Categories: blogueiros

Precisamos restabelecer a boa relação direção/Torcedor

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Nossas maiores conquistas, em toda a história, foram marcadas por momentos de muita interação entre o Atleticano e a diretoria do Galo. A confiança do Torcedor na gestão é fundamental para buscar vitórias e títulos. Mas já basta nossos adversários e inimigos tentarem prejudicar.

Adversários, diria que são os clubes que buscam o mesmo espaço e glórias. Já inimigos – a meu juízo – são aqueles inescrupulosos que sempre prejudicaram o Galo dentro e fora do campo. Estes, desde os tempos da Rua da Alfândega, passando depois pela Victor Civita e agora na Avenida Luiz Carlos Prestes. Para quem não sabe, são os três endereços da CBF ao longo dos tempos.

Sempre afirmo que os dois grandes presidentes do Galo são, pela ordem, Alexandre Kalil e Nelson Campos. O primeiro, num passado recente, nos brindou com três grandes conquistas: Libertadores, Recopa e Copa do Brasil. Já Campos, em 1971, era o comandante da equipe que levantou o primeiro Campeonato Brasileiro de Futebol.

Depois da “era Kalil”, estamos experimentando gestões bastante turbulentas. Seu sucessor e antecessor da atual administração, além de não ter dado prosseguimento às conquistas que o Atleticano acostumou, ainda pecou em contratações milionárias e sem resultados efetivos. Deixou um legado, ao que o presidente atual deixa transparecer, de total desequilíbrio financeiro.

Atualmente, em meio ao saneamento do espólio recebido e à determinação em rejuvenescer o elenco envelhecido que recebeu, o atual comandante peca pelo seu jeito pouco afável em lidar com o maior patrimônio do Galo, o Torcedor. Sinaliza a dificuldade orçamentária, mas não mostra ao público a realidade. Jogadores mais jovens chegaram, mas ainda não comprovaram seu valor.

O impaciente Torcedor quer é resultado em campo. Como resposta, recebeu – inicialmente – uma ameaça de ações aos que ousassem criticar; depois numa, infeliz entrevista, o comandante desqualificou títulos que a Massa comemorou e reverencia como grandes conquistas. De lá para cá, optou por um providencial silêncio.

Imagem: Alexandre Guzanshe/E.M/D.A Press

Tive a oportunidade de conversar com diversas pessoas próximas ao presidente. Alguns, por deliberação própria minha; outros, por ter sido procurado. Registraram, principalmente neste segundo grupo, que as críticas neste nosso espaço estariam sendo injustas e que era preciso entender o momento. Coloquei-me à disposição para conversar e aprofundar, mas ficou só nas preliminares.

Um deles, que sempre mereceu e continuará merecendo minha total consideração, foi mais longo no telefonema. Registre-se que a ligação dava sinais perceptíveis e permanentes de um eco durante a conversa. A situação tampouco me incomodou e ao final marcamos uma prosa informal, que caiu no esquecimento. Dele, e não meu!

Faço essas considerações para mais uma vez afirmar que é fundamental que a direção do Galo saiba entender a nossa Atleticanidade. Tivesse desde o início colocado a limpo a situação encontrada, evidentemente que o Torcedor saberia compreender.

Quanto ao time, inicialmente erraram com a permanência de Oswaldo de Oliveira. Depois, fizeram uma correção de percurso que vem dando certo. Outro equívoco foram as contratações que nenhum resultado deram em campo. Agora, ao que parece, também começam a acertar a mão. Ainda faltam três como as que já foram anunciadas.

Tirando isso, basta uma única coisa ao atual presidente. Entre os interlocutores, uma situação ficou clara ao blogueiro. Asseguram que o estilo e gênio dele é aquele mesmo e é imutável para quem já passou dos 50 anos e tem formação militar. Ora, ora, eu já passei dos 60 e a todo o momento estou reavaliando métodos. E nem sou dirigente do clube que tem a Torcida mais apaixonada e chata (essa é do Kalil) do Brasil.

Ainda tem tempo. Para o nosso bem!

