Tenho todos os motivos para curtir, até debochar de muitas malas – aqui e por aí –, mas opto por ficar contido. Ainda! Foi uma vitória magnifica, ao contrário de outros jogos, quando o Galo crescia no tempo final, desta vez resolveu logo na primeira etapa. Diferente de outras partidas, começamos mais tímidos, o que possibilitou ao Vasco abrir o placar.
Mas, quem tem Sampaoli, não se desespera e nem se entrega. Sabíamos que a reação viria, mas nem o mais otimista imaginava que seria tão imediata. O empate e desempate, quase em ato contínuo. Sofremos o tento aos nove minutos, pois aos 18 já vencíamos o jogo. Antes dos 30, já somávamos três e fomos para o intervalo com o placar decidido. Depois foi cozinhar o bacalhau e esperar o tempo passar. Sem aquela de um olho no jogo e outro no relógio.
Consegui algo que nunca faço, compartilhar conversas por telefone e até por whatsapp enquanto o tempo passava. Reitero o que já venho dizendo faz tempos. No comando técnico temos um gênio do futebol. Esse “Maluco Beleza”, que atende por Jorge Sampaoli, é o melhor treinador que já vi nos últimos tempos. Genial como ele, só mesmo o saudoso e inesquecível Telê Santana.
Joga pra cima e não tem aquela covardia de recuar o time. Ficou no passado essa tática suicida de Autuori, Osvaldo, Levir, Santana e outros que mataram ao Atleticano de desgosto. Ele, inquieto, exige dos jogadores empenho e compromisso. Por isso, chegamos a 75% de aproveitamento, 25 gols assinalados e um saldo 11 tentos favoráveis. A defesa foi vazada 14 vezes.
Tive o cuidado de ontem, após o apito final do bom árbitro Leandro Vuaden, comparar os números com 2012. Diria antes que o gaúcho que apitou a partida esteve quase impecável, não fosse economizar cartões aos zagueiros vascaínos nas duas penalidades. Surpreendente esteve bem, pois o tenho entre os juízes da minha lista maldita.
Mas, aos números, que nos interessam. Somos líderes, com 27 pontos, cinco a mais que segundo e terceiro colocados, com um jogo a menos que o Internacional e igual número de partidas do Palmeiras. Seis a mais que o quarto que é o preocupante Flamengo. Não pelo time, mas pelo histórico de situações anormais acobertadas pela CBF ao longo de décadas. Já se foi um terço do campeonato.
Em 2012, quando terminou a 13ª rodada – tínhamos igual número de jogos e atualmente são 12, pelo adiamento com o Paranaense na sexta – somávamos 32 pontos. Aproveitamento de 82%. Ao final do turno daquela mesma temporada, fechamos com 43 pontos em 18 jogos (adiaram na malandragem, naquela ocasião, com o Flamengo). O percentual era, portanto, de 80%. Daí, quem não se lembra, veio uma sequência terrível no segundo turno.
Aliado a uma queda brusca de produção do time, treinado pelo Cuca, a arbitragem foi decisiva na definição do título nacional de 2012. Lances idênticos em jogos do Galo e também do Fluminense tiveram intepretações a favor dos cariocas e em prejuízo do Galo. Penalidades claras não marcadas contra o Fluminense (Náutico) e outras inexistentes assinaladas (Ponte Preta) são alguns exemplos. Lance de gol igualzinho validado para os cariocas e anulados quando favoráveis ao nosso time.
Pois bem, sigamos de olho naquela gente, que para beneficiar cariocas e paulistas nunca se envergonharam. Ontem, vi o jogo pela TV, ainda que com rádio sintonizado no meu amigo Caixa e um aplicativo do eixo. O locutor da televisão quase teve um orgasmo no gol do Vasco, no aplicativo o responsável pela atualização deixava escapar sua tendência e preferência, daí fiquei só com o som do rádio.
Sobre o time, diria que quase todos os jogadores estiveram bem na partida, o que é mérito do treinador. Porém, dois dos utilizados no segundo tempo merecem observação. Allan precisa melhorar seu temperamento em campo. Todos os cartões que recebeu, ao longo dessa temporada, foram pela sua desnecessária e injustificada explosão.
Já Dylan, que mereceu uma reoportunização, carece de melhor adaptação ao que é o Galo. Até agora não mostrou que joia é essa, como foi anunciado. Afoito, tomou cartão. Até o Marrony, que tenho muita expectativa, fez uma falta perigosíssima contra o Galo. Destacaria, pois, as atuações de Keno, novamente, e ainda Franco, Jair e Sasha. O atacante comunica bem com seus companheiros. Não tem feito gols, mas ajuda aos que estão saindo. Mesmo o time perdendo muitos gols, estamos fazendo o que nos garante a vitória.
