Categories: Sem categoria

Profissionalismo: a maior contratação para 2019

Foto: Bruno Cantini/ Atlético

Por José Roberto

Axel Torres, jornalista espanhol, em seu livro ‘ El método de Monchi’, descreve como Ramón R. Verdejo assumiu a direção do Sevilha e saiu de lá multicampeão:

“Existe uma porcentagem muito pequena de sorte real no futebol, que é capaz de determinar o resultado de uma partida e é incontrolável. Mas a sorte caminha em duas direções: as vezes soma, outras derrubam. Isso se combate com profissionais comprometidos integralmente com o Clube vencendo partidas, já que vitórias atraem mais vitórias. Em sua maioria, as questões que afetam o bom desempenho e o rendimento não são produtos do azar, são trabalháveis e temos a obrigação de não cair no vitimismo de criticar a sorte.”

No cenário atual e da maneira que administram o futebol de forma amadora, o que os cartolas conseguem é trazer inúmeros problemas para os seus clubes. Primeiro fica difícil planejar a Instituição a longo prazo, já que a cada eleição quase a totalidade do quadro da direção é reformulado.

Um mandato de três anos é muito curto para garantir um bom planejamento e o resultado nem sempre é bom. O outro é a dificuldade de conseguir mentes jovens com ideias diferentes. Sem grandes mudanças, o clube acaba ficando refém dos mesmos grupos e mesmas panelas sempre dispostas a “contribuir”.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Na maioria das vezes, esta contribuição está sempre acompanhada do conflito de interesses, o que torna a situação ainda mais delicada e o penalizado é sempre o clube.

A cada dia, fica clara a necessidade de um gestor de futebol profissional no C.A.M. Profissional este que teria em mãos um orçamento ‘X’ disponibilizado pelo presidente e o perfil técnico dos atletas apontado pelo treinador.

Desta maneira, o presidente iria administrar e o treinador treinar o time. A excelência do trabalho deste profissional seria avaliada e sua remuneração aconteceria pelos bons negócios feitos pelo e para o clube.

O atual momento do C.A.M. não permite tranquilidade para ninguém, seja na parte administrativa, ou ainda pelo futebol – não apresentado pelo atual elenco. Isso nos faz questionar a qualidade do trabalho diretivo e também do plantel para o futuro.

Porém, ao que parece, nossa próxima temporada vai ser mais do mesmo e a continuidade do amadorismo seguirá sua toada. Enquanto a maioria dos outros clubes, que almejam algo mais, já iniciaram seu planejamento ou adequação dele, no C.A.M a coisa só começa no dia 03/12 – caso a vaga para LA venha sem a necessidade do resultado de outros. Se não, só no final do ano ( nas palavras do Marques).

Assim fica difícil acreditar nesta atual gestão e ter esperança de que algo irá ser diferente na próxima temporada. Com a drástica redução ocorrida com o investimento no futebol e o inchaço da máquina, o diretor de finanças deve de estar penando para manter as contas saudáveis e a austeridade financeira, que já sabemos ser  conversa para boi dormir!

E nesta hora a pergunta que vem é: o que faz o conselho fiscal dentro do administrativo?  Chupa bala? Com a água já batendo no queixo não vão se indignar e a oposição vai continuar diplomando a incompetência dentro do clube?

O reflexo desta política feudalista dentro do C.A.M. só acontece porque não temos oposição. E não tendo, não há um que diga ‘não’ a tudo isto, pois quando diz, além de não ser levado a sério, a situação segue na sua política econômica de fundo de quintal.

Se não houver uma intensa mobilização para viabilizar o clube em todos os âmbitos e parâmetros, a tendência é que continuemos sendo apenas um mero discípulo do valeu por ter tentado, isto se sobrar algo até lá. Espera-se que a maior contratação do Galo em 2019 seja o profissionalismo e tão somente ele. Saudações

Em tempo: assim vamos ao Sul do País logo mais enfrentar os coloridos do remendão. Roberto Melo e Hellmann, disseram que o Galo irá pagar pela derrocada do time colorido. Que nosso time  pegue a arrogância dos dois e faça uma bela de uma maionese com ela. Raça, raça Galo!

Blogueiro

View Comments

  • Alguém pode me informar o que esse "poste" faz no time.... ridículo...sem Elias (com minúsculo) sem Fábio Santos...até o cachazares joga... toma vergonha seu Levir tira esses inúteis do time....

  • ELIAS SAIU ; GANHAMOS O JOGO.
    ESSE COME - DORME TEM QUE SER DISPENSADO E IR EMBORA ; PARA NÃO ATRAPALHAR MAIS.
    CAZARES SEM ELIAS É OUTRO. É CRAQUE.
    R. OLIVEIRA JÁ APOSENTOU. PODE SAIR.
    L. SILVA APOSENTOU. NÃO DÁ MAIS.
    PATRIC UM HORROR.

