Apenas vocês podem se fechar em um pacto de vencedores

Jorge Luis Breder, o nosso Jorge 19, é leitor assíduo de nosso blog. Mineiro de Manhuaçu, passou por Juiz de Fora e agora, aos 54 anos, reside em Vinhedo, interior de São Paulo, onde é funcionário público estadual, sem perder de vista o Galo do coração.

O texto que reproduzo abaixo é de sua autoria. Preciso e cauteloso, veio em boa hora, momentos antes de enfrentarmos o adversário do Paraguai. Jorge 19 tece comentários que servem para nós, para os jogadores, para a comissão técnica e também para a diretoria. Reflitamos. Eu me incluo.

Jorge Breder e sua afilhada Clarinha (Crédito: Arquivo pessoal)

“Depois de ‘a sua batata vai assar’, fui em busca de outras frases que se aplicam ao nosso momento atual. Paulo Silva lembrou-se de uma que apresento a vocês, adaptada: ‘Em casa que falta pão, todos gritam (ou brigam) e ninguém tem razão’. É o nosso caso. Vejamos.

Se Giovanni falha, queremos Uilson (não vai falhar?) ou a volta de Victor (e agora, não vai mais falhar? Qualquer coisa, a gente sempre pode pedir o Giovanni de novo…). Pedimos João Ricardo (quem vai dar o cheque?). Tiramos Marcos Rocha e colocamos Carlos César. Epa! Esse cara não tem futebol para jogar no Galo. Voltemos com Marcos Rocha. Falha de Felipe Santana. Vamos tirá-lo. Outra falha, agora de Gabriel. Ixi!  Vamos voltar com Felipe Santana. Erazo falhou ano passado (faz tanto tempo que nem me lembro…), hoje é nossa solução. Então venha, Erazo, “corrigir” nossa defesa. Leonardo Silva jogou bem? Cracasso. Jogou mal? Está velho. Ok! Ninguém presta, mesmo. A solução era Bruno Rodrigo. Por que não veio? Incompetência da diretoria. Sai Fábio Santos e entra Danilo. Ele é lateral, Roger. Sem invenções, por favor! Puxa! Coloca Gabriel de volante para fazer uma experiência.

Adilson é o nome. Se estiver sem ritmo de jogo, comprometer e entregar a partida, é só sacar o cara. Elias não disse a que veio. Gol e assistência de Elias. Desse time aí, Elias é um dos poucos que estão jogando. Cazares é craque. Pensando bem, Cazares não tem comprometimento. Que golaço de Cazares. Não, mas que preguiça do gringo. Fred é expulso contra as Marias, logo… Maria é. Merece ser punido! Punição exemplar! Fred faz quatro gols na Libertadores e chora depois do jogo. Esse é Galo Doido mesmo! Merece bicho dobrado. Luan tem problema grave no joelho, machuca a coxa e está inválido para o futebol. Esse só aguenta 30 minutos de jogo. Robinho faz assistência sensacional. É craque. Faz gol importante. É diferenciado. É bem marcado e não se destaca. Amarela em jogo importante. Volta mal de contusão e é ex-jogador em atividade. O time está perdendo. Roger modifica. O time ganha. Ele fez a leitura perfeita. O time não melhora. Ele substituiu errado. Não, não é o jogador que rendeu abaixo do esperado, é o técnico que deveria saber que sua atuação seria insatisfatória. 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Time luta para não cair nos anos de 2010 e 2011. Dirigente incompetente. Não sabe contratar. Traz Ronaldinho. Ex-atleta em atividade. Começa a dar certo. Grande contratação. Galo ‘perde’ a Libertadores ‘mais fácil de todos os tempos’. Técnico derrotado, pois nunca ganhou nada. Jogadores fracos. Comando incompetente. Ferreira escorrega na final da Libertadores. Melhor treinador do mundo. Abandona o grupo em pleno Mundial. Vaias. Ganha título com outro time. Volta pra cá. Vitória. Craques e ídolos, mesmo sendo todos pernas de pau. Derrota. Só tem draga, bota tudo na barca. Melhor presidente do Galo de todos os tempos. Presidente não presta…

A sequência é infinita, mesmo. No entanto uma frase é importante para o momento atual: ‘A história é escrita pelos vencedores’. Sempre foi assim.

