Categories: blogueiros

A responsabilidade pelo momento é da diretoria

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Na quinta e na sexta, depois da sequência de jogos complicados e de placares indesejados, tive a oportunidade de conversar com vários amiGalos, que me levaram a uma profunda reflexão. Diria que estou naquela de “ruim com eles, pior sem eles”. Refiro-me ao presidente, ao diretor de Futebol e, de maneira especial, ao treinador e ao elenco do Galo.

Vamos aos dois primeiros. O presidente e seu vice, Sette e Lásaro, foram eleitos pela maioria dos conselheiros, numa vitória esmagadora. Me lembro de que no dia da eleição, adiantei aqui no blog o resultado percentual daquela disputa. Não sou conselheiro (fui, tempos atrás), mas confesso que se fosse teria votado na mesma chapa vitoriosa. Nem tanto pelo pouco que vi de proposta, pois sequer o candidato se preocupou com isso, mas pela fragilidade do então adversário.

Hoje, passados mais de quatro meses do pleito, sinceramente, pelo que estou assistindo, talvez pagasse para ver o tiro no escuro. Entretanto, Sette é o presidente do Galo – eleito legitimamente – e cabe a ele conduzir os destinos do clube. Torço, como entendo que deve ser o desejo de todos os Torcedores, para que sua gestão seja de pleno êxito.

Mesmo cobrando e reclamando – às vezes até com veemência – sobre contratações, resultados e títulos, acho necessário lhe dar tranquilidade para buscar a solução dos problemas herdados. O que passou não tem retorno. A diretoria atual recebeu uma bomba de efeito retardado, que vamos conhecendo gradualmente. Dívidas, salários exorbitantes, jogadores descompromissados, enfim, difícil de encontrar a sonhada liga.

Já o diretor de Futebol, Alexandre Tadeu, este, sim, bastante criticado pelos Atleticanos, pouco se move no sentido de encontrar explicações para o que está acontecendo e tampouco contratações que motivem a Massa. Nove novos nomes, entre eles um apenas titular e dois ou três que ainda podem justificar a que vieram. É bem verdade, isso não discuto, que o banco desta temporada é superior ao do ano anterior.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto ao treinador, interino ou de que ordem for, é o menos culpado por tudo que estamos vivenciando. Estudioso, como reconhecemos, recebeu um elenco em declínio e conseguiu – ainda que timidamente – dar algum padrão de jogo e avançar nas competições, Copa do Brasil e Mineiro, nessa última tendo até chegado à final e por pouco beliscando um título sem méritos. Enfim, Thiago Larghi vem trabalhando com o que tem em mãos e conseguindo – a duras penas e pesadas críticas – conduzir a equipe. Apesar das quatro últimas partidas.

Já sobre o elenco, mesmo xingando e reclamando de diversos jogadores, não podemos tripudiar sobre o nosso patrimônio. Afinal, entre os quase 40 profissionais que o Galo dispõe, que culpa têm Felipe Santana, Roger Bernardo e Hyuri – entre outros similares – de receber o salário acordado em suas contratações? E aos oito que chegaram ao Galo nesta temporada, igual tratamento deve ser aplicado. O que não podemos admitir, ontem, hoje e sempre, é falta de compromisso. O futebol de cada um deles é este que estão apresentando. Se houve erro na contratação, a responsabilidade é de quem negociou pelo Galo.

Por fim, aproveitando este sábado, sem pré ou pós-jogo, uma vez que só amanhã teremos compromisso, quero sugerir uma reflexão sobre o necessário apoio do Torcedor para buscar melhor desempenho na temporada. A austeridade financeira, responsabilidade com os gastos que teriam – ao que entendemos – passado à margem em nosso passado recente, se faz necessária ao futuro do nosso time. Só reitero um único questionamento: transparência e vir a público mostrar o espólio recebido da gestão anterior.

Em tempo: insisto em dar crédito ao Thiago Larghi, sem deixar de pedir oportunidade aos jovens garotos integrados ao elenco profissional. Tivessem eles rodado pelo Campeonato Mineiro, seguramente Alerrandro teria um rendimento ainda melhor que as duas assistências aos gols de quarta-feira. Quem sabe até mesmo começado uma série de balançar as redes adversárias, como todo Atleticano vem sonhando desde sua ascensão ao time principal.

