Não só o domingo, que não foi de todos os Santos, mas dos devotos Atleticanos. Desde sexta-feira, bem cedinho, quando levantei e me ocupei em cumprir essa missão de redigir para a nossa prosa. Me lembro de ouvir de um passarinho na minha janela – até confidenciei aqui neste nosso cantinho – que cantou e contou que o tri estava chegando. E é tri, agora o Galo é campeão brasileiro de 37, 71 e 21. E doeu! Nem tanto pelo reconhecimento do título, mas sim pelo Estádio do Galo.
Toda essa manifestação daquela gente, tem fundamentação não por reagir à paridade conferida ao primeiro campeão interestadual – portanto nacional – aos demais clubes que asseguraram isso numa negociata com a cbf para implodir o Clube dos 13. Os comandantes daquele momento, que reconheceu como agora, os títulos de 1959 até 1970, têm nome, sobrenome e na cara deles está estampado o acordado na ocasião. Agora, pela isonomia, alcançou ao Galo. Somos o primeiro em qualquer das situações. Até 1970 e a partir de 1971. Vanguarda! Sempre!
Pois que, além disso, o melhor da festa – um carnaval temporão Atleticano – estava reservado para a apoteose de ontem no Estádio do Galo. Casa quase cheia, ainda seguindo a prudência de público crescendo gradativamente, o time sobrou no gramado e fez a festa nas cadeiras e pelo mundo todo. Onde existe um Atleticano, ontem se ocupou em ver o primeiro jogo na nossa casa. E a estrela da tarde foi o predestinado Paulinho. Marcou o primeiro e segundo gols da partida e do Galo na nova Arena. Ainda teve gol anulado.
O treinador, como sempre, tinha uma surpresa ao anunciar a formação da equipe. Optou pelo contestado Pedrinho, que vem merecendo críticas – inclusive do autor desses textos matinais – e que fez sua melhor partida com a camisa do Galo. Deixou de ser surpresa, se transformando numa carta na manga lançada por Felipão, apesar da resistência ao jogador. Pedrinho, como todo o time, esteve muito bem em campo. Creio que finalmente nosso técnico pode ter encontrado a melhor formação para esse resto de temporada.
O primeiro gol do jogo e do estádio não demorou a sair. Disse ontem que queria esse tento do Hulk, no correr da manhã de ontem e até antes da partida, passei a admitir Arana para fazer analogia a Arena. Mas, de coração, queria que fosse de um jogador do Galo e que viesse com uma vitória. Pois o Paulinho fez por merecer. Ah! Disse um chato por perto, se não fosse o Paulinho o Galo estaria ainda na Libertadores. Outro contestou, se não fosse ele, nem teríamos passado para a fase de grupos daquela competição. Verdade, verdadeira. Tudo chatice nossa, incluindo entre os chatos, este jornalista que assina o blog Canto do Galo.
Ontem tudo foi festa. Que Estádio bonito e funcional. Problemas e defeitos, sim ainda existem, agora já menos que nos eventos anteriores. No próximo, menos que ontem, até chegar ao ideal. Assim como no nosso hino que diz vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal. E vencemos bem a primeira partida oficial na Arena.
Vencemos e convencemos. O time teve um ótimo início de partida. Poderia ter aberto o placar antes do primeiro minuto, com Hulk, pois seguiu – sem ansiedade ou vaidade (coisa que o Atleticano não tem) – em busca do gol de maneira solidária e coletiva. Ele veio quando aproximávamos dos 13 minutos, numa triangulação Pedrinho, Hulk que entregou redondinha e amaciada para Paulinho completar. A Massa explodiu e seguiu em sintonia com o time no gramado. Veio o segundo gol, milimétrica e caprichosamente, anulados pelo bandeira, juiz e var. Daí pra frente deu um apagão no time. O intervalo demorava a chegar.
De volta para o segundo tempo, diferente de outros jogos, o time Atleticano voltou aceso do vestiário. Marcou mais um, de novo e desta vez o outro bandeira, juiz e var invalidam o tento de Bataglia. Nossos jogadores não se abalaram e seguiram ameaçando os santistas. Até que, numa das raras faltas a nosso favor assinalada, Hulk faz sua segunda assistência para o mesmo Paulinho e selava o resultado. Nem os exagerados 10 minutos de acréscimos dados pelo árbitro causaram tensão no Atleticano. Vitória merecida, mais três pontos e duas posições recuperadas na tabela de classificação.
Pra fechar e não dizer que não falei dele, aquele soprador de apito, digo que foi dois piores que vi nos últimos tempos. Meu olhar e juízo desconfiado com a arbitragem estava aguçado durante todo o jogo. Cartões, faltas e toda marcação bastante seletiva. Até que, num lance que marcou falta discutível para o Santos, sua senhoria ao não aplicar a lei da vantagem prejudicou ao adversário. A bola estava na meia lua, nos pés de um atacante santista de frente para o gol, ele parou a jogada para a marcação da falta. Conclusão: o cara é muito é ruim de apito mesmo. E, acreditem, está na fila do seneme para receber o escudo FIFA em 2024. Daí muito se explica sobre a arbitragem e a cbf.
