Beleza! Maravilha! Afinal, ganhamos mais três pontos, ainda fora de casa e sobre o Internacional. Porém fui dormi tenso e acordei preocupado com a sequência. Tudo bem que um a zero valem três pontos igual se fosse uma goleada, mas o time – assim como foi com Sport e São Paulo – faz um gol e administra o resultado.
Nem tanto pelo nosso coração e a pressão arterial que vai lá no alto – um pouco sim por isso – mas pelo risco de tomar um gol e deixar escapar a vitória pelo ralo. Nas três partidas foi o mesmo enredo. Tá na hora de mudar isso e vencer com mais facilidade, além de nos deixar mais leves na frente da televisão.
O Galo começou elétrico, antes mesmo de fazer o gol – que foi com um minuto e meio – já mostrava seu cartão de apresentação. Ofensivo. Saiu o gol e continuou agredindo ao adversário. A partir dos 30 minutos do primeiro tempo, com o jogo sob seu controle, arrefeceu e deu espaço ao time gaúcho. Depois dos 40, a bola sequer passava do meio de campo. E dá lhe sufoco do Internacional.
Veio o segundo tempo e nos primeiros movimentos tive a impressão de uma boa bronca no vestiário, pois o time passou a falsa ilusão de ter retornado em busca de marcar outro gol e assegurar a tranquilidade. Que nada! Aos poucos, o jogo que na primeira metade tinha sido muito bom, mudou e começou a ser só ataque do adversário.
Réver, ao estilo de Dátolo na Libertadores de 2015 que mencionei aqui ontem, por pouco doa um gol de presente aos gaúchos. Tudo por causa daquela mania imbecil de voltar a bola para o goleiro. Por sorte, Thiago Galhardo se atrapalhou e perdeu o gol mais feito da partida. O Inter ainda perdeu dois outros em jogada de ataque. O jogo terminou aos 54 minutos, para nosso alívio, sem que tomássemos o gol de empate.
Dito isso, vamos ao lado bom da situação. Gostei do Gabriel, o destaco, pois ontem no correr do dia o que recebi de mensagem adiantando que iríamos perder a partida pela escalação dele. Foi seguro e evitou muitas conclusões rumo à nossa meta. Hulk, como sempre, a mim é fundamental. Não só pelo jogada do gol do Nathan, mas a bola nos seus pés traz tranquilidade ao nosso lado e coloca em pânico a defesa adversária. Outra assistência na sua contabilidade. Vencemos um time chato e sempre perigoso. E jogamos desfalcados dos quatro selecionáveis: Alonso, Franco, Savarino e Vargas, além de Zaracho, Igor Rabelo – ambos com covid – e Nacho que está gripado.
E, o que vale mais, somamos três pontos importantes na classificação. Começo até a admitir, ainda não tenha isso concluído, em relevar aquela derrota para o Fortaleza na estreia. Isso porque, como já demonstrei, em média, para ser campeão, somo vitórias em casa e empates fora. Seriam, portanto, oito pontos depois do jogo de ontem. E temos nove, mas poderiam ser 10 ou 12.
Na verdade, jogo bom é quando a gente ganha e sobe na tabela, foi esse o caso de ontem em Porto Alegre. Mas, ao que vi e penso, acho que algumas situações precisam ser bem trabalhadas. Méritos ao Cuca, pois nosso sistema defensivo – que sempre reclamo – passou outra partida sem tomar gols. A terceira seguida no Brasileiro. Ainda também dou crédito ao treinador, Jair e Allan estão bem e deixaram de ser advertidos. Diria mais. Allan – finalmente – mostrou a que veio. Foi o destaque do Galo.
Aliado ao sufoco que tomamos, temos de considerar que a contusão do Dodô quebrou a estratégia do treinador para a segunda etapa. O lateral substituto entrou e alternou entre guardar o lado esquerdo e auxiliar o time pelo meio. Com sua saída, o treinador optou por colocar um secretário para o Guga. Função que passou a ser exercida pelo Borrero. Fiquei tenso, juro, pois ano passado – frente ao Grêmio – esse colombiano entrou e o final foi terrível. Deu conta!
Por fim, duas considerações. Aquela saída de bola na defesa ainda vai nos causar problemas. Dá pânico aquela troca de passes entre goleiro e o sistema defensivo. É necessário muito mais treinamento para o efeito desejado, ainda assim tenho cá meus temores. Tudo bem que a opção pragmática do Cuca, autenticada pelos últimos resultados, seria a de vencer com sofrimento. Mas quero ver jogos que o batimento cardíaco não me deixe tão acelerado. E a final, ganhamos e tudo bem, o árbitro em nada influenciou na partida. Mas Luiz Flávio de Oliveira é fraco! Péssimo!
