Acordamos hoje com essa informação, ao que li até agora, confirmada sobre a definição do novo treinador do Galo. Com primeiro nome que abrasileirado e no dicionário mineres seria Tõe, sobrenomes árabe e americano, apelido de Turco, de nascimento argentino, naturalizado mexicano Antônio Ricardo Mohamed Matijevich assume o comando do Galo em substituição a Cuca. Muito antes de ser sondado ou mesmo imaginado, ele já demonstrava seu espírito Atleticano.
Para parte da Torcida, foram 15 dias de agonia essa espera, já outros – onde inicialmente me coloco – tempo de conversas e reflexão em torno da sequência vitoriosa que iniciamos na última temporada. Apesar dele, “El Turco”, ser ainda desconhecido, quero crer que tem tudo para dar certo dirigindo o time Atleticano em busca das vitórias e conquistas neste 2022.
As poucas informações que obtive agora cedinho e mesmo ontem no correr do dia, uma vez que o nome do treinador vinha sendo especulado desde bem cedinho, me sugerem dar crédito ao contratado. Entre Atleticanos, residentes no México e onde ele mais trabalhou, as informações são antagônicas.
Fez bons trabalhos em times medianos, ponderaram algumas fontes, o que me sugerem ainda mais acreditar no novo comandante. Afinal temos um elenco altamente qualificado. Se com grupos de jogadores, ao que li abaixo da qualidade dos nossos, conseguiu sucesso agora com esse plantel que acabou de levantar dois títulos nacionais, evidentemente que tem tudo para brilhar no Brasil.
Além do México, trabalhou também na Argentina e Espanha, chamando a atenção da imprensa mundial pelas conquistas de títulos nacionais no país da América do Norte. Neste país dirigiu Tijuana, América, Monterrey; já no sua terra natal o Cólon, Huracan e no continente europeu o Celta de Vigo, entre outros clubes. Entre aqueles que defendem o treinador, o que me chamou a atenção é a afirmação de que El Turco tem um excelente controle de vestiário. A meu entendimento, com esses jogadores que temos, um treinador com essa característica é segurança de grandes conquistas.
Aguardemos, portanto, os resultados sem qualquer avaliação antecipada – favorável ou contrária – sobre o novo treinador do Galo. A diretoria, evidentemente, sabe muito bem o que está fazendo. Ao contrário daqueles que insistem em criticar, permaneço apoiando por reconhecer o ótimo trabalho de gestão financeira, administrativa e do futebol do nosso clube.
El Turco chega sabendo dessa responsabilidade, afinal iniciamos o ano, sonhando em reconquistar a Libertadores. Competição que de 2013, até essa próxima de 2022, participamos pela oitava vez em dez anos. Só deixamos de disputar nos anos de 2018 e 2020. Noutro balanço do mesmo período, ou seja, a partir do mesmo 2013, foram nove temporadas sem contar com a que ainda vai ter início.
Durante esse tempo, nove anos, o Galo conquistou cinco mineiros e ficou as outras quatro como vice campeão. Decidiu com quatro adversários diferentes, dois da capital e dois do interior. Foi campeão, nesse mesmo período, de uma Libertadores, um Brasileiro, duas Copas do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Nas ocasiões que não chegou ao título foi duas vezes vice do nacional e uma da Copa Brasil. Na Libertadores, no ano passado, chegou às semifinais da Libertadores e acabou eliminado invicto. É esse o difícil legado que o argentino/turco assume com a exigente Torcida Atleticana.
Por fim, não vou perder a oportunidade. Pelo que li na Folha de São Paulo de ontem, como Minas Gerais agora tem 5Rs no comando de equipes mineiras, vejo nosso futuro bem consolidado. Afinal quatro deles são nossos benfeitores, que diferente do quinto nada tem reclamado da gestão Atleticana. E, ao contrário, querem ajudar ao Galo e não fazer do time um negócio que visa ganhos e lucros pessoais. Cada qual com seus Rs, e confio no Rubens, Rafael, Ricardo e Renato.
Acredito tanto neles quanto na gestão do presidente Sérgio Coelho e Zé Murilo, que estou seguro que depois do papelão do sub-20 – na Copinha e mesmo em competições recentes – alguma coisa irá acontecer naquelas bandas na Cidade do Galo. Falar sobre as duas últimas partidas do Galinho, ainda em que pese a contaminação de covid nos garotos, posso resumir numa única palavra. Deprimente!
*fotos: 1) extraída das redes sociais; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…
Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
View Comments
Muito otimista...! Me parece que nosso novo técnico tem experiência, conhece futebol e está bem posicionado em seu momento de vida, fator muito importante para enfrentar a maratona que se avizinha. Ainda, como pontos importantes e reais - demonstrou vontade de vir, ânimo em estar conosco, não vem em bases financeiras extorsivas, e, mais importante, para trabalhar com nossa comissão técnica, fator fundamental, para mim. E confio também no trabalho administrativo e financeiro dentro do clube.
