Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

A responsabilidade pelo momento é da diretoria

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Na quinta e na sexta, depois da sequência de jogos complicados e de placares indesejados, tive a oportunidade de conversar com vários amiGalos, que me levaram a uma profunda reflexão. Diria que estou naquela de “ruim com eles, pior sem eles”. Refiro-me ao presidente, ao diretor de Futebol e, de maneira especial, ao treinador e ao elenco do Galo.

Vamos aos dois primeiros. O presidente e seu vice, Sette e Lásaro, foram eleitos pela maioria dos conselheiros, numa vitória esmagadora. Me lembro de que no dia da eleição, adiantei aqui no blog o resultado percentual daquela disputa. Não sou conselheiro (fui, tempos atrás), mas confesso que se fosse teria votado na mesma chapa vitoriosa. Nem tanto pelo pouco que vi de proposta, pois sequer o candidato se preocupou com isso, mas pela fragilidade do então adversário.

Hoje, passados mais de quatro meses do pleito, sinceramente, pelo que estou assistindo, talvez pagasse para ver o tiro no escuro. Entretanto, Sette é o presidente do Galo – eleito legitimamente – e cabe a ele conduzir os destinos do clube. Torço, como entendo que deve ser o desejo de todos os Torcedores, para que sua gestão seja de pleno êxito.

Mesmo cobrando e reclamando – às vezes até com veemência – sobre contratações, resultados e títulos, acho necessário lhe dar tranquilidade para buscar a solução dos problemas herdados. O que passou não tem retorno. A diretoria atual recebeu uma bomba de efeito retardado, que vamos conhecendo gradualmente. Dívidas, salários exorbitantes, jogadores descompromissados, enfim, difícil de encontrar a sonhada liga.

Já o diretor de Futebol, Alexandre Tadeu, este, sim, bastante criticado pelos Atleticanos, pouco se move no sentido de encontrar explicações para o que está acontecendo e tampouco contratações que motivem a Massa. Nove novos nomes, entre eles um apenas titular e dois ou três que ainda podem justificar a que vieram. É bem verdade, isso não discuto, que o banco desta temporada é superior ao do ano anterior.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Quanto ao treinador, interino ou de que ordem for, é o menos culpado por tudo que estamos vivenciando. Estudioso, como reconhecemos, recebeu um elenco em declínio e conseguiu – ainda que timidamente – dar algum padrão de jogo e avançar nas competições, Copa do Brasil e Mineiro, nessa última tendo até chegado à final e por pouco beliscando um título sem méritos. Enfim, Thiago Larghi vem trabalhando com o que tem em mãos e conseguindo – a duras penas e pesadas críticas – conduzir a equipe. Apesar das quatro últimas partidas.

Já sobre o elenco, mesmo xingando e reclamando de diversos jogadores, não podemos tripudiar sobre o nosso patrimônio. Afinal, entre os quase 40 profissionais que o Galo dispõe, que culpa têm Felipe Santana, Roger Bernardo e Hyuri – entre outros similares – de receber o salário acordado em suas contratações? E aos oito que chegaram ao Galo nesta temporada, igual tratamento deve ser aplicado. O que não podemos admitir, ontem, hoje e sempre, é falta de compromisso. O futebol de cada um deles é este que estão apresentando. Se houve erro na contratação, a responsabilidade é de quem negociou pelo Galo.

Por fim, aproveitando este sábado, sem pré ou pós-jogo, uma vez que só amanhã teremos compromisso, quero sugerir uma reflexão sobre o necessário apoio do Torcedor para buscar melhor desempenho na temporada. A austeridade financeira, responsabilidade com os gastos que teriam – ao que entendemos – passado à margem em nosso passado recente, se faz necessária ao futuro do nosso time. Só reitero um único questionamento: transparência e vir a público mostrar o espólio recebido da gestão anterior.

Em tempo: insisto em dar crédito ao Thiago Larghi, sem deixar de pedir oportunidade aos jovens garotos integrados ao elenco profissional. Tivessem eles rodado pelo Campeonato Mineiro, seguramente Alerrandro teria um rendimento ainda melhor que as duas assistências aos gols de quarta-feira. Quem sabe até mesmo começado uma série de balançar as redes adversárias, como todo Atleticano vem sonhando desde sua ascensão ao time principal.

63 thoughts to “A responsabilidade pelo momento é da diretoria”

  1. Lugalo, comungo com seu comentário.
    Fico impressionado com a bipolaridade de nossa torcida. Quando metemos 3 x 1 no Cruzeiro, era inacreditável a confiança da maioria dos torcedores na capacidade do time.
    Para gente!!!
    Precisamos deixar o time jogar, claro que para disputar esta quantidade de campeonatos, precisaremos de jogadores que consigam entrar em campo substituindo titulares e mantendo o nível de futebol.
    Acredito que com o plantel que temos hoje, conseguimos montar um bom time para encarar qualquer outro, mas temos que deixar este time jogar junto. Acho que nele tem que estar Adilson, Blanco, Roger Guedes, Luan, Otero. Acredito muito no Ricardo Oliveira e Acredito no Alerrandro e no Tomás. Infelizmente, só temos plantel para montar um time, e é aí que o bicho pega.
    Nosso banco de reservas, não está à altura dos titulares. Precisamos trabalhar para suprir esta deficiência.
    Espirito de Luan para todo o time, é o que desejo e estarei apoiando.
    Vamo Galo!!!
    PS.- Luan é rápido, Luan morde o adversário o tempo todo, Luan se desloca o tempo todo, acredita em todas as bolas, não admite bola no pé do adversário e ama o Galo igual a nós torcedores.