    GRANDE VITÓRIA HOJE. APESAR DE TUDO ESSE É O GALO QUE QUEREMOS.
    GALÔÔÔÔÔ..........

  • ELIAS É O GRANDE MAL DO GALO.
    No Primeiro semestre com BLANCO titular e ELIAS na reserva éramos LÍDER DO CAMPEONATO.
    QUANDO BLANCO MACHUCOU E ELIAS COMEÇOU A JOGAR INICIOU O NOSSO CALVÁRIO. SÓ VEXAMES.
    Hoje com ELIAS FORA fizemos um primeiro tempo perfeito contra o Inter.
    ELIAS ATRAPALHA CAZARES E TODO O RENDIMENTO DO TIME. VAMOS TODOS ADERIR AO
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.

  • A BASE DO GALO É REALMENTE MUITO RUIM. A PROVA É QUE SE HULK FICA NA RESERVA DO PÉSSIMO PATRIC É PORQUE HULK TAMBÉM É HORROROSO.

  • Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias! Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!
    Fora Elias!

  • José Roberto e Amigos, boa tarde!!
    Anteontem postei uma análise sobre a disputa da última vaga do G6 que saiu errada em razão de um equívoco que deu como o último jogo do CAP o Fluminense e não o Flamengo no RJ. Ante a discrepância segue a reconsideração.
    Os jogos restantes de cada time com a pontuação e chances de conquista da 6ª vaga são as seguintes:
    ATLÉTICO (53 pontos e 61% de chances): Inter (F), Santos (F) e Botafogo (C);
    CAP (50P / 37%): Corinthians (C), Ceará (C) e Fla (F);
    BOTAFOGO (47P / 1,0%): Santos (F); Paraná (C) e CAM (F);
    SANTOS (46P / 1%): Botafogo (C); CAM (C) e Sport (F).
    Segundo os matemáticos o time que conseguir 57 pontos leva a última vaga. Para tanto o GALO precisa de uma vitória e um empate; o CAP de duas vitórias e um empate; o BOTAFOGO de três vitórias e torcer por combinações; e o SANTOS também de três vitórias e torcer por combinações.
    SANTOS e BOTAFOGO se enfrentam hoje em SP quando um matará o outro, isso se um empate não matar a ambos.
    Nesse confronto entre cariocas e paulistas o melhor é o empate, porque tanto tiraria um e outro da disputa da vaga quanto levaria a ambos a jogar com CAM na sequência sem pretensões ou motivação maior, tirante a perigosa mala branca que costuma aparecer nessas horas para criar uma motivação extra nos jogadores.
    Relativamente ao jogo do GALO hoje as 19h30 em Porto Alegre, um empate contra o INTER seria um baita resultado em razão do foco 100% na vitória por parte dos colorados que disputam o título (1,0% de chance) e ainda brigam com muita preocupação para se manter no G4.
    Ao INTER resta se jogar para cima para pressionar a todo o custo e buscar uma vitória contra o Atlético que, segundo o treinador colorado, irá pagar o pato hoje pela derrota da última rodada contra o Botafogo no RJ.
    Por conta disso o Atlético deveria optar por uma marcação baixa com duas linhas de quatro recuadas e saídas rápidas nos contra-ataques para também fustigar e atacar o adversário e tentar fazer gols. Para tanto vai precisar, além de catimba, de jogo jogado sem pressa, muita frieza, inteligência prática e, sobretudo, da velha raça atleticana que anda sumida a um tempão.
    Agora a bola atleticana está com o técnico Levir, o único que pode convencer os caras a buscar um resultado positivo no Sul.
    Chegou a hora de acreditar, pois a batalha do agora é a conquista da vaga...
    Quanto ao jogo aposto num empate hoje e na conquista da vaga na sequência...

  • CONFIRMADO. VENDER... VENDER... VENDER... SETTE CÂMARA CONFIRMOU O QUE DISSE ALEXANDRE. 70 MILHÕES EM VENDAS.
    Agora ; VENDER quem???
    Quem vai querer comprar esse monte de Pernas de Pau????
    O correto seria DISPENSAR os INÚTEIS ELIAS ; T. ANDRADE , NATAN , LEANDRINHO , DENÍLSON e outros. Pronto ; estaria feita o Ajuste Necessário.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS.
    FORA ELIAS. E TODOS OS COME - DORME QUE LÁ ESTÃO.
    Mas ; pelo visto SETTE CÂMARA NÃO SABE ADMINISTRAR.
    Dizem que SETTE CÂMARA é um bom advogado. COMO ELE PODE SER BOM ADVOGADO SE ATÉ HOJE NÃO RECEBEU SEQUER O DINHEIRO DO FRED?????
    Bom advogado.???????????
    Não acredito.