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
View Comments
Hulk está pendurado. Fosse eu o treinador não o levaria pra Curitiba. O cara já é um chorão e ainda uma arbitragem tendenciosa, com certeza vão querer tirar ele do jogo contra o bostafogo, ainda mais na Arena MRV Terreirão do Galo, Nossa Casa Nossa Vida.
Jogo para se conferir a dignidade mínima de se estrear a casa própria, com vitória e sem tomar gol. Desempenho não TÃO diferente de outros, tanto que com uma pontaria melhor ou dose de sorte da ofensiva santista, a coisa poderia ter embananando. No entanto, há que se reconhecer o empenho de sempre de alguns e a possibilidade de contribuição de outros. Parece que há unanimidade quanto a atuação de Pedrinho e é isso, não será uma Star acendendo e ascendendo a partir de ontem, porém , Galo e ele melhorzinhos e quem sabe a liga na meiúca? Paulinho cravou a lança "Aqui é Galo, Porra" de uma estreia positiva e histórica. Hulk, a entrega costumeira, nem diria que foi brilhante , errou umas coisas acolá, acá , em lances isolados, a deixada, a clareada lúcida e ligeira para Paulinho , outro muito cobrado e contestado , vazar o peixe no primeiro e a cobrança de falta enviesada e chipando na testa de Paulinho, no segundo gol. E a bomba na trave , caso tivesse na rede ido, reduziria um pouco a impaciência que muitos erguem pra ele nos dias ruins. Valeu, Galo!
Domingão de muita festança. Agora é Menins correr atrás do mundial com a conquista do CAMPEÃO do GELO. E conseguir tbm a vaga direta na libertadores. Galo é Galo.
Muita festa mesmo.
Gostou da festa?
Eu estava preocupado porque o Santos havia contratado alguns jogadores e vinha de uma vitória de virada em cima de nada menos que o Grêmio, que ontem sapecou 3x0 nas marias. Além disso o Galo gosta de ressuscitar um defunto. Quando vi a escalação de Pedrinho fiquei mais desanimado ainda, mas o cara jogou muito. Quando vi que Bataglia e Otávio estavam amarelados, pensei, Felipão voltará no segundo tempo com Edenilson, mas veio com Alan Franco que deu uma boa equilibrada no meio campo. Enfim, dou a mão a palmatória pro senhor Scolari, pelo menos no jogo de ontem. Quanto ao Pedrinho, se jogar bem mais umas cinco partidas e não machucar, prometo que não vou depor na PF contra Rodrigo Caetano.
Valeu pelos 3 pontos, pela inauguração c vitória na nossa casa. Gol aos 13 minutos. Hulk precisa parar de reclamar e jogar mais. Está visivelmente desconcentrado em campo. Todo cuidado c o gramado é pouco, mas vamos arrumando a casa aos poucos.
Amigos atleticanos , devemos balizar, mensurar o sucesso da estreia de nosso maravilhoso, bonito, imponente estadio , com o choro , com a amargura dos negacionistas de sempre, principalmente "jornalistas" do eixo, remoendo de inveja e despeito , dos formadores de opiniao , dos perdedores de sempre. Numa tarde noite , que tinha tudo pra ser tristonha e sorumbatica , a torcida atleticana, unica, incomparavel , imitada, copiada , deu seu recado ao Brasil : aula de como deve ser sempre uma torcida : vibrante, barulhenta , participativa , nao modinha, nao terceirizada que somente vao na boa. Ao vermos como os vagabundos e imorais meios de comunicacao nos tratam, tratam as coisa do nosso clube, desde sempre , temos a certeza que calou fundo nossa inauguracao , de nossa casa propria. Doeu , doeu muito e os vagabundos sentiram. E passaram a focar no ponto cego, no gramado soltando em alguns lugares , na agua acumulada em determinados lugares das escadas, coisa pequena que serao corrigidas . O sucesso foi total com o bonus do time finalmente, jogando bem, convencendo. Galo , voce desperta muita inveja , sempre foi assim , mas quando chegam na histeria , pode saber , podemos saber , nosso time, nosso clube , iluminado sempre , GALO FORTE VINGADOR
Salve Massa e Guru
Dia maravilhoso ontem e pra ficar na história.
Se fora de campo a Massa dava seu show, dentro de campo as coisas aconteceram como a torcida vinha desejando:
- Pedrinho finalmente estreou e espero que tenha continuidade, pois só assim sairá do grupo dos desafetos da torcida;
- Arana até que enfim, mostrou um pouco do futebol que o consagrou como melhor lateral esquerdo do Brasil
- E a dupla Hulk e Paulinho voltaram a jogar juntos novamente.
O técnico ontem fez o simples e até corrigiu os erros que tivemos após os 20 minutos de jogo quando quase entregamos a rapadura.
Enfim, tudo maravilhosos e nem as reclamações sobre alguns pontos da arena ofuscaram a festa.