  2. O comentarista da ESPNS MAURO cEZAR falou sobre isso se referindo a FLAMERDA e SP, e parece que a torcida do GALO e Diretoria estão indo pro mesmo caminho… APOIO, Paciencia, Agora vai e nunca saimos do lugar ou melhor estamos desde a saida do Levir só andando para trás!!! Temos de parar com isso de nos acostumar com a derrota e achar certo a má fase, um time do tamanho do Galo não pode se contentar em sanar as contas e brigar para não cair, não podemos achar normal empatar com time da 4 divisao, mais classificamos( diria os que defendem a atual diretoria/diretor/interino)…Os salarios astronomicos para a realidade do trabalhador brasileiro estão em dias, quando o time perde eles jogadores e interino voltam para suas mansaos, coberturas ou vao curtir suas baladas e nós torcedores ficamos tristes, desanimados, consolando nossos filhos que o time vai melhorar… Ver meu filho chorar apos derrota com este time retranqueiro, medroso e sem alma atleticana, e ainda falam que a torcida tem de ter calma, apoiar??????? Que dia que não apoiamos o time? Agora passamos o ano passado todo apoiando e aguentando a barra, enquanto diretoria e jogadores destruiam o ano do nosso GALO, agora quererm repetir o enredo este ano tbm? Mais qtos anos teremos de abaixar a cabeça para diretoria omissa e treineiros fracos para podermos ser felizes e campeoes de novo?? Amanha vamos torcer como sempre torcemos, mais se perder tem de vaiar, xingar e cobrar sim…
    Vamos ver a escalação , se Blanco no banco e Elias titular já vou desligar a tv e ir dormir, porque mais frouxo que este interino não conheço!!!

  3. KKKKKK a culpa e da diretoria, viram o balanco financeiro ? Ate que enfim chegou alguem com pes no chao. Viram quanto quer o Ganso? E o SPFC E O INTER, mineiro nao vale nada ne isso mesmo? Por que reclamar a perda? O ESTÁDIO esta ai e e uma realidade exige sacrificios. Quem reclama nao viveu os anos 2003 a 2011 era bem pior podem acreditar. O turma chata, querem uma chupeta so sabem chorar. Saudações Alvinegras aos Verdadeiros Atleticanos.

  4. Caro Eduardo, o que espanta é justamente termos notícia de terra arrasada e se elege uma chapa de continuação sem alarde, sem questionamento, sem oposição alguma.

    Não é possível que não há ninguém mais competente, inteligente e sábio pra pelo menos discutir o que se tem feito, pautar novas idéias, nem q seja pra pressionar quem ganha?

    Isso me lembra o debate na reeleição do Aécio, independente de suas preferencias políticas, foi estarrecedor ver o Nilmário não fazer uma pergunta capisciosa, difícil, constrangedora, parecia um jogo de cartas marcadas.

    Corinthians foi campeão com time pior e mais barato q os melhores e ainda assim a eleição foi tensa e tumultuada…

    Há algo fundamentalmente errado na política do Galo, um clima de passividade, tacanhez, comodidade, q coincidencia ou não, reflete na postura do elenco.

  5. Do twitter:
    Mandos de campo dos 8 grandes na CB entre 2015-2018: Cruzeiro: decidiu 11 de 13 sorteios (84,6%) em casa. Corinthians 5 de 7 – 71,4%; Vasco 5 de 8 – 62,5%; Grêmio 6 de 11 – 54,5%; Palmeiras 5 de 10 – 50%; Santos 5 de 11 – 45,4%; Flamengo 2 de 7 – 28,5%; Atletico 3 de 11 – 27,2%.

  6. Thiago Larghi disse que quer um time ofensivo amanhã pois só a vitória interessa… entao vai aqui minha dica… quero ver a coragem dele de tirar o Elias…

    Victor
    Patric // Bremer // Gabriel // F. Santos
    Adilson // G. Blanco // Luan // Otero
    R. Oliveira // Alerrandro

  7. Olá amigos da bola!

    Nepomuceno já era!….. Já foi…..

    Pelo menos o cara montou times fortes!…. Ao menos no papel, que nos encheu de esperança, mas, infelizmente não deu certo! Já imaginaram se tivéssemos sido campeões de tudo?
    Na era Nepomuceno, as negociatas eram relativamente boas para o galo, como a compra e venda do Pratto, porque na era 7, demos “de graça” o melhor lateral do Brasil e nossa melhor promessa da base!

    Novos Tempos!……

    Quatro meses de trabalho e o atual presidente tá se saindo pior que o antecessor, Mas muito pior!…. Prestem atenção, observem o que foi feito até agora!

    Quando assumiram, acabaram com o projeto inteligente do sub 23, que poderia trazer muitos frutos para o galo! Aquele time servia para subir a base, revelar craques, foi assim que Marco Túlio, Marquinhos, Capixaba e outros apareceram para a mídia, como promessas de bons jogadores e por isso despertaram interesse de outros clubes e foram vendidos e emprestados! E agora? Como fica a base? Os atletas que forem revelados, dificilmente terão chance no profissional, não irão aparecer, consequentemente, não despertarão interesse de outros clubes. e muitos futuros craques podem sair, dispensados porque não tiveram chance de mostrar o que podem fazer! Resumindo, galo perde craques e muita grana!

    E as contratações feitas???

    Absurdo!…..Preteriram a base, que não é excelente, ok!…. Mas tem sim bons jogadores, melhor que esses perebas de segunda divisão que foram contratados!

    Vocês observaram o nível de contratações? Horrorosos, refugos, que nos remete ha algo muito estranho! Será que estão usando nosso galo como vitrine de empresários, com que objetivo??? Mostrar esses perebas para vendê-los no futuro????? No caso os empresários ganham e quem mais??????

    Sei quem não ganha! Torcida e Galo.

    Amigos! É preocupante, nossos bons valores da base são preteridos em função de uma barca de perebas!…..Tudo isso, administrado por péssimos advogados e por um fantoche pau mandado dessa turma que parece sim, trabalhar não pelo galo!……Mas pra eles mesmos…….

    Estão inchando a folha de pagamento, com jogadores horrorosos!…..A dívida vai aumentar muito,………….. Nas mãos desses advogados incompetentes!…..

