Por Roberto Caldeira
Depois de ficar uma Copa do Mundo inteira sonhando e fazendo projeções para o Galão deslanchar e a assumir rapidamente a liderança do Brasileiro, as últimas rodadas foram um soco no estômago do torcedor alvinegro. A derrota vexatória para o Grêmio – que por pouco não foi uma goleada – e depois os papelões feitos pela nossa defesa, fizeram os mais otimistas Atleticanos desanimarem.
Nesse período em que o time teve tempo pra treinar e se reforçar, o resumo da obra foi que alcançaram a proeza de piorar o ataque que estava bom e manter a defesa tão ruim como já estava. Ninguém no futebol, depois de montar a duras penas um time, desmonta a espinha dorsal da equipe no meio da temporada e sai impune. A bola sempre pune a incompetência no planejamento. Aliás, que planejamento?
Mesmo sofrendo contra o fraco Paraná, conseguimos sair com os três pontos e, melhor do que isso, não levar gols – fato que não acontecia há 8 jogos. Nosso eterno ídolo, Capitão Léo Silva, o maior zagueiro artilheiro da história do clube, voltou em grande estilo marcando seu 33º gol pelo Galo.
Não que a defesa tenha jogado bem, longe disso… Mas a simples presença do Xerife ajuda até o goleiro Victor a ter mais tranquilidade e confiança. Falando nele, o Santo foi o melhor em campo, fez 23,50 pontos no Cartola, mitou e condenou os blasfemadores e pecadores que tiveram a petulância de cornetá-lo. Em tempo, não vamos nos esquecer da menção honrosa ao Gabriel, que fez sua melhor partida em 2018.
Sentiram a diferença quando se tem um bom zagueiro na área? Zagueiro bom além de segurança, trás alegria. Olha o sorrisão! Por isso, a maioria insiste em reforços no setor. Léo Silva já está em idade avançada e não vai poder nos ajudar por toda temporada e os demais, a gente já viu e não dá pra confiar.
Se até o Victor fica nervoso com eles em campo, imagina eu que há 4 anos venho falando a mesma coisa… É chato? É repetitivo? Azar… Oh oh oh eu quero é zagueirooo!
Até o Larghi tinha entrado na campanha e disse que precisava de um “zagueiro pronto”, mas deve ter levado um puxão de orelhas do patrão e mudou rapidinho o discurso. Me engana que eu gosto, viu! Sabe de nada, Larghi! Não somos inocente! Só precisa de ajustes, não é?! Mas sem peças, vai ser quase impossível ajustar essa defesa. Se não ajustar, já sabe quem será cobrado? Adivinha…
Mexeram muito na estrutura do time, porém ainda acredito que dá pra encaixar de novo. Atleticano sempre acredita, já virou até clichê. Com uma zaga forte e um time seguro, brigaríamos lá na ponta da tabela. Ainda tem muita água pra rolar nesse Brasileirão.
Os jogos perdidos, como eu disse semana passada, são jogos que podemos perder. Explicando: não que o Galo entre num jogo desse pra perder, mas do outro lado tinham dois dos melhores times da América em seus domínios. O difícil seria o contrário, vencer ou arrancar um pontinho deles.
Porém, se considerarmos a meta para brigar nas cabeças, o Galo atingiu 96% da meta, mesmo com essas últimas derrotas. Já ouviram falar da Classificação Planejada, do Rica Perrone? Sugiro pesquisarem, pois faz muito sentido. E no planejamento dessa tabela, deveríamos estar com 27 pontos na 14ª rodada e estamos com 26 pontos. Excelente marca!
E se olharmos para as próximas 9 rodadas, enquanto o Galo só vai ter o Brasileiro pra se preocupar, alguns adversários fortes terão 13 jogos pela frente, nas quartas e domingos, durante todas as semanas. Serão 13 jogos em 42 dias – sem tempo pra treinar ou descansar. Será difícil para essa turma focar completamento no Brasileiro. Ah se estivéssemos com tudo alinhado!
Vamos fingir que confiamos nessa zaga, rezar para o Léo Silva não machucar e torcer pro Larghi arrumar esse time rapidamente. Vale sonhar também, porque nada custa, que Sette Camara vai twittar: “Torcida mais chata do Brasil, se o problema era zagueiro não é mais. Geromel é do #Galo!”. Já pensou?! Não precisa ser necessariamente ele, se for o Sérgio Ramos, já estaremos satisfeitos. rsrsrs
Vamos com raça e fé, porque a luta continua! Vai ser sofrido? Vai sim, mas vamos com tudo que ainda dá! Vamos Galo!
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
O time do Bahia melhorou muito desde a chegada do Enderson Moreira. Será um jogo dos mais difíceis até agora. E espero que o time jogue para vencer, se ainda tem alguma ambição neste campeonato.
