Categories: blogueirosfutebol

Time nhem-nhem-nhem

Paulo Peixoto

Discutir essa fase do Galo tem me dado muita preguiça, mas fazer o quê? Se quando o time ganhava muito no ano passado já havia discussões aos montes sobre as escalações e o esquema de Cuca, imaginem agora que o time não é o mesmo Galo do ano passado e tem deixado pontos bobos pelo caminho por onde pisa.

Penso que essa ladainha pode até piorar, porque eu não vejo o Galo forte e vingador como o via no segundo semestre de 2021. Estamos agora no início de um novo processo, e é a partir daí que vamos ter que nos ajeitar.

Tenho que admitir que é esse o Galo que temos e que é com esse que vamos até o fim da temporada, e com Antonio Mohamed no comando. Afinal, el Turco é querido pela diretoria de futebol. As entrevistas de Rodrigo Caetano não deixam dúvidas, goste eu ou não goste eu. Acho legítimo a diretoria manter o seu ponto de vista.

Só me resta, então, encarar as nossas realidades: 1) Cuca é muito melhor do que el Turco como treinador, mas Cuca já não está mais no CAM, foi embora;

2) Temos um elenco enfraquecido em relação a 2021, sem Diego Costa, Savarino, Allan Franco, Nathan, Dylan Borrero, Hyoran;

3) Tem também as contusões que reduzem e enfraquecem ainda mais o elenco (Keno, Vargas e Zaracho, três importantes atletas, são os bolas da vez);

4) Os reforços que vieram para 2022 não justificaram ainda suas vindas, mas estão aqui e é também com eles que vamos seguir em frente na temporada;

5) Houve relaxamento do grupo do Galo depois de toda a pressão pelos títulos no ano passado. As insistentes falas de Hulk após a chegada de Mohamed, segundo as quais o ambiente no Galo ficara “mais leve”, foram pra mim a senha de que o time não teria o mesmo padrão de comportamento, ao menos na retomada da temporada.

Sobre esse último ponto, achei que a fala de Junior Alonso na entrevista pós-jogo da Libertadores, semana passada, corroborou esse meu entendimento. Indagado sobre uma parte da massa ter vaiado o time após a derrota para o Tolima e outra parte mais significativa ter apoiado, ele disse:

-Nós deixamos que eles (os torcedores) se acostumassem a ganhar, porque a gente fez isso no ano passado. A gente ganhou quase tudo. Então, eles estavam acostumados (ao ver) que a gente jogava bem, ganhava os jogos. Hoje, sabemos que os rivais também jogam melhor, se preparam melhor. Então, a competição é boa. Não sabemos se isso vai acontecer mais (ganhar quase tudo?). Estamos tranquilos para trabalhar, para melhorar. Sabemos que isso acontece (as vaias ou as derrotas?), faz parte do jogo. Não acontece só aqui. Acontece em todos os times. Nós como grupo estamos fortes e sabemos que a maior parte da torcida está conosco e nos apoia sempre.

A fala de Alonso me dá a certeza de que não temos uma continuidade. Admitir que estamos em um trabalho novo é o melhor remédio, até para entendermos o momento.

Essa é a situação atual do time do Galo, agravada pela situação financeira medonha do CAM, uma dívida de R$ 1.300.000.000,00 (com todos os zeros do bilhão que essa monstruosidade tem).

Quando a direção de futebol diz que não tem dinheiro para contratar, é porque não tem mesmo de onde tirar. A não ser que os 4Rs queiram meter a mão no cofre particular deles e derramar mais alguns milhões no CAM. Aí é com eles…

Se regredimos em relação ao segundo semestre de 2021, coletivamente e individualmente, o mínimo que posso esperar dessa nova comissão técnica e do elenco desse Galo em começo de temporada é vibração, vontade de ganhar. A evolução coletiva vem com o desenrolar dos jogos, se houver um trabalho eficaz e consistente.

O que não dá neste momento é ficar vendo um time burocrático em campo como foi em muitos jogos até aqui disputados.

