Belo Horizonte é uma cidade pacata de pessoas hospitaleiras e acolhedoras, mas com pouca cultura de reivindicação.
A camaradagem e a amizade envolvem com maestria a falta de profissionalismo nas relações, criando um conflito entre o que deve ser feito e o que não pode ser feito para não atingir alguém. O Atlético e sua apaixonada torcida, seguem nessa mesma toada.
Desde 1998, um grupo se apossou do Clube e nestes mais de 20 anos se gaba de ter conquistado oito Campeonatos Regionais, uma Copa do Brasil, uma Libertadores e uma Recopa.
Muito pouco para pessoas que se dizem transformadores da história do Clube. Mas esquecem de dizer que quando assumiram o poder em 1998, receberam um passivo de 15 Milhões de Reais, que conforme último balanço divulgado, já passou de 600 milhões, ou seja, 40 vezes mais em 20 anos.
Enquanto isso, nossa torcida, tratada na forma do pão e do circo, acredita ano após ano que algo possa mudar. Mas como mudar sem o Clube mudar? E como mudar o Clube sem se mobilizar?
Não temos o perfil de reivindicação. Gostamos muito de torcer, somos apaixonados pelo Galo. Respiramos o Galo o dia inteiro. Adoramos as telas de celulares e teclados para “cornetar”. Quem não é corneta que atire a primeira pedra (rsrs). Mas infelizmente não somos exigentes.
Como podemos mudar então essa situação? Desinstalando da poltrona, convidando amigos e parentes para participar do protesto marcado para a porta da Sede no dia 16/12/2019, dia da última Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Clube.
Conselho este que tem a prerrogativa de fiscalizar o Clube, mas que só serve para avalizar as decisões do Presidente eleito, que não entende nada de futebol. Do contrário, se questionar ou criticar perderá seu pomposo título de Conselheiro do Galo.
Uma instituição centenária, com milhões de torcedores espalhados pelo país e no exterior, não pode passar pela sua história como apenas mais um clube no futebol Brasileiro.
Reconhecido por todos, pela força e paixão de nossa Torcida, a Massa do Galo, quando se fala em títulos, somos coadjuvantes.
Quem não quer títulos, que atire a primeira pedra. Esse papinho de que torcedor raiz torce é pro Galo, já virou clichê.
Não apenas desejamos, mas deveríamos exigir títulos. Deveríamos exigir administrações profissionais e transparentes.
Deveríamos exigir democracia, onde os associados e os sócios-torcedores tenham o mesmo direito de escolher os mandatários do Clube.
Por que não? O torcedor, que é a razão de existir do Clube, quem banca todo esse circo, não pode admitir que o sócio tenha direito apenas a descontos em ingressos nos dias de jogos e produtos licenciados.
Nenhuma dessas exigências faz de ninguém mais ou menos torcedor. Quem foi que determinou que o torcedor só pudesse torcer e não pode exigir um Clube Democrático, Transparente, Profissional e Vencedor? Quem foi que disse que não podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo?
O Clube de Futebol é de seu povo. O Galo é da Massa, para a Massa e pela Massa. O Galo não é propriedade de um grupo de pessoas que trocam o bastão a cada três anos, sem oposição, sem questionamento, sem fiscalização. Uma ação entre amigos avalizada por 400 Conselheiros.
O Renova Galo surgiu para propor avanços significativos neste modelo de escolha e na Gestão do Clube. Democracia, responsabilidade fiscal, profissionalismo, governança e transparência.
Essa semana, estamos todos felizes pela merecida e vexatória queda do rival. Temos muito que comemorar! Afinal o Atleticano está de alma lavada!
Mas vamos ser sinceros, podemos ficar satisfeitos com o desempenho do Atlético nos últimos dois anos? E nos últimos quatro anos? Nos últimos 20 anos? Vamos continuar esperando ano a ano que as coisas mudem e melhorem, mesmo que o Clube não mude? Até quando vamos manter essa trégua sem fim? Ou será preciso acontecer uma tragédia para nos despertar?
Você, Atleticano, pode escolher neste momento, se vai continuar acreditando e se decepcionando, ano a ano, ou se vai, a partir de agora, romper com essa maldita e eterna trégua e começar a lutar por um Galo Forte, Vingador e Vencedor!
Portanto, dia 16/12 venha para a porta da Sede de Lourdes! Junte-se a nós e vamos fazer nascer uma nova filosofia de vida, democrática e vencedora, para o Atlético.
Renova, Galo!
*imagens: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2) redes sociais
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
A partir de que horário a manifestação vão começar?
dia 16/12 qual horário?
VAMOS LÁ EDUARDO E MASSA , FAZER UMA CAMPANHA E UMA PRESSÃO PARA QUE O NOVO TÉCNICO SAIA DE NOMES COMPETENTES .
SUGESTÕES:
ARIEL HOLAN.
BECCACCECCE.
MARCELO GALLARDO.
ROGÉRIO CENI.
boa noite Eduardo e massa,roberto Caldeira,Luiz. ótima iniciativa chega de sermos humilhados com uma diretoria amadora que não entenda porra nenhum de futebol. passamos perto da série B este ano e está diretoria amadora com estatuo de austeridade. não moro brasil mas se tivesse morando estaria na porta da sede a manifestar contra está diretoria amadora que pos o galo na lamba. renova galo.vai galooo.
Se o CAM não se adequar a nova realidade do futebol brasileiro, certamente está fadado ao ostracismo, assim como outros clubes. e caindo nessa novos torcedores, principalmente aqueles que não tem a influência de Atleticanos mais erados, certamente optarão por torcer por times mais organizados e transparentes. Mesmo porque serão estes que estarão disputando os campeonatos e em condições de ganhar alguma coisa.