*foto: Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
ÓTIMA VITÓRIA ONTEM FORA DE CASA.
ALLAN , O MELHOR EM CAMPO , UM LEÃO NA FRENTE DA ZAGA.
JOGAMOS SEM O NOSSO MELHOR JOGADOR , NACHO , O CÉREBRO DO TIME.
GABRIEL FOI PERFEITO NA ZAGA , GUGA TAMBÉM FEZ UMA ÓTIMA PARTIDA E HULK É O NOSSO ARTILHEIRO , ÓTIMO ATACANTE QUE INFERNIZA AS DEFESAS ADVERSÁRIAS.
E OLHEM QUE AINDA JOGAMOS DESFALCADOS DE NACHO , SAVARINO , ALONSO , TITULARES ABSOLUTOS.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM KENO???
CAIU MUITO DE PRODUÇÃO , PRECISA RAPIDAMENTE VOLTAR A SER O KENO QUE CONHECEMOS.
Precisamos falar sobre KENO. Cadê o jogador do ano passado? Ficou no passado? Me parece sem confiança. Não creio que seja só mudança no estilo de jogo (com o cuca volta mais). O técnico precisa chamá-lo para uma conversa séria. Quando entrou era para puxar o contraataque, mas visivelmente fora de ritmo.
(...)
Precisamos de REFORÇOS, sim. Por mais que Caetano tenha justificado a dificuldade, um zagueiro e um atacante de área são essenciais, um atacante de velocidade também chegaria em boa hora. Réver não tem condições de ser titular, é fato. Hulk não suporta essa sequencia pesada de jogos e daqui a pouco o técnico vai precisar rodar o elenco. É hora de agir.
Boa tarde amigos do Galo. Três pontos e nada mais.
Boa tarde a todos !
VITÓRIA MAIÚSCULA do GALÃO !!!
Vamo GALO!
Vamo conquistar esse torneio que tantas vezes perdemos.
Tantas vezes nos tiraram na maldita mão grande!
Abraços!
Viva o LUGALO!!
Boa tarde xará e amigalos!
De grão em grão o GALO vai enchendo o papo. GALO muito desfalcado continua regulando e jogando um futebol eficiente na marcação e nem tão eficiente no ataque. O importante é pontuar e o fato de o sistema defensivo do GALO funcionar é fundamental neste torneio e pontos corridos. Vitória de 1 x 0 no campeonato de pontos corridos é goleada principalmente se for contra equipes de ponta como São Paulo e Internacional. Destaques para Gabriel, Arana, Allan e Hulk(desequilibra a cada jogo). Rever mais uma vez nos brindou com mais uma de suas "pixotadas" e quase entrega a rapadura. Se não fosse o bravo Homem Arana a vaca tinha ido para o brejo ali mesmo. Agora é esperar a recuperação de Dodô e Arana para próxima partida. Enquanto isso a Selecinha Olímpica convoca nosso melhor lateral para as Olimpíadas. Sigamos o CBFLA. Se a Confederação Brasileiras de Falcatruas liberar o Pedro, tem que liberar o Arana também. Que o GALO não seja passado pra trás como de costume.
Caros,
JOGAÇO, com requintes de CRUELDADE para o coração dos New Old Men, q canseira a mesma coisa, esperando a volta de antigamente, e vem aquela VITÓRIA MAIÚSCULA, com suor e sangue. SANGUE DE GALO, viu Dom Ratão?!
FATO! O Galo ñ ganha do Saci em PoA, FATO. Na década perdida, qnd os Mecenas q nos devem essa assumiram o clube, década q na verdade começou em fins de 90 e durou até 2010, NOSSO GALO ficou bons tantos anos sem vencer LÁ. Tem enormes dificuldades de VENCER o inter AQUI. FATO! Do futebol brasileiro, talvez o inter seja o Clube q NOSSO GALO menos regula. Sempre é um confronto perigoso. Tem q ser encarado sempre como GUERRA, senão perde! FATO!
RESULTADO ESPETACULAR para um futebol SUFICIENTE, sim Sras e Srs & afins, aguerrido, lutado, de pouca técnica e muita correria. O futebol como ele É e ñ como ele foi, e eu aguento?? FUTEBOL É RESULTADO! Antigamente era RESULTADO tb! Hj o espetáculo é o RESULTADO, a vitória, tal qual! O SONHO vadio e preguiçoso ACABOU, mas tem o youtube!!!
