Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Tenemos um entrenador argentino/turco

Acordamos hoje com essa informação, ao que li até agora, confirmada sobre a definição do novo treinador do Galo. Com primeiro nome que abrasileirado e no dicionário mineres seria Tõe, sobrenomes árabe e americano, apelido de Turco, de nascimento argentino, naturalizado mexicano Antônio Ricardo Mohamed Matijevich assume o comando do Galo em substituição a Cuca. Muito antes de ser sondado ou mesmo imaginado, ele já demonstrava seu espírito Atleticano.

Para parte da Torcida, foram 15 dias de agonia essa espera, já outros – onde inicialmente me coloco – tempo de conversas e reflexão em torno da sequência vitoriosa que iniciamos na última temporada. Apesar dele, “El Turco”, ser ainda desconhecido, quero crer que tem tudo para dar certo dirigindo o time Atleticano em busca das vitórias e conquistas neste 2022.

As poucas informações que obtive agora cedinho e mesmo ontem no correr do dia, uma vez que o nome do treinador vinha sendo especulado desde bem cedinho, me sugerem dar crédito ao contratado. Entre Atleticanos, residentes no México e onde ele mais trabalhou, as informações são antagônicas.

Fez bons trabalhos em times medianos, ponderaram algumas fontes, o que me sugerem ainda mais acreditar no novo comandante. Afinal temos um elenco altamente qualificado. Se com grupos de jogadores, ao que li abaixo da qualidade dos nossos, conseguiu sucesso agora com esse plantel que acabou de levantar dois títulos nacionais, evidentemente que tem tudo para brilhar no Brasil.

Além do México, trabalhou também na Argentina e Espanha, chamando a atenção da imprensa mundial pelas conquistas de títulos nacionais no país da América do Norte. Neste país dirigiu Tijuana, América, Monterrey; já no sua terra natal o Cólon, Huracan e no continente europeu o Celta de Vigo, entre outros clubes. Entre aqueles que defendem o treinador, o que me chamou a atenção é a afirmação de que El Turco tem um excelente controle de vestiário. A meu entendimento, com esses jogadores que temos, um treinador com essa característica é segurança de grandes conquistas.

Aguardemos, portanto, os resultados sem qualquer avaliação antecipada – favorável ou contrária – sobre o novo treinador do Galo. A diretoria, evidentemente, sabe muito bem o que está fazendo. Ao contrário daqueles que insistem em criticar, permaneço apoiando por reconhecer o ótimo trabalho de gestão financeira, administrativa e do futebol do nosso clube.

El Turco chega sabendo dessa responsabilidade, afinal iniciamos o ano, sonhando em reconquistar a Libertadores. Competição que de 2013, até essa próxima de 2022, participamos pela oitava vez em dez anos. Só deixamos de disputar nos anos de 2018 e 2020. Noutro balanço do mesmo período, ou seja, a partir do mesmo 2013, foram nove temporadas sem contar com a que ainda vai ter início.

Durante esse tempo, nove anos, o Galo conquistou cinco mineiros e ficou as outras quatro como vice campeão. Decidiu com quatro adversários diferentes, dois da capital e dois do interior. Foi campeão, nesse mesmo período, de uma Libertadores, um Brasileiro, duas Copas do Brasil e uma Recopa Sul-Americana. Nas ocasiões que não chegou ao título foi duas vezes vice do nacional e uma da Copa Brasil. Na Libertadores, no ano passado, chegou às semifinais da Libertadores e acabou eliminado invicto. É esse o difícil legado que o argentino/turco assume com a exigente Torcida Atleticana.

Por fim, não vou perder a oportunidade. Pelo que li na Folha de São Paulo de ontem, como Minas Gerais agora tem 5Rs no comando de equipes mineiras, vejo nosso futuro bem consolidado. Afinal quatro deles são nossos benfeitores, que diferente do quinto nada tem reclamado da gestão Atleticana. E, ao contrário, querem ajudar ao Galo e não fazer do time um negócio que visa ganhos e lucros pessoais. Cada qual com seus Rs, e confio no Rubens, Rafael, Ricardo e Renato.