Os jogos contra o Tolima e o Avaí, para ficar apenas nos dois últimos, mostraram muito bem isso: o time domina, mas num nhem-nhem-nhem danado com a posse da bola, sem mostrar resultado prático. Fica nisso até errar na defesa e depois vai atacar no desespero e na pressão pra tentar consertar as patacoadas.

Se tem uma coisa que a comunidade atleticana carrega com ela é a cultura vencedora do CAM. Isso é inegociável.

Todos precisam assumir as suas responsabilidades e saber que não existe facilidade. É inadmissível existir aquele pensamento tacanho do “é só tocar a bola que a gente ganha”. Me parece que isso está acontecendo com esse time quando encara adversário tecnicamente inferior.

Tá na hora de Mohamed também deixar de ser nhem-nhem-nhem e colocar mais pressão nesse grupo de jogadores, além, claro, de dar ao time mais organização e equilíbrio.

Temos um bom grupo que precisa evoluir na temporada. Claro que é possível essa evolução. Foi assim também com o Galo de 2021, no começo da temporada. Cuca não teve vida fácil, mas soube dar a volta por cima.

Por isso acho prematuro dizer que Mohamed é ruim etc. e tal. Quem diz isso fala da boca para fora, porque na verdade nós não conhecemos quase nada sobre el Turco. Esse julgamento poderemos fazer melhor ao final da temporada.

O Galo terá que melhorar em meio a uma sequência de pedreiras pela frente. O primeiro jogo da maratona é contra o Palmeiras. O tempo não para… Vai, Galo!

Blogueiro

View Comments

  • A real é a seguinte, sem ZARACHO jogando na sua, sem ser sacrificado por esse pseudo treinador, o futebol de Jair, Allan e Nacho, simplesmente desaparece. A 10 tinha que ser de Zaracho. Ele é que manda nesse meio campo do Galo. Esse imbecil treinador sacrificou o cara pra "recuperar" o futebol do fraquíssimo Nacho. O cara não serve nem pra cobrar um escanteio. Por falar em cobrar, será que não vai aparecer ninguém nesse time pra cobrar uma falta que vá pelo menos no gol?

  • Bom dia amigos do Galo. O elenco do NOSSO GALO não é inferior ao elenco do Palmeiras, o diferencial é o técnico Abel Ferreira, que é um técnico capaz de aproveitar o melhor de cada jogador. Tudo que nós torcedores queremos, é que o Mohamed demonstre que tem conhecimento e capacidade para comandar o ótimo elenco que tem em mãos.
    Infelizmente , até o momento ele nada acrescentou ao Galo, e o torcedor já começa a questionar a capacidade de alguns jogadores. Não esqueçamos que o Galo só é vice líder, em função da quantidade individual do elenco. Será que o Mohamed já assistiu a alguns jogos do Galo 2021? A defesa é a mesma, os mesmos jogadores, entretanto hoje é o setor que mais compromete o time. Torço para que eu esteja errado, mas acho que o El Turco está perdido, não sabe o que fazer ao treinar, escalar e substituir jogadores.

  • Boa tarde Paulo, boa tarde a todos, o Dr. José Murilo Procopio( que eu nao conheço), tem no seu histórico no Galo , a implantação do Consórcio de Credores que resolveu a dívida trabalhista do Galo. A fala dele ontem foi assertiva ao sinalizar que os credores do Galo, que quiserem receber a vista é só conceder 50% de desconto. Tal procedimento pode potencializar os recursos da venda do shopping e reduzir a divida do Galo consideravelmente. Em relação ao turco a esperança é que no jogo contra o Palmeiras ele repita o esquema que usou quando treinava o Tijuca e que travou o Galo no Indepa.

