Considerando esse calendário maluco e desumano, com jogos no meio e final de semana, temos agora – por um mês – a possibilidade de concentrar nossas forças e energia somente no campeonato nacional. Os confrontos pelas Copas Libertadores e do Brasil serão somente a partir de meados de julho. Com isso, serão oito jogos, sendo quatro em casa e igual número fora de Belo Horizonte, pelo Brasileiro.
Pela ordem: São Paulo (c), Internacional (f), Chapecoense (c), Ceará (f), Santos (f), Atlético-GO (c), Cuiabá (f) e Flamengo (c). Num total de 24 pontos em disputa. Para almejar o título precisamos fazer 17. Explico. Em minhas projeções, para campeonatos de pontos corridos com jogos de ida e volta, precisamos vencer em casa e empatar fora. Não necessária e precisamente assim, mas somar 76 pontos sugere essa lógica.
Como perdemos, desastradamente, para o bom time do Fortaleza em casa e na estreia, mas recuperamos com vitória sobre o encardido Sport em Recife, temos a defasagem de um ponto. Nessa sequência acima, serão então necessários essa pontuação para se pensar em título. É a minha teoria pessoal que sustento fazem algumas temporadas. Portanto, a vitória hoje sobre o São Paulo é fundamental.
Ainda desfalcados dos selecionáveis sul-americanos, hoje, num dia 13, o Galo precisa vencer o adversário que teve um início complicado nas duas primeiras rodadas. Empate em casa, Fluminense; depois derrota para o Atlético-GO. Por outro lado, pela Copa do Brasil, o time paulista, após ter sido derrotado pelo inexpressivo Quatro de Julho do Piauí, massacrou o adversário na volta por 9 a 1. Vale dizer, apertado na tabela, porém motivado pela goleada.
Não vamos contar com Junior Alonso, Paraguai; Franco, Equador; Savarino, Venezuela e Vargas, Chile. Entre os quatro, dois eram titulares absolutos do Cuca. Alonso e Savarino, porém Franco vem pedindo passagem e até mostrando um bom futebol na seleção equatoriana. Felizmente, apesar do desequilíbrio defensivo – ainda que em recuperação – temos boas opções no elenco.
O treinador poderá utilizar Guga e Arana, mas – convenhamos – como tirar Mariano e Dodô que foram muito bem nas três partidas que substituíram os titulares frente ao Remo – duas vezes – e Sport. Melhor que, como na temporada passada, sequer existia opção para o lado esquerdo e Mariano não vinha tendo boas atuações.
Paralelo a isso, esperamos que diretoria e comissão técnica estejam atentas ao mercado e anunciem logo a definição do elenco para essas três competições. Se for sair algum dos nomes especulados, será necessária sua reposição e ainda opção para o gol, zaga e cabeça de área.
Assim o Atleticano vai para o jogo, pelo rádio ou na TV, hoje às 16hs, querendo vencer e subir na tabela, aliado a pensamentos positivos a eventuais nomes para sonhar com mais títulos. A mim, me daria por satisfeito com mais quatro conquistas ainda nesta temporada.
Além do mineiro, também o Brasileiro, a Copa do Brasil, Libertadores e Mundial. Nem precisaria daquela sexta conquista, me bastam essas. Se forem seis, prometo, tiro a barba!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
Como tenho sido um crítico ferrenho de Allan e também de nosso goleiro, não posso deixar também de elogiar a consistência do meio campo com Allan, Jair e Nacho, bem como a tranquilidade passada pelo nosso goleiro e todo o sistema defensivo. Apesar do são Paulo ter por várias vezes rondado nossa área, nossa defesa não levou sustos.
Valeu e muito pela vitória.
O time começou bem e abriu logo o placar. Poderia se impor mais. O problema é que quando a bola caía no pé do Keno aí ele conseguia atrapalhar tudo. Outra coisa, embora o Arana seja um baita lateral, pra mim o momento é de Dodô, bem como na lateral direita o momento é de Mariano, mas...valeram os 3 pontos e vamos rumo ao título do Brasileirão.
Péssimo jogo, excelente vitória. Esse time treina?... Finalização? Mais uma vez a demora em substituir jogadores claramente cansados. Ainda queima uma troca. Deviam estar ocupados roendo unhas, as duas cucarachas.
DODÔ É UM BOM LATERAL , MAS DAÍ A QUERER COMPARAR COM ARANA JÁ É FORÇAR A BARRA DEMAIS.
ACHO QUE EDUARDO VAI TER QUE TIRAR A BARBA.
Cinco títulos. Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores, Brasileiro e Mundial, além daquele brinde especial. Releia!
RSSS
Boa tarde amigos do Galo. Acho que a diretoria está demorando demais à contratar zagueiros, sabem da deficiência do setor, sabem que o Héver está em final de carreira, já sabem também que o Ygor é lento e que Júnior Alonso está de saída. Quanto ao Gabriel? É, sem dúvida, um bom reserva.
Se o NOSSO GALO almeja títulos, precisa de uma zaga mais rápida, mais impositiva, mais técnica.
Boa tarde. Essa lógica é boa, aliada à possibilidade de alcançar os 03 pontos vez ou outra, iguais àqueles que nos faltaram ano passado e deixados escapar em jogos fáceis. Ganhar os 18 em casa fortalecerá o grupo.
Vencer, Vencer, Vencer, esse é o nosso ideal...
Vai pra cima GALO!!!!!!!
E aí , VERDÃO MATADOR , quantos hoje ?
Estou aqui a esperar o um/dois com o Nacho
na entrada da área e um daqueles petardos
sem "pega" para o goleiro .
Preocupado com as jogadas pelas pontas do
bom time do São Paulo .
Os caras são atrevidos por demais .
Atenção aí , Dodô e Mariano .
Mas vocês estão indo bem ...
bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. mas vamos pegar uma pedreira pela frente . para mim são Paulo é um dos favoritos para ganhar o brasileirão. infelizmente queria eu acreditar no cuca e jogadores mas não confio neste time do galo.oscila muito e levanta defunto rsrs. 1 a zero hoje é goleada. a galo não nos decepcione mais. vai galooo.
Domingo com expectativa de um bom futebol .
Bom jogar um jogo como esse , contra um adversário que
tem mostrado um time alegre e diferente da mesmice que
a gente vê atualmente por aí .
De nosso lado, ao repetir a formação , com nossos caras a
cumprir cada um com seu mister , temos tudo para que a
tal da "evolução" se solidifique .
Conjunto é tudo , reforça a " liga " que deve haver entre os
jogadores que passam a se entender intuitivamente .
Por isso o Marão usou na Seleção Mineira os setores mais
entrosados de cada time que cedeu os jogadores , assim
como Saldanha usou nas eliminatórias, como base, o time
do Santos, haja vista não haver muito tempo para treinos.
Assim é a vida , também no futebol .
Experiência , vivência , aprendizado , o PASSADO a nutrir ,
a fomentar , a provocar a capacidade de cada um cumprir
com seus objetivos .
Por isso respeito tudo o que vivi e aprendi .
Por isso agradeço aos MESTRES .
Aos que vieram antes de mim .