Só precisamos realmente ter atenção à questão do gramado, já que foi nossa reclamação quando jogamos no Mineirão.
De resto, estou igual pinto no lixo.
Bom dia,
Além de tudo que vimos ontem de bom e maravilhoso, falando de futebol, vimos o Felipão colocando sua mão no time e dando resultado.
Pedrinho pode ser o tão pedido camisa 10, que Deus o ilumine.
Paulinho não errando gol, que Deus o conserve.
Pavón perdendo gol por preterir a assistência, aí já é brincadeira com o Atleticano, não é Deus?
Até a lavadeira do Galo gostou porque não precisará de lavar o uniforme do Everson, apesar da entregada para não perder o costume de dar susto na torcida.
Segunda de glória, como estava fazendo falta.
Boa semana para nós e bons 15 dias de recuperação para o nosso gramado.
"Igualmente ridículo o pedido do Atlético Mineiro, e a aceitação pela CBF, de acrescentar um título fajuto de campeão brasileiro aos dois tão gloriosamente vencidos pelo clube.
Uma agressão ao futebol pentacampeão mundial.
Às vésperas da inauguração do Terreirão do Galo, feliz batismo feito pelo jornalista Fred Melo Paiva, a cartolagem atleticana conseguiu diminuir as façanhas de 1971 e 2021 ao acrescentar um torneiozinho de 1937 como tal.
Repete-se a farsa que transformou a Taça Brasil em Campeonato Brasileiro, fruto de pesquisadores de araque em conluio com o ex-presidente da CBF, e banido do futebol, Ricardo Teixeira."
Disse Juca kfouri , corintiano, sobre o título de 1937.
Na mesma linha segue Renato Maurício Prado, flamenguista:
"Os Campeonatos Brasileiros começaram em 1971': "Conseguiram transformar uma Liga Barbante em título brasileiro, mas isso tudo começa lá atrás com a unificação dos títulos da Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa e outros torneios anteriores, que tinham seu valor, sem dúvida, mas não eram campeonatos brasileiros. Os Campeonatos Brasileiros começaram em 1971, com o título do Atlético-MG. Então, é uma questão ridícula por causa de querer juntar tudo, uma Liga Barbante, que ele jogou contra o time da Marinha, olha, vou te contar, ridículo demais".
'A CBF deveria conhecer a Copa União como Campeonato Brasileiro': "E a Copa União, imaginem, a CBF não reconhece, que beleza! A Copa União é menos importante que essa Liga Barbante, que a CBF acaba de reconhecer..."
Eles tem razão que o campeonato brasileiro foi criado em 1971, mas são desonestos ao não reconhecerem o direito do Galo ter buscado, como outros clubes, o reconhecimento desse título. Afinal a própria CBF faz o ranking de títulos inserindo os títulos antes de 1971.
O CAM não é ridículo e chamar de torneiozinho, torneio fajuto ou liga barbante um campeonato, que para época era o Campeonato, só demonstra o quanto incomoda o brilho de um time de fora do eixo. Poderiam ir para o debate com argumentações justas, mas na verdade vestem a camisa de seus clubes e não conseguem ser imparciais e se perdem menosprezando a instituição CAM.
Esse mesmo Juca K. que tem um vídeo contando como se fosse uma traquinagem de criança como o Corinthians conseguiu o seu estádio às custas de empreiteiras e governos.
Parece que o flamengo terá sua vez recebendo um terreno que está em posse de um fundo imobiliário da Caixa Econômica Federal.
PAULO SOARES
Parabéns !
Bom dia a todos!
Explêndiada inauguração e belíssima vitória ontem. Sintonia perfeita entre torcida e jogadores.
Por ser o primeiro jogo oficial do Terreirão do Galo, obviamente haveria algumas falhas e coisas para melhorar, porém, nada justifica a qualidade ruim do campo na área do goleiro e laterais.
Foi bizarro e pegou mal na inauguração da Arena você ver bloco de grama soltando após 45 minutos jogados. Ao que parece, o serviço foi porco naquela parte do gramado, ou passaram a carroça na frente dos bois.
Sobre os gols anulados, foram acertados pela arbitragem. No primeiro, Hulk estava meio corpo a frente do jogador santista, no segundo Jêmerson estava quase meio corpo a frente também. Neste sentido, nada para reclamar da arbitragem.
O time inteiro demonstrou muita raça e entrega em campo, espero que mantenham a pegada para podermos buscar uma vaga na próxima Libertadores.
Não havia expressado minha opinião sobre o título de 37. Eu, fosse dirigente do Galo, não faria o pedido de reconhecimento por dois motivos. O primeiro, faz parte do nosso Hino "NÓS SOMOS CAMPEÃO DOS CAMPEÕES" e o segundo motivo, não há faixa de bi-campeonato brasileiro em 71 e nem de tri-campeão em 2021. Quando conquistarmos o próximo brasileirão ergueremos a faixa de tetra sem ter a do tri? Acho estranho. Assim como o Palmeiras saiu do tetra direto para o octa. Eu respeitaria os campeonatos anteriores ao Brasileirão, mas não faço as regras.