Categories: blogueiros

Reflexão, apelo e novidade

Caríssimas e caros, trago hoje três curtos pitacos para nosso debate e considerações. Sobre o time e o momento que o Galo atravessa; tentar conciliar nossa relação aqui no blog; e finalmente anunciar uma proposta/experiência para este espaço Atleticano. Antes, gostaria de reiterar que assinar e comandar este espaço é algo muito especial na minha passagem por esta vida. Seguramente, entre tantas paixões que pude vivenciar, ser Atleticano foi e sempre será a mais forte de toda a minha existência. Não sou blogueiro, estou blogueiro, a convite do UAI/Superesportes e minha missão é, exclusivamente, levar, elevar e enlevar o nome do Clube Atlético Mineiro.

Pois bem. Já pude experimentar momentos dos mais distintos acompanhando o Galo. O título brasileiro de 1971, seguramente, foi essencial à minha condição de Torcedor. Vi jogar o time do final da década de 70 e início de 80, sem sombra de dúvida o melhor Atlético de todos os tempos. Caí, junto com o time, para a série B, voltando no ano seguinte. Nessa ocasião, levando a cabo um compromisso, caminhei, por 55 quilômetros, da praça da Savassi até a entrada de Itabirito, o que me deixou como legado uma hérnia de disco que me atormenta até os dias atuais. São duas a três crises anuais. Tudo bem, o retorno à elite atenua a dor e o sofrimento físico.

Reitero o que venho dizendo: o time atual é muito superior ao de vários momentos do passado, porém falta o básico – raça e amor à camisa Atleticana. Tivessem alguns jogadores contemporâneos o mesmo sentimento de Grapete, Oldair, Vanderlei, Dário, Reinaldo e tantos outros, nosso desempenho seria muito superior ao que estamos assistindo. Ainda é tempo de acordar e reagir. Só depende dos jogadores. A Torcida, apesar de tudo e ainda os tempos serem outros, mantém a mesma paixão, vibração e energia em torno do time. Acorda, rapaziada!

O segundo ponto, levantado por alguns leitores – capitaneados pelo Paulo Silva –, diz respeito à nossa convivência aqui no blog. Tento, na medida do possível, dar oportunidade às diferentes reações e manifestações dos amiGalos (ou amiblogs) que mantêm essa resenha viva e importante à nossa condição de Atleticano. Entretanto, a bem da nossa boa convivência, ataques pessoais e entre parceiros desta nossa paixão acabam provocando uma cizânia que só interessa aos antiGalos. Autofagia, para ser mais preciso.

Assim, para o objetivo maior que é ver o nosso time vencendo e alcançando títulos, serei obrigado a intervir (não curto ser censor) em eventuais exageros. Tachar o amiGalo disso ou daquilo, por ser ele mais ou menos pessimista ou otimista, com expressões não recomendáveis leva-me a praticar o exercício do livre arbítrio de editar ou mandar tudo para a lixeira. Diante disso, rogo aos amiGalos: não vamos nos agredir. Peço também que tentem, na medida do possível, sintetizar os comentários. Ocorre, em alguns casos, de o comentário ser até três vezes maior do que o post. Uma confissão. Às vezes faço a mediação em sinal de trânsito, uma vez que a condição que ocupo aqui no blog não é remunerada e tenho de correr atrás das minhas obrigações profissionais. Conto com a vossa indispensável compreensão.

Por fim, quero propor aos “amiblogs” participarem de uma nova experiência. Quando iniciei aqui neste nosso espaço, tive a parceria do jornalista Ronaldo Lenoir – sexagenário também e com vida Atleticana – para a consolidação do nosso Canto do Galo. Agora, eu e ele estamos lançando um novo canal de comunicação com a Massa, o CantodoGalo13.

