Comemoramos que ontem à tarde, do leitor Jandir Almeida, por volta de 17h30, este blog chegou aos 30 mil comentários. Sinto-me honrado com a condição de blogueiro do Galo, aqui no UAI, desde março de 2016. São exatos, com este, 811 posts. Agora, refeito do procedimento cirúrgico – a propósito, ontem, a médica me liberou para o retorno à normalidade de minhas atividades, afinal, estava em repouso domiciliar e apenas me ocupando com este nosso espaço -, vou poder, então, circular pela cidade e ouvir o Atleticano. Reafirmo, o espaço não é meu e, sim, do Torcedor Atleticano.
Entretanto, mesmo preso em casa neste período, por meio dos comentários e dos debates que aqui travamos diariamente, foi possível avaliar o estado de espírito da Massa. Diria que é quase unânime o desejo de rejuvenescimento do elenco. Afinal, entre os titulares que terminaram a temporada, sete deles estão acima dos trinta anos. Entre os quatro abaixo dessa faixa, um deles, Marcos Rocha, está com idade aproximada destes seus companheiros.
Embora não exista nada oficial, sabe-se que Arouca – jogador de 31 anos – é nome praticamente certo para ser anunciado pela nova diretoria. Lembrando que ele atuou poucos minutos nesta temporada e não tem o perfil que o Atleticano esperava para a reformulação. Além dele, felizmente, o nome de Tiago Heleno sumiu das especulações. Restam, ainda, tudo isso pelo que lemos e ouvimos, o lateral Guillermo Varela (do Peñarol, do Uruguai) e Rithely (do Sport Recife). O primeiro tem 24 anos e o outro já chegou aos 26.
Sobre o lateral, embora não tenha registro de sua trajetória, confesso que me agrada um uruguaio em nossa defesa. Lembro-me de Cincunegui, que atuava na lateral esquerda, e depois o zagueiro Oliveira. Foram dois monstros. Quem sabe o ainda jovem lateral direito possa cumprir trajetória similar a de seus compatriotas. Caso se confirme, claro. Já o outro, assumo que não me empolga. Ano passado, teve atuação destacada no time pernambucano. Sondado pelo Galo, desdenhou e continuou em Recife. Nesta temporada, nem de longe foi aquele jogador de 2016.
Por outro lado, reafirmo que precisamos de camisa 10 e velocista, além – claro – de recompor a parte defensiva. Estamos, isso faz algum tempo, figurando entre as equipes que mais levam gols no Brasileiro. Não é normal e tampouco aceitável. Alguém me soprou ontem que Pablo, que acabou de ser campeão pelo Corinthians, estaria em negociação avançada. Ele tem 26 anos e teve um imbróglio para renovar com o time paulista. Temos duas razoáveis promessas, que precisam ainda de maior rodagem. No caso, Bremer e Mateus Mancini. Talvez esta transição com Pablo possa ser interessante.
Assistindo ao que o nosso saudoso Réver vem jogando, dá uma saudade da dupla “torre gêmeas”. Léo e Réver tinham bom entendimento e, ambos, são zagueiros artilheiros. Esteve quase que implorando para voltar ao Galo, mas foi desprezado e acabou se transformando no xerife do Flamengo. Situação parecida com a do Jô, que de volta ao Brasil, sem ter quem o quisesse, ficou na Cidade do Galo. Até que acertou seu retorno ao Corinthians e foi o craque do Campeonato Brasileiro. Todos dois bateram na nossa porta!
Certo ou errado, o fato é que perdemos duas boas oportunidades. Não saberia avaliar, naquele momento, como e quais as razões deles passarem na nossa frente e tomarem outro rumo. Torço, como todo Atleticano, que os nomes a serem contratados para recompor e – insisto – rejuvenescer nosso elenco deem certo. Afinal, sem medo de errar, neste 2017 foram cerca de dez contratações que não vingaram. Chegou a hora de acertar a mão.