Blogueiro

View Comments

  • Prezado Eduardo,

    Mais uma vez fugindo ao tema, mas nem tanto; o Sr tem mencionado a importância de aplaudir a quem merece, por isso quero falar do papel desempenhado pelo Ricardo Oliveira no equilíbrio emocional desse grupo.
    RO no Santos estava rejeitado, entre outras coisas (idade, problemas de saúde, etc.) pela fama de fazer “panela evangélica”. No CAM chegou desacreditado pela maioria da Massa, inclusive eu que cheguei a cometer a heresia de dizer a época: ‘se é pra trazer esse refugo, era melhor ter deixado o Rafael Moura’. Hoje de joelhos digo: Oh, Pastor, perdoe-me, eu não sabia o que estava dizendo!
    Aos poucos fomos conhecendo a saga de um vencedor que foi considerado ultrapassado, mas mostrou saber (tal qual o Galo) se reinventar e continuar sendo um grande exemplo de profissional ético, disciplinado e com foco... que se cuidou a vida toda, abraça a todos sem distinção de religião e exerce muito a função de liderança:
    -AGREGADOR.
    -Não por acaso logo de inicio foi colocado no mesmo quarto que Cazares.
    - Teve fundamental importância quando no erro contra o Vasco muitos massacraram e pediram a cabeça do Róger Guedes, chamou para si a responsabilidade, abraçou o menino como um pai e deu suporte emocional para que ele deslanchasse.
    -Tem feito ótimas preleções.
    -Fez gols no clássico.
    - Fez um discurso motivacional em espanhol integrando Terans e Chará a equipe.
    -Em se tratando de custo-benefício em relação ao seu antecessor, estamos ganhando e MUITO no custo e no benefício.
    -Raça, Raça, Raça!
    Nessa primeira etapa do Brasileirão o Bom Pastor foi o melhor centroavante, além de ser vice-artilheiro contribui na retomada do bom futebol do artilheiro do campeonato.
    RO se define como “bom pai, bom, bom amigo, bom homem”, eu o defino como BOM EXEMPLO.
    Reconheço que na sua vinda para o Galo errei ao fazer pré-julgamento, hoje para ele o Artilheiro de Deus o meu pedido de DESCULPA e os meus *APLAUSOS*

    • Depois daquele golaço de falta e do pique que ele deu no final da partida contra o flor, dando uma bela assistência pra mais um golaço do Galopsita, aí eu também me converti.

    • Acompanho integralmente. Soube, por amigo lá de dentro, que a lideranca dele - RO - vem sendo condutora dessa reação. Se errar menos gols, merece a glória e o céu.

  • Caro Atleticanos,
    Excelente Post, tirando as colocações erradas do presidente, em momento algum estive contra as diretrizes e a forma de comandar.
    As dificuldades já começaram muito antes da sua posse, lembram?
    Ele não escolheu o Osvaldo Oliveira, e sim, teve de engolir, devido aquele momento que parecia estar O.O. estava dominando os malas e conseguindo resultados.
    Apesar de receber um clube na pior em todos os aspectos, teve de se manter firme, por que é da chapa da situação.
    Pressão financeira, judicial e ainda tendo de montar um time, tudo isto sem dinheiro e ainda com a torcida no pé.
    Jogadores caros recebendo horrores, resolver as pendencias judiciais, porque sem isto o nosso estádio não poderá sair do papel.
    Ser presidente do Galo é uma grande responsabilidade, e é normal que em determinados momentos a pressão seja tão grande, devido tudo que sabemos, que ele perca a linha, principalmente após derrotas que nós mesmos não perdoamos, imagine ele como torcedor e presidente.
    Quanto ao diretor, cometeu vários erros de contratação na vontade de aproveitar ocasiões do tal "bom e barato", mas, com as coisas começando a dar certo, também vem a tranquilidade para se fazer o que é certo e assim errar menos.
    Tem de se dar credito sempre, temos que torcer para que os comandantes possam cada vez mais acertar, e colocar este grande clube no caminho certo, são várias linhas para se atacar e em momento algum, pode ser esquecido da equipe, que é a razão de tudo.

  • Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!
    Administrar bem e com correção, é dever e obrigação de qualquer dirigente.
    Kalil é respeitado hoje, em virtude das conquistas que hoje fazem parte da história do Clube.
    Em contrapartida, deixou muito a desejar no que tange a sua gestão no âmbito administrativo/financeiro e principalmente em suas indicações para sucedê-lo.
    Concluindo, só haverá boa relação direção/Torcedor, com a bola entrando na casinha e o time levantando "canecos".
    Fora isso, é tudo bla bla bla.
    Saudações Atleticanas,

  • Kalil/Nepomuceno/Sette... todos três são da mesma chapa situação e com isto um protege o outro bla bla bla... portanto não iremos saber das verdades por inteiro... nunca, jamais... até aí nem me importo muito pois o que quero de verdade é um time forte que ganhe jogos e campeonatos...

    o nosso CAM têm sérios problemas financeiros então que se dê um desconto ao Sette neste primeiro ano de comando... e minha humilde opinião é que ele faz sim um belo trabalho para tentar sanar as dívidas e ainda montar um time competitivo após levar muitas críticas com o plantel montado no começo do ano...

    porém no que tange ao relacionamento com a torcida, o Presidente foi muito infeliz em suas declarações tempos atrás... tirou o peso de conquistas internacionais como também bateu de frente com a torcida e isso pegou muito mal já que somos o maior patrimônio do clube...

    bola pra frente e vida que segue... o que passou já foi então quero acreditar que dias melhores virão e com eles títulos pra comemorar... torcemos!!!!!!!!!!!