Blogueiro

View Comments

  • Lugalo, comungo com seu comentário.
    Fico impressionado com a bipolaridade de nossa torcida. Quando metemos 3 x 1 no Cruzeiro, era inacreditável a confiança da maioria dos torcedores na capacidade do time.
    Para gente!!!
    Precisamos deixar o time jogar, claro que para disputar esta quantidade de campeonatos, precisaremos de jogadores que consigam entrar em campo substituindo titulares e mantendo o nível de futebol.
    Acredito que com o plantel que temos hoje, conseguimos montar um bom time para encarar qualquer outro, mas temos que deixar este time jogar junto. Acho que nele tem que estar Adilson, Blanco, Roger Guedes, Luan, Otero. Acredito muito no Ricardo Oliveira e Acredito no Alerrandro e no Tomás. Infelizmente, só temos plantel para montar um time, e é aí que o bicho pega.
    Nosso banco de reservas, não está à altura dos titulares. Precisamos trabalhar para suprir esta deficiência.
    Espirito de Luan para todo o time, é o que desejo e estarei apoiando.
    Vamo Galo!!!
    PS.- Luan é rápido, Luan morde o adversário o tempo todo, Luan se desloca o tempo todo, acredita em todas as bolas, não admite bola no pé do adversário e ama o Galo igual a nós torcedores.

  • O comentarista da ESPNS MAURO cEZAR falou sobre isso se referindo a FLAMERDA e SP, e parece que a torcida do GALO e Diretoria estão indo pro mesmo caminho... APOIO, Paciencia, Agora vai e nunca saimos do lugar ou melhor estamos desde a saida do Levir só andando para trás!!! Temos de parar com isso de nos acostumar com a derrota e achar certo a má fase, um time do tamanho do Galo não pode se contentar em sanar as contas e brigar para não cair, não podemos achar normal empatar com time da 4 divisao, mais classificamos( diria os que defendem a atual diretoria/diretor/interino)...Os salarios astronomicos para a realidade do trabalhador brasileiro estão em dias, quando o time perde eles jogadores e interino voltam para suas mansaos, coberturas ou vao curtir suas baladas e nós torcedores ficamos tristes, desanimados, consolando nossos filhos que o time vai melhorar... Ver meu filho chorar apos derrota com este time retranqueiro, medroso e sem alma atleticana, e ainda falam que a torcida tem de ter calma, apoiar??????? Que dia que não apoiamos o time? Agora passamos o ano passado todo apoiando e aguentando a barra, enquanto diretoria e jogadores destruiam o ano do nosso GALO, agora quererm repetir o enredo este ano tbm? Mais qtos anos teremos de abaixar a cabeça para diretoria omissa e treineiros fracos para podermos ser felizes e campeoes de novo?? Amanha vamos torcer como sempre torcemos, mais se perder tem de vaiar, xingar e cobrar sim...
    Vamos ver a escalação , se Blanco no banco e Elias titular já vou desligar a tv e ir dormir, porque mais frouxo que este interino não conheço!!!

  • KKKKKK a culpa e da diretoria, viram o balanco financeiro ? Ate que enfim chegou alguem com pes no chao. Viram quanto quer o Ganso? E o SPFC E O INTER, mineiro nao vale nada ne isso mesmo? Por que reclamar a perda? O ESTÁDIO esta ai e e uma realidade exige sacrificios. Quem reclama nao viveu os anos 2003 a 2011 era bem pior podem acreditar. O turma chata, querem uma chupeta so sabem chorar. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  • Saudações !
    Acredito q a culpa seja da bola ,a bola pune ,se nao souber trata la bem fica impossível ,sem sucesso .

  • Caro Eduardo, o que espanta é justamente termos notícia de terra arrasada e se elege uma chapa de continuação sem alarde, sem questionamento, sem oposição alguma.

    Não é possível que não há ninguém mais competente, inteligente e sábio pra pelo menos discutir o que se tem feito, pautar novas idéias, nem q seja pra pressionar quem ganha?

    Isso me lembra o debate na reeleição do Aécio, independente de suas preferencias políticas, foi estarrecedor ver o Nilmário não fazer uma pergunta capisciosa, difícil, constrangedora, parecia um jogo de cartas marcadas.

    Corinthians foi campeão com time pior e mais barato q os melhores e ainda assim a eleição foi tensa e tumultuada...

    Há algo fundamentalmente errado na política do Galo, um clima de passividade, tacanhez, comodidade, q coincidencia ou não, reflete na postura do elenco.

