Reafirmando um sentimento – a meu juízo, Telê Santana e Jorge Sampaoli são os dois maiores treinadores que vi atuando no comando do Galo. Entretanto, assim como nosso mestre Telê, o argentino precisa deixar de teimar contra a realidade. Precisamos, urgentemente, de dois reforços e os nomes estão passando à deriva de seu desdém.
Telê Santana, nas Copas de 82 e 86, quando o Brasil mostrou um futebol que encantou o mundo, não trouxe nenhum dos títulos para casa também por responsabilidade exclusiva da sua teimosia. Na primeira delas, deixou o fenômeno Reinaldo fora da lista (por questão política), preferindo Careca (que acabou cortado e deu lugar a Roberto Dinamite), com isso jogou com o ineficiente Serginho Chulapa de centroavante.
Quatro anos depois, o mestre cortou Eder Aleixo por causa de uma expulsão infantil em jogo das eliminatórias contra o Peru. Dias depois, foi a vez de Leandro e Renato Gaúcho, que num dia de folga da preparação esticaram uma noitada em Belo Horizonte, justamente após saírem de um churrasco na casa do Bomba do Galo. Teimoso, perdemos o Rei – em 82 – e Leandro, Renato e Eder – já para a Copa de 86 – o que valeram as desclassificações imprevisíveis da seleção Brasileira.
Antes de chegar ao gringo, que carinhosamente trato de “Maluco Beleza” outra lembrança de teimosia. Procópio Cardoso, ouvido Departamento Médico, colocou na final do Brasileiro de 1980 com o Flamengo o lateral Orlando para atuar mesmo combalido e voltando de contusão. Alves, até pouco tempo antes titular do time, foi preterido para compor o banco de reservas onde – na ocasião – só poderiam ser relacionados cinco atletas.
Sem condições, foi substituído por um zagueiro de ofício, que depois teve de atuar na sua posição em razão de outra necessidade médica (Luizinho), terminando a partida com um volante (Geraldo) na lateral direita. O resultado todos sabemos e perdemos o campeonato. Agora, ávidos com a possibilidade real de reconquistar o Brasileiro, assistimos ao treinador Sampaoli insistir em conceitos na contra mão do que pensa o Torcedor. Vou falar de contratações, embora no elenco atual quase a totalidade dos Atleticanos prefira Rafael – que joga com as mãos – ao Everson, que fez uma assistência e tomou gols que, acredito, não passariam pelo goleiro preterido.
Ao meu entender, precisamos ainda de um zagueiro e um atacante com faro de gol. O primeiro para atuar ao lado de Alonso e o outro para balançar as redes. Entretanto, Sampaoli insiste com Rever – que seria uma boa opção de banco – e eventualmente usa Igor Rabelo. Não está funcionando. E o Jemerson vinha dando sopa na praça e a fim de voltar para o Galo. Sei disso. Parece que acertou com o Corinthians. E agora, Sampaoli, como ficamos?
Já lá na frente, depois de liberar o garoto Bruno Silva – que tem feito gols na Chapecoense – insiste com o Sasha que não tem mostrado qualquer efetividade. Dois míseros gols, um pelo Mineiro e outro no Brasileiro, não credenciam o indicado pelo treinador para a posição. Tardelli ainda leva um tempo para voltar e Sampaoli – a exemplo do caso Jemerson – descarta essa necessidade. Ambas as contratações já passaram da hora.
Ficamos daqui a culpar a diretoria executiva e de futebol, porém, no caso, pelo que temos lido e ouvido, essa responsabilidade deve e merece ser cobrada do treinador. Não faça como Telê Santana, que perdeu duas oportunidades únicas de títulos por teimosia. Tão competente quanto o argentino, o mestre pecou como agora nosso comandante vem repetindo o mesmo erro. Teimosia! Em que pese as reconsiderações sobre Rever, Mailton e Borrero, no caso a responsabilidade é do Sampaoli. Fora teimosia! Jemerson parece que perdemos e o atacante? É pra já! “A voz do povo é a voz de Deus”, diz o provérbio.
