Categories: blogueirosfutebol

Reações, repercussões e interesses

Desde sexta-feira, pós confirmação e anúncio do nome do Felipão para o comando técnico do Galo, o burburinho não para nas redes sociais e resenhas de bares e cafeterias. Naquela noite do primeiro dia, comigo, ocorreram situações hilárias e similares. Alguns Atleticanos chegavam até a minha presença e, sem delongas e perguntas longas, resumiam: “Eduardo, a pergunta que não quer calar”. Simplesmente diziam essa frase.

A todos respondia que estou otimista e esperançoso. Mesmo não sendo a solução que imaginava, tampouco desejava, vejo alguns aspectos positivos. É líder, amigo, tem comando de vestiário, brasileiro nato – chega dessa fase de gringos, foram quatro e três deles argentinos sem resultados efetivos -, campeoníssimo por onde passou e tem até título mundial. Reconhecido no Brasil e em solo europeu.

Estou com boa e grande expectativa. Afirmo, a atmosfera na Cidade do Galo (Belo Horizonte) já é outra, Otimismo puro! Só com o anúncio do nome do treinador, o Galo ganhou páginas e espaço na imprensa do Brasil e do mundo. O mercado do futebol ficou agitado e, aqueles sempre contrários, até assanharam em direção oposta. Caíram no vazio. Além da possível permanência de Allan, voltaram a treinar com o próprio volante o meio campista Pedrinho e o atacante Kardec. Efeito Felipão?

Ainda na sexta, foi perceptível, entre amiGalos que resistiam ao nome do novo treinador, revendo suas opiniões e colocando fé em mudança de rumos do time em campo. Felipão impõe respeito. Ah! Mas é grosseiro em entrevistas. Tem a história do sete a um. Convenhamos, qual entre nós – em alguma situação de nossas vidas – não sofremos um revés igual ou até maior que esse placar? E outra, tem momentos que a situação exige que responda com energia sim, afinal tem interlocutor (vale para entrevistador e curioso) que interpelam de maneira hostil.

Se antes da confirmação, pelos boatos, sentia maior número de resistência, afirmo que o quadro virou completamente. Ainda existem quem não se conforme, mas a maioria das pessoas com as quais mantive contato, estão confiando no trabalho do penta campeão mundial com o time da cbf. Entre aqueles que ainda resistem, dividiria em três subgrupos distintos e perceptíveis.

Existem aqueles, que pelas suas convicções – todos temos e com pleno direito – não acreditam no trabalho dele e até o julgam ultrapassado. Outros, facilmente identificados, que sempre apostam no caos. E, via de regra, ficam na espreita pra soltar o famoso “eu avisei” ou “eu já sabia”. Embora não concorde, respeito, isso é uma opção de vida. E o último subgrupo. Esses, não pretendo confrontar ou condenar, mas a motivação não é outra que não a política interna do clube. Lamentável!

São os mesmos. Sem alongar, propagam informações distorcidas – leia fake News – com a clara intenção em tumultuar o ambiente que já é delicado. Recebi cada coisa. Salário do Felipão e multa com valores exorbitantes. Pra se der uma ideia uma rescisão com três dígitos. Mentira! Tem até gente, que tristeza, se prestando ao papel de afirmar que a distrato com o ex-treinador Chacho beirou 20 milhões de reais. Pergunto, qual a verdadeira motivação de quem faz isso. Respondo. Causar discórdia e transtorno. Repito, tumultuar!

Eu sou Atleticano e não pertenço a grupo político interno no Galo. Se o presidente é o Zé, João ou Bastião, o meu time é o Galão. Ponto! Entre os presidentes da história do Galo que tive algum acesso, destacaria o Nelson Campos, Minhoca e Ziza. Com os dois Kalil, nunca estive na sala da presidência, o mesmo com o Sette (depois até votei nele), Daniel – me lembro – uma única vez e o atual algo em torno de três ocasiões.

Fui conselheiro e depois retirado desse colegiado quando Paulo Cury foi presidente. Certa ocasião, o saudoso Tite (Cecivaldo Bentes) que junto a Toninho Abdala formaram a melhor dupla de diretores de futebol (não remunerados) da nossa história me convidou a retornar, mas não seguimos o assunto. Ele presidia o Conselho. Eventualmente me bate essa intenção, mas posso fazer melhor daqui de fora.

Dito isso, pelas minhas convicções, as melhores gestões do Galo são aquelas que ganharam títulos. Então são eles o Nelson, primeiro Campeão Brasileiro; Alexandre, Libertadores e Copa do Brasil; Sergio Coelho, Brasileiro e Copa do Brasil. Reconheço a boa gestão do Elias, que não ganhou títulos relevantes, mas montou uma grande equipe. Foi parado não pelas defesas adversárias, mas por Aragão, Wright, Rosa Martins e outros que ainda tem iguais no futebol brasileiro. É bem verdade, todos sabem, que vacilou naquela partida de Goiânia, quando foi iludido pela cbf e Márcio Braga com a arbitragem decisiva e tendenciosa do Zé Roberto.