  8. Só mais uma coisa, onde está o Maidana? Onde está o futebol do Andrade? De qualquer maneira sou Galo, apenas um desabafo! Não somos torcedores, somos ATLETICANOS!!!! Aqui é Galo!

  9. Bom dia nação alvinegra! Realmente a contestação de onde está o lateral contratado que veio da Ponte Preta é uma pergunta que não quer se calar! Assim como a insistência e deixar Elias, Patrick, Bremer, Cazares no time! Adilson e Blanco são hoje insubstituíveis , Otero apesar dos deslizes é outro titular incontestável, Leonardo Silva já nos deu alegria, hoje talvez pela idade não esteja rendendo, Gabriel mediano não o vejo como um zagueiro de confiança, Ricardo Oliveira infelizmente é fim de carreira, Vitor faz defesas difíceis e toma gols bobos, sinceramente sem entender esse grupo , desde a diretoria aos jogadores! E Tiago Larghi, muito obrigado pela boa vontade mas depois daquela escala ção contra o Ferroviária acho que para o momento do Galo você não é o ideal técnico!

  10. Acompanho o colegiado. Acrescento apenas, concordando com o que já foi dito antes por algum amiGalo, que Roger Guedes merece ser trabalhado. Achei o gol dele muito importante na última partida, ao lado do de Blanco, é claro, porque selou definitivamente a confiança do grupo estava em campo. Se Roger Guedes criou problemas disciplinares, no meu entender, é só porque queria jogar. Muito melhor ter um jogador que briga para poder jogar (e marcar gols) do que um que quer receber salário e não quer jogar, sair da zona de conforto.

  11. Boa tarde a todos que amam o Galo! Não sei se todos estão vendo as últimas partidas que eu vi, mas afirmo que o maior problema de nosso time é a falta de jogadas bem armadas no ataque. Não está havendo qualquer tipo de infiltração. O time continua exaustivamente cruzando bolas para a área (quando consegue atravessar o meio campo), dependendo dos chutes certeiros de Otero e, tristemente, tocando a bola de um lado para o outro no campo de defesa. Se a equipe não mantém a bola no ataque, não há sistema defensivo que resista. Cazares, o “craque” que deveria ser referência em um esquema de ataque bem construído é uma lástima. Sugiro, definitivamente, a sua venda por um bom valor (ou uma boa troca) com a contratação de uma peça com a característica que se espera dele. Necessitamos mesmo é de um ataque bem postado em campo, com MOBILIDADE das suas respectivas peças. Sem esta perspectiva teremos sérios problemas no Brasileirão este ano, até mesmo para nos mantermos na elite. É difícil acreditar em um time com inúmeros jogadores não produtivos (encostados) consumindo o que resta de nossas combalidas finanças. Esta me parece ser a realidade.

  12. Prezados,
    A primeira coisa a fazer é a Diretoria reconhecer o elenco fraco e desequilibrado. Segundo, é trazer pelo menos jogadores pontuais que necessitamos zagueiro para ser titular, lateral esquerdo reserva, e meia de criação, considerando que o lateral direito já foi contratado, falta esta confirmação. Terceiro, Thiago Larghi montar o time para jogar com inteligência, sem afobação e treinar mais finalizações e quarto, rezar muito para que Deus possa olhar mais pra nós!!!

  13. Bom dia! Concordo plenamente com a reflexão do Eduardo. Precisamos ter consciência do contexto, entender que um time se monta com um tempo, mas sem deixar de criticar e cobrar a tomada das medidas corretas pela direção do Clube. Assim como muitos vem dizendo por aqui, penso que a manutenção de alguns jogadores no elenco (F. Santana, R. Bernardo, Yuri, Iago) não é coerente com a postura de austeridade propalada pela diretoria. Abraços.

  14. Bom dia Eduardo e demais amigos.sinceramente eu desisti de apoiar este técnico pelo fato de que ele não muda o time por que não quer.o Elias não sai de jeito nenhum,improvisa lateral quando tem um de ofício no plantel.faz substituições dos mesmos jogadores sem mudar o conjunto tático do time.muitos de nós descemos o porrete no Roger Bernardo:na única vez que jogou o tempo inteiro foi contra as marias e para mim e muitos outros foi o melhor em campo.mas nunca mais jogou.e o elias nunca sai!quando o time está perdendo ele fica sentado,paralisado.e muda quase no fim do jogo.me desculpem,torço e apoio o Galo em qualquer situação.mas apoiar este diretor e o técnico é pedir demais.PS:estarei no Indepa amanhâ como faço há 54 anos.

    1. Concordo Rogerio Camilo! muito estranho Roger Bernardo ser tao preterido pelos tecnicos! houve tanta expectativa pela chegada dele,e ele sequer é relacionado! Será que ele é tao ruim assim? Deveria dar mais oportunidades pra ele mostrar o futebol dele,tem algo esquisito aí.

    2. Pois é, caro Rogério. Acho até injusto de boa parte dos torcedores colocar Roger Bernardo na barca dos dispensáveis. Afinal, o cara jogou muito contra as marias e contra os bambis, mas não teve sequência. Ficou encostado lá, não sei porque cargas dágua. Enquanto isso, esse inútil Elias milionário joga nada todos os jogos e ainda por cima a Galoucura vai no aeroporto protestar contra Roger Guedes…haja paciência!