O que me incomoda no time é a incapacidade de controlar o jogo. Isto é, cadenciar em alguns momentos e acelerar em outros. O time do SP apesar da derrota no sul mostrou que sabe fazer isso. A experiência dos jogadores é muito importante em tirar a velocidade da partida, quando preciso, ganhar algum tempo nas bolas paradas, isso faz parte do jogo. Sinto que o nosso time ainda é muito "verde" nesta questão. Tomamos muitos gols nos momentos finais, não sabemos segurar o placar, são muitos os detalhes que fazem um time vencedor. Maturidade para entender o momento jogo é um dos mais importantes. Durante muitos anos, sofremos derrotas incríveis por falta de concentração. O nosso time é ruim? Longe disso, podemos brigar sim na parte de cima da tabela. Além de ajustar a linha de defesa, tem que jogar com 2 volantes marcadores. Na minha opinião, Elias deveria ser reserva. Para domingo: Vitor, Emerson, Leo Silva, Maidana, Carlos Gabriel; Zé welisson, galdezani, Luan, Terans, Chará e Pastor.
Andrade o Elias tem cadeira cativa com o Thiago Larghi pelo menos já perceberam que ele não é volante faz tempo e como meia se der um sanguinho pode até ajudar.
Espero que o Thiago Larghi não invente e jogue o Chará lá para esquerda o Chará disputa posição com o Luan e Edinho na direita e ponto.
Na esquerda como o Leandrinho ainda não está pronto o Terans é a melhor opção.
No meio vai começar com o Elias mas tem Nathan e Cazares para entrar.
Acho que o Thiago Larghi va começar com Chará, Elias e Terans e no segundo tempo colocar Luan, Nathan, e Tomas Andrade.
Temos ótimas opções é só o Thiago Larghi fazer o feijão com arroz.
Obs: Lembrando que o Zé Rafael melhor jogador do Bahia está suspenso e não pega o Galo.
Saudações!!!
Boa tarde Roberto Caldeira e amigos do Galo. A esta altura do Campeonato e constando entre as piores defesas do Brasileirão, é no mínimo preocupante o posicionamento da nossa diretoria e do técnico Thiago Larghi, que acham que nossa defesa atende as necessidades da equipe. O que será que eles estão almejando para o NOSSO GALO? A deficiência da nossa zaga não é um pressuposto, são dados, informações colhidas a cada jogo, será que eles se contentarão com um posicionamento intermediário na tabela. Lamentável, pois penso que sem reforços qualificados para nossa zaga, acho que NOSSO GALO vai lutar muito para disputar a SULAMENRICANA de 2.019.
Boa tarde Eduardo e massa. No meu ver o Victor que já foi santo a 5 anos hoje em dia é um goleiro comum,falhas terrível. Se até hoje não sabe sair jogando e sair do gol.Não é com 35 anos que vai aprender. O problema que o Thiago é outro pau mando e não tem peito de tirar do time o Victor. Gabriel. Fábio Santos. Elias.patrick.e o vovô atacante. Ainda temos chances de ser campeão brasileiro mas com estes 6 jogadores no time não vamos ao lugar nenhum. Falta 20 pontos para conseguir o objetivo de 2018 o resto que vier é lucro. Vai galoooooooooo.
Apesar de ir aos trancos e barrancos, o Galo está bem no Brasileiro 2018.
O campeonato é equilibradíssimo e o campeão será quem vacilar menos e contar com a melhor sorte. Perder Adilson e Blanco num momento de instabilidade do sistema defensivo não é uma boa coisa. Sobretudo o segundo, líder em desarmes no campeonato. E também já gastamos nossa cota de vacilo contra o flamengo e chapecoense em casa. Sem contar que podíamos ter trazido ao menos um pontinho contra vasco e sport e quem sabe até uma vitória contra o São Paulo que esteve muito próxima. São esses vacilos que nos afastam da possibilidade de disputarmos o título.
Essa classificação planejada do Rica Perrone é interessante, mas como toda projeção, é discutível. Se ganharmos do Bahia teremos cumprido 104% da meta! Parece bom, não? Porém, uma meta de 72 pontos me parece baixa. Desde 2012 a pontuação necessária para ser campeão nunca foi tão baixa como em 2017. Uma média desde então, daria 78 pontos. O São Paulo, até a 15ª rodada, tem 112% de cumprimento de meta. O que projeta um total de 81 pontos no campeonato.
Com os 72 pontos dava para ser apenas o segundo colocado de 2012 (pontuação do Galo) a 2016 e para ser campeão em 2017 (Corinthians). Parece pouco. Então o negócio é refazer o planejamento e pensar em algo por volta de 78 pontos, o que demandaria ganhar dois jogos a mais, entre aqueles que foram tidos como perdidos (por exemplo botafogo e fluminense no Rio, o que não é impossível).