  • Eu tenho tentado muito enxergar o copo meio cheio, mas infelizmente não estou conseguindo. Não acho que passaremos nem pelo Emelec, com saldo de 2,3 gols por partida nessa Liberta. Já pelo brasileiro, o Abel Ferreira, que conseguiu anular taticamente o time do Cuca na Liberta, vai destruir taticamente esse El Burro. A única coisa que deve estar sendo treinada é a desculpa pela derrota, que o palmeiras não é qualquer time, blah blah blah. Na verdade, faço agora a pergunta que foi feita nesse espaço em 2020, pois a única diferença entre os técnicos é que o da época era arrogante e insuportável e esse é "gente fina", ESSE TIME TREINA??? pergunto pois não vejo melhora, o tempo está passando e o rendimento só está caindo. O que eu mais quero é queimar feio a língua e ter que pedir desculpas depois, mas todos os atleticanos que conheço tb estão muito desanimados, sem exagero. "Ah, mas é pq o atleticano ficou arrogante e soberbo depois de 2021", uai, se a divida já foi feita, qual o problema em querer que o time permaneça vitorioso por mais um ou dois anos??? Se os times queridinhos da mídia podem pq nós não podemos???

    • Chega a ser hilário certos comentários e o excesso de pessimismo. O Galo está em primeiro lugar no Brasileiro e como tem gente reclamando. E se o Galo ganhar do Palmeiras? Aguardo todos aqui na segunda feira kkkkkk

  • Se o time mostra evolução, o trabalho merece apoio. Se não time não dá o menor sinal de evolução, vai esperar ser ELIMINADO para tomar uma atitude??? É constrangedor ver como a defesa está desorganizada e o ataque totalmente previsível, só tocando de lado, e esperando uma jogada individual do Hulk.
    PRECISA TREINAR A DEFESA E PRINCIPALMENTE, TREINAR TRANSIÇÃO RÁPIDA, definir mais rápido as jogadas. Esse toque de bola inútil lembra o time do Sampaoli.
    CHEGA DE PASSAR PANO, É MOMENTO DE COBRAR MUITO. APOIO INCONDICONAL NÃO, CRÍTICA QUANDO NECESSÁRIA É ESSENCIAL.

  • O TURCO segue prestigiado lá dentro do nosso CAM, afinal ele é sorridente, simpático, gente boa, bom de vestiário, se veste bem e por aí vai... vamos ver quando é que o menos importante que é o futebol do time dele vai evoluir de verdade, têm tempo!!!!!

    OBS.: pergunta que não quer calar: - quando é que o tal GODIN vai entrar em forma pra jogar com a nossa gloriosa camisa?????

  • Bom dia. Que vamos pegar times mais cascudos, é fato e ainda desfalcado do arana, porém, esses times jogam e deixam jogar tb. Não serão iguais a estes times da prateleira de baixo que põem um caminhão na frente da área e jogam pelo empate ou uma bola.
    Podemos voltar com resultados ruins, claro, não sendo goleadas, porém derrotas pra times fortes não significam que o time está todo podre. Porém, eles jogam. Vamos correr riscos, mas temos time pra ganhar tb.
    Aguardemos

  • Todos os times têm "cornetas" e "passadores de pano". Mas em times grandes "cornetas" são em maior número que "conformados". E em times médios a "corneta" é duramente reprimida com pérolas do tipo: "você acha que dá para ganhar como ano passado?" ou "Você acha que dá para manter o mesmo ritmo sempre"? Eu quero o Galo sempre GRANDE! Então vou continuar cornetando porque ele pode mais!

    Tem gente que não sabe o que significa "COMPETIÇÃO". Porque se soubessem, saberiam que TODOS os times GRANDES de verdade têm a OBRIGAÇÃO de ganhar TUDO e SEMPRE. Como só um é que vencerá, os demais conhecerão a derrota apenas depois de lutar com todas as forças para vencer. Isso é COMPETIÇÃO!!! Mas os fracos, os conformados, os passadores-de-pano, esses são como o peru: morrem na véspera! Isso talvez explique os cinquenta anos de fila do Atlético. Por aqui, os passadores-de-pano são muito mais influentes que os poucos que exigem um time com alma de campeão.

    Não é questão de ganhar sempre! O time de 2014 perdeu nas oitavas da Libertadores para o Internacional e a torcida foi buscar os jogadores no aeroporto. Parem de cobrar a torcida por ser exigente! Parem de cobrar a torcida por vaiar! Não é pelo resultado. É pelo desempenho abaixo do que é possível!