A ñ verdade?? Ñ existe no futebol mundial O Jogador. Existe é muito preço e muito pouca qualidade. FATO!O hj, com o q temos, dá prá levar esse Br (num pode é ter chute em direção da Nossa Muralha FATO - SISTEMA DEFENSIVO atuando e disposição, coração no bico da chuteira, SEM VERGONHA do futebol FEIO).
Nosso grande adversário hj: o Brasileiro, jg a jg, q só é conquistado com LUTA e ENTREGA (ñ aquela ENTREGA, a outra, mas a de ontem), ma tem a Covid-19 (muitas famílias ainda vão chorar seus ente queridos, segura IRRESPONSÁVEL 171!), a CBF, a nos desfalcar e apitar jg das cabines de TV, e o flamengo, adiando jgs prá tumultuar na frente...CUIDADO MECENAS!!!
Segura, mas segura bonito o velho CORAÇÃO velho Rubão, O Dono, o verdadeiro MECENAS! A pressão vai aumentar ainda mais e vai Explodir: QUEREMOS O BRASILEIRO! Bastidores e Reforços!
REFORÇO...Nós os atleticanos temos a ver com GRANDES JOGADORES, basta de vestir camisa e beijar escudo, basta do perna de pau! O esforço da TORCIDA tem q ser reconhecido tb, ligar de NOVO e de RENOVO na centelha, na NOSSA TRADIÇÃO de clube VENCEDOR!...Chega de lutar contra VENTO, luta inglória, poesia apagada, cansada. VIVA NOSSO GLORIOSO HINO!!!
LUTAR LUTAR LUTAR VENCER VENCER VENCER! Chega de morrer num sei aonde! Segura velho CORAÇÃO (!
Obs PARCIAL.: A diferença é gritante entre RÉVER e outros zagueiros: se um Anjinho dos Adversários da Vida comete aquela pixotada, arma o atacante saci, a bola entra. FATO! Essa é a grande diferença...mas RÉVER é GRANDE ZAGUEIRO, n deixa por menos sendo grande tenor, confira SANGUE BOM:
https://www.youtube.com/watch?v=VhGUSMu0yEw
Segunda agora Nosso Ano Q Vem na mão, tem outra DECISÃO! PRÁ CIMA GALO!!! N tem moleza!!! Nossa hr ainda ñ chegou, há muito por fazer: CONQUISTAR O BRASILEIRO!
Abs!
Lendo os comentários me faz entender que para atingirmos a perfeição devemos jogar contra ... NINGUÉM !
É um tal de termos "administrado o resultado" , de termos recuado por "conveniência tática" , de termos "abdicado de atacar" , sem que se considere que do outro lado tinha um time que veio pra cima e a nós nos restou nos livrarmos daquela pressão , o que fizemos magistralmente .
Jogamos bola demais da conta !
Nossos caras se multiplicaram em campo .
Gabriel "zagueirou" como nunca, os nossos laterais estiveram soberbos, nossos meias foram brilhantes .
Hulk , o responsável por essa mudança de comportamento do grupo , o líder dessa equipe , disse tudo : "soubemos sofrer !"
Todos os jogos adiados do flamerda são fora de casa. Inacreditável. Ninguem fala nada Ah, Alemanha, porque tiraste o pé? Cabia dez, doze gols. Na proxima, capricha mais
Primeiro o Inter tem grandes jogadores, forte e bons de bola, alguns como Patric e Edenilson, muito acima da média. Segundo, o Galo jogou com muita raça e amor. Todo jogo tem uma ou outra falha, felizmente não tomamos gol e vencemos com muito mérito. Aqui deve ser só Galo, os cornetas do apocalipse deveriam comentar em outra página. O Cuca está acertando o time com os jogadores que tem, não fica pedindo contratações absurdas e deixando a dívida para o time. Devagar e com humildade se vai ao longe.
Não entendo as reclamações dos amigalos quanto à troca de passes na saída de bola. A alternativa é chutão para a frente, direto na cabeça dos zagueiros adversários, e retorno da bola para o outro time. Basta olhar, de cada 10 chutões que o Everson dá, pelo menos uns 7/8 acabam nos pés dos adversários.
O que eu acho que complica é a lentidão em iniciar e em trocar os passes na defesa. Nisso, o Everson é mestre - bota a bola no chão, olha pra um lado olha, para o outros espera todo mundo ficar marcado e só então dá o primeiro passe. Poxa, por que não agiliza a jogada enquanto nossos jogadores estão desmarcados?
Já falei aqui neste espaço que o Everson deveria ver uns vídeos das saídas de bola do Taffarel, quase sempre em ritmo acelerado, pegando quase sempre a defesa adversária desorganizada.
É por aí.