Em tempo: Que gol foi aquele do Daniel, ontem, na Copa Ipiranga, no Rio Grande do Sul? Agora, ele se junta a Cazares – final da Copa do Brasil de 2016 – e Otero – em cima do Coritiba -, nos gols mais lindos do Galo de todos os tempos. O de Otero é aquele que a CBF “roubou” para premiar o Hernanes do São Paulo. Todos eles muito parecidos. Goleiro que vai para a meia lua pede isso mesmo.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Que tragam Sergio Costa, camisa 10 do Luverdense. Aposto nele como apostei em Bernard.
...boa noite!!....o Galo está com uma safra de zagueiros e de volantes muito boa....mas é preocupante saber que o Oswaldo não dá a minima para a base....o homem conseguiu barrar Gabriel Jesus para que Rafael marques fosse titular....até outro dia nem o nome do Marco Túlio ele sabia.....O tão criticado Roger , está lá no sul acompanhando a base do Palmeiras....mostra respeito pelo time que paga os salários dele.....vi alguns jogos da base e fiquei impressionado com a raça e entrega de Cícero e principalmente do Xavier.....impressionante a disposição desse rapaz, além de boa técnica....mas aí, o treinador me trás o Arouca que mal consegue andar.....difícil viu....eu subiria Marquinhos,Marco Tulio,Nathan, Xavier, Cícero e Capixaba....
Eduardo, hoje tive um dia complicado devido a problemas de saúde de um ente querido.
Somente agora que estou dando uma olhada no blog.
De cara, sinto-me lisonjeado em saber que o meu comentário foi o de 30 mil.
Obrigado por nos aturar.
Abraços
É uma alegria fazer parte deste nosso espaço. Faço com prazer! Parabéns pelo registro dos 30 mil.
A mania de grandeza do galo me preocupa. Pablo é uma boa contratacao? Sim, pelo ano me fez , mas tem algo muito estranho . Cara preferir sair de um time montado como o Corinthians pra vir pro galo. Provavelmente salário astronomico e contrato longo. Pode trazer o beckenbauer que se o esquema tático não estiver bem montado , não vai dar em nada. Continuo cornetando pq galo continua comentendo os mesmos erros. Na hora que a grana acabar , vai ser só lamentação;!!!!!!
Nova Diretoria já começou errando: AROUCA e RITCHELI. Não são jogadores para o Galo.
Precisamos é de um time mais jovem e com sangue nos olhos, competitivo e bem organizado.
Oswaldo não é técnico para o Galo, outro erro de Sette Câmara. Até Abril será demitido.
A nova Diretoria é inexperiente, deveria se orientar mais, buscar pessoas com conhecimento profícuo sobre futebol. Por que não L Silva como Supervisor, fazendo a ponte entre time e Diretoria?
Por que não Éder e Luizinho como auxiliares técnicos? Gallo, outro erro.
Sinceramente, torço muito para estar errado , mas Sette Câmara já comete os mesmos erros do juvenil Nepomuceno. BR 18? Esqueçam... Outro ano no lixo. Com tantos anos de sofrimento aprendi a ser mais racional.
Vc disse bem no enunciado de seu comentário.O "Galo precisa de sangue novo". Eder e luizinho estão cuidando dos seus tataranetos e nem sabem mais o que é futebol, vide Dadá Maravilha que atualmente na tv é o asneira em pessoa........
Caros,
Tenho visto com bons olhos a mudança no perfil de contratação via imprensa. Arouca nunca foi nada no futebol, é exemplo Heman e naipes, ñ vai dar em nada. Já o uruguaio ventilado, Pablo do curica ou mesmo o Carlos Alberto Ritchely do xport, acho bom investimento. Tem q apostar em quem quer ver o jogo. Chega de VELHACARIA, em todos os sentidos.