  15. Eduardo, mais uma fez você foi preciso, cirúrgico e certeiro.

    Só um acréscimo:

    THIAGO LARGHI

    Após três derrotas, a perda do título mineiro e um empate humilhante contra o Ferroviário pela CB, a situação deixou a torcida dividida quanto à permanência do TL à frente da equipe.
    Com um aproveitamento de 59,25% em 18 jogos (10V; 2E; e 6D), o próximo compromisso contra o perigoso Vitória amanhã pela 2ª rodada do BR18 pode ser determinante para a queda do treinador.
    Na temporada passada, em setembro, após uma derrota no Indepa de 2 a 1 para o mesmo Vitória pelo BR17, Micale caiu após 13 jogos (5V; 3E; 5D e aproveitamento pífio de 46,15%).
    Tenho cá comigo que se o time perder amanhã o TL irá cair, uma vez que o ambiente de crise e de pressão crescente irá obrigar a diretoria a tomar uma decisão desesperada para dar um cala boca para a torcida.
    A queda do TL certamente não irá resolver o problema da equipe, mas dará um tempo de sobrevida e respiro, até a parada da Copa do Mundo, para o Gallo e para o 7C.
    Até lá um novo treinador pode atuar como encantador de serpentes e dar um sossega leão na torcida que está cuspindo marimbondo.
    Torço para que o TL permaneça e pressinto que ele pode dar muitas alegrias para a MASSA a médio e longo prazo.
    Como o time está com tendência de piorar antes de melhorar, com a torcida exigindo uma cabeça como prêmio, a queda do Larghi parece inevitável no domingo em caso de um revés amanhã, no meio de semana ou até no próximo final de semana.
    Ou irão ceifar a cabeça do Tadeu?
    Entre a cabeça do Larghi e a do Tadeu, quem vai e quem fica?
    Se for a do TL, uma pergunta óbvia:
    Quem assume o time na segunda-feira? Algum medalhão com salário milionário ou o auxiliar do auxiliar?
    Se o 7C mantiver a coerência (política de austeridade) deverá ser o auxiliar do auxiliar.
    Se trouxer medalhão com salário milionário, aí pode fechar a bagaça!!!!

  16. Penso q quem geria esta turma de fato,era o Bebeto de Freitas,já q nosso mandatário é “peixe novo” em administrar um GiGante com é o CAM. Por conta disto, é chegada a hora de retirar a viseira _ nosso mandatário, fique claro_ e cobrar com firmeza o diretor de futebol,que vem fazendo um trabalho ruim. A austeridade financeira é necessária e por conta disto, parece q é entendida pelo patrimônio maior do Clube,sua Torcida. O q não se entende, é que quem tem pouco dinheiro_ o balanço mostra isto_ tem de gastá-lo certo,o que não é o caso do sr.Alexandre Tadeu,o batráquio vem fazendo o contrário, gastando o q não tem errado. O que faz o CEO do CAM ? Compra briga com o patrimônio maior da Instituição,e passa pano para os negócios ruins do seu direitor. Será q ele não vê_ exemplos tem e muitos, não é pato novo no CAM,no cargo sim!_ que o cara está gastando mal e que a folha q já era alta, continua mais alta ainda? Afinal, caro e oneroso para o Clube é o jogador ruim,e no elenco tem um monte deles,e o que é pior,nem utilizados estão sendo, porém tê-los no banco,uma hora vai precisar utilizá-los e acontece o que se viu frente a um time de série D,todo desfeito e q se conheceu minutos antes da partida. O trabalho do diretor de futebol é ruim,e estão usando o interino como barreira para esconder as merdas que ele vem fazendo,simples assim!
    Como diria Warren Buffett: ” Regra número 1 _ nunca perca dinheiro.
    Regra número 2 _ jamais esqueça a regra número 1.” Com a palavra ….sei lá quem!!! Saudações!

  17. Eu acho que tem que dar apoio, mas por outro lado devemos exigir transparência da atual administração. Sou sócio torcedor e o mínimo que espero é isto. Quero saber como minha mensalidade está sendo gasta. Também concordo com o atual Presidente quando ele diz que tem que colocar a casa em ordem e investir na base. Porém, ele fica só no discurso. Como colocar a casa em ordem se ao contratar traz um monte de jogadores que se juntarmos o salário daria para contratar dois muito melhores? Como investir na base, se não coloca os garotos para jogar e dá preferência para jogadores de fora de qualidade questionável? Meu caro amigalo Paulo Silva, os tempos são outros. Se o Clube não tiver responsabilidade financeira será clube de estação. Quero o meu Galo no topo sempre, brigando pelas primeiras posições sempre. Só assim teremos mais torcida e mais dinheiro em caixa. Com as finanças organizadas então! Olha só, estou aqui no Sul e acompanho de perto a gestão dos clubes aqui. Inter e Grêmio juntos são um dos maiores vencedores do Brasil. Na época áurea do Inter, as finanças estavam em dia, equilibradas com um bom rendimento em campo e jogadores da base promissores que foram vendidos para equilibrar o caixa. Bastou um presidente perdulário assumir o time que o caminho foi a segunda divisão. Suspeita de roubo, contratações equivocadas e várias mudanças de técnico, porque a culpa nunca é da direção. O Grêmio passou pela mesma coisa. Há dois anos atrás começou uma política de pés no chão igual a que o Galo está fazendo este ano. Estabeleceu um teto salarial (o Ricardo Oliveira não veio jogar no Grêmio antes de ir para o Santos porque o salário ultrapassava o teto). Fez contratações pontuais, pegando os melhores jogadores dos times ou aqueles que se destacaram. Foram na segunda divisão e garimparam jogadores na base de outros times. Contaram um pouco com a sorte também na escolha do técnico já que os primeiros da lista não fecharam. E foi assim. O resultado foi a conquista da Copa do Brasil e da Libertadores. Hoje, o time do Grêmio continua sendo um dos favoritos em todas as competições que participa. De quebra, vendeu o Arthur para o Barcelona por cerca de R$ 120.000.000,00 e o Pedro Rocha por R$ 45.200.000,00! Todos garotos da base. O Galo com o Kalil teve história semelhante. Conquistou a Libertadores e depois a Copa do Brasil e parou por aí. Ao invés de investir na base, contratou medalhões. O time ficou velho e sabemos o final desta história. Se tivesse tido responsabilidade financeira, teria investido na base e não no salário astronômico de medalhões. Teríamos jogadores jovens e promissores e o Galo estaria entrando como favorito nos títulos que disputa. Essa é a diferença de um time que tem responsabilidade financeira. Ao optar por fazer este tipo de gestão, investe na base e não em medalhões. Não sou contra eles, um, dois ou três no time, em posições pontuais é viável. Mas não 50% do time. Por isso, sou a favor da ideia de gestão do Sette Câmara. Mas o discurso tem que ser comprovado na prática, o que não está ocorrendo. Trazer refugos sem qualquer criatividade em detrimento dos jogadores da base é justamente o oposto do que está sendo dito. Este time que está sendo montado este ano será dissolvido no final. Onde está a continuidade? Devemos cobrar coerência de nossos dirigentes e não somente dos jogadores em campo. Cobramos pela falta de atendimento dos profissionais nos postos de saúde, nas escolas, mas não somos enfáticos na cobrança dos nossos vereadores, prefeitos e deputados responsáveis pelo planejamento. Temos que mudar isto. Cobrar, fazer pressão a quem tem que ser cobrado de fato e apoiar sempre o time. Mal ou bem, são estes jogadores que nos representam. O Galo pode ser muito grande. Dei o exemplo de do Grêmio, mas diretorias passadas cometeram um erro ao construir a Arena. Parece que o Projeto do Galo foi bem feito. Com as finanças organizadas e com a renda da Arena MRV vejo um futuro promissor para o Galo. Observem o Cruzeiro. Está seguindo o mesmo caminho do Galo no passado. A única diferença foi que manteve o técnico. Se não ir para as próximas fases das competições que está disputando a conta vai chegar pesada para eles.