Por enquanto, é algo embrionário, mas a intenção é postarmos conteúdos com textos mais curtos, imagens de gols atuais e antigos, curiosidades, enfim uma interação diferenciada com o Atleticano. Se der resultado, vamos investir ainda mais neste novo canal e aqui também, claro. No Canto do Galo do UAI, permanecem as resenhas diárias – como estamos fazendo a praticamente um ano e meio – para o Atleticano expor sua opinião. Com respeito ao Atleticano que pensa diferente.

Sigamos!!!

Blogueiro

View Comments

  • Pinduka, boa noite.
    Eu não poderia, você citando meu nome, ficar sem também lhe falar.
    Do mesmo jeito que eu fiquei chateado com você, eu não consigo deixar de me simpatizar com você ao reconhecer seu erro ( e você o fez mais de uma vez aqui no blog) e, principalmente, citar seus filhos... Um pedido de desculpas é importante, mas importante mesmo é a mudança de atitude: é isso em outras palavras o que você fala pros seus meninos. Muito bonito.
    Bonita sua atitude para com todos, você que está sempre demonstrando que gosta do blog e aprecia a boa harmonia... Por que sei tudo isto? Porque diariamente acompanho o blog, ele é o nosso ponto de encontro, ele é o nosso muro de lamentações, ele é o lugar de todos nós, Atleticanos...
    Sinceramente você falou. Sinceramente eu lhe digo que estamos juntos, eu, você e o Galo!
    Um abraço, Pinduka e saudações Atleticanas

    • Ôh Rubens q legal q tu voltastes a postar comentários amiGALO,andava sentindo falta de suas resenhas...forte abraço irmão! ???GALO

  • Numa conta bem simples o Palmeiras time que tem arena que mais se aproxima do modelo do GALO teve uma renda líquida de 60.000.000,00 com sua arena, fora o aumento do NR. de sócios torcedores. Se o galo for dono do shopping terá que pagar alguém para administrar, 25/ da receita atualmente daria ao GALO 45.000.000,00, o que é mais vantajoso em termos de futebol, possibilidade de estádio e títulos ou shopping como patrimônio, não falando em cessão total do shopping. Alguém tem dúvida do que é melhor pro futebol?

  • Sobre o estadio, tem de ser analisado e discutido quando tivermos mais informações, também achei o valor do shopping muito abaixo do que se fala. Sobre o time vamos torcendo e remando contra o vento e contra o RM e suas invenções de Pardal!

  • O conselho deliberativo deve se debruçar sobre os valores do novo estádio, esta "avaliação" absurda de meio bilhão de reais , quinhentos milhões no diamond , faça o favor.. Até agora tudo muito transparente , muito esclarecedor, tudo politicamente correto, com consulta à comunidade , tudo parecendo caminhar para um desfecho feliz, com terreno doado, com um belo projeto desenvolvido por um arquiteto de renome mundial , tudo muito bonito, mas em momento algum foi ventilado a venda/permutade 50por cento deste valiosíssimo patrimônio do nosso clube e intocável durante gerações e preservado sempre, como patrimonio e fonte de renda para o Galo. Em oito anos termina a cessão e aí mora minha dúvida. É de bom alvitre se desfazer deste patrimonio? Porque o mesmo não entra com uma garantia , uma caução , mas continuando sendo propriedade do Atlético? E se realmente a conversa , a negociação prosseguir, esta avaliação terá de ser revista.
    Eu quero muito ver o Galo em seu estádio , mas abrir mão de um patrimônio espetacular deste, não.
    Era bom demais pra ser verdade , querem o shoping , já vi tudo.

    • Mas o Galo nao vai abrir mão do Shopping, presta atenção: venda de 50% o que garantirá 50% da renda sem custos de operação. Pois sera nosso socio que administrará, depois um estádio. Nosso com renda 100% do Galo porque vc acha que ficou tudo caro no Mineirao? Até a limpeza e terceirizado, no estadio do Galo será funcionarios do Galo ou seja redução de resumindo 50% mais lucro do estadio onde ganharemos nossos títulos pensa direito

    • Evandro,
      Bem pensado!
      Se querem construir o estádio, por que não pegam esses 250 milhões emprestados, colocando como garantia parte da receita do Diamond que será 100% do Galo em 8 anos!
      A conta já foi feita, e é simples!
      Considerando os valores atuais, o Diamond tem um pontecial de gerar receita líquida de 45 milhões/ano pro Galo!

