Categories: blogueirosfutebol

Tsunami na cabeça do Atleticano

Não imaginava ontem, quando postei sobre “consequências extracampo da má fase”, que viveríamos uma terça-feira tão conturbada como presenciamos e fomos até atores dessa nova confusão na vida do Galo. Me lembrei do querido e já estrela Roberto Drummond. Sim, segundo a metáfora, é a maneira inadequada de contar a uma criança sobre a morte de pessoa conhecida ou do relacionamento familiar.

Pois bem, com isso, o Roberto me veio ao pensamento por dois motivos. Sua frase mais conhecida: “se houver uma camisa branca e preta pendurada num varal durante uma tempestade, o Atleticano torce contra o vento”. Então, em primeiro lugar, a gestão do Galo fez com que torcêssemos pela LFF – Liga Forte Futebol – em contraponto a Libra – Liga do Futebol Brasileiro. Daí, do nada, por razões desconhecidas a direção – leia se os investidores – determinaram a mudança de lado. Ficamos no vácuo com cara de palhaço ou espantalho. Lembrando e justificando, que quem sai na rua e sofre no trabalho, no boteco, na padaria ou onde for, somos nós os Torcedores. Nossa cara é que tá na rua.

A segunda razão dessa menção ao Roberto Drummond, é a de que por dizer que ele virou uma estrela e reconhecendo a orientação pedagógica e da psicologia que não se deve iludir as crianças. Concluo que fomos iludidos e induzidos a viver um faz de conta, desde quando iniciou esse processo de mudanças radicais na vida do clube. No primeiro momento, as conquistas do BR e CB, no inesquecível ano de 2021. Consequência dessa magia, a total e absoluta confiança de que o Galo estava com seus problemas equacionados, e aquelas coisas todas que ouvimos, como o milagre definitivo, finanças sanadas, comprar dois a três jogadores de ponta por temporada. Jamais vou desconhecer a importância fundamental dos apoiadores financeiros. Sem eles, com certeza, teríamos continuado na fila. 

Em que pese, o ano seguinte ter sido um desastre nos gramados, a confiança depositada seguia iluminando nosso ilusionismo. Até mesmo a pífia campanha da temporada em andamento, ainda que já abrindo questionamentos – como demonstrado aqui ontem –, vinha sendo tolerada em nome do futuro logo ali. Afinal, em meio a tantas idas e vindas nas informações, a LFF era questão fechada. Orgulhosamente batíamos no peito e dizíamos, “aqui não sistema podre”. Chega de submissão à tv e cbf com seus interesses comerciais que sempre privilegia o eixo e os clubes desses dois estados. Outra. O que é bom para o eixo, notadamente o Flamídia, é ruim para a decência e a moralidade.

Mas, para nossa surpresa, ontem a resistência – condição que só existe entre os fortes – cedeu e o Galo (acreditem) virou adesista por ordem superior. Se assim me refiro, vale uma explicação, ao que li e ouvi foi uma decisão monocrática do investidor mor – seguida por um ou dois entre os quatro capitalistas – e enfiada goela abaixo dos gestores. As redes sociais pipocaram. No momento que vivemos a expectativa da decisão de adesão ou não a SAF. Minha opinião favorável, insignificante nesse processo, sofreu um duro golpe desde a manhã desta terça-feira. Afinal, em quem confiar e acreditar?

Mantenho meu ponto de vista, uma vez que ele foi fundamentado por pessoas isentas e não envolvidas no processo. E mais, pelos valores discutidos – incluo até mesmo daqueles que fazem oposição –, se os investidores zerarem nossa dívida astronômica e que é igual a uma bola de neve – já terá sido um bom negócio. A minha insegurança, alimentada exatamente pela inabilitação pessoal e profissional para avaliar números tão distantes da minha realidade, é que me confundem e deixam minha cabeça um turbilhão. Só quero uma coisa, meu time bem na fita, tanto a financeira quanto e consequentemente no campo de jogo. Vitórias e títulos!

Seguirei, independente da decisão a ser tomada, meu roteiro desde os tempos lá do meu Araxá. Digo, agora aqui mais perto, muito mais intenso. Torcer, sonhar, comprar produtos licenciados, ser sócio torcedor, portador de cadeira cativa e mais alguma coisa que me seduzir em busca daquilo que sempre repito. Vitórias e títulos. Não me importo se o clube terá dono, se a sigla cartorial será ASA, pois a mim continuará sendo CAM – Clube Atlético Mineiro, Galo Forte Vingador!