Acredito tanto neles quanto na gestão do presidente Sérgio Coelho e Zé Murilo, que estou seguro que depois do papelão do sub-20 – na Copinha e mesmo em competições recentes – alguma coisa irá acontecer naquelas bandas na Cidade do Galo. Falar sobre as duas últimas partidas do Galinho, ainda em que pese a contaminação de covid nos garotos, posso resumir numa única palavra. Deprimente!

*fotos: 1) extraída das redes sociais; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético

32 thoughts to “Tenemos um entrenador argentino/turco”

  1. Muito otimista…! Me parece que nosso novo técnico tem experiência, conhece futebol e está bem posicionado em seu momento de vida, fator muito importante para enfrentar a maratona que se avizinha. Ainda, como pontos importantes e reais – demonstrou vontade de vir, ânimo em estar conosco, não vem em bases financeiras extorsivas, e, mais importante, para trabalhar com nossa comissão técnica, fator fundamental, para mim. E confio também no trabalho administrativo e financeiro dentro do clube.

    Só me entristece o posicionamento eterno de parte de nossos torcedores – apresentando nomes, definindo regras, estabelecendo avaliações, …. bem, torcedor parece que é para “torcer”, mesmo, mas é necessário uma base mínima de realidade para isso… parece que podemos escolher, à hora que quisermos, no valor que quisermos, com os compromissos que quisermos, qualquer profissional ou técnico para vir para o Galo… Isso não tem correspondência no mundo real – os outros também existem, e são portadores de posições, vontades, resoluções, compromissos… é muito infantil este eterno apresentar de exigências e cobranças com o Galo. Há horas em que isso é profundamente irritante…

  2. boa tarde Eduardo e massa,em primeiro lugar a base do galo e uma vergonha deveria ser demitido todos a diretoria deveria olhar mais para base esta entregue as traças,alias deveria fechar a base de tanto ser chacota.sobre o turco argentino nao vou elogiar e nem criticar so espero que nao seja outro Dudamel, alis uma posta da diretoria dizia sempre nao ias contratar qualquer treinador para comandar este otimo time do galo e simplismente contratou um treinador mais de um ano desempregado, rsrs,seja bem vindo turco hermano.vai galoooooooooooooooooooooooooooooo.

  3. DOMINGOS ,

    em 82 , Telê não levou Reinaldo para a Copa ( sem entrar no mérito da desavença entre os dois ) .

    Aí , ele teve que se virar com o Serginho , porque Careca machucou.

    O resultado todos sabemos !

    Procópio 1 x Telê 1 !

  4. Boa tarde a todos!

    Sinceramente, nunca tinha ouvido falar nesse Turco argentino do México. Mas se vem pro Galo, tem meu apoio até onde for possível.

    Mas já ganhou um ponto comigo por aceitar o desafio que outros *agões recusaram. Treinar o melhor time da América do Sul em 2021.

    O jesus, em minúsculo mesmo, fugiu do flamengo por saber que seria difícil repetir o ano que tinha sido quase perfeito. E dificilmente voltará, porque sabe que foi algo muito fora da curva. E por esse mesmo motivo, fugiu dos convites do Galo, por saber que dificilmente se repetirá as conquistas do ano passado. Ao Cuca, meu respeito por tudo o que conquistou no nosso time. Mas arregou também.

    Acho que a maior dificuldade na busca pelo técnico foi devida ao tamanho da temporada que o Galo fez em 2021. Será uma temporada de referência, onde não ganhamos TUDO por um detalhe de regulamento. E isso pesou nas recusas dos técnicos. Até hoje o flamengo tem essa dificuldade, e dificilmente apagará a sombra do jesus.