Uma providência salutar entre nós é neutralizar o discurso subalterno, continuísta e apequenador dos JAIROBAZAIROS, uma praga. Precisar do resultado do flamengo prá definir o nosso PLANEJAMENTO é um acinte aos pretos e brancos. Q patifaria é essa? Passamos o ano inteiro sem poder criticar os come quieto, a bailarina Carioca mexicana, a Av Rocha, O cone, O peixe tostado da Dryworld. Chegou no limite, tem q REFORMULAR. Aqui é Galo, ñ é casa da mãe Maria, ñ.
Temos q remar novamente... q passou passou e q sirva como exemplo, ñ para ser esquecido, como querem os ôba ôba, mas q sirva como parâmetro do q pode e deve e o ñ pode e ñ deve. Por isso precisamos de uma cartolagem FORTE, repensar isso de choque de gestão à tucano (AQUI É GALO), de planejamento eficiente BLÁ, de estado mínimo. BURRICE. Precisamos de um ESTADO MAIOR ALVINEGRO FORTE. Ocupar espaços na CBF e FMF. Ñ queremos um presidente escondido atrás de rompantes de arrogância sem banca. Se arrotar, tem q bancar o hálito. Assim foi Kalil.
QUEREMOS BRIGAR NO BR18.
Independente, GALO SEMPRE!
Estão se equivocando sobre a notícia da saída do Cazares. Estão dizendo que ele iria por empréstimo, o Lucca em definitivo e ainda com algum dinheiro. Acho que seria muito bom. ?
Acho q a questão, mais do que juventude é compromisso. Tem que ficar quem tem isso, infelizmente o ambiente do galo leva até quem tem compromisso a se nivelar por baixo e aí fica muito nebuloso para a torcida, q não acompanha o dia a dia, saber quem são as maças que apodrecem e viciam um ambiente profissional.
Mas o fundo do poço mesmo, é notar que quem deveria saber, avaliar e decidir sobre essa questão importantíssima também não tem compromisso e talvez seja ela mesma a fonte.
A expectativa mesmo é de contratações enganosas:
.jogador europeu decadente, são mais caros, mas se jogam na europa, mais esperança criam
.jogador do jorge wilstermann, pois nos eliminaram e deve criar alguma expectativa, tipo cárdenas, que fez um golzinho num time que entregava o ouro pra derrubar o Autuori (ele tentou 3 vezes no jogo o mesmo lance sem marcação alguma) e depois estava aqui iludindo a torcida por se destacar num momento de fragilidade.
.algum medalhão que circulou pela mídia nos últimos anos mas que está sendo preterido por desgaste, falta de compromisso, idade, etc, etc, etc
Esse é o máximo de imaginação da nossa diretoria, vender ilusão.
Bom, quem sabe não aparece um dos maiores jogadores da história do futebol, entrando na última fase de sua carreira se vendo na necessidade de provar alguma coisa, tipo Ronaldinho Gaúcho, pra salvar a lavoura. Quem sabe.
Bom dia! Concordo que a reformulação, embora profunda, não deve ser feita na linha da barca. Temos uma boa base, sim! Além disso, jogadores que não renderam nesta temporada podem voltar a render, desde que o Clube explicite seus objetivos, tenha diretor de futebol e boa preparação técnica e física. Vitor, Elias e Fred podem sim voltar render. Mas em um futebol tão competitivo do ponto de vista físico, é preciso ter jogadores jovens, que possam fazer de forma mais efetiva essa disputa física. A mescla de jogadores jovens com alguns experientes é muito recomendável. O Santos, ao qual você se refere, tem um elenco formado por muitos jovens jogadores, com alguns experientes (mais velhos): Ricardo Oliveira e Renato. A renovação do Leo Silva, se tratada da forma correta, é interessante. Vejo que ele pode ser sim uma espécie de treinador dos jovens zagueiros e jogar algumas partidas. Com um primeiro volante mais jovem, pode-se aproveitar muito bem o talento do Elias que, enfim, parece estar compreendendo o que é o Galo. Agrada-me a ideia da contratação do Varela, sobretudo porque precisamos de renovar a lateral-direita. Marcos Rocha é desses que está há muito tempo no cargo e precisa respirar novos ares, a exemplo do Carlinhos Neves. Além disso, ele é uma excelente moeda de troca. Proporia ao Palmeiras a troca dele pelo William Bigode e, junto, o empréstimo do Roger Guedes, dois que sabem jogar pelas beiradas. Na zaga, se vier o Pablo, será muito bom. Quanto ao camisa 10, é preciso pesquisar bem no mercado. Penso que Casares deveria permanecer por mais uma temporada. Abraços
Bom dia Eduardo e massa atleticana!