Em que pese, no caso em debate, pelo que foi exaustivamente conversado e repassado ontem, o interesse que levou o capitão dos investidores a essa mudança de rumos foi um dos patrocinadores do Galo. Minhas apostas de jogos são exclusivas nas lotéricas da Caixa. Desde que esse colegiado assumiu, outras mudanças internas a mim não agradaram, mas respeitei por ser decisão de diretoria, como demissões de gente que viveu décadas dedicadas ao Galo. Outro fato, similar a esse do anunciante na camisa, foram as lojas da sede e da Arena, tiradas das mãos de quem tinha história, para entregar a outro patrocinador. Respeito, mas não me agrada, tanto que saio de casa e vou comprar – preferencialmente no Shopping Del Rey -, Avenida Bandeirantes ou Savassi. Sobre as camisas atuais, confesso minha aversão, embora eu tenha, por parecer mais abadá que uniforme de jogo. E essa amarela? Que horror! Nem a do código de barras me agrada. Sou, só neste caso, conservador. Os supersticiosos asseguram que essa é a razão da queda de rendimento do time. Será?

E tem mais. Enfim, nada vai mudar ou abalar minha Atleticanidade, ainda que esteja – como muitos – ainda atordoado com os fatos. Não me deixo levar por opiniões pessimistas, aqui e ali até porque – já reiterei isso algumas vezes nas nossas resenhas – torço pelo Galo e não por diretoria, treinador ou jogador. Existem, lamentavelmente, quem aposte no caos. Gente que nas conquistas recentes não mostraram a cara nem para comemorar. Masoquistas que deleitam com o negativismo. Me ajuda aí Galo, reage fora e dentro dos gramados!

*fotos: 1 e 2) Atlético; 3) montagem do blog

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia xará e amigalos decepcionados....
    "O atleticano torce contra o vento" e o vento levou o futebol do GALO.....
    Não sobrou nada pra comentar. Se a bagunça tática existia com Coudet agora piorou. Temos ainda 23 jogos para vencer 8 ou seja um aproveitamento de 35% para não ser rebaixado e disputar a série B em 2024. Tendo em vista o aproveitamento pífio do treinador Felipão nos últimos seis jogos já estou com a calculadora nas mãos. E neste cenário sombrio a terceira maior folha salarial dos vinte times que disputam a série A.....

  • bom dia a todos!

    Acredito muito que as coisas para o Galo vão melhorar!!!

    Depois das tempestades vem sem a paz, tranquilidade, esperança e bonança...

    Assim como em nossas vidas!

    E o Galo é nossa vida!

    Tudo vai dar certo, tenho plena convicção do que estou dizendo.

    Existe muita inveja contra o Galo!!!

    Somos algo além de time, de clube de futebol... Somos apaixonados pela vida... uns pelos outros... O Galo somos todos nós apaixonados atleticanos... Nem um outro no Brasil ou no mundo se compara a nós... Por isso, tanta inveja!!!

    Não somos fanáticos... Somos amor, gratidão, bondade, companheiros... Somos muito mais fortes do que acreditamos.... Somos a vida como ela é, cheia de altos e baixos, por isso pulsamos amor, paixão e sempre viramos o jogo... O Galo é esse amor que nos une...

    Somo campeões do gelo.... 48 vezes campeões mineiros... Bi campeões brasileiros... Bi campeões da copa do Brasil... Bi campeões Sul Americanos.... Campeões da Libertadores... Entre outros Títulos...

    E seremos sim Campeões Mundiais....

    A tempestade vai passar... A Bonança vai chegar.... e muito mais rápido do que esperamos...

    O Galo é nossa vida, o Galo é Amor!!!

    Galoooooo!!!

  • Engraçado que a torcida não aprende mesmo.
    Ficam pedindo a cabeça de treinador o tempo todo, criticam quando o time ganha, criticam quando o time tem mais posse de bola, mais chances de gols, criticam quando joga com uniforme reserva. É muita chatice e mau humor acumulado.