      Este aspecto tem que ser muito discutido e avaliado!

  • E aí Marcelo, eu acho que sou um desses "faladores" incorrigíveis rsrsrs. Sou como você, acho melhor apoiar, independente da situação (respeito demais quem pensa diferente, é só meu jeito mesmo). Mas olha o final da crônica do Rica Perrone sobre o São Paulo (acho que vale para gente também): "Mas é aí, fudeu??? Vai ser xingando no twitter, procurando culpados, ou "na alegria e na tristeza, até que a morte nos separe"? Tem dia que tu protesta, tem dia que tu pega na mão e leva. Acho que o protesto não tá mais funcionando..." Saudações Atleticanas.

  • Tem Galo doido que gosta de escrever mesmo, viu? rsrs. Papo reto: a torcida do Galo é e sempre será o maior patrimônio do Clube! Então vamos apoiar o time, seja lá em que pé estiver! Vamu, Gaaaallloooo!!

    • Marcelo papos afinados aqui,na birosca,na pracinha, no estádio,onde for, sendo sobre o CAM,são como os riffs do Phill Campbell, Eddie Clark ou Würzel , prazerosos,longos e varam a madrugada se deixar,com um detalhe a riqueza e tanta que um assunto puxa outro, que puxa outro,outro mais outro ...tá vendo! eram para ser apenas duas linhas ...rsss abraço ??? GALO

      • Aê Galodamata: só a nata do Motörhead! Comentários em profusão, bons de se ler. O tempo passa e nem dá pra perceber. Respirar Galo é viver na eternidade! Saudações alvinegras com direito a Saravá! Hoje é Galo 3x1 no Baêa! O Galo aqui em casa acordou cedo hoje!

  • Agora vemos que o galo está conversando com o Paulo Autuori para a diretoria de futebol. Não gosto deste nome associado ao nosso galo. Ele NUNCA conseguiu fazer um bom trabalho nosso time e não acho que será agora, durante estes dias difíceis, que ele conseguirá.
    Acho que nomes como o Leão, Cerezo ou mesmo o Murici tem muito harmonia com o jeito do galo.
    E para quem diz que não temos substituto para o Roger (apesar de eu não querer a saída dele), o Micale treinou nossa base por muito tempo, ganhou o ouro com a seleção e tem todos os requisitos para mesclar os meninos com os medalhões (claro que com a ajuda de um dos nomes acima para suprir o seu único defeito que seria não ainda não ter tarimba para encarar os mesmos medalhões).

    • Voltou p/ o paraguaiense , ainda bem. Tem a cabeça muito voltada p/ as coisas da Europa,no momento não acrescentaria em nada aí CAM. Enquanto o paraguaiense q é enaltecido pela mídia como exemplo de gestão a ser seguido,dá mostras q não são tão assim como pintam... saudações ???

    • Pinduka, o Autuori estava conversando com o At-PR, clube para o qual voltou após 8 dias. Não deixou boa impressão no Galo em 2014, e um dos opositores foi justamente o Nepomuceno.
      Cerezo foi diretor de futebol em 1999. Arrumou uma confusão com o Carlos Alberto Torres, que deixou o clube, para o próprio Cerezo assumir o comando. Brigou também com o Valdir bigode. Se não me engano, deixou o comando após ser goleado em um clássico por um torneio, cerca de dois meses após virar treinador.
      Leão tentou a função recentemente na portuguesa. Durou pouco e saiu dizendo que a função é bem mais complicada do que a de treinador.
      Não gosto do André Figueiredo, mas creio que ele não chegará a assumir como diretor de futebol.
      Saudações alvinegras