Se a nova diretoria do Atlético for ouvir a torcida, onde cada um tem uma opinião, não teríamos elenco e nem time para 2018. Tem alguns atleticanos aqui, que não tem a menor noção de futebol, querendo fazer uma barca de um elenco, que quer queira ou não, ainda tem uma base para permanecer. Digo isto e atesto para vocês, que a nossa campanha no returno, o time figurou em 4º. lugar com 31 pontos, a mesma pontuação que a do Palmeiras em terceiro, só perdendo no critério de uma vitória a menos, como também ficando a um ponto da Chapecoense e Vasco com 32 pontos, primeiro e segundo respectivamente. Não tem nada de terra arrasada e foi provado que o que nos levou à péssima campanha no turno, foram os péssimos trabalhos de dois estagiários "técnicos", principalmente o substituto do Roger o sr. "Micale", que foi a pior coisa que aconteceu na gestão Nepomuceno, onde todos que chegaram a um consenso de trazer este técnico inexperiente, erraram ao extremo, pois não havia até então dirigido um time profissional, com exçecão da seleção olímpica e mais nada. Essa balela de dizer que time com jogadores acima de 30 anos não aguenta é pura balela. É claro que o time não poderá ser formado na sua maioria de jogadores mais velhos, mas teve vários times no Brasil, dentre eles o Santos e Botafogo, com dois atacantes acima dos 34 e que deram conta do recado (Ricardo Oliveira e Roger), assim como outros. O preparo físico do Atlético foi claro e evidente, que estava aquém dos demais, não por incompetência do Carlinhos Neves, pois isto ele tem muito, mas já estava desgastado e acomodou. Isto acontece quando um profissional fica por muito tempo na direção de um departamento, onde já conquistou quase tudo no time e se dar por satisfeito. Desse elenco aí, tem que manter uma base forte, nada de barca, contratando as peças nas posições carentes, tendo um time A competitivo e um ou mais substitutos a altura para cada posição, onde em 2017 estava muito desequilibrado. É por isto que estou torcendo e muito para esta vaga da pré libertadores vir e que a nossa diretoria possa encorpar o elenco, para que podemos fazer um bom ano de 2018 conquistando títulos. Não interessa de qual forma virá essa vaga, pois a instituição CAM tá acima de todos nós. Caro Eduardo, a dupla Jô e Rever, estava muito mal quando foram dispensados pela diretoria. O Rever com aquela contusão do tornozelo que não sarava nunca e ainda por cima, surgiu o Emerson que tomou conta da posição e não era admissível ficar com o Rever sendo reserva de luxo, ganhando uma fortuna e sem se quer constar nem no banco. Quanto ao Jô, nem os mais otimistas iria acreditar que essa bananeira que havia dado cacho, voltaria jogar em alto estilo, depois de ficar mais de seis meses sem jogar e nem ele mais acreditava, assim como a sua esposa, em entrevista ao Sportv, logo após o prêmio de melhor jogador da competição. Veja bem em que situação chegou o futebol brasileiro, o Jô ser eleito o melhor jogador da competição, é de se assustar. Vamos aguardar após as eleições, o que essa nova diretoria vai trazer de contratações, uma vez que a grana tá escassa para a maioria e deverá usar o que temos de moeda de troca, escolhendo aqueles que o time necessita. Saudações atleticanas!
Bela colocação Jair. Assino com vc.