  18. Eu naõ acho, sinceramente, ( e tenho certeza que a esmagadora maioria da torcida), seja a hora de voto de confiança, de panos quentes nesta absurda fase de incompetencia em todos os niveis no futebol atleticano. Como bem diz , um amigalo aí, paciencia, apoio, e que recebemos em troca? um mediocre time, chacota que está achincalhando o nome de nosso clube , país afora. O mar de incompetencia, falta de transparencia, negocios esquisitos, jogadores sem a minima condiçao de estar no Galo, verdadeiros refugos, contratações erradas, e o querido blogueiro,num acesso de tolerancia , vem falar em paciencia e apoio incondicional ? Não querido amigo, a hora é de cobrar e não abaixar a guarda. Já nos entupiram de lambanças, há limite para tudo. Economia ? Onde? Quando? Esta conversa pra boi dormir , é uma mentira, talvez para encobrir as contratações dos refugos de nepomuceno e alexandre gallo, que um dia entraram em campo e deu no que deu. Quanto custa estes refugos ao clube? erazo, arouca, erik, elias, hiuri, pablo, felipe santana, claiton, samuel xavier, danilo, iago, etc , mais uma penca que não me lembro, quanto custa isto ao clube?
    Economia porca, tudo sem planejamento e pipocando dividas todo santo dia , porque não uma auditoria a céu aberto? Paciencia, é só o que faltava.

  19. O certo é que quando “passa a régua”, a conta cai no colo do Presidente.
    Acredito que as suas intenções para com o Atlético são as melhores possíveis. Infelizmente, ele foi infeliz em suas escolhas, principalmente quando contratou o Diretor de Futebol.
    Ele delegou muito a uma pessoa incompetente. Tem que demiti-lo já, antes que vá ao mercado e faça mais lambanças.
    Para ajuntar esse monte de “cacareco, era mais viável terem dado mais atenção à Base. Fica até difícil avaliar a garotada, pois eles não jogam.
    Quanto aos aspectos administrativo-financeiro, acho que a Diretoria não deve ficar expondo essas fraturas, pois só servem para tumultuar mais ainda o ambiente, respingando no desempenho do time em campo.
    Atirem a primeira pedra naquele clube que não deve.
    Tem muitos clubes que estão com a água no nariz, se der uma ondinha acabam se afundando.
    Vamos acreditar e deixar o Presidente trabalhar, mas sem esse Diretor de Futebol.

  20. Caro Eduardo, os erros da diretoria estão concretizados. Teremos de conviver com os mesmos durante esse ano de 2018. Qualquer torcedor consciente sabe que esse é um ano perdido. Dos sete primeiros reforços somente o Ricardo Oliveira é titular. No último jogo contra o ferroviário ficou muito bem demonstrado a falta de elenco que temos. Como escreveu alguem anteriormente, ” aceita que dói dói menos “. Sem muitas esperanças Para esse ano.

  21. Bom dia!
    Torço muito para que TL tenha sucesso no Galo. Porém, acho que ele está sendo obrigado a escalar alguns jogadores. Andei pensando até que jogadores como esse inútil Elias, tem no contrato alguma cláusula que proíba o treinado de sacá-lo do time. Sinceramente não vejo outra explicação. O cara não rende nada. Aliás, até prejudica o time, e o treinador não mexe com ele.

  22. Eduardo, sua análise é quase 100% correta. O único porém é que, infelizmente, o Atlético, de uns tempos prá cá, TEM DONO. Dificilmente, este grupo que está no comando vai passar a bola para outros dirigentes. O Conselho, eu não diria “cabrestado”, é facilmente induzido, até mesmo pelo forte apoio midiático que as últimas diretorias tiveram e, creio, têm. Veja-se a desastrada venda de 51% do Shopping. Lamentavelmente, o futuro dirá. Em suma, o problemão do Galo é de dificílima solução. Vamos ficar, por um bom tempo, sem títulos, rezando para não cairmos para a segundona, novamente. Não ignoro que possam ter vontade e boa-fé. Mas isso só não basta. É preciso ter muita vivência administrativa, ainda que noutro setor, porém com conhecimento profundo das manhas futebolísticas.

  23. As outras diretorias erraram, mas esta continua cometendo os mesmos erros ao contratar ;REINALDO, EDER ALEIXO entre outros, estes foram ótimos dentro do gramado mas fora dele não fizeram nada para merecer esta oportunidade. Estão jogando DN que não tem no lixo.