  • Grande texto, José Roberto! Excelente reflexão! Ficamos tantos anos culpando a má sorte, a arbitragem, a CBF, a Globo, o eixo do mal e tantas outras forças ocultas pelo nosso fracasso, que esquecemos de olhar para nossas próprias deficiências. O resultado é é isso que vemos hoje: um clube à deriva, comandado por amadores e abandonado à própria sorte.

    Infelizmente o amadorismo tomou conta do futebol brasileiro, e muitos clubes sofrem com seus desmandos. Um bom exemplo é o Vasco, comandado com mão de ferro pelo Eurico Miranda e cia na última década. O resultado, três rebaixamentos em dez anos, e o quarto ainda pode vir ainda esse ano. O Galo só tem a perder com este modelo ultrapassado de gestão. Se o Galo não profissionalizar a gestão do clube, vai seguir o mesmo caminho.

    Falaram que o Galo vai pagar o pato? Tomara que o Galo os faça pagar pela boca grande. Lembrando que esse mesmo time foi rebaixado falando asneiras.

    Saudações Atleticanas!

    • A CBF, a arbitragem e a rede de TV contribuíram - e muito - para alguns fracassos do CAM. Não podemos achar que foi apenas falta de competência. Inclusive o jornal inglês The Guardian fez uma publicação recente sobre aquela palhaçada do Serra Dourada. Somos o time mais prejudicado na história. Não se esqueçam, é fato!

      No entanto, isso não pode, absolutamente, servir como desculpa para a falta de engajamento na melhoria administrativa, financeira e futebolística do Clube.
      Precisamos de profissionalismo, precisamos de transparência e precisamos deixar de ser trampolim para interesses pessoais.

  • A situação administrativa atual dentro do nosso CAM é tão amadora que desanima qualquer um a falar do time e do pobre futebol apresentado... e pra piorar vemos uma reportagem em que o clube irá ter receita """milionária""" com a venda de jogadores... vão-se os jovens que podem ter futuro promissor e ficam os velhos que só oneram os cofres da instituição e não dão retorno algum dentro de campo com títulos!!!!!!!!!

    Obs.: um empate hoje é goleada pro nosso GALO!!!!!!!!!!

  • O ajuste de contas dá-se com cortes de despesas e aumento de receita. No CAM fizeram o contrario, inflaram a folha de pagamento com jogadores inúteis, ex-jogadores que em NADA agregam e, pior, com parentes e protegidos de ex-presidentes e do presidente atual. E diminuíram a arrecadação com premiações, bilheteria e outros... entre esse “outros”:
    Ei, Clube Atlético Mineiro, eu Torcedora FEMININA existo e consumo futebol. Não sou dada ao feminismo, espaço e respeito se conquista com muito estudo e/ou muito trabalho, não com mimimi. Acontece que para o meu Clube o que eu mereço e/ou represento é apenas uma flor no dia das Mulheres ou um broche no Outubro Rosa. Precisamos falar de negócios, pois todas as empresas já entenderam que atrair mulheres é aumentar a renda.
    Somos a maioria da população e, em muitos lares, chefes e arrimos de família, consumimos mais que os homens e influenciamos no consumo deles, não somos um nicho de mercado, somos o mercado. Os sulistas já entenderam isso, na loja oficial do Grêmio tem mais de 30 produtos destinados ao publico feminino (na do Galo 9), Inter - proporcionalmente - tem o maior numero de sócio torcedoras ativas (o Galo é 8°). Por que no CAM é diferente?
    Desde a saída da Adriana Preto e Branco não temos mulher na diretoria, tão pouco ações específicas a nós. Estão perdendo a “galinha dos ovos de ouro”.
    Desde a Mestra Ana Cândida/Vovó do Galo, a Dulcinéia Paulino, Leni da sombrinha, Grupa Galo, Galo Queer, ‘AsAtleticanas’, Cássia Eller (igual ao Galo ela é IMORTAL) , todas as Torcedoras Atleticanas que lotam o estádio e as espalhadas por Minas e pelo mundo, e eu Lucy; AMAMOS o Galo!
    Alô, diretoria, olhai por nós, vocês vão se surpreender com o nosso potencial de consumo.
    -
    Domingo Sávio: Grata pela dica.
    Hendel: Gostei da ideia de uma “comissão de Torcedores”, não é o ideal mas já ajudaria muito.
    Jandir Almeida: Boa a pergunta sobre o quê Marques fez na base, a meu ver, nada.
    Broc: Em um momento de crise precisamos unir-nos.
    “Jorge Eduardo”: Geraldo Magno, mariposa psicopata, até quando insistirá em se passar por Torcedor do CAM? Perdoa o Atleticano que não te quis, vai se sentir melhor.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

20 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!