    Tomara que com o Galo seja diferente e 2021 fique na história como o segundo melhor ano da história do clube, pelo menos até o final de 2022…

  5. Bom tarde para todos!
    Agora sim!
    Contrataram um TURGO/MEXICANO/ARGENTINO/ESPANHOL e sei lá mais o quê, que ganhou num sei o quê, num sei onde . Mas certamente aparecerão os entendidos de táticas, números, estatísticas, graficos, analistas de sistemas, que sabem até a cor da cueca que o cara usa e nos esclarecerão tudo. Vamos aguardar ,como diria um certo filósofo maria que foi treineiro lá há pouco tempo.
    Aguardemos!

  6. Boa tarde Eduardo.
    Apenas uma correção importante na sua resenha, o México faz parte da América do Norte (não está na America central). Dito isto, espero que o “el Turco” tenha muito sucesso no Galo, pois a gente merece. A diretoria do Galo tem sido muito acertiva em suas contratações recentes, espero que seja mais uma grata surpresa! Abraços e Vamos Galo!!

  7. Não conheço, espero que dê certo, é uma aposta cara dizem que vai ganhar mais que o Hulk, eu não apostaria em técnico caro, aposta por aposta o Voyvoda ganha 400 mil por mês tendi.

    1. Torço muito para Mohamed da certo no Galo, primeiro pelo Galo e segundo pela pessoa Mohamed que história linda…
      Perder o filho de 9 anos, e levar o Monterrey ao título pagando a promessa ao filho é espetacular!!!
      TMJ MOHAMED, VAI SER CAMPEÃO NO GALÃO!!

  8. Categorias de base do Galo continua horrível. Não ganha e não revela. Quando revela, só aparece foguetes molhados: Cairo, Renan Oliveira, tcho, danielzinho, bruninho, savinho e outros tantos inhos…. tem q mudar isso, inacreditável! Não consigo entender….SAN

  9. Bom dia xará e amgalos!
    Seja bem vindo “EL TURCO”!!!! O treinador gostou da proposta do GALO e quer treinar o Campeão Brasileiro ao contrário dos treinadores portugueses que venderam caro até as reuniões por video conferência com a diretoria do GALO. Esse Jorge Jesus está esperando seu compatriota dar errado no seu CBFLA para voltar rapidamente ao seu time do coração. Os outros procurados nem merecem comentário. Então que Mohamed faça um excelente trabalho e nos proporcione comemorar muitos e muitos títulos em 2022!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Bom dia Eduardo. Bom dia Avila. A respeito de Procopio dois fatos que não esqueço: a banana que ele deu para a torcida do Galo no Mineirao. E na final do Brasileiro de 80, ele não levou o lateral direito Alves para o banco ( Nao vou entrar no mérito da desavença entre ele e Alves). O Orlando machucou e ai ele teve de improvisar o Silvestre e o resultado todos sabemos. Procopio torce para o Galo? Nao creio, pois se fosse atleticano de verdade nao teria desrespeitado a torcida daquele jeito no Mineirao. Para mim imperdoável aquilo…

    1. Além desses dois episódios nefastos, tem também aquele outro ato igualmente condenável em que ele “pulou o alambrado” do estádio do Valériodoce em Itabira e saiu no braço com um torcedor do Atlético. Babaca! Certo, mesmo, foi o Pelé que mostrou para aquele ignorante quem, de fato, era “mais macho”! Valeu, Pelé; naquele ato você me representou!!!

    2. e para acrescentar no seu comentário :
      o Procópio foi o maior culpado pela perda do título da Conmebol de 1995 .
      Lembram-se ? Poderíamos perder até por três a zero……
      Ao chegar em BH, ele afirmou que se o Galo tivesse sido campeão, a torcida do Rosário iria matar todo mundo.
      Prá quem sabe ler, um pingo é letra :
      o Galo ENTREGOU o jogo com medo do que iria acontecer depois.