Por isso os cornetas do ‘Eu não disse’ perderam a parada em 2013. Sim, eles existiam,tão fortes como agora. À época, a história foi escrita pelos que acreditaram, incluindo, também, jogadores, comissão técnica e dirigentes. O ditado não mente.

Novamente, essa máxima precisa ser lembrada por todos que, de alguma forma, pertencem ao Galo. A trajetória deste ano ainda está em fase inicial. Quem irá contá-la? Vocês ou os nossos valorosos ‘cornetas’?

Esqueçam as vitórias ‘expressivas’. O espetáculo não é necessário. A obrigação de vocês, estampada em nosso hino, é simplesmente vencer, vencer e vencer. Mesmo que para construir feitos significativos venham empates e derrotas pelo caminho. Sejam estes sinais de que doaram verdadeiramente ao futebol. Façam-nos sofrer a alma e a dignidade, combustíveis para os melhores placares.

Apenas vocês podem se fechar em um pacto de vencedores. Não admitir a derrota. Apenas vocês podem calar os críticos e fazer cessar a corneta. Quem acredita, acredita porque sabe que vocês são capazes. Não basta 90% da torcida acreditar, apoiar e empurrar. Façam a parte que compete a vocês. Os 10% de barulhentos não irão vencer a parada.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Em 2013, essa turma também atacou pesado. Não faltaram ‘torcedores’ ávidos a puxarem o tapete do presidente e de toda a diretoria. Desde as quartas de final da Libertadores, a batata do treinador esteve prontinha para ir ao forno. A lista de jogadores imprestáveis era bem grande. Estaria ‘provado’ que da nossa base nada presta. No entanto o Galo e 90% de sua torcida deram a volta por cima. Eles escreveram a história. Sorte? Também. Coisa que acompanha aquele cujo intenso desejo pela vitória não admite nada diferente disso. Lado a lado com o time, combatendo os fracos que descreditavam, estavam os gritos “Eu Acredito”. Era visível que os jogadores também acreditavam. E queriam. E buscavam.

O grupo de 2017 é bom. Pode, também, escrever bonita história. Está faltando pouco, muito pouco. Falta querer muito, com muita intensidade, além do que foi demonstrado até agora. Não aceitar nada menos que a vitória. Não precisa de espetáculo. Futebol não é teatro. Pode ser difícil. Pode ser doído. Pode depender de uma pitadinha de sorte ou do acaso. Não tem importância, só não pode faltar o muito querer, aquela gana e determinação, marcas dos vencedores.

Desprezem os derrotistas e derrotados. Eles não acrescentam nada de útil. Façam ouvidos moucos a quem é fraco e não consegue acreditar ou apoiar. Só sabem reclamar ou, quando tudo dá certo, comemorar. Não será com eles que iremos vencer. Será apesar deles. Será com aqueles que acreditam até o último momento. Que não entregam os pontos assim tão fácil. Que estarão com vocês até o fim, desde que vocês estejam conosco também até o final. Até a última gota de suor. Até a última gota de sangue. É através desta sintonia entre time e torcida, do pacto por vitórias e títulos, que iremos escrever as páginas heroicas de 2017. A nossa parte nós faremos. Mas o papel e a caneta estão em suas mãos, jogadores e comissão técnica. Não nos decepcione. Nós não os decepcionaremos”. 