Só me entristece o posicionamento eterno de parte de nossos torcedores - apresentando nomes, definindo regras, estabelecendo avaliações, .... bem, torcedor parece que é para "torcer", mesmo, mas é necessário uma base mínima de realidade para isso... parece que podemos escolher, à hora que quisermos, no valor que quisermos, com os compromissos que quisermos, qualquer profissional ou técnico para vir para o Galo... Isso não tem correspondência no mundo real - os outros também existem, e são portadores de posições, vontades, resoluções, compromissos... é muito infantil este eterno apresentar de exigências e cobranças com o Galo. Há horas em que isso é profundamente irritante...
boa tarde Eduardo e massa,em primeiro lugar a base do galo e uma vergonha deveria ser demitido todos a diretoria deveria olhar mais para base esta entregue as traças,alias deveria fechar a base de tanto ser chacota.sobre o turco argentino nao vou elogiar e nem criticar so espero que nao seja outro Dudamel, alis uma posta da diretoria dizia sempre nao ias contratar qualquer treinador para comandar este otimo time do galo e simplismente contratou um treinador mais de um ano desempregado, rsrs,seja bem vindo turco hermano.vai galoooooooooooooooooooooooooooooo.
DOMINGOS ,
em 82 , Telê não levou Reinaldo para a Copa ( sem entrar no mérito da desavença entre os dois ) .
Aí , ele teve que se virar com o Serginho , porque Careca machucou.
O resultado todos sabemos !
Procópio 1 x Telê 1 !
Boa sorte, ao nosso treinador, estou colocando confiança nele.
Agoa, o Galinho, não tem um jogador que salva ? Que base é esta ?
Boa tarde a todos!
Sinceramente, nunca tinha ouvido falar nesse Turco argentino do México. Mas se vem pro Galo, tem meu apoio até onde for possível.
Mas já ganhou um ponto comigo por aceitar o desafio que outros *agões recusaram. Treinar o melhor time da América do Sul em 2021.
O jesus, em minúsculo mesmo, fugiu do flamengo por saber que seria difícil repetir o ano que tinha sido quase perfeito. E dificilmente voltará, porque sabe que foi algo muito fora da curva. E por esse mesmo motivo, fugiu dos convites do Galo, por saber que dificilmente se repetirá as conquistas do ano passado. Ao Cuca, meu respeito por tudo o que conquistou no nosso time. Mas arregou também.
Acho que a maior dificuldade na busca pelo técnico foi devida ao tamanho da temporada que o Galo fez em 2021. Será uma temporada de referência, onde não ganhamos TUDO por um detalhe de regulamento. E isso pesou nas recusas dos técnicos. Até hoje o flamengo tem essa dificuldade, e dificilmente apagará a sombra do jesus.
Tomara que com o Galo seja diferente e 2021 fique na história como o segundo melhor ano da história do clube, pelo menos até o final de 2022...
Bom tarde para todos!
Agora sim!
Contrataram um TURGO/MEXICANO/ARGENTINO/ESPANHOL e sei lá mais o quê, que ganhou num sei o quê, num sei onde . Mas certamente aparecerão os entendidos de táticas, números, estatísticas, graficos, analistas de sistemas, que sabem até a cor da cueca que o cara usa e nos esclarecerão tudo. Vamos aguardar ,como diria um certo filósofo maria que foi treineiro lá há pouco tempo.
Aguardemos!
Boa tarde Eduardo.
Apenas uma correção importante na sua resenha, o México faz parte da América do Norte (não está na America central). Dito isto, espero que o "el Turco" tenha muito sucesso no Galo, pois a gente merece. A diretoria do Galo tem sido muito acertiva em suas contratações recentes, espero que seja mais uma grata surpresa! Abraços e Vamos Galo!!
Procede.
O México não é um país da América Central. É América do Norte.
Corrigido. Observação procedente.
Não conheço, espero que dê certo, é uma aposta cara dizem que vai ganhar mais que o Hulk, eu não apostaria em técnico caro, aposta por aposta o Voyvoda ganha 400 mil por mês tendi.
Torço muito para Mohamed da certo no Galo, primeiro pelo Galo e segundo pela pessoa Mohamed que história linda...
Perder o filho de 9 anos, e levar o Monterrey ao título pagando a promessa ao filho é espetacular!!!
TMJ MOHAMED, VAI SER CAMPEÃO NO GALÃO!!
Categorias de base do Galo continua horrível. Não ganha e não revela. Quando revela, só aparece foguetes molhados: Cairo, Renan Oliveira, tcho, danielzinho, bruninho, savinho e outros tantos inhos.... tem q mudar isso, inacreditável! Não consigo entender....SAN