    Sampaoli não servia, Cuca não servia, Turco era uma bosta, Coudet tanga frouxa, e por aí vai... tenho a impressão que até Guardiola seria tratado como professor Pardal pela turma de críticos ansiosos. Os caras não conseguem digerir resultados ruins, não conseguem segurar a raiva, logo pedem a cabeça do técnico. Isso é de uma ignorância sem tamanho. Nenhum time de futebol no mundo resiste à panela de pressão que viramos. A torcida e grande parte dos "infuencers" e bloqueiros são culpados sim. Aqui no Galo um espirro vira uma pneumonia. Não sabemos gerir uma simples crise. Tudo vira caos. E no fim das contas a gente chega a esse estado atual de desânimo. Estamos ainda em julho, 2 técnicos e 1 interino já comandaram o time. E o que temos pela frente? Quase nada de esperança. Eu estou completamente desiludido. Brasileiro já era. Libertadores só se ocorrer um milagre.

    Vou parar de torcer? Não! Nunca. Porque essa doença não tem cura. Até gostaria de largar, mas não consigo deixar de acompanhar o Atlético. Mas é triste ver aonde chegamos.

    Enfim, vamos seguindo. Daqui a pouco com outro nome. Sociedade Anônima é o que dizem. Seremos, nós torcedores, apenas pequena parte de uma instituição com donos e interesses pessoais diferentes de quem senta na arquibancada há décadas. E nao adianta chorar o leite derramado.
    O estádio, ou melhor, Arena MRV, já tem nome e dono há 6 anos. Só não viu isso quem é cego.
    O shopping foi vendido (gente importante diz que foi abaixo do valor de mercado) e não sabemos pra onde foi o dinheiro.
    As dívidas aumentaram absurdamente, especialmente com bancos.
    Contratos lesivos continuam sendo assinados.
    Empresários mamam até a última gota.
    Jogadores medianos recebem salário de craques.
    Desfizeram o time mais campeão da história usando justificativas pouco convincentes.
    Roeram a corda e mudaram de lado na tal Liga.
    E assim caminha nosso velho Galo. Tem salvação? Não sei. Dizem que a SAF veio pra isso. Alguém acredita? Estou só observando, e num desânimo que nunca tinha sentido antes. Espero que bons resultados dentro de campo espantem logo esse marasmo.

  • Boa tarde.

    Interessante ver a movimentação dos torcedores do GALO em relação a criação da SAF.
    Pessoas debatendo,a favor e contra, mostrando a sua forma de enxergar e a preocupação quanto ao futuro do GALO.
    Eu não tenho nenhum conhecimento
    Financeiro, cultural, para fazer alguma crítica ou sugestão, simplesmente por achismo, e por isso me abstenho.
    Só não entendi porque não o fizeram antes, pois essa conversa de SAF já tem quase um ano.
    60 dias de conversa e se no final, não
    Concordarem, vão fazer o que?
    É bom já ir pensando nisso.
    Abraço a todos atleticanos e os anti que se fodam.

  • Ô Bebeto Caldeira! Parabéns pela lucidez e respeito ao ATLETICANO/A ao solicitar ao Clube transparência na reunião convocada por eles com as TO's para q a mesma seja transmitida ao vivo p @GALOTV Vc é ATLETICANO p caralho e saiba q me orgulho_ mesmo á distância _ em ter vc como amigo. E tem mais; vossa participação, q acompanhei ontem no canal FalaGalo, é digna de aplausos.Vida Longa á GDR: Garra , Determinação e Respeito
    Forte abraço, irmão!

    • Correção: quando digo [•••]"ao solicitar ao Clube transparência na reunião"[•••] me refiro á tds os membros da T.O GDR.
      Saudações Atleticanas