  24. Bom dia caro Eduardo e atleticanos e atleticanas de verdade, permita-me discordar de você, Thiago Larghi, na minha opinião, ainda não está preparado para assumir um time do tamanho do Galo, ele está aprendendo com os erros e isso deve ser feito em times de menor expressão. Perdemos o mineiro por culpa dele, quando na primeira partida colocou Yago (jogador limitado) que estava há três meses parado e deixou Blanco no banco, no segundo jogo não previu que a bailarina azul iria tentar tirar Otero de qualquer jeito, no jogo de quarta por pouco não fomos eliminados da copa do Brasil o que seria o maior vexame da nossa história. O Galo só sobrevive se estivermos junto com ele e eu estarei sempre, haja o que houver, meu apoio é incondicional, mas não posso tapar o sol com a peneira, o time é horroroso, o elenco limitado e descompromissado e não vejo nenhuma perspectiva para a temporada.

  25. Parabens ao Sette Camara e ao Gallo, dois COVARDES, SEM CULHOES, que tiveram medo de encarar a torcida de frente e fugiram por outro portao de desembarque!
    É hora de subir o tom, é hora de partir com tudo pra cima destas duas porcarias!

  26. Como sempre excelente comentário EDUARDO!
    Concordo plenamente, mas não posso ressaltar descordar sobre o futuro, de forma objetiva em decisões que tem ser tomadas agora, já!
    Com reconhecimento e méritos a Larghi ja esta claro que ele não tem maturidade para o cargo e não dará conta do recado!
    Então, porque adiar?
    Tem que ser já um comandante experiente aproveitando e usando o Thiago como auxiliar que ele é!
    Não tem no mercado?
    Não podemos aceitar uma afirmação dessas!
    Não é o Thiago então tem que encontrar outro!
    Cada vez que um nome é sugerido vem alguém com algum defeito dele!
    Não interessa o defeito, estamos com um estagiário no comando, então tem que escolher algum, mesmo com algum defeito!
    René Simões tem um historico interessante e hoje é coach de todos esses novos treinadores: Carille, Jair ventura e outros. Tem 67 anos, acho que pode ser utilizado no galo e terminar a formação e o aprendizado do Larghi.
    Treinador tem que ter historia dentro do campo, vestiário, campo de treinamento. Isso René tem de sobra!
    Ariel Holan é outro que forma times como ninguém. Ahhh mas é estrangeiro…isso não da certo aqui…
    Repito, estamos na mão do estagiário e o tempo esta passando!
    A outra questão é a contratação de dois jogadores acima da media.
    Todo mundo fala isso e a diretoria…
    Dizem que não existe no mercado!
    Ta bom!
    Mas a diretoria do Sao Paulo foi lá e buscou o Everton do Flamengo!
    Já pensou esse menino no Galo?
    Putzs que inveja me deu!
    Everton e um camisa 10, já seria outro time mesmo com todos os medianos que tão lá!
    Grande abraço
    Se você comentar meu comentário vou ficar muito feliz!
    Outro abraço

    1. Telê também um dia teve sua primeira oportunidade. Quanto ao Everton, teria sido uma boa, mas ainda existem alguns dando sopa por ai. Basta o Tadeu enxergar.

  27. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que só querem um Galo forte e destemido em campo.

    Belo texto Eduardo, reflexivo e temperante. Aliás, a temperança é uma das virtudes do bom espírito.
    Eu, em geral, não faço críticas a diretores e administradores do nosso Atlético porque na verdade pouco me importa o que rola na sede do clube. Meu único interesse está no gramado e se a nossa camisa estiver lá. O resto para mim é só resto.

    E é aí que eu concordo literalmente com o seu texto de hoje. Se o presidente assumiu o nosso Atlético prometendo uma gestão austera para limpar as lambanças dos anteriores desejo que ele seja feliz no seu intento e ponha o Atlético no patamar de clube sem dívidas.

    Não sei se o Atlético saberá viver e continuar crescendo sem dívidas, pois, desde a sua fundação, dever alguém sempre foi a única coisa certa no clube.

    Deveu, deve e deverá dever por muito tempo ainda. Pagar as dívidas é outra constante no Atlético. Demora a pagar, negocia até esgotar a paciência do credor e conseguir um bom acordo, mas paga. Por isso todo mundo quer negociar com o Atlético.

    Então fica a pergunta: Porque não contratar jogadores de primeira linha e formar um time que realmente possa aspirar e conquistar títulos?

    Fazer o que estão fazendo, enchendo o banco de reservas de jogadores medianos para baixo, fica tão ou mais caro do que fazer três ou quatro grandes contratações. A economia duvidosa que estão fazendo parece aquela economia de dona de casa que compra o feijão mais barato do mercado e depois gasta um botijão de gás para conseguir cozinha-lo.

    O que o treinador vai fazer com mais de quarenta mequetrefes travestidos de jogadores que colocam sob a sua responsabilidade? Nada mais do que está fazendo. E é daqui para pior.

    Um abraço aos amiblogs e amigalos que como eu estão com o saco cheio de ver jogadores medíocres vestindo a nossa camisa.

    1. Bom dia Paulo Silva, um dos mestres do blog.

      A temperança é sempre bem vinda, mas às vezes um discurso histérico serve para chacoalhar os distraídos da diretoria. Quando vemos a camisa alvinegra ou ouvimos o grito gutural de Galo, que você tão bem descreveu nesse espaço, é o que incendeia a paixão que move esse clube . Acho que as críticas a diretoria são sempre bem vindas , porque as decisões que ela toma irão refletir dentro do gramado, principalmente se vier de Atleticanos como você, que demonstra expressar com clareza nossas falhas e virtudes. Acho que o Canto do Galo transformou-se num espaço que representa as diferentes formas que os torcedores se expressam- uns com humor, outros com dados estatísticos, alguns com belos textos, com erros de português , de direita ou esquerda, com temperança ou histrionismo-. Os amigalos tem se respeitado nesse espaço, com raras exceções. Que a diretoria se espelhe na excelência desse espaço.
      Cabe a diretoria aproveitar o que acontece por aqui, afinal, Aqui é só Galo.