  • Simples assim, erraram em contratar este Denilson e ainda com contrato de 5 anos. Não aprendem mesmo. Oh falta de um diretor de futebol....
    Alô 7C, segura o Guedes, contrata o Abel Braga e mais um zagueiro que brigaremos pelo título .
    Este ano temos chances sim, os concorrentes têm outras prioridades.... Não quero lamentar mais pontos perdidos por inexperiência do Tiago, a quem julgo promissor, mas para o momento e para a dura sequência precisamos de um comandante que saiba o caminho das pedras.

  • Tá correto, Eduardo!
    Pra mim não precisa mudsr de caráter, o presidente, precisa acertsr mais que errar.
    E se no inicio os erros foram grandes, oswaldo de Oliveira, Arouca, Roger Guedes sem preço fixado, Samuel Xavier, Maidana e por ai vai...
    Agora parece que estão aprendendo.. apesar que Denilson com contrato de cinco anos....humm olha o cheiro de merda ai....
    Mas não importa, vamos lá!
    E isso aí acertou aplausos, errou críticas, errou e ainda quer peitar a massa, pau nele com personalidade militar ou não!
    Burro bravo a genye também bste na cangalha prs ele aprender!
    Abraço aos amigalos!

  • Não existe essa de verdadeiros ou falsos Atleticanos.
    Somos Atleticanos e pronto, uns pessimistas e outros otimistas.
    Dividimos torcedores em dois grupos: "Atleticanos" e "Não Atleticanos".
    SAN

  • Bom dia xará e amigalos!!!!!!!!!!!! Concordo que a sintonia entre torcida e Diretoria tem que ser perfeita para o sucesso. Não concordo com o colega amigalo de que as cobranças foram descabidas. Afinal somos uma torcida extremamente apaixonada e na espera de outro título do brasileirão há quase meio século!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Times de menor expressão e sem títulos internacionais já foram campeões brasileiros depois de nós!!!! O Presidente e demais dirigentes de um Clube como o GALO tem que saber filtrar as críticas que recebem e tirar lições disso. Presidir Clube de futebol é ser vidraça em qualquer situação. Ninguém é dono da verdade hoje no GALO. Volto a repetir: As Críticas devem ser sempre bem vindas! Aceitá-las com humildade e tentar melhorar faz parte do amadurecimento....E VIVA O GALO MAIS FAMOSO DO MUNDO!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Cobranças, em todo setor, são sempre saudáveis e bem vindas.
      Até para o blog, justas ou injustas, contribuem para a busca de consolidar este espaço sempre aberto e democrático.
      Até porque, caro xará, o blogüeiro e a quase totalidade dos que aqui frequentam tem em comum a paixão pelo Galo.
      Sem essa de "verdadeiros". Que autoridade tem, qualquer de nós, para classificar o Atleticano? Haja!!!

      • Eu não quero ele pra casar com ninguém lá de casa, quero que jogue e faça gols fazendo isso tá aprovado. Lembro muito bem quando R10 chegou aqui, sem comparação né mas o falatório dos cornetas foi o mesmo. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

        • Que fala mais antiga (não quer ninguem pra casar...kkkk), Cara! Ninguem ta cornetando...apenas colocando fatos. O R10 (sem comparações né)...ja tinha mostrado o que era...pro bem...Agora esse ai...ta mostrando o que é. Vou dar um desconto no seu comentário pq vc é muito bobo mesmo. Já percebi em outros comentarios. Enfim..vamos torcer pra que o Denilson tenha se "regenerado". Mas como disse um comentario acima.. Pq o Vitória, na ZR ia liberar um "grande jogador"?

          • Denílson é muito bom jogador e foi boa contratação. Será dará certo ou não, só o tempo dirá. Quanto a liberação do atleta pelo vitória, talvez seja por decisões equivocadas como essa, que eles estão no Z4. SAN

    • É desanimador mesmo.
      Sempre digo, se é pra apostar, que seja na base, que é mais barata, tem identificação com o clube e ainda ponde render financeiramente no futuro.
      Mas vai entender cabeça de cartola do futebol. Nos resta torcer para que dê certo.
      Com essa, Alerrandro deve ficar encostado ou ser emprestado pra um time fraco.

Recent Posts

Segue o BR e o pensamento na LA

A rodada, que teve sete jogos até o momento, será encerrada somente na quarta-feira. Já…

15 horas ago

Empate justo e injusto

O título contraditório foi proposital. Injusto ao Galo que abriu dois a zero e tomou…

2 dias ago

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

3 dias ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

4 dias ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

5 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!