  11. Bom dia, Massa e Guru

    Como diz aquele bordão dito por um Januário de Oliveira, locutor famoso, já falecido: ‘TAÍ O QUE VC QUERIA”. Sim, cambada de afoitos e ansiosos, temos um novo técnico!
    E prova do patamar que chegamos é a longa reportagem do G1 (Globolixo), descrevendo o currículo do “Turco”. Mas, se o que falaram sobre o cara ser bom aglutinador de grupo for verdade, pra mim, ele já chegará credenciado. Agora, é só acabar com esta p#@! De novela Edenilson! Já deu.
    O resto deixa com Hulk, Keno, Arana, Zaracho e cia Ltda!

  12. Bom dia! O Galinho sofreu varias baixas por Covid na Copinha, e ao meu me erraram foi nao incluindo o Neto e o Savinho para disputa! Quanto aos que estao a frente do nosso amado e glorioso Galo, confio neles totalmente, depois de um titulo do Brasileiro que aguardavamos tantos anos, so podemos esperar que os dias de vitorias vao continuar por muitos anos!

  13. Pela foto de El Turco, ele já está bem familiarizado com a histórica goleada do Galo pra cima do nosso freguês e ex rival.

  14. Bom dia!!!

    O Galinho encerrou a participação na Copa SP após derrota de 3 a 1 para o Mirassol.

    Em quatro partidas na Copinha, o Galinho ganhou duas e perdeu duas.

    Em nenhuma partida o time jogou bem, a despeito dos casos de Covid no elenco que atrapalharam muito o desempenho da equipe.

    Em todo o caso, o time mostrou-se mal treinado, com a defesa batendo cabeça nas bolas altas, falhas nos posicionamentos e coberturas, assim como saída esticada da bola para o ataque na base do chutão.

    Pelo que se viu não há potencial para aproveitar algum jovem no time de cima, tampouco esse time teria condições de jogar o Campeonato Mineiro, se essa fosse a decisão da diretoria para priorizar o trabalho de pré-temporada do time principal.

    Resumindo, a participação do Galinho na Copinha foi um fiasco.

  15. Bom dia!
    Sem dúvidas, El Turco é uma aposta, como seria JJ e qualquer outro. Que seja bem vindo e que faça o Galo nunca mais olhar pra português.
    Também espero que a diretoria faça uma limpa e reformulação geral na base. E que pare com esse negócio de contratar jogador sub alguma coisa em outros clubes. Que o espírito “garimpeiro” de Procópio volte a atuar no Terreiro do Galo.
    Sensacional a live com Breno, Ávila e ele, a lenda, Procópio!

  16. Bom dia a todos!
    Pois é, o Galo cumpriu o prometido e contratou o treinador antes do final da semana última de folga.
    Não conheço o treinador “Turco”, muito menos conheço os que foram mencionados, com exceção do JJ que passou pelo flamengo em 2019. Acredito que este desconhecimento não é só meu, mas sim, de boa parte da Massa.
    Ao li e ouvi, o “Turco” parece ser muito bom treinador e demonstrou muito interesse em trabalhar no Galo, o que já faz uma enorme diferença em relação aos outros convidados que acabaram por recusar essa chance única na carreira.
    No Ge noticiaram que os empresários dele haviam encaminhado para o Galo no dia 6 de janeiro um portfólio sobre seu trabalho, como atua, características e tudo mais.
    Seja bem vindo ao Galo e que faça um trabalho tão bom quanto o feito no ano passado pelo Cuca.

  17. Bom dia, todos! Com muito esforço, consegui ver o primeiro tempo do jogo do galinho contra o Mirasol. Meu Deus, se aquilo é a base do Galo estamos ferrados. Não salva nada, levando em consideração que aqueles jogadores estão no último degrau antes do profissional. Todas as saídas de bola eram na base do chutão, cobrança longa de tiro de meta, coisa que a muito tempo não vejo no futebol. Quanto a esse novo técnico, para mim ele se iguala aos medianos que temos no Brasil. Mas é aquilo que eu já disse, a moda agora é trazer técnico de fora para ficar tudo do mesmo jeito.