  • Do twitter:
    Mandos de campo dos 8 grandes na CB entre 2015-2018: Cruzeiro: decidiu 11 de 13 sorteios (84,6%) em casa. Corinthians 5 de 7 - 71,4%; Vasco 5 de 8 - 62,5%; Grêmio 6 de 11 - 54,5%; Palmeiras 5 de 10 - 50%; Santos 5 de 11 - 45,4%; Flamengo 2 de 7 - 28,5%; Atletico 3 de 11 - 27,2%.

  • Thiago Larghi disse que quer um time ofensivo amanhã pois só a vitória interessa... entao vai aqui minha dica... quero ver a coragem dele de tirar o Elias...

    Victor
    Patric // Bremer // Gabriel // F. Santos
    Adilson // G. Blanco // Luan // Otero
    R. Oliveira // Alerrandro

  • Olá amigos da bola!

    Nepomuceno já era!..... Já foi.....

    Pelo menos o cara montou times fortes!.... Ao menos no papel, que nos encheu de esperança, mas, infelizmente não deu certo! Já imaginaram se tivéssemos sido campeões de tudo?
    Na era Nepomuceno, as negociatas eram relativamente boas para o galo, como a compra e venda do Pratto, porque na era 7, demos "de graça" o melhor lateral do Brasil e nossa melhor promessa da base!

    Novos Tempos!......

    Quatro meses de trabalho e o atual presidente tá se saindo pior que o antecessor, Mas muito pior!.... Prestem atenção, observem o que foi feito até agora!

    Quando assumiram, acabaram com o projeto inteligente do sub 23, que poderia trazer muitos frutos para o galo! Aquele time servia para subir a base, revelar craques, foi assim que Marco Túlio, Marquinhos, Capixaba e outros apareceram para a mídia, como promessas de bons jogadores e por isso despertaram interesse de outros clubes e foram vendidos e emprestados! E agora? Como fica a base? Os atletas que forem revelados, dificilmente terão chance no profissional, não irão aparecer, consequentemente, não despertarão interesse de outros clubes. e muitos futuros craques podem sair, dispensados porque não tiveram chance de mostrar o que podem fazer! Resumindo, galo perde craques e muita grana!

    E as contratações feitas???

    Absurdo!.....Preteriram a base, que não é excelente, ok!.... Mas tem sim bons jogadores, melhor que esses perebas de segunda divisão que foram contratados!

    Vocês observaram o nível de contratações? Horrorosos, refugos, que nos remete ha algo muito estranho! Será que estão usando nosso galo como vitrine de empresários, com que objetivo??? Mostrar esses perebas para vendê-los no futuro????? No caso os empresários ganham e quem mais??????

    Sei quem não ganha! Torcida e Galo.

    Amigos! É preocupante, nossos bons valores da base são preteridos em função de uma barca de perebas!.....Tudo isso, administrado por péssimos advogados e por um fantoche pau mandado dessa turma que parece sim, trabalhar não pelo galo!......Mas pra eles mesmos.......

    Estão inchando a folha de pagamento, com jogadores horrorosos!.....A dívida vai aumentar muito,.............. Nas mãos desses advogados incompetentes!.....

  • Só mais uma coisa, onde está o Maidana? Onde está o futebol do Andrade? De qualquer maneira sou Galo, apenas um desabafo! Não somos torcedores, somos ATLETICANOS!!!! Aqui é Galo!

  • Bom dia nação alvinegra! Realmente a contestação de onde está o lateral contratado que veio da Ponte Preta é uma pergunta que não quer se calar! Assim como a insistência e deixar Elias, Patrick, Bremer, Cazares no time! Adilson e Blanco são hoje insubstituíveis , Otero apesar dos deslizes é outro titular incontestável, Leonardo Silva já nos deu alegria, hoje talvez pela idade não esteja rendendo, Gabriel mediano não o vejo como um zagueiro de confiança, Ricardo Oliveira infelizmente é fim de carreira, Vitor faz defesas difíceis e toma gols bobos, sinceramente sem entender esse grupo , desde a diretoria aos jogadores! E Tiago Larghi, muito obrigado pela boa vontade mas depois daquela escala ção contra o Ferroviária acho que para o momento do Galo você não é o ideal técnico!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

14 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

2 dias ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

3 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

4 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

5 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!