Enfim, minha Atleticanidade, diferente de algumas que li e ouvi, não me sugere cancelar Galo Na Veia, abdicar das cadeiras cativas do Estádio do Galo, deixar de ir aos jogos. Aqui é e sempre será Galo, ainda que ele não corresponda com aquilo que quero e desejo. Convenhamos, sou por demais chato e exigente. Quero ganhar todas as partidas e campeonatos que disputar. Sigamos!

*fotos: 1 e 3)UAI/EM; 2) Divulgação/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Estou lendo os comentários. Misericórdia, só ladainhas! Essa velharada precisa dar um jeito de ir namorar... Jogar um dominó, arrumar algo para fazer.

    Ao escritor do texto, parabéns!

    • Namorar… estou velho demais pra essas extravagância! Oxalá você também consiga chegar lá! Abraços!

  • Sr. Ávila, na minha humilde opinião a discussão nesse momento deveria ser outra. Na verdade o Felipão chegando ao clube nesse momento, nesse mês de junho, é o resultado, o produto final de toda uma cadeia de desorganização, de falta de planejamento e de falta de diretores com competência para estar a frente de um clube de futebol. O Menin que manda no clube é empresário do ramo de construção civil, negócio dele é construir prédio, casa, estádio de futebol, isso ele faz muito bem, até fez um estádio para o clube, mas deixa espetada uma dívida astronômica na Arena MRV e no clube. Ainda vamos ouvir falar muito dessa dívida de quase meio bilhão da nova Arena. O Diretor Rodrigo Caetano "era" o cara para ter competência para contratar um bom técnico, sua comissão e o elenco. Isso ele falhou bisonhamente! O tal do Coudet fez a mesma coisa com ele no Inter e mesmo assim trouxe o xiliquento e olha o prejuízo financeiro e esportivo que causou? Muitos erros na contratação de jogadores, erros em vendas, categrias de base não aproveita ninguém, então é so prejuízo. Agora o Felipão é a "nova aposta", um técnico que vem apagar incêndio e blindar a incompetente diretoria! É uma completa desorganização, processos de tentativa e erro, só agregam ao clube prejuízos financeiros e esportivos. Não enxergo um rumo do clube, o barco vai navegando ao sabor do vento e os comandantes não sabem onde querem chegar! Esses que deveriam ser demitidos!

    • Com todo respeito, mas quanta bobagem!
      1- fomos campeões brasileiros com um técnico que chegou no meio da temporada (Cuca 2021).
      2- Rodrigo Caetano é o diretor que foi campeão brasileiro com o Galo em 2021. E também já foi com outros clubes. O cara não tem direito de errar? Precisa acertar 100% das vezes?
      3- Qual o problema do Menin ser do ramo da construção? Nem cargo ele tem na diretoria do Atlético, e deve acompanhar o time provavelmente a mais tempo que eu e voce juntos. E o quanto de dinheiro que ele e o Ricardo Guimarães já tiraram do próprio bolso para colocar no Galo… não fosse eles, teríamos quebrado muito antes do nosso rival.

      • Oras, se você acha que tem que dar um cheque em branco para todos eles continuarem dando prejuízo ao clube, tudo bem! Quer dizer que tem que conformar com os erros? Se o Rodrigo Caetano trabalhasse em qualquer empresa minimamente séria ele seria demitido. O Galo ao longo do tempo sempre teve gestões frouxas dentro e fora do campo e muitos normatizam e relativizam derrotas e fracassos! Bobo é quem acha que esporte de alto rendimento, clube de futebol profissional é aceitável essa completa desorganização e falta de planejamento, mas tem quem gosta da derrota e do fracasso!

  • PARA O MOMENTO , FELIPÃO FOI A MELHOR CONTRATAÇÃO QUE O GALO PODERIA TER FEITO.............
    NESSA , A DIRETORIA ACERTOU EM CHEIO , FEZ O MELHOR...........
    EU ACREDITO E VAMOS TORCER PARA DAR CERTO.....
    QUEREMOS O BRASILEIRÃO E A LIBERTADORES.

  • NOBRE BLOGUEIRO , SE FOR SEGUIR SEU RACIOCÍNIO QUE DIRETOR BOM FOI AQUELE QUE GANHOU TÍTULOS IMPORTANTES , TERÍAMOS QUE CONCORDAR QUE REINALDO , TONINHO CEREZO , LUIZINHO , NÃO FORAM GRANDES JOGADORES............
    PORTANTO , VOU DISCORDAR DA SUA OPINIÃO..........