Ontem, a exemplo dos jogos com Corinthians e Atlético GO, saímos perdendo e buscamos a virada. Assim que se ganha título. Por fim, dois registros. Luiz Cota, da GaloSampa, avisou. Hoje a imprensa do eixo deve plantar que Sampaoli ameaça entregar o cargo, pelo fato de o time não ter feito gols no segundo tempo.
O outro diz respeito à Rua de Fogo. Adoro e acho linda essa manifestação espontânea dos Atleticanos. Creio que, nas duas últimas rodadas, foram determinantes ao desempenho da equipe nas partidas, porém gente, cuidado. Muitas pessoas sem máscaras e aglomeração. A pandemia não passou, está sendo equilibrada pelo nosso comportamento de evitar contato próximo. A vacina não deve demorar, vamos com calma. No mais: “pra cima de todos, Galo”!
*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Sobre o árbitro, no gol do Vasco, o lateral foi batido 10 m a frente.
Essa imprensa ridícula em vez de enaltecer o Galo e o SampaGalo, fica noticiando que determinado jogador que era sonho de Sampaoli foi contratado pelo time tal. Fica noticiando que Jorginho está falando fezes em "defesa" de Ricardo Oliveira...quero ver Jorginho defender esse ex jogador depois de ver que esse cara não resolve mais nada. A propósito, que papelão desse sujeito que ficou um tempão ganhando uma grana preta no Galo sem conseguir entregar o que se esperava de um artilheiro e depois ainda sair fazendo beicinho! Vai caçar uma igreja pra falar bonito e deixa meu Galo em paz!!
Boa tarde a todos!
Muito boa a Vitória de ontem
Da gosto ver esse time jogar,ah meu galão voltou...
Que nosso treinador continue com os pés no chão como tem feito,esse sampaoli é mineiro heim kkkk
O time tá voando e ele fala que tem que melhorar,é isso mesmo sampaoli,euforia só pra torcida.
Me preocupa esses 3 desfalques pro próximo jogo,aliás faltam pra nosso time levantar esse caneco apenas 2 ou 3 reforços aí...
Parabéns galo pela Vitória e pelo futebol que essa torcida incrível merece...
BICA ELES BICUDOOOOO.
Boa tarde amigos do Galo. "Quem do time do Atlético seria titular absoluto de Palmeiras e Flamengo?" Como um cara como este ainda tem espaço na mídia esportiva?
Olá amigos da bola!
Sempre disse aqui, que futebol é simples, basta ter coragem e boa estratégia ofensiva.
Jair tava aí, Héver tava aí, Igor Rabello tava aí, Guga, Marquinhos, estavam aí, e principalmente Nathan, que talvez somente eu, dizia ser bom jogador, tava aí. Todos eles eram achincalhados.
Com Sampaoli e sua filosofia ousada e super ofensiva, todos eles jogam muito.
Futebol é simples, nossos treineiros ridículos, medrosos que estragam. Aliás, esses caras, treinadores brasileiros, mataram nosso futebol arte ofensivo ao longo dos anos. Eles são péssimos, com pouquíssimas exceções. Se é que existe mesmo. Talvez o lisca, o Ceni, Mancini, mais um ou dois que jogam de forma ofensiva, não tanto como o Sampaoli
GALO!....
PREPAREM OS FOGUETES
Nosso presida, já devia ter colocado alguém com DNA ofensivo, como assistente do Sampaoli, que não deve ficar muito tempo. Saindo, a cópia assume.
Caros,
Cada jogo, uma DECISÃO! Ontem o grande vachko aguentou o qnt pode a correria imposta pelo bom futebol na algibeira. Fica sempre a impressão de q cabia mais... Agora é lá no Ceará! ...
...Na humildade característica vamos ao Ceará, terra de gente boa e gente ruim, igual... É jg dificílimo prá NÓIS, e PRÁ ELES? Sem arrogância, sabendo q num tá fácil prá ninguém!
Pelas contas feitas, se A CRISE permanecer até meados de dezembro, entregamos a ENCOMENDA a Nossa Senhora de Lourdes, ainda ESSE ANO! Fácil, nénão, ainda mais q tem um pessoal aí q tá tendo de recontar as ABOBRINHAS q andaram plantando, Aquela PATOTA P7, ces sabem, né? Galo é time do AnoQVem, tudo vai acontecer, Derrota Normal, etc., tudo registrado no CatimSóNosso, muito bem conduzido pelo NOSSO SIMPÁTICO velhinho! Quem pensam q enganam?...Porem, importante é ñ fazer PROMESSAS q ñ possam ser cumpridas! Se fez PROMESSA prá daqui 5 - 10 anos, promessa à prestação, ACONSELHO, cumpra a promessa. Humildade, PORRA!