Blogueiro

View Comments

  • Muito bom texto. Mas para que ? O time não tem vergonha na cara. O presidente é um sonolento que não sabe se trabalha na Câmara Municipal, na Prefeitura de BH ou no Galo. Acaba fazendo nada. Administrador incompetente, não sabe contratar, não tem voz ativa nem impõe respeito. É uma pau mandado da imprensa. A gente torce, se esguela (não sei se tem ou não terma) mas o time (eu disse time ? Desculpe-me) faz ouvidos de mercador. Qual foi a última revelação da base ? Jemerson. PONTO. Ninguém mais. Gabriel, muito ruim. Carlos? Que bom que foi pro Inter. O cara do texto diz que contratamos R10 como e-joogador em atividade, que ele me desculpe, mas não foi bem assim. R10 não estava jogando nada no Flamengo. Eu mesmo fui contra sua conratação, mas chegou aqui e arrebentou... detalhe: não estava sozinho, tinha Tardelli, Jô, Bernard e Cuca no banco. Robinho é sim, um ex-jogador em atividade. É opinião de mais de 90% da torcida e da imprensa. Hoje mesmo, Marcos Guiotti escreveu no jornal O Tempo que Robinho e GIovanni não podem ser titulares do Galo. Só Roger não vê isso ou não tem culhões para barrá-lo e enfrentar o empresário dele e o Nepomussono. Roger, se você ainda sente alguma dignidade, DEMITA-SE. Quando você foi contratado, fui contra. Eu queria o Zago, que hoje está no Internacional. É melhor que você ? Ou você é melhor que ele ? Não sei, mas ele apresentou muito mais serviço no Juventude (RS) do que você no Grêmio. Pare de querer ostentar um falsa humildade, ninguém engole mais suas mentiras, suas relevações de resultados. Perder fora é "Normal" ? Para o "famoso quem " Libertad ? Qual é ? Não me faça rir. Espero que o diretoria não espere a canoa afundar para mandá-lo embora. Vejo pessoas comentando sobre o jogo próximo com o Libertad , mas estou preocupado e com a URT. Um time de culhões e vergonha na cara. Comentário eral na imprensa e no disse-me-disse, é que você ainda não conseguiu dar uma cara ao time... discordo, o time tem a sua cara. O time não tem raça, não tem amor à camisa, não tem vergonha na cara diante das péssimas apresentações que vem fazendo. Roger vá ser feliz na China.

  • Li o texto ontem e gostei demais, parabéns. Mas hoje depois desse jogo, tudo que foi escrito foi por água abaixo literalmente.

  • o grande o problema é acharmos que nosso time é o melhor elenco do Brasil. Definitivamente essa análise é feita com base no nome dos jogadores, porém olhando o momento errado de seu desempenho. Robinho já foi um grande atacante, hoje não consegue se impor em jogo duro. Elias já foi um grande meia, hoje não consegue nem ser a sombra do que foi. Fabio Santos já foi bem em outros times, hoje é inseguro e não tem mais perna, vejam o que ele fez ontem no inicio do jogo. Os demais fica até difícil, pois nunca vi fase positiva, Giovani, entrou sempre pouco e não foi nem primor, hoje falha consecutivamente, sua entrevista mostra o nervosismo, quando mais pressão receber, mais vai errar. Gabriel, é o reflexo de nossa base, não tem base de formação, observem mais uma vez que ele falhou, embora não aparece no lance. Por que a tabela do time adversário foi feita? O atacante deles entra na área, Gabriel acompanha, marcando por trás, ou seja, tirando o impedimento e dando o espaço para o toque pelo meio. As duas falhas em lance aéreo nos jogos passados foram semelhantes, o atacante invade a área e ele entra marcando por trás, tirando o impedimento e abrindo espaço no meio da área. Não sei para que está servindo a divisão do campo em quadrantes. Enfim... tá brabo, não estou conseguindo acreditar...

    • Essa ideia errônea que mantemos a base desde 2012, tem feito muita gente escorregar na mionese. Base era com Bernard, Jô, R10 e Tardelli. Hoje temos esse ex-jogador robobinho que nada faz, um Rafael Carioca que deixou, junto com Fábio Santos, o futebol na seleção.

  • 36 minutos do segundo tempo : 3 (TRÊS ) chutes a gol.
    Em um campo pesado, deixou Heman no banco , colocou Danilo.
    Cuca já , imediatamente.

  • E o filme se repete.
    Time mal escalado, falhas individuais, meio campo que não marca ninguém e ataque cardíaco, não chuta uma bola no gol.
    E o Roger põe a culpa na chuva e no gramado. Para
    mim, ele já subiu no telhado.
    Agora só falta não ganhar da URT e ficar de fora da final. Timinho enganador.
    Mais uma no lombo, já está dando nojo. Vamos dormir zzzzzzzzzzzzzzz

  • Falha do Giovani e do Elias que não acompanhou o jogador do Liberta que iniciou e finalizou. O Galo não jogou nada, mas se não tivesse ocorrido as falhas terminaria no 0 a 0. Jogadores falham e a culpa é só do técnico.

  • Espero que o Roger seja demitido antes que ele comprometa a participação do Galo na Libertadores. Acho que o Galo tem o melhor elenco do Brasil, mas a falta de um treinador a altura do elenco está causando um grande desgaste dos jogadores junto a torcida. Roger siga seu caminho, tem muito time da série B ou C que poderá lhe dar uma oportunidade .

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

15 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!