  • Estranha essa engenharia financeira para erguer o Estádio no Califórnia. Um Shopping como o Diamond avaliado em meros R$ 498 milhões já surpreende. Ceder 50,01% do negócio e ficar à mercê do controlador não parece algo lúcido. E ainda por cima estender o arrendamento por mais 4 anos? Parece que a Multiplan está aproveitando uma "janela de oportunidade", qual seja, a urgência da atual diretoria, para fechar um negócio da China, para ela, Multiplan. É minha impressão inicial. Espero que os conselheiros se debrucem com cuidado sobre esse projeto. Ouvi dizer que a tendência é de "não aprovação". Visto de fora, de longe, parece que apenas a avaliação do Shopping está subestimada. Os demais fatores envolvidos parecem coerentes. Ou seja, os demais integrantes do projeto parecem parceiros do Galo. A Multiplan parece apenas interessada em um negócio de ocasião... para ela.

    • Mas pelo que eu entendi o Galo será o único time do Brasil a ter uma arena nova sendo o DONO dela e não apenas um inquilino, se isso é verdade sairíamos na frente de todo mundo.

      • Pelo q entendi ficaremos com dois ativos muito,mas muito lucrativos mesmo. Nosso Estádio é real e qse aprovado,foram 4 anos avaliando prós e contras,estudos e mais estudos ... golaço do CAM[...]

        • [...] mas p/ entender os pormenores tem de conversar com quem viu/leu o projeto todo. Quem tem twitter procurem pela @ do Iran Barbosa lá ele detalha bem simplificado o q já foi apresentado até agora. Bastante interessante...! Abraço ??? GALO

          • Mauricio,
            Pelo que li o valor do Diamond não estaria subestimado, pois o Galo ainda não pode explorar o ativo. Entra nessa conta aí esses 8 a 9 anos que o Galo ainda não tem o direito.

            Agora, mais importante, por que ninguém menciona quanto é que o galo vai passar a ter de receita líquida quando o Diamond puder ser 100% explorado?
            Uma conta rápida e simples, considerando a receita declarada no último balanço de 9 milhões/ano, num futuro breve essa receita líquida iria para 45 milhões/ano.

            Será que o estádio será capaz de gerar um incremento de receita líquida capaz de bancar os 22,5 milhões que o Galo deixaria de ganhar caso vendesse 50% do Diamond?

            Mas que está estranho, isso está!
            Por que a pressa em aprovar esse projeto?
            Qual a urgência de se fazer isso?
            Por que não segurar o Shopping por mais 9 anos, investir 12 milhões pra ampliar o Independência e esperar mais um pouco?

            Enfim... muitas perguntas, que somente quem está avaliando todas as informações tem condições de responder.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Como sempre, sábias palavras. Levamos um puxão de orelhas na maior moral. Concordo, Atleticano jamais briga com Atleticano, somos irmãos. Considero todos que participam aqui como se fossem membros de uma mesma familia... Família Galo.
    Sucesso em seu projeto do CantodoGalo13, ótima novidade... ficamos no aguardo.
    Serei breve: O Site UOL Esportes publicou uma matéria (ontem) abordando fatores que podem estar afetando o sucesso do Galo no Horto.
    Achei curiosa e decepcionante a declaração do Fred. Talvez esteja aí o motivo da apatia e a oscilação que o Time vem apresentando em seus jogos.
    Para Fred, ..."o Time atual é mais técnico e no Independência o Torcedor quer que a gente jogue a MIL OS 90 MINUTOS...".
    Concluo, que talvez esse espírito já esteja encarnado nos demais Atletas e os resultados estão aí. Time sem raça.
    Mas, tudo bem. Como diz o ditado: "ACEITA QUE DÓI MENOS".
    Fui...

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

4 horas ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!