No bom de ontem, SASHA no jg era o de sempre, sai pro jg, busca a tabela, um toque de bola mais calibrado, um corta luz aqui, bom jogador...mas sempre a dúvida ñ é notada...para isso, EL LOKO resolve sacá-lo, ali pelos 30 do 2º. Eis então q PVC, ou CPV, ou PQP, analista de futebol, sei lá, entra com a explicação mais lógica q um "entendido" podia arrumar: "Sasha funciona como uma espécie de ABRIDOR DE LATAS", blá. Latas ou garrafas, confesso ñ lembrar recipiente...Tal pérola foi dita, sim srs!...Achei estranho, ABRIDOR DE LATA? ato falho?, tipo o cara tava fumando uma cerveja e misturou suco de groselha no bagulho!...mas ñ!
Mas ñ! pq teve mais:...o jogo nos finalmente e o repertório de nada com porra ñ esgotado, o citado + outro qualquer Bob lá resolveram analisar o pq da intensidade do time q pratica a melhor PELADA no planeta (verdade seja dita)...chegaram a conclusão q o time de Sampaoli vai empurrando empurrando empurrando o adversário prá trás que vai recuando recuando recuando: as Verba Volant nem sei se foram estas ao pé da letra...apenas digo:
Se O JORNALISMO brasileiro, em todas as áreas, TÁ EM CRISE! Imagina o PSEUDO JORNALISMO?
Obs.: SETTE, abra o olho, fião! Vi o jg porco X ceara. Os caras da cabine de TV tão apitando para palmeiras e flamengo!...FATO!
As convocações expõem a NECESSIDADE dos REFOÇOS! Vai, Mecenas, vai SÓCIO!
HJ só QUARTA-FEIRA TEM MAIS: Dia de jogaço, de DECISÃO! PRÁ CIMA, GALO!
AQUI É GALO?
AQUI É GALO!
GALO SEMPRE!
Boa tarde xará e amigalos! Galo continua como rolo compressor! Isso tá incomodando o eixo do mal e a CBFLA também. Todo cuidado é pouco daqui em diante(concordo com o Gurú). O time do Galo joga um futebol diferente das outras 19 equipes. Um futebol que busca incansavelmente o gol durante os 90 minutos. Chega de treinadores covardes! Sampaoli é um doido consciente. Estou preocupado com as ausências dos nossos convocados assim como a contusão de Nathan para o próximo jogo. Será que vem algum reforço nessa janela? Duas ou três contratações seria o ideal....
PARA COMPLETAR O SHOW SÓ FALTA TER O MINEIRÃO LOTADO , INVADIDO POR UM MAR DE BANDEIRAS ALVINEGRAS.
SETTE CÂMARA PRECISA FICAR ATENTO , POIS O EIXO DO MAL , COMANDADO PELA CBF , GLOBOLIXO E ALGUNS TIMES JÁ NOS TIRARAM VÁRIOS TÍTULOS E NÃO PODEMOS CONFIAR NESSA GENTE.
O TIME ESTÁ JOGANDO POR MÚSICA E O MAESTRO SAMPAOLI COMANDANDO TODOS OS ACORDES.
TODOS ESTÃO JOGANDO MUITA BOLA , TEMOS UM ATAQUE RÁPIDO E VELOZ , COMANDADO POR KENO E SAVARINO.
QUE ZAGUEIRAÇO ESSE J. ALONSO , COM CERTEZA É O MELHOR ZAGUEIRO EM ATVIDADE NO BRASIL.
SAMPAOLI MOSTROU A QUE VEIO , PAROU COM AS LOUCURAS E ESCALOU O TIME CERTO , COM OS MELHORES JOGADORES.
MAS , O CAMPEONATO É LONGO , TEMOS QUE CONTINUAR NESSA MESMA PEGADA ATÉ O FIM.
QUE SAUDADE DO MINEIRÃO LOTADO.
Bom dia Massa e Guru
Feliz da vida não só pela vitória mas principalmente pelo novo espirito que tomou conta da equipe. Vencer, vencer, vencer este é o nosso ideal...
melhor ainda é ver o time dando uma sacolada no adversário e nosso técnico p$#@ na beira do campo querendo mais. O cara parece com o Capitão nascimento. Se não jogar, pede pra sair....
Só falta a torcida fazer a sua parte
# Eu tenho meu GNV e vc? Rumo aos 70.0000
Vi agora no site do Galo: SOMOS 50.795 sócios.
Rumo aos 70.000!
Everson, Guga, Rever, Jr Alonso, Arana; Jair, Franco e Nathan; Savarino, Sasha e Keno.
Nada demais nesses jogadores, mas nas mãos do gênioloko, só tem craque. Que timaço é esse!
Senhores diretores, vendam o que for preciso, mas segurem o SampaGalodoido!!!