foi duramente prejudicado pelas contusões e pelas deficiências de um time que não pode montar? Cadê o futebol do pachola Rafael Carioca, o falastrão que depois da demissão de MO e com a chegada do Roger machado disse que tudo iria mudar tática e tecnicamente no Galo? Quantas chances a mais o Cleiton, o outro falastrão que criticou o MO, vai precisar ter para se constatar que ele não joga nada e não é jogador para o Galo? Coerência, pessoal, coerência! A hora agora é de apoio total ao trabalho Roger, pois se a maioria aqui exigiu a sua contratação para consertar os vários problemas verificados no "péssimo" trabalho de MO, e a diretoria atendeu, não adianta vir agora tentar tirar os seus respectivos da reta, não, para culpar a diretoria ou a falta de contratações, não!
Entendo que esquema tático só funciona se houver potencial cognitivo do atleta para processar e assimilar. No nosso time do coração a capacidade cognitiva é absurdamente limitada e, portanto ... VAMOS sofrer muito!!!
Com jogadores "burros" não existe esquema tático que dê jeito, pois, simplesmente, não será praticado em campo. Falta ao Galo, jogadores "boleiros" ... temos jogadores de "video game" ... incapazes de mudar a própria atitude diante de uma adversidade.
Maicossuel, Patrick, Marcos Rocha, Cazares, Otero, Pratto, Rafael Carioca (putz, o pior!) ... até o Fabio Santos desaprendeu, nesse curto tempo que esta no grupo.
Temos um bando de "atletas" ... e eles não se complementam entre si ... peças repetidas temos, nos falta "TALENTO".
Antes de pensar em "Tardelli"( mercenario e meia-boca) precisamos URGENTE de um "boleiro" para o meio de campo ... Vi ontém o Montillo no Botafogo ... e fico a pensar nessa Diretoria de merda que temos.
Até mesmo o Renato Caja seria uma "estrela" nesse nosso time de "video game".
2017 vai ser PHODAAAAA !!! (mas dá pra melhorar, porque pior não fica!!!)
TIME SEM VERGONHA. O uqe vimos ontem foi um time sem vontade de jogar, sem criatividade e apesar da super hiper mega melhor pre temporada do mundo não vi NADA de novo. Tudo bem é apenas o segundo jogo do Roger que eu acho retranqueiro, o GALÃO DA MASSA sempre jogou para frente e na raça, quem joga compactado e tocando bola sempre foi o lado Vaidoso da lagoa, mesmo quando tinhamos R10 e Cia eramos franco atiradores e raçudos, cansei de ver o R10 roubando bola, dando carrinho e levando cartão amarelo, este Rafael carioca não suja a bunda, termina o jogo e nem suado o cara tá, porque anda em campo não é jogador pro GALO. Acorda diretoria e acorda ROGER, o GALO não é o GREMIO que só joga na retranca e ganha de 1x0 ou perde de 1x0 e a torcida fica feliz com G4, queremos mais e queremos o GALO jogando um futebol pra frente!!