Pensando na partida de hoje ao final da tarde, os resultados de sábado e domingo foram prodigiosos ao Galo. Internacional perdeu com uma jogada isolada do vagalume Cazares, que o Atleticano conhece bem. Para aqueles que insistem em mencionar esse lance iluminado, some-se a ele outra assistência na partida frente ao Vasco, fora isso mais nada. Se é pra lamentar, entendo que o Vina (Vinicius) – no modesto Ceará – tem feito muito mais do que o equatoriano. Gols, assistências e participação efetiva nas partidas. Nem por isso sinto falta dele.
Já ontem, no clássico São Paulo e Flamengo, antes mesmo eu já dizia que qualquer resultado seria bom para o Galo. O São Paulo, comendo pelas beiradas, massacrou os cariocas dentro do Rio, com VAR e tudo. Diante disso, uma eventual vitória hoje coloca o Galo na liderança da competição. E com uma partida adiada.
Consideremos ainda que o São Paulo tem três jogos atrasados, todos em função da boa campanha do tricolor, aparentemente fáceis. Goiás (f), Ceará (f) e Botafogo (c), portanto nada tá tranquilo. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Vencer é o nosso lema. Sempre!
Fechando, como não foi com o Galo, sei que os algozes patrulhadores encontrarão outra maneira de me condenar. Operaram, prejudicaram, podemos dizer que “o apito penalizou a moralidade” contra o Ceará e Fortaleza, em benefício de Botafogo e Fluminense. Mesmo na derrota para o São Paulo, aconteceram lances duvidosos, sempre a favor do Flamengo. Todos cariocas. Tá explicado!
*fotos: 1) Bruno Cantini/Atlético; 2 e 3) Bruno Souza/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Nunca vi um técnico dar certo e ser vencedor no Galo ao ir contra o que a torcida quer! O Cuca ganhou pq ouvia sempre a torcida! Era gritar Luan que ele botava o maluquinho, só pra dar um exemplo.
Desde que Everson entrou no gol, a coisa desandou, coincidência ou nao.
Guga erra uma atrás da outra, entrega jogos, e é premiado com titularidade absoluta.
Sasha não chuta uma bola no gol e ele fala que não precisa de centroavante!! aí fica difícil mesmo ser campeão.
Contrataram jogadores caros e medíocres, como Sasha e Marrony, sendo que poderiam contratar 1 jogador fora de série com o dinheiro... todo time campeão tem um fora de série.
Desculpe Eduardo, mas como toda imprensa e diretoria você também está mimando Sampaoli. Seu trabalho no Galo até o momento é nota 5. Vejamos:
- 180 milhões em reforços, entre eles: Sasha, Mariano, Everson, Marrony;
- Não enxerga o mercado, pede contratação de jogadores que já trabalharam com ele ou indicados, como deixaram Jemerson ir para o Corinthians?;
- Odair Helman e Rogério Ceni, com elencos muito mais simples fazem trabalho muito superior.
- Tem que ser cobrado e merece críticas.
GALO, SE NÃO QUISER O RAFAEL, LIBERE O RAPAZ PARA TER OPORTUNIDADE E O DIREITO DE SER TITULAR EM OUTRO CLUBE. ELE ESTÁ COM 31 ANOS, É TALENTOSO, FOI BEM TREINADO E É UM GOLEIRO SEGURO. Melhor que o atual, na minha modesta opinião. Na minha opinião, seria o titular, mas se não pensarem assim PARA QUÊ SEGURAR O RAPAZ E CONDENÁ-LO A SER RESERVA TODA A CARREIRA?
Concordo plenamente com você. Mas lamento muito o que acontece no Galo. O Sampaoli escala mal, substitui mal e é completamente desequilibrado mentalmente. Acho que teremos mais um ano perdido por culpa deste argentino
enfim ja tinha jogado a toalha no jogo contra o Bahia. hoje foi para fechar o caixão. timinho sem vergonha este do galo. mas um vexame do sampaoli e seus amontoados de peladeiros. bandos de peladeiros tomam vergonha na cara. 150 milhões jogado no lixo por um montes de refugos. aff.
O Galo tem um treinador mimado e um diretor de esportes que está devendo explicação. Everson, Mariano, Sasha, etc.