No futuro, e este já está batendo na porta, torcedores vão se "associar" a instituições que garantam o mínimo de transparência em sua gestão, além de garantir acesso democrático aos cargos e a informações a respeito da mesma.
Não há outro caminho para nosso Galo, senão ouvir a sua imensa torcida.
Uma dúvida. Como as normas do Clube tratam o patrimônio físico (material) da Instituição e o patrimônio imaterial (futebol, torcida ...)?
Parabéns Roberto Caldeira e Luis Felipe pela matéria, estamos juntos no "RENOVA GALO". Moro em Volta Redonda-RJ, por isso não estarei presente na manifestação dia 16.
Eu aqui, e em diversas matérias deste Site UAI já critiquei a direção e conselho do nosso "CAM". Para que 400 conselheiros que não fiscalizam nada, não cobram nada da diretoria?
Organização que tem políticos e advogados na direção acontece isso que está acontecendo no "CAM". Vejam em Brasília (Congresso Nacional), nos Governos Estaduais e Municipais maioria ladrões, corruptos.
Tem que mudar muita coisa no "CAM" diretor de fora, um verdadeiro forasteiro, só trás jogar de 3ª categoria.
MUDA CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
Aqui é Galooooo P****
Guru e pessoal do Renova Galo,
Acho muito positiva a ideia do protesto e a reformulação do Clube. Concordo com tudo. Porém nem todos podemos largar trabalho e outros afazeres do dia-a-dia em dia útil para protestar na sede.
Além disso, gostaria de saber: existe apoio lá dentro para essa mudança?
Essa é a pergunta que define os caminhos de ação.
Caso a resposta seja NÃO. Então deve-se criar uma estratégia que pressione os conselheiros e piquete em porta de sede não será suficiente. A linha de ação deve ser mais "agressiva" (violência JAMAIS): deixar de ir ao estádio seria a primeira delas. A segunda seria levar faixas ao campo e cânticos de protesto durante os 90 minutos. Conseguir o apoio de jogadores também é outro ponto importante porém difícil nos dias de hoje. Apoio de craques do passado também ajuda. A mídia também tem que apoiar. O igor da 98 por exemplo seria um ótimo porta voz...
Mas nada disso, NADA adianta se a torcidaconsumir o clube igual sempre fez. Os poderosos não estão NEM AÍ para vontade da torcida. Para eles é barulho e só. O único diálogo que eles teriam seriam com dor nos bolsos.
Caso já exista algum conselheiro que seja do movimento, aí sim é OUTRA história.
Enfim não quero jogar água fria, acho LOUVÁVEL a ideia e o que foi proposto, CONCORDO COM TUDO mas já vi movimento parecido e inclusive cheguei a participar de um deles mas sempre esbarramos nisso: sem apoio lá dentro ou sem influenciar o bolso o movimento está fadado a não conseguir nada.
Baita texto concordo com tudo e espero de coração que medidas mais 'enérgicas sejam propostas.
Mais um post sobre RENOVA GALO...
Ao se associar a bandeiras como essa, o perigo é depois a decepção.
Brasileiro não sabe escolher deputado, e agora temos que acreditar que saberá escolher os destinos do clube...
Do outro lado da lagoa o Serginho como representante da "massa" fez o que fez....e o número de conselheiros vendidos tb..
Não acho que o Galo deva ficar como está...mas a discussão política ficar maior que a esportiva em um blog esportivo, me preocupa.
"Eleições não servem para colocar os bons. Servem para tirar os ruins".
Essa frase, atribuída a Margaret Thatcher, ex-primeira ministra da Inglaterra, sintetiza, AO CONTRÁRIO, o que você pensa. Mas ela devia estar enganada...
Força, RENOVA GALO!!!!
Belo e preciso comentário Gustavo Almeida!
Certamente nos decepcionaremos, olhemos a lista de pessoas que elegemos, quanta decepção.
Esta democracia, certamente nos levará a uma situação pior.
Parabéns pela iniciativa, de verdade. Gostaria de morar em BH para me juntar a vocês na porta da sede.
Entendo que o direcionamento estratégico da atual diretoria esteja CORRETO - passou da hora de olharmos para as finanças com responsabilidade. Por outro lado, a gestão Sette Camara obteve prejuízo em 2018, e provavelmente nesse ano tb (não há como saber, pois não é divulgado nenhum balanço no meio do ano). Por hora o resultado é negativo.
No entanto, sem uma estrutura democrática (que o Atlético nunca teve), regras e princípios de Governança Corporativa (prestação de contas, transparência, responsabilidade e equidade), estaremos sempre sujeitos aos desmandos e possíveis corrupções - que rebaixaram o rival nesse ano. Nada garante (NADA MESMO) que as mesmas coisas não estejam acontecendo com o Galo. Só não sabemos ainda.
Vamos por partes: se conseguirmos um sistema em que o sócio torcedor participe da vida política do Galo (digamos, após 2 anos de contribuições), já seria um ótimo começo.
Um abraço e sucesso pra todos que querem um Atlético democrático, transparente e profissional.
Estes engravatados vão querer nadar de braçada nesse rebaixamento do time da enseada das garças,por isso o pensamento deve ser um só,cobrança, muita cobrança. Afinal, a busca pela excelência não visa um final com a perfeição, e sim, a não acomodação. Ao dar o primeiro passo, você já estará andando ao encontro dela.
Força @RenovaGalo e pau na moleira destes amadores. SAN