    Agora as viúvas de ex-jogadores que nunca agregaram grande coisa e que eram sempre escorraçados, usam o argumento de suas saídas para justificar o time TITULAR jogando com um desempenho FRAQUÍSSIMO, diante do seu potencial. O time, independente do resultado, está abaixo do que poderia. Nenhum passador de pano vai provar o contrário. Que o treinador mostre a que veio com urgência. Ele é o principal responsável pelo baixo desempenho do time.

    • Jorge19, onde assino??? Falou Tudo!!! Se o torcedor não está feliz, ele pode e deve cobrar sim!!! Nenhum jogador, técnico, ou o que for, é maior que o Clube, é maior que a torcida. Sem contar que não há clube sem torcida, e a pandemia deixou isso muito claro com os estádios vazios!!! Se cobramos é pq queremos o melhor e esse melhor pode ser conseguido.

    • "O time de 2014 perdeu nas oitavas da Libertadores para o Internacional e a torcida foi buscar os jogadores no aeroporto."

      Tenho a impressão que você, em NENHUMA HIPÓTESE, teria o desprendimento de ir ao aeroporto buscar um time derrotado. No seu âmago isso é coisa de gente fraca. Afinal torcida tem que cobrar sempre.
      Portanto, não use narrativas para justificar seus comentários.

      A propósito, o Galo de 2014 (ainda tinha R10) foi eliminado pelo Atlético Nacional da Colômbia. Naquele jogo, o excelente treinador Levir Culpi errou ao avançar demais o time e levamos o empate no final. Vencíamos por 1 a 0 e a disputa estava indo para os pênaltis num jogo bem parelho. Coisas do futebol.
      O episódio do Inter foi em 2015...

      Recomendo a leitura do blog Painel Tático, do jornalista Leonardo Miranda. Ele fala sobre Miguel Angel Ramirez e a respeito das trocas de treinador. Leia.

      • Prezado, você não me conhece, portanto, fique com as suas impressões para você. Eu iria sim (não estava em BH) buscar o time que perdeu para o Internacional. Porque ele não era um time derrotado, não, já que ele lutou com todas as suas forças e organização para vencer. Derrotado é quem é acomodado, quem aceita o fracasso passivamente.

        Como escrevi antes, numa competição só um ganha. Mas só os fracos perdem na véspera. O Galo (em 2015, escrevi 2014 de cabeça pois não me lembrava) jogou contra o internacional e precisava fazer mais dois gols para classificar e, aos 40 minutos do segundo tempo, o Beira-Rio estava, em sua maioria, em silêncio, sem confiança de comemorar. Só se ouvia a minoria gritar "Eu acredito". Porque a torcida do Galo acreditava naquele time e os adversários o temiam. A torcida tinha orgulho daquele time que perdeu em pé e reconheceu isso indo buscá-los no aeroporto.

        Hoje, além dos passa-panos tradicionais, quem acredita no que estamos jogando? Ganhando do Avaí sem goleiro, com um a menos e torcendo para o jogo acabar para não tomar o empate. Uma vergonha!

        Eu, para avaliar, me importo mais com o desempenho do que com o resultado, embora seja o resultado que nos dê os títulos que buscamos. O desempenho está sofrível. Só chapa-branca que não vê isso. Pode melhorar? Claro que pode! Mas não é passando o pano que isso vai acontecer.

  • Estamos seguindo o caminho do nosso adversário, nos preocupando com títulos, que é bom, mas criando uma dívida difícil de pagar. Vamos por os pés no chão. Aqui é Galo

  • Gosto de rever grandes jogos do Atlético .

    Ontem me emocionei novamente com duas das mais BRILHANTES atuações que um time de futebol pode proporcionar :
    CB14 , contra o Timão e o Flamengo.

    E o que jogou de bola o DÁTOLO , NINGUÉM depois dele conseguiu chegar perto .

    Isso sem falar em um dos três mais belos gols que o Horto já assistiu :
    contra o mesmo Flamengo , com um drible MAGISTRAL no Pará e um arremate IMPECÁVEL !!!

    Ah , o DONIZETE andava por lá também .

Recent Posts

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

8 horas ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

1 dia ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

2 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

3 dias ago

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

4 dias ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!