    2. Bom dia Paulo Silva e amigos do Galo. Espero que a atual diretoria sirva pelo menos para alimentar e fazer crescer uma oposição no conselho do CAM, pois sem oposição continuaremos a caminhar no escuro, sem qualquer perspectiva de melhora. Acredito que o atual presidente pode e tem competência para gerir o NOSSO GALO, mas se o mesmo não tem tempo para se dedicar mais ao clube, precisa contratar um profissional que tenha o nível de conhecimento do Maluf, o Alexandre Gallo é um despreparado para a função, não sabe contratar, não sabe relacionar com diretores de outros clubes, não tem condições de continuar na função.
      Divirjo de sua opinião caro Paulo Silva, quanto ao ” continuar crescendo” , acho que infelizmente já há alguns anos estamos nos apequenando como clube de futebol, como instituição esportiva e “no cenário esportivo mundial”, como diz nosso hino . Lamentavelmente, digo isto como pai, está cada vez mais difícil passar de pai para filho a paixão pelo NOSSO GALO. Abraços e que o presidente Sette tenha coragem de mudar o rumo da atual administração.

    3. Gostei e apoio o seu raciocínio Paulo. Realmente se tivesse mais 2 ou 3 luans ou 2 adilson ou mesmo o cazares com vontade esse time seria outro. E time bom trás a torcida, renda,mais jogadores p reforcar o elenco, títulos, torcida, renda e por aí vai. Meu ingresso de amanhã está na mão mas espero compromisso dos jogadores e da diretoria que ouça mais a massa.

  28. Bom dia queridos amigos e Eduardo.
    Realmente a gente mete o pau mas quer que a diretoria tenha exito.
    Se ela tiver só insucessos, derrotas e eliminações, então que faça uma renúncia coletiva tendo o Alexandre Gallo Tadeu na frente.
    Uma ressalva quanto a Alerrandro:
    Este menino é craque.
    Não tenho a menor dúvida.
    Que a diretoria refaça urgente o contrato dele, pagando o que ele merece e estipulando uma multa astrônomica no caso de sua saída.
    Vai ter uma carreira a nível de Gabriel Jesus.
    O menino maluquinho sabe o que disse do Alerrandro.

      1. Marcos e Augusto, com respeito aos olhares, discordo de ambos.
        Sobre o Alerrandro: “Em 2015, o atacante fez uma grande temporada pelo time Sub-15, marcando 68 gols no ano.” 68 gols não é pra quem não sabe finalizar, é pra quem tem faro, bom posicionamento, inteligência, visão de jogo e fome de marcar. Vi isto neste moleque no jogo contra o Ferrim. Não acertou a casinha porque tava pilhado demais. Assim que este menino pegar o ritmo do profissional e diminuir a ansiedade típica deste começo vai construir uma bela história no Galo. Tenho certeza.

        1. Concordo com voce mas a torcid a nao deixa ninguémda base jogar marcos rocha sempre foi a avenida assim a torcida falava agora estao doidos porque o cara ta no palmeiras bernard ao se deu bem poruqe tinha.um time jogando por musica caso contrario o Bernardo nem resistiria

  29. Saudações Alvinegras. Texto perfeito Eduardo. Assino em baixo. Mas posso estar enganado. Mas Felipe Sant. Erazo e O volante Roger foram contrataçoes ainda do nosso Grande Maluf. Portanto nem sempre são acertada as contratações. Porém cabe a diretoria ter pulso firme e presença constante para que o time renda o máximo possivel. Comtinuarei torcendo contra o vento. Mh esperança se renova sempre que o Galao entra em campo. Mas que as previsões não são as melhores isso é fato. Mas Aqui é Galo e vai que em um golpe de sorte a liga acontece e esse time engrena. Contra tudo e contra todos. Bica Bicudo.

  30. Bom dia amigos! Concordo com o Eduardo. Apesar de muitos contras, devemos dar o apoio necessário, pois o atual mandatário, só tem 4 meses de gestão. Fica claro para mim, que o foco no Galo é o saneamento e a construção do estádio. Só não concordo com a politica de não aproveitamento da base, e de manter jogadores caros e sem mercado no elenco. Seria melhor conversar com todos (Felipe Santana, Yuri, Roger Bernardo, Samuel Xavier, Roger Guedes, etc.) e tentar um acordo para liberação dos mesmos. Ou ainda assim emprestá-los a outros times bancando parte dos salários. mesmo sendo uma economia pequena seria bem vinda. Não tenho dúvida que a gestão anterior foi extremamente irresponsável com as finanças do clube. Pegou um time vencedor com o Kalil, com apoio incondicional da torcida, boa receita, e fez contratações duvidosas, de longo prazo e sem nenhum resultado, gestão temerária e fez o ue fez com as finanças do Galo. Mas desistir nunca. Vamos buscar os três pontos amanhã, buscar a classificação na Sul Americana ( que eu acho a mais difícil) passar pela Chape, voltar ao Mineirão. Tudo isto representará mais receita e aliviará o nosso desconforto. Dá-lhes Galo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Geraldo Galo Doido; administração do Kalil/Nepomuceno, apesar de vários méritos, também houveram inúmeros deméritos, basta lembrar do calote nas contratações do Vitor, Douglas Santos, Maicosuel, e aberrações como Emerson Conceição, Erazo, além da dívida rolada com a WRV de mais de sessenta milhões; todos têm sua parcela!

  31. Eduardo, excelente reflexão! Gosto de usar o espaço aqui assim como outros amiGalos para mostrar minha indignação com certas situações, mas na hora de apoiar o clube é apoio sempre. Amanhã o Galo precisa demais da sua massa e minha presença no Independência está garantida. Pra cima deles Galo!