    1. Também vi o primeiro tempo e fiquei impressionado com a falta de qualidade dos jogadores. Só chutão, e chutões que não chegavam nem perto dos nossos atacantes. Os dois zagueiros fraquíssimos. O camisa 13 não joga nem na várzea.
      Destaque para o camisa 5, Daniel Borges. Que jogador horrível, apesar de ter feito o gol. Já tinha visto ele jogando também contra o linense. Jogador sem qualidade técnica nenhuma, sempre atrasado na marcação. E com toda essa ruindade ainda tenta finalizações de longa distância. Ontem quando o jogo tava 0 a 0 o cara perdeu um gol sem goleiro, numa bola que sobrou na entrada da área. No lance que originou o escanteio do gol de empate deles, ele levou um chapéu de pelada.
      Pelo amor de Deus diretoria!!!
      O que adianta investir 5, 6, 10 anos em jogadores sem o menor talento??? E depois eles vão jogar no interior de São Paulo, na série C do brasileiro, ou em qualquer campeonato semi profissional em países que não têm nenhuma ligação com o futebol.
      O mínimo que um garoto tem que ter pra jogar na base do Galo é qualidade técnica.
      Estão brincando com a base, e espero que esse vexame sirva para mudanças profundas.
      Para não dizer que foi tudo horrível, eu gosto do futebol do Rubens, esse tem tudo pra virar um grande jogador. Chama a responsabilidade, me parece um jogador bem diferenciado. Também gosto do Júlio César e talvez o Guilherme Santos. Esse último tem qualidade, mas precisa se colocar no seu lugar, tá muito estrelinha.

  18. Eu continuo a esperar o time entrar em campo pra ver a bola rolar .

    Chegou aí um desconhecido , pouco se me dá , expectativa nenhuma quanto ao que fará .

    Futebol mesmo eu vi ontem na entrevista do PROCÓPIO .

    O cara é tão FERA que o Breno e o Ávila só ficaram ouvindo .

    Quando ele falou da molecada , então , eu revivi a postagem que fiz há poucos dias .

    Show de bola e competência !

    1. Bom dia Eduardo. Bom dia Avila. A respeito de Procopio dois fatos que não esqueço: a banana que ele deu para a torcida do Galo no Mineirao. E na final do Brasileiro de 80, ele não levou o lateral direito Alves para o banco ( Nao vou entrar no mérito da desavença entre ele e Alves). O Orlando machucou e ai ele teve de improvisar o Silvestre e o resultado todos sabemos. Procopio torce para o Galo? Nao creio, pois se fosse atleticano de verdade nao teria desrespeitado a torcida daquele jeito no Mineirao. Para mim imperdoável aquilo…

  19. Você sabe o que é caviar? Nunca vi, não comi eu só ouço falar! Zecapagodiando, esse é o meu sentimento para com o novo distribuidor de camisas, mas tenho certeza que logo, logo aparecerão “profundos conhecedores” do trabalho do homem a destilar toda a sabedoria deles sobre nós. Aguardemos… As Salaam Aleikum!!!

  20. Bom dia a todos. A princípio, temos que dar crédito ao treinador. Pelo que li ele tem muitas variações táticas e já que tem controle de vestiário, tudo indica uma boa temporada. Títulos? Só com trabalho, paciência e dedicação

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Em primeiro lugar parabéns pela excelente live de ontem com o Procópio. Show de bola!
    Quanto à contratação do treinador “TURCO”, permitam-me o trocadilho e espero que a direção do galo não esteja jogando “TRUCO” e apostando todas as fichas num treinador pouco conhecido.
    Espero, realmente, que o treinador contratado esteja à altura do plantel do galo, como alardeado pela diretoria do atlético. No mais, vamos esperar o que nos espera!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Do Turco, o que sei é que ele deu um nó tático no Cuca em 2013, naquela quase fatídica partida contra o Tijuana, e só passamos por causa do Milagre do Horto.

      Ele vai pegar um grupo já pronto, campeão de quase tudo e se tiver um bom controle de vestiário e vontade de aprender com a área técnica sobre os adversários e o futebol daqui, será bem sucedido.

      Estou otimista! Vamos TRUCAR com o TURCO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.