Acho que o Galo está muito vivo no campeonato. E como lembrou o Roberto, vai focar exclusivamente nessa disputa enquanto os principais concorrentes se desdobrarão em outros torneios. O momento é agora. Nada dessa história de ‘formar time para 2019’, até porque sabemos que os jogadores que vierem a se destacar esse ano dificilmente poderão ser mantidos para o próximo ano. Então 2019 terá os seus próprios desafios. Agora é ajustar o sistema defensivo (não é apenas goleiro, lateral e zagueiro), parar de vacilar e cada um dar um sanguinho a mais (viu, Elias?) que estaremos bem na disputa. Não tem jogo fácil e não precisa de jogo bonito. Precisa de jogo eficaz. Buscar uma sequência positiva e acreditar que dá pra chegar (time, direção e torcida), pois quem não acredita já ficou para trás. Foco, determinação e coragem. É isso que faz um time campeão.
Vejo aqui só correligionários - atleticanidade é religião - de alto nível, todos com um único propósito. Meus respeitos a todos.
Boa tarde.
É isso aí Rogério Camilo. Entrementes, o Galo sempre teve dificuldade com equipes de menor qualidade. Já deixou de avançar em copas do Brasil jogando com times de menor potencial. Foi desclassificado na libertadores por times inexpressivos. Foi rebaixado por não conseguir a vitória sobre um time de menor poderio. E por aí vai. Veja só: jogou muito melhor contra o Palmeiras, e perdeu. Penou contra o Paraná e ganhou. Contra o Ceará, recentemente, foi aquela angústia. Acontece com o Galo, frequentemente, o que raramente acontece com os seus similares, a nível de grandes clubes.
Respeito opiniões contrárias.
Boa tarde.
Boa tarde amiGalos! Esse endeusamento ao Vítor é ridículo. Ele tem falhado e isso é fato. E as deficiências que ele apresenta deveriam ser corrigidas pelo treinador de goleiros. Chiquinho é o nome do responsável pela função? Já comentei aqui antes. Maria burra é que fala mal do Vítor. Se a Maria for um pouquinho inteligente, vai rasgar elogios para o Vítor. Deu para entender, ou precisa desenhar? Reage Galo!
Pelo visto e em definitivo, não vão trazer zagueiro ""pronto"" para vestir a camisa de titular então é acreditar que o treinador vai dar seu jeito de ajustar essa defesa junto com seus volantes marcadores etc... para uma melhor performance do sistema defensivo...
quem está lá no CT todos os dias treinando a equipe é o Larghi e sua comissão então ninguém melhor que ele para escalar o que temos de melhor... eu só gostaria de ver o garoto Emerson ter mais uma oportunidade na lateral direita como também gostaria de ver o Maidana tendo uma sequência de jogos ao lado de Léo Silva...
do meio pra frente ele têm várias opções, aliás até demais, então que o ataque seja forte o bastante para reverter placares já que com essa defesa é quase certo que sempre levaremos pelo menos um gol por jogo!!!!!!!!!!!
HENDEL, acho que reforços para defesa ficou para o ano que vem, é torcer para o Adilson voltar logo e fazer dupla com o Zé Wellison e para as torres gêmeas Leo Silva e Maidana se firmarem.
Victor, Emerson, Leo Silva, Maidana, Fábio Santos porquê não tem outro.
Adilson e Zé Wellison
Chará, Nathan, Leandrinho, Ricardo Oliveira
Time reserva imediatos:
Cleiton, Patric, Matheus Mancine, Gabriel, Carlos Gabriel (da base)
Galdezani, Lucas Cândido
Reservas pela direita: Luan, Edinho
Reservas camisa 10: Cazares, Bruno Roberto
Reservas pela esquerda: Terans, Tomas Andrade, Clayton, Erik
Reservas centroavante: Denilson, Alerrandro
Se essa zaga e a defesa se firmar esse time embala, acho difícil isso acontecer sem reforços principalmente para zaga e lateral esquerda, mas futebol é imprevisível vai que da liga?
É um time totalmente IMPREVISÍVEL sendo assim que nos surpreendam positivamente vamos torcer.
Com essa base que foi montada e reforçando a defesa me faz otimista para 2019/2020 ou com muita sorte 2018 acabe o jejum, tomara...
AmiGalos, bom dia.
Querem corrigir esse probleminha ds nossa zaga? Sim
Então tá ai a solução:
1- Só enxergo um nome : Gil ex Corinthians. Mas temos dinheiro para contratar? Não
2- Montar a zaga com três zagueiros e dois cabeças de área. A torcida aceita isso? Não. Nosso DNA é de time ofensivo. Esse time aqui você aceitaria?
Vitor
Patric Gabriel Fábio Santos
Léo Silva Maidana
José Welison Adilson
Luan Chará
Ricardo Oliveira
Conclusão: Não temos DNA defensivo e não temos material humano e/ou dinheiro para correção do problema. O jeito é tomarmos 1000 gols e fazermos 1003.
Caro Thiago,
Escrevi sobre este assunto, mas, tenho que tirar o meu chapéu para você, afinal escreveu tudo aquilo que eu não consegui.
Perfeito.
E por falar de ídolos acho que tudo na vida tem que ter começo, meio e fim.
Parar no auge ou deixar o lugar para outros é se manter ídolo.