O Rever foi o melhor do time, em dois gols ficou no mano a mano pois o Alonso foi ao ataque. Antes de cobrar do Rever, cobrem do Alonso.
Nathan voltou ao normal, está andando em campo, Savarino é péssimo finalizador, tem que sair do time.
Rafael é muito superior a Everson.
O trabalho do Sampaoli até o momento e nota 5, com 180 milhões em reforços está com a mesma pontuação do Fluminense.
Os treinadores de Fluminense, Inter e Fortaleza fazem trabalho superior.
Verdade pura o que você disse. A culpa é exclusiva deste destemperado argentino petulante. Depois que os outros times aprenderam como o Galo joga acabou, Perdemos para o Bahia, perdemos para o Fortaleza, perdemos para o Botafogo, empatamos com o Sport dentro de casa, etc. Vamos ganhar de quem?
Já falei há muito tempo que falta um zagueiro. O centroavante parece que não vem, já que tem site anunciando a possibilidade da vinda de Vargas, que não é e nunca teve cacoete de centroavante. Falta o time entrar nas divididas como os adversários têm entrado, e isso ficou claro no jogo de hoje, quando o Palmeiras se impôs também nas entradas duras, e falta maturidade pra pressionar juiz em lances duvidosos como todo time faz. Jogadores dos outros dezenove times partem pra cima dos juízes em qualquer lance que gere dúvida, fazem pressão, mas no Galo é diferente. Já vi essa história de time fair play, e não tem muito tempo. Título de bom comportamento pras cucuias. Isso é futebol profissional, não tem inocente! Daniel Alves deu aula ontem: jogou bola o tempo todo, e quando adversário quis se impor na base das cotovelas, deu o troco. E passou isso pro time. O que se viu foi um São Paulo onde todos dividiam as jogadas pra valer, onde jogadores não se intimidaram por entradas duras do adversário, pelo contrário, reagiam à altura. Jogador do Galo tem que sair de campo é extenuado de cansaço, entrar nas divididas como o adversário entra, pressionar juiz quando o lance é duvidoso. Daniel Alves quase com quarenta anos correndo barbaridade os noventa minutos e dando carrinho aos 48' do segundo tempo. É lamentável ver Felipe Melo e cia se impondo também na base das divididas. A jogada daquele gol contra o Fluminense mostra a inocência do time. A bola entrou muito, e não teve um jogador sequer partindo pra cima do juiz. Pelo menos o VAR chamou e o juiz deu gol. Time inocente não ganha título.
ESSE EVERSON CHAMA GOL É UM DOS PIORES GOLEIROS QUE JÁ VI NO ATLÉTICO.
Guga andou em campo. Vergonha. Não pode mais vestir a camisa do Galo.
Tem de contratar o Jemerson urgente.
Passa o Gabriel para o Corinthians.
Devolve o Bueno.
Perfeito. Mas o badalado e ineficiente diretor de esportes mão tem competência para para trazer Jemerson de graça, como fez o do Corinthians.
Agora sim, joguei a toalha.
O time joga até bem de intermediária a intermediária. Mas é péssimo no ataque e péssimo na defesa.
Esse Allan é o rei dos passes errados.
Esse Nathan morreu na enfermaria.
Zaracho deve se adaptar por ocasião da estréia da Arena MRV.
Quanto que custou mesmo esse Marrony? Isso é jogador de futebol?
Marquinhos, além de bundudo é azarado. Entrou até razoavelmente bem até errar aquele passe na área adversária dando um contrataque suíno.
Mais um amarelo pro Sampaoli. Tô quase pedindo um vermelho.
Everson...sem comentário.
Ê Galo! Como vc gosta de me iludir!!
Saudade do Cazares!!!
Matou a pau a charada atleticana. Concordo totalmente sobre os jogadores e cartão vermelho para este argentino desequilibrado e enganador.
O time cria muitas jogadas de ataque, mas sem eficiência. Ficando exposto a contra ataques. Enfim, no momento sem esperança em título.
Perfeito. Mas o badalado e ineficiente diretor de esportes mão tem competência para para trazer Jemerson de graça, como fez o do Corinthians.