  32. Bom dia masssa e Guru. Paciência, credibilidade, apoio. Estas palavras foram as mais usadas e praticadas ultimamente pela torcida, e o que ganhamos em troca? Time medíocre, contratações duvidosas, manutenção de jogadores sem a mínima condição de vestir nossa camisa, escalações e substituições erradas, objeto de chacota para a imprensa e outras torcidas. Desculpe meu Guru, mas creio que o copo entornou. Sim todos sabemos a herança maldita que o irresponsável Neomuceno deixou, mas a diretoria que assumiu é da situação, ou seja, já sabia da barca furada que estava entrando, e porque aprovaram um deficit de 25 milhões da gestão anterior? Já postei aqui várias vezes, temos uns 15 jogadores no elenco que já deveriam ir embora, e ainda estão por aqui ganhando seu dinheirinho, ops! seu dinheiraço numa boa. Hoje nosso clube é dominado por empresários, políticos e outros mafiosos que estão usando as cores alvinegras para seus objetivos obscuros. E o que dizer da manutenção de um jogador questionável por 100% da torcida no time titular? Se alguém aqui acha que o Elias deve ser mantido no time, que atire a primeira pedra. Enfim apoio a entidade Atlético Mineiro sempre darei, mas os que estão lá, diretoria, comissão técnica e jogadores, são responsáveis sim; porque sabiam da grandeza do clube e da responsabilidade de honrar estas cores. Se não tem culhão pra isto, sigam o conselho de nosso saudoso Capitão Nascimento.PEDE PRA SAIR!!!!!!!!

    1. Jandir, bom dia! Comentamos aqui neste blog dias atrás sobre nossa habitual precipitação; calma aí! Este atleta está longe de receber esta idolatria toda, vamos ver amanhã, semana que vem contra o CUrintia, na outra contra a Chape, San Lorenzo, etc. Temos que nos vacinar; o RG era o novo filho de vento na primeira rodada e agora já virou bode!!

    2. Jandir,
      O problema eh que nem aceitar a gente consegue. Pelo visto, Blanco vai continuar no banco pro Elias barrigudo jogar.
      Desse jeito tica difícil inclusive a gente continuar acreditando até no Thiago Larghi.

  33. Bom dia Eduardo!
    Bom dia Canto do Galo !
    Tenho dúvidas se a redução de 17% da folha de pagamento, já não foi pelo ralo. Os nove contratados devem ter consumido esses 17%.
    Agora como pode o Conselho aprovar um déficit de 25 milhões? Deveria é chamar o Nepomuceno a responsabilidade. Parece que as diretorias compravam os jogadores e não pagavam- Elias, Douglas Santos, Maicosuel , Tardelli – , o que foi gerando demandas na Fifa.
    Ontem escrevi aqui como o São Paulo vendeu jogadores da base por valores muito mais altos do que foi vendido o Marco Tulio. Até o Sport Recife tem vendido umas babas por valores mais altos. O Galo não valoriza a base e investe em jogadores caros e qualidade duvidosa -Erazo , Felipe S., Emerson Conceição, Roger Bernardo??? (até difícil avaliar, ele não joga), Yuri, Arouca e outros-. Quando a promessa é de outro clube vem por um valor alto para o Galo, como no caso do Clayton.
    Acho que é incompetência e irresponsabilidade nas administrações que nos levaram a situação que estamos. Além de interesses que não ficamos sabendo – empresários, acordos com Estádio Independência, patrocinadores (Dryworld), interesses políticos-.
    Se continuar nessa toada o plano sócio torcedor GNV vai virar água e os jogos não terão público da grandeza do Galo.
    Transparência é essencial para se ter a credibilidade da torcida.

    1. Bom dia a todos. Você esta coberto de razão amiGalo Paulo Soares. A responsabilidade é de quem contratou F. Santana e R. Bernardo, esses dois jogavam na Alemanha quem foi o “inteligente” que os contratou?? E os outros que você também citou. No caso do Independência muitos já explicaram os motivos que levaram o Galo a optar pelo estádio, sinceramente ainda hoje não entendi direito essa negociação. No caso da Dryworld também não entendi porque assinaram contrato com uma empresa ainda nova no mercado, portanto sem nome e experiência, até hoje não temos informações precisas sobre essa transação, eu pelo menos não. Então pra mim fica tudo obscuro e difícil de entender e também porque não responsabilizaram o Nepomusono pelas lambanças que fez na presidência do clube, e o passivo deixado por ele? como que fica? Saudações atleticanas.

      1. Saudações Eduardo Palhares!
        Como frisou o Eduardo precisamos de transparência. As diretorias precisam se responsabilizar por suas ações. Não podem simplesmente ir embora e deixar suas irresponsabilidades para o clube assumir. Elas estão apequenando o clube- restringem a presença da torcida, jogando no Independência; até a vinda do técnico Parreira , o Galo tinha a melhor pontuação no campeonato Brasileiro e acho que superava a maioria dos adversários no confronto direto( se estiver errado que algum Amigalo me corrija). Nosso desempenho piorou até chegarmos a sgunda divisão. Não podemos deixar que os anos de 2013, 2014 e 2015 sejam um ponto fora da curva.
        Grande abraço.

        1. Paulo, boa tarde. O conselho deliberativo é igual à corte de Dom João VI. Tá ali pra bater palmas e beijar mão. Não sei exatamente o tamanho da dívida do Galo. Mas deve estar na casa dos 600 milhões. Essa dívida não foi contraída no ano passado. Portanto, vem sendo acumulada com o aval de todas as chapas de conselho ao longo dos anos. Nunca vi um conselho reprovar as contas do exercício de uma gestão. Quem acredita no conselho deliberativo, de acreditar também em Mula Sem Cabeça, Saci Pererê, Papai Noel. Ser conselheiro é só um título nobiliárquico. É como ser um atleticano nobre. Alguns “eleitos”, outros “natos”, “beneméritos”, “grande- beneméritos”. Mas não passam de beija mão da corte.

  34. Alguém sabe que fim levou o tal lateral da Ponte que vinha para o Galo. O Everton já vai estrear pelo São Paulo e foi trocado depois. Só falta terem passado na frente da lesma do Alexandre Tadeu de novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *