Categories: blogueiros

A ressaca ainda não passou

A derrota no clássico continua doendo. Não pelo torneio em disputa, mas perder esse jogo sempre foi e será assim: o perdedor não digere a derrota, seja torcedor do Galo ou do adversário. Afinal, desde os anos 60 e 70 essa partida mexe com a cidade e com os mineiros. Antes disso era Galo e América e nos primórdios, Galo e Villa Nova. Eles se revezam, mas nós continuamos como o maior, o melhor e o mais tradicional clube de futebol de Minas Gerais.

Ontem, em meio ao inferno de gozações sofridas – quase um bullying – encontrei forças para reagir e motivação para a temporada. Sem querer recorrer a ditames ultrapassados, mas como diria um dos maiores ídolos da nossa história recente – Ronaldinho Gaúcho –, “jogo é jogo, treino é treino”. Perdemos a partida, mas a temporada ainda reserva grandes e fortes emoções.

Em 2013, numa única experiência de partida com a presença das duas torcidas no Mineirão, também fomos derrotados pelo mesmo adversário e o resultado veio na temporada. Ganhamos o maior título de nossa história. Somos o único time mineiro campeão da Copa Libertadores a partir do reconhecimento oficial, pela Fifa, de que os torneios mundiais são computados a partir do ano de 2000. Aos curiosos, basta ler para entender o que estou dizendo. Desta vez não vou desenhar, cansei dessa gente.

A derrota, ainda que continue causando estragos no meu humor, não nos tirou a vaga da quinta Copa Libertadores consecutiva. Temos então de tirar lições dela, pois a temporada está apenas começando. Como bem disse o leitor Itamar, que comentou no post de ontem, se o treinador Roger Machado quer mesmo escapar do lugar comum que foi reservado aos seus antecessores, deve exigir da diretoria contratações imediatas. Para o Campeonato Mineiro e a Primeira Liga, até aquele time que representou o Galo na Flórida Cup pode dar conta do recado, mas daqui um mês começa a Copa Libertadores.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

É urgente a necessidade de um bom zagueiro, para assumir a vaga na defesa; de outro volante que dispute com Rafael Carioca o privilégio de jogar ao lado do Elias (só assim para o acomodado titular voltar a ser protagonista), além de um armador (camisa 10), tendo em vista que Cazares vive de lampejos e o Atleticano não tem a paciência que ele talvez imagine. Reiterando e endossando o verbo usado pelo leitor. Exigir!

Pois bem, quanto ao gosto amargo da derrota, que nos impõe um jejum agora de seis partidas sem vencer o adversário, faço registros breves. A maior série de partidas sem derrota neste clássico continua favorável ao Galo. Temos a primazia absoluta nesse quesito e recentemente ficamos 13 partidas sem perder para essa gente. Mais do que o dobro do que tanto estão comemorando agora.

Na soma geral de partidas entre o Galo e o adversário, continuamos muito à frente em qualquer tipo de detalhamento. Agora são 496 partidas, sendo que vencemos 199 e perdemos apenas 166, tendo ocorrido 131 empates. Nesses jogos, marcamos 704 gols e levamos 631. A maior goleada permanece o histórico 9 a 2, conforme consta inclusive de uma edição de almanaque licenciado pelo próprio clube adversário. Basta conferir na página 15 da mencionada obra publicada. No jogo do meio de semana, perdemos, mas colocamos muito mais torcedores no Mineirão que o adversário e, mesmo perdendo a partida, silenciamos o outro lado da lagoa com o grito da nossa apaixonada e fiel torcida. Resumindo, entre outras comparações, o Galo permanece sempre à frente.

O que mais conforta o Atleticano é que, como em 2013, perdemos o primeiro clássico do ano e a temporada foi inesquecível. Que a tradição seja mantida. Assim acreditamos!

Blogueiro

View Comments

  • Roger tem de esquecer o sistema defensivo retranca que fez no Gremio. Aqui é Galo,raça e velocidade. Tecnico ganha jogo,Tite na seleção com a mesma base do Dunga olha a diferença. O Roger nao tem q mudar a forma do Galo jogar,tem de adequar e otimizar os sistemas defensivo e ofesinvo, perdemos poder de fogo no ataque e a defesa continua uma mãe. Pratto e Fred podem jogar juntos basta o treinador querer,mais ai cazares e otero banco. Porque quero saber onde o Clayton é melhor defensivamente ou ofensivamente que o Pratto? Acorda Roger. Danilo de volante seria interessante ver tem bom chute e recompoe. Saudades de Rever,Tardelli e Datolo.

  • "Torcida mais chata do Brasil, se o problema era goleiro não é mais. Victor é do ‪#Galo‬!". Depois de muitos pedidos, Kalil ouviu os torcedores e trouxe um goleiro top. O resultado todos sabem.
    O atual presidente poderia se inspirar neste caso para resolver o problema que o time tem hoje. Faz mais de um ano que a torcida reclama da defesa, e a diretoria só contrata meias e atacantes (e ainda perderam a chance de repatriar o Tardelli).
    É preciso investir pra trazer um zagueiro de alto nível. O Felipe Santana, o Erazo e os meninos da base podem ser úteis no decorrer da temporada, mas é preciso algo mais para buscar os títulos que desejamos.
    Torcida mais chata do Brasil, se o problema era a zaga, não é mais........ Nepomuceno, o resto da mensagem fica por sua conta.

  • Caro Eduardo e amigos do blog, desde do ano passado sabemos da carência de um Zagueiro, Mais um volante e um meia camisa 10, como já estamos no mês de Fevereiro de 2017 acho difícil a chegada desses jogadores antes do meio do ano.
    Então eu espero que nosso técnico Roger Machado escale o que ele tem de melhor, sendo assim Pratto, Fred e Robinho tem que jogar juntos, coloca o Robinho pelo meio, o Pratto um pouco a esquerda e o Fred de Centro Avante.
    Coloca o Luan pela direita
    Carioca e Elias de volantes
    Marcos Rocha e Fabio Santos de laterais
    E Leo Silva e Felipe Santana de Zagueiros
    Ao meu ver é o que temos de melhor e tem de ser escalados, cabe ao técnico encaixar o time dar padrão, treinar e formar um time vitorioso como o Tite faz, do limão ele faz uma limonada.
    A diretoria tem sua parcela de culpa de não ter suprido as carências do time, mas cabe ao Roger escalar os melhores nem o Pratto nem o Fred pode ficar no banco, é inadmissível isso!!!

  • Qual o link onde fala do reconhecimento oficial, pela Fifa, de que os torneios mundiais são computados a partir do ano de 2000? Este eu preciso ter nos meus favoritos pra zoar muita gente. Galoooooooooooo

  • ...eu detestei o time contra o cuzero, mas eu acho que tem muita gente aí jogando a toalha cedo demais....o importante não é como começa , é como vai terminar....o heverton Guimarães falou na Band que o Maluf lhe disse que vem mais um volante top aí e não vai demorar.....ainda tem muita água pra passar debaixo da ponte.....e ao contrário de muitos, acreditro no trabalho do Roger....não se pode acabar com uma pessoa em tão pouco tempo, tempo, isso é injusto....o mesmo vale pro Felipe Santana, eu achei horrível o que ele fez até agora, masd ainda pode se recuperar....marco Rocha, Bernard quase foram queimados por causa do começo ruim.....

  • 2016 poderia ter sido diferente se tivéssemos UM zagueiro para compor o elenco. E não faltou pedidos da torcida. 2017 saiu Edcarlos que vale -1 (menos que nada). Léo Silva vai ter perda natural de rendimento. O que será que a diretoria está ainda pensando para contratar um novo zagueiro? Nepomuceno já deixou claro seu temperamento e despreparo quando demitiu Levir, campeão da Copa do Brasil e Vice brasileiro com um time bem montado que dava gosto de assistir mesmo quando perdia, e ao demitir Marcelo Oliveira somente na final da CdB, onde certamente não era o momento (poderia ter sido até antes). Como pode ser tão cabeça dura e Infantil! Parece que subiu à cabeça o cargo de Presidente do Galo e agora quer apontar dedos e esperniar quando contrariado e mostrar pra torcida que quem manda é ele. Essa briga é pesada Daniel, vc não aguenta o tranco. Abre seu olho!

    • Nepomuceno, não passa de um político que não entende nada de futebol e de gestão.
      A cada dia que passa não dá pra esperar nada desse projeto mal acabado de Presidente.
      Ainda bem que o mandato dele termina esse ano.
      Mas quem vier depois vai ter trabalho para rearrumar o time do Galo.

  • Boa tarde caro Eduardo , não vejo como muitos de nós atleticanos esse abismo que estamos prestes a cair acho que o pessoal tá pegando pesado , não sei talvez eu veja com outros olhos o futebol ou talvez eu que não tenha razão até porque ninguém é dono da verdade , no meu ponto de vista vejo um belo trabalho por vir esse ano estou confiante no trabalho do Roger acho que vai dar certo . o futebol mudou muito e quem não acompanhar as mudanças vai ficar pra traz , é complicado avaliar o time agora tanto negativamente quanto positivamente é como julgar sem ter provas , então prefiro me basear em fatos reais pra exercer minha opinião . ano passado fizemos uma final de copa do brasil , brigamos na parte de cima do brasileiro com chances de título , chegamos as quartas da libertadores sendo desclassificados por um gol qualificado ou seja tudo que disputamos chegamos mesmo com todos problemas que tivemos de lesões , convocações etc. agora porque devo achar que esse ano vai ser pior . mantivemos nossos melhores jogadores que sim foram muito assediados nessa janela , trouxemos um técnico jovem estudioso que deseja muito ser vencedor e que já deu mostras do seu trabalho e sua competência no time do Gremio fizemos contratações pontuais pra repor as saídas do General e do J. urso temos Elias e o Roger Bernardo que ainda está por vir , continuo acreditando que o Cazares vai ser esse camisa dez que precisamos , sobre o Felipe Santana acho que se deve dar um crédito pra ele com certeza esteve em uma noite infeliz apesar de estar voltando depois de 6 meses parado e se adaptando ao novo clube temos a maior parte do time servindo suas respectivas seleções ou seja jogadores de alto nível que se o nosso presidente abrir a boca vem um monte de times pra levar . por isso estou tranquilo tenho certeza que com o passar dos jogos , o retorno dos que estão no dm e a entrada dos reforços vamos entrar muito fortes nessa libertadores a quinta consecutiva que vamos disputar graças ao belo trabalho que nossa diretoria vem exercendo desde 2012 . como atleticano sou e por tudo que já passei e vi não vai ser agora que estamos por cima que vou desistir e desacreditar pelo contrario vou e torcer mais ainda porque sei que podemos e vamos AQUI É GALOO P.........................

  • CARIOCA, ELIAS E DANILO. Este meio de campo vale o teste. Dois volantes que sabem sair para o jogo e recompõe bem a marcação. Completando a linha ofensiva, CAZARES (se decidir jogar bola), ROBINHO E FRED. E aí?

  • Não acho que é o fim do mundo. Desculpem-me irmãos Galo doido, mas se cada um colocasse a razão e não o coração para julgar saberíamos que o nível de preparação técnica e física do adversário está eu um estágio um pouco mais avançado que o nosso. No papel, temos muito mais time, porém estamos partindo do zero. Seria difícil é não impossível fazer um bom jogo. Dói perder um clássico? Claro que dói... Dói na alma. Mas não devemos fazer disso uma terra arrasada!! O time vai crescer e vai voar nos gramados, mas vamos precisar ter paciência. Esse é o ano do Galo!! Esse é o nosso ano de ser feliz!! Fé e torcida!! Vai dar certo! Sou atleticano e sou Galo na veia, mesmo sem poder ir aos estádios acredito e torço pelo meu Galo!!

  • Todo mundo sabe que pra disputar os títulos e ter chance de ganhar o Galo precisa se reforçar.
    Todo mundo está careca de saber isso!
    É tão óbvio, que inclusive a Diretoria sabe!
    O que a Diretoria não sabe é trabalhar!
    Pq das duas uma, ou ela não contrata por que não tem dinheiro, ou não contrata pq não sabe ou demora a contratar.
    O que não dá é a Diretoria ficar calada, falando que não vai trazer jogador, como se o elenco que está aí já estivesse completo.
    A Diretoria está achando que nós torcedores somos babacas, que a gente não sabe de nada e que não precisa nos dar nenhuma satisfação. Justamente quem neh, a torcida mais apaixonada e digamos mais "chata" do Brasil.
    Já passou da hora dessa Diretoria de araque ser mais competente e transparente com o torcedor.
    Sejam francos. Digam claramente qual é o planejamento do clube.
    Vai trazer mais jogadores? Ou não vai e por que não vai?
    E ponto final!
    Assim fica fácil pra nós torcedores entendermos o que acontece, acaba com esse mimimi, com esse tanto de reclamação e a gente vai poder se preocupar unicamente em apoiar o time, quer ele esteja completo ou não.
    Essas dúvidas e desconfianças só atrapalham o clima entre a torcida, time e Diretoria.
    Acorda Nepomuceno! Acorda, seu incompetente!
    Aprende ao menos a trabalhar!
    Aprende ao menos a se comunicar com a torcida!
    Trás a torcida pro seu lado e pro lado do time!

Recent Posts

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

22 horas ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

A relevância e importância em vencer no BR

Depois de perder a final e o título para o flamídia, tendo para chegar às…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!