  • A Liga Forte tinha um simbolismo de bater de frente com o que sempre sugou o futebol brasileiro. Aquele modo "malandro" de tirar vantagem em tudo, que vem lá das bandas da cidade maravilhosa.
    O Galo, na pessoa do Sérgio Coelho, liderava o movimento Liga Forte. Virou as costas aos seus coirmãos. Existia um simbolismo que tinha um valor que é muito maior que qualquer soma em Reais.
    A falta de transparência aparece mais uma vez nesse caminho tomado pelo clube. Satisfação para torcida nenhuma. Venderam a LF como o melhor caminho e se houvesse discordância, estaríamos contra o clube. É uma via de mão única essa gestão do Galo. O clube tem uma dívida de 164 milhões com o BTG, que vence em 2024, isso teve peso nessa decisão? Quanto do dinheiro da Libra irá para abater essa dívida? Ou não irá? O BTG ficará com parte da SAF?
    As perguntas são muitas e espero que quem tenha o poder de participar dos rumos que o clube tomará, as façam, questione, questione e questione. Não avalizem sem conhecer a fundo todo esse processo.
    Os mecenas e os conselheiros que irão comprar a SAF deveriam se afastar do processo de votação da mesma. Não é ético propor a venda enquanto dirigente, ir no conselho e votar pela venda, e ser o comprador. O processo está todo contaminado.
    Dignidade não tem preço e esse episódio da Libra mácula a história do Galo até aqui, de se curvar ao que sempre foi podre no reino da cidade maravilhosa.

  • Boa tarde Ávila e Massa,
    Galo sempre foi um time que lutou contra o lado escuro (mulambos, gambás, cbf, globo...), nunca cantamos parabéns e nem batemos palmas para time carioca, pelo contrário, lutamos e mesmo sendo assaltados muitas vezes nos mantemos firmes. Não vou falar de dinheiro, vou falar de dignidade, assinar com os mulambos foi uma facada nas costas da Massa. Estão vendendo até a alma do Galo. "Galo não é simpatia, é amor". Respeitem o Galo, cambada de FDP. Presidente do CAM peça demissão.

  • Senhor Rodrigo Caetano , um NADA que caiu em Belo Horizonte de paraquedas para enervar o torcedor atleticano :

    queira ter a bondade de dizer ao ÉVERSON para usar o uniforme preto, por favor , pois a TORCIDA NÃO AGUENTA mais aquele amarelão .

    E trate de voltar as listras em preto e branco que são nossa marca registrada e jogue esse código de barras no lixo , onde o senhor deveria também deveria ser descartado .

    O TIME É NOSSO , DO TORCEDOR , e não são vocês que não entendem POR...CARIA nenhuma de NOSSA HISTÓRIA que vão querer nos impor seus desejos .

    • Me orgulho de ter voce, amigo Barata , mesmo sem nos conhecermos , a mesma linha de pensamento , este comentario sobre este caetano , o faz merecedor de aplauso , este pseudo diretor blindado por todos os lados , porem, a mim, a voce e milhares de atleticanos , sem voz, nao nos engana , pessimo e incompetente e quando cobrado , diz seguir ordens do famigerado"colegiado"

  • 1.
    Os títulos MÁGICOS de 2021 ( quer dizer , para os que se iludem com coelhos e pombas na cartola ) foram a senha para o desastre que se impõe nos dias de hoje
    2.
    Contra-partidas :
    pura "fumaça" essa história de a prefeitura querer prejudicar o ATLÉTICO , porque seria do Poder Público a responsabilidade por obras viárias na região

    Em toda grande obra é normal e LEGAL colocar na mesa a negociação de mitigação de impactos , que o empreendedor assume ou não em sua totalidade
    E o ATLÉTICO ASSUMIU as tais obras

    Procurem saber o que o BH SHOPPING negociou com a prefeitura para sua expansão

    • Fala Barata!! pegando gancho no seu comentário sou grato pelo ano mágico de 2021 e por ter salvado o Galo porque muita gente não se lembra mas o Sette Camara foi um desastre total e o time tinha acabado de ser eliminado pelo goleiro de boné o todo poderoso Afogados.
      Se não fosse os Mecenas com certeza estaríamos na segunda divisão e quebrados em situação muito pior que agora.
      Mas também não passo pano não pois nos prometeram uma coisa e estão entregando outra bem diferente e o maior culpado na minha opinião tem nome e sobrenome Rodrigo Caetano.
      A maior burrada do Galo foi dispensar o Alexandre Mattos e contratar esse enganador do Rodrigo Caetano.

    • Amigalo

      Vc acha sinceramente que estes dirigentes irão aceitar que as mazelas da SAF seja esclarecida? Para mim todo o respeito que eu tinha com os 4R´s se transformaram em decepção e pior em desconfiança.
      E a cada dia que passa temos indícios disto. Agora nosso ex jogador chegou no Flamerda tecendo elogios ao atual time e detonando o ex. Será porque? Pelos últimos acontecimentos, é duro, mas parece que ele tem razão.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

16 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!