Temos a vaga para a próxima fase da Libertadores, matematicamente conquistada, sendo a liderança do grupo praticamente assegurada. Para entender, embora já amplamente dito e debatido aqui no nosso espaço, para perder a primeira colocação, além de o Peñarol vencer o Rosário – resultado normal e previsível – o Galo tem de ser derrotado pelo Caracas. É ruim, hem! Improvável de acontecer. Se ocorrer essa zebra, uma verdadeira catástrofe, vamos pegar algum primeiro colocado das chaves de grupos.
Considerando que vamos vencer, com isso assegurar a primeira colocação – reafirmo confiar na terceira melhor campanha – vamos para o pote que o sorteio vai definir adversário entre os segundos colocados. Então, grupo a grupo, passamos a avaliar quem seriam nossos eventuais adversários. Da nossa chave, o mesmo uruguaio Peñarol, que impôs nosso único revés na competição. Se o Rosário conseguir a façanha de derrotar esse concorrente, aí sim os argentinos, que no confronto em casa com o Galo não teve apoio do torcedor local. Punição cumprida, agora seria com a pressão dos canalhas. Ambos com primeiro jogo na casa deles. Deve dar Peñarol.
No grupo A, FluminenC já garantiu a primeira colocação, sendo que todos os demais têm chances matemáticas. Pelo cruzamento FluC x Alianza e Cerro x Colo Colo, em tese, as maiores chances são do time paraguaio que recebe o chileno. O Alianza teria de vencer o FluC e torcer pelo empate na outra partida. Dificílimo! Nem vence o time carioca. Ah! E, no caso de empate sem gols entre os outros dois e sem a improvável vitória do Alianza, empatam em todos quase todos os critérios. Pontos, saldo, gols marcados e gols marcados como visitante e ranking da Conmebol. Portanto ser for empate com gols marcados, o Colo Colo supera no penúltimo critério (gol como visitante), já se for sem gols, a vaga é do Cerro (ranking da Conmebol – 19º e 26º). Haja emoção e coração!
Pela chave B, classificados Talleres e São Paulo. O time argentino tem três pontos a mais que o tricolor, porém se enfrentam na capital paulista. Se o time brasileiro vencer supera o concorrente, qualquer outro resultado os argentinos em primeiro lugar. E se ganhar o Talleres supera o Galo.
Já na C, que tem o Grêmio – com apenas três jogos realizados – não tem qualquer definição. The Strongest lidera, com 10 pontos e tem apenas a partida com os gaúchos, fora de casa a realizar. Está classificado, porém a liderança não assegurada. Entre os demais, o time brasileiro pode até ser líder, mas em caso de não se reabilitar ficar até sem a segunda vaga. Nesse caso ainda brigam pela vice liderança do grupo Huachipato e Estudiantes. Grupo sem qualquer prognóstico do que possa vir a acontecer.
No D, o desacreditado e com péssimo início Botafogo reagiu depois de duas derrotas e venceu as três seguintes. Com isso, ao lado do Junior de Barranquilla estão classificados. Ambos com nove pontos, sendo que os colombianos – pelos critérios de desempate – lideram e jogam em casa com o time do Rio de Janeiro pelo empate.
Na chave E, com o Bolivar na liderança que deverá ser confirmada ao final, a segunda vaga tende a ser do Flamídia. O time carioca, em tese, pode até ser o primeiro do grupo, mas tem de vencer o Millonarios e contar com derrota dos bolivianos em casa para o Palestino. Difícil, creio que o time brasileiro será outro segundo colocado.
Pelo grupo F, o Palmeiras já é o líder, com a vaga de segundo colocado muito disputada. O San Lorenzo tá em segundo com sete pontos. Correm por fora o Del Valle e Liverpool – ambos com quatro pontos -, que jogam na casa do primeiro. San Lorenzo com saldo zerado e Del Valle menos dois, enquanto o Liverpool menos sete. Intuo que a vaga vai para os equatorianos. Derrota simples (1 a 0) do time argentino e vitória similar do equatoriano já define em favor do último.
Por fim, o grupo H já tem o primeiro e segundo definidos. River e Nacional, pela ordem, para ser diferente e inverter essa ordem o argentino precisa perder em casa para o Táchira que tem um ponto e o uruguaio vencer fora de casa o Libertad. Aliado a isso tirar uma diferença de cinco gols de saldo. Jamais.
Portanto, preparemo-nos, devemos enfrentar: Cerro Porteño (ou Colo Colo); Talleres (ou São Paulo); Grêmio, (ou The Strongest, ou Huachipato ou Estudiantes); Botafogo; Flamengo; Del Valle (ou San Lorenzo); Peñarol; Nacional. Na ordem, ao que penso e imagino, três brasileiros, dois uruguaios, um paraguaio, um argentino e um equatoriano. Pode ser diferente, mas vamos saber quais entre os dias 28 e 30 próximos, exceto do grupo C – do Grêmio – e qual adversário no sorteio a ser realizado pela Conmebol. Nessa definição, vamos saber além do concorrente nas oitavas (que será em agosto) o chaveamento para as quartas (setembro) e semifinais (outubro) até chegar a grande final que será em 30 de novembro em Buenos Aires. Vamos?
Muito mais que confiança no gramado, o Galo luta para retomar o reconhecimento do Torcedor…
Confesso não entender esse argentino. Embora não conviva com ele, minha idade já me proporcionou…
Assim como a maioria dos Atleticanos, o blogueiro também – ainda que tenha resistido muito…
Antes de entrar especificamente no confronto de hoje à noite, pelo campeonato mineiro, quero registrar…
Ontem, em meio a esse momento tenso da nossa Atleticanidade e num grupo sem qualquer…
Ontem, voltando do Califórnia, duas músicas que me marcaram no passado tomaram meu pensamento de…
View Comments
Bom dia
Venho mais uma vez expressar que um time começa com um espetacular goleiro. Não é o caso do nosso Galão.
Desde sua contratação venho batendo na tecla não é goleiro para o Galão .
Não sabe sair do gol em bola alçada na área . Não consegue encaixar uma bola .vez por outra da umas salvadas , mas não opera milagres e não demostra confiança. Sou mais o reserva imediato que é da base . Admiro o Vitor ( gerente de futebol e um exímio goleiro não veja isso ) . Mas vida que segue .
Quanto ao galão vamos arrebentar mesmo a CBF arrumando um jeito de desfalcar nosso time com essa seleção que não é a nossa a um bom tempo .
Que otimo que a libertadores prossegue somente em agosto , que perspectiva excelente pro nosso galo ; acredito fortemente que até em agosto , reforços pontuais darão a Milito mais repertorio , mais assimilação de jogadas , que faltou no ultimo jogo, burrocratico, insonsso e pouco produtivo ofensivamente falando , uma nulidade. Neste periodo , copa do Brasil e brasileirão , com justificada paralisação , deverá fortalecer nosso time , acredito e torço , reforçado de tres bons valores . Bom dia a todos amigos atleticanos , neste domingo borococho sem nosso galão da massa. Sigamos
Com esse frangueiro no gol, não vamos a lugar nenhum.
Basta ver as 2 lambanças com o Fluminenase e as outras 2 contra o Penarol.
Frangueiro e presepeiro.
Retém a bola quando consegue pedir e atrapalha todos os contra ataques.
Porcaria total.
Tem que dar chance ao reserva...
Só não pode pegar Palmeiras senão eliminação na certa!
Maria tremedeira.