    • Por isso me referia a diretoria, uma vez que esse time foi o que mais me encantou. Perdeu, como dito, nos bastidores e corredores da cbf. Reinaldo foi o maior de todos que vestiram a camisa do Galo.

  • A contratação do FELIPÃO nesse momento é bem vinda se formos levar em consideração toda sua vivência no futebol... é um cara multi campeão e apesar do 7 x 1, têm qualificação de sobra pra mostrar serviço mesmo com a idade avançada... é apoiar, torcer e acreditar que vai dar certo... seja bem vindo FELIPÃO!!!

  • Acho a contratação do Felipão acertada, vencedor por onde passou.O que me preocupa muito como Atleticano, são as notícias e mais notícias de dívidas, Não pagou comissão de empresários de vários jogadores,São Paulo entrando na justiça para receber pagamento da venda de Patrick.Me preocupa o Galo vender patrimônio (o shopping)e continuar todo dia chegando novas cobranças,a tal da saf falavam que até março estava vendida, estamos no final de junho e nada,se o negócio é tão bom pq os 4 R's não compram? Elenco caro,pagar 800 mil Vargas,400 mil Rever, Patrick 600, Edenilson 800, Pedrinho 800,Kardec 400,só aqui temos quase 4 milhões de salários em jogadores sem retorno técnico(Rever tem uma história maravilhosa no clube e fato,mas nesse último ano de contrato deveriam trazer o salário para realidade do clube) infelizmente gastam sem um pingo de coerência o dinheiro do clube.

    • PELO VISTO TEM MUITA GENTE ACHANDO QUE ESSA SAF SERÁ A SALVAÇÃO DO GALO...........
      A VENDA DO SHOPPING TAMBÉM SERIA A SALVAÇÃO E A SOLUÇÃO DE TODOS OS PROBLEMAS DO ATLÉTICO............
      QUANDO ISSO FOI PROMETIDO , EU DISSE AQUI MESMO NESSE BLOG ::........
      ""VÃO VENDER O SHOPPING , O DINHEIRO VAI SUMIR E A DÍVIDA VAI TRIPLICAR""""" ,
      AGORA DIGO O MESMO , VÃO VENDER A SAF , A DÍVIDA NÃO SERÁ PAGA E AO CONTRÁRIO VAI DOBRAR DE TAMANHO.
      PODEM ANOTAR AÍ.....
      VAMOS FICAR SEM PATRIMÔNIO E ENDIVIDADOS.

  • Já deixei consignado aqui, desde o primeiro momento, que sou plenamente a favor da contratação do Felipão, ao contrário das últimas anteriores, pra mim verdadeiros desastres. Vejam que, contraditoriamente, o pessoal que manda no time lá do Paraná, chama o Felipão de traíra e ao mesmo tempo fazem pouco caso dele como técnico... Ora, se clamam porque teria sido traíra, então qual a razão de falarem mal dele? Óbvio que gostariam que ele ficasse lá, pelo que fez e vinha fazendo. Então, massa atleticana, é confiar, sem deixar de rezar. EU ACREDITO!

  • Tomamos de 6x1 e potencializamos um 7x1… evoluímos, não há dúvida! Mas um fato, para mim, ficou latente: a total falta de confiança nos “treinadores da nova geração” que obrigou o Atlético a apostar no passado e adiar o futuro…. Enfim, vamos que vamos!

    • Esqueceu de mencionar que o cara que estava no comando do 6 a 1 ganhou tudo depois ou se quiser, três Mineiros, um Brasileiro, uma Libertadores e uma Copa do Brasil! O do 7 a 1 tb ganhou um Brasileiro depois e é o atual vice-campeão da Libertadores. Interessante....

  • Bom dia!
    Dorival Jr, no auge de sua carreira passou por aqui e não foi bem. Quando, num passado recente, cogitaram seu nome eu repudiei. Pra mim tinha acabado. Porém, fez um excelente trabalho no mulambo e está fazendo um bom trabalho nos bambis. Felipão não está vindo pro Galo no auge de sua carreira. Pra muitos já está acabado. Só que em se tratando de Galo, é aí que aposto minhas fichas. Vide a chegada do Bruxo. Ninguém queria, mas quando foi filmado na Cidade do Galo, foi aquele alvoroço no mundo inteiro. E o Galo fez o cara renascer. Que a história diga, "Felipão deu a volta por cima comandando o time do Galo".

  • Felipão é brasileiro, conhece o elenco do Galo, conhece o calendário brasileiro, conhece os adversários, é respeitado pelos adversários e pela arbitragem, e o principal é ótimo de vestiário, os caras compram idéia dele e jogam por ele, acho que agora é tudo que precisamos, o Galo fez ótima escolha.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

4 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!