Na quarta-feira, dia que vencemos o Vasco, postei aqui pela manhã a satisfação em ter conhecido um leitor deste blog. Antônio Luiz Camanho, sua esposa Vânia e a irmã dela – Fátima -, estavam na mesma cafeteria que frequento e num rápido papo, tivemos a oportunidade de contar sobre nossa relação com o Atlético. Ele, como disse, carioca e que escolheu também o Galo como seu time do coração.
Durante nossa prosa, ele afirmou que foi seu sogro quem puxou o pé do Ferreira, naquela final da Libertadores. Rimos muito e, assegurei que foi meu cunhado – Fausto Barbosa de Paiva – que me ensinou o caminho da Atleticanidade. Já até contei sobre essa influência aqui neste nosso espaço. Daí lembramos que Alexandre Kalil tem certeza que foi seu pai Elias. Frederico Bolívar, ícone da Massa, garante que foi seu avô.
Na verdade, foram todos eles e outros tantos que na cabeça de cada Torcedor merecem essa homenagem, pelo que representa na Atleticanidade nossa de cada dia. Mas, Toninho CAManho, como ele assina, por pouco me convence depois de me enviar o texto que divido com os leitores. A singeleza de suas palavras e a maneira romântica que descreveu, naquele exato momento da conquista, chega a ser comovente e convincente.
Necessário explicar que as “entidades” são o Alfredinho (seu sogro que jogou na base do Galo lá pelos anos 40) e a Zezé, que foi babá da esposa do Toninho. A Zezé tinha uma prescrição médica que lhe recomendava não ouvir jogos do Galo.
“O Apagão do Ferreyra
Toninho C.A.M.anho – 26 JUL 2013
Eram cinquenta e quatro mil atleticanos em plena penitência com seus terços, santinhos, água benta e folhinhas marianas, olhos arregalados, suor frio e batimentos cardíacos de beija-flor, 1.260 por minuto.
Trinta e sete minutos do segundo tempo, só restavam uns dez minutos no máximo para um golzinho salvador, mãos postas, frio na barriga, boca seca e uma baita esperança, afinal, nós acreditamos!
Nesse momento um volante da tribo guarani lança uma bola esticada pela meia esquerda para a corrida do brutamontes argentino Ferreyra, um hermano de um metro e noventa e um de altura e cem quilos de pura travessura. Os passos do gigante estremecem o Mineirão, uma carreta sem freio no sentido do gol atleticano.
São Victor sai da meta em direção ao monstrengo milongueiro, é o arcanjo contra o diabo, David contra Golias, seja o que Deus quiser!
Qual um Titanic, o calhamaço num toque sutil passa como um hipopótamo na reprodução pelo goleiro milagreiro e fica de frente para uma baliza sem São Victor, a porta do inferno!
Aí se dá algo estranho. Coisa do Divino, que levei cento e duas repetições da FOX Sports e oitenta e oito do SPORTV para conseguir ver.
No mundo real, o grandalhão primeiramente refuga por um momento com se houvesse surgido uma barreira de fogo a sua frente. Faz um corte para o lado, quando é lançado ao chão como um pacote com o peso da consciência do Sarney. Pés trançados e olhos esbugalhados!
Na repetição cento e noventa é que consegui ver a cena do ponto de vista do Ferreyra. Quando olhou para frente surgiu do nada uma negra gordinha com olhar de anjo que disse: “Onde ocê acha que vai fio?” Incrédulo o tanque do Prata dá um passo lateral, o suficiente para que uma outra entidade com a metade do seu tamanho lhe dê um “De ashi barai”, conhecido como trança-pé no judô. O gigante está com a cara enfiada na grama sem acreditar no que viu e sentiu.
A massa respira e faz quinze “em nome do pai ….”. Acima do Mineirão, Roberto Drumond, Elias Kalil, Cafunga, Cássia Eller e mais um milhão de atleticanos morrem de rir. Cinco minutos depois o Léo Silva faz de cabeça e o resto da história vocês já sabem.
No retorno, no ônibus da caravana que volta para o céu, Zezé fala: “Alfredinho ocê num toma jeito minino, num dia apaga a luz do Indepença e hoje rapa o pé do grandalhão! Ê minino do cú riscado!”. Alfredinho do seu lado retruca: “E você Zezé, o médico te proibiu de escutar jogo do Galo, quanto mais ir dar susto nos outros no Mineirão”.
Ô nego!!!!!!!!”
* fotos: 1) arquivo de família; 2 e 3) google
Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…
Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…
“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…
Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…
Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…
Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…
View Comments
Como foi prazeroso e divertido ler esse texto. Parabéns ao autor e a blogueiro por compartilhar. Eu acredito. VAMO GALO
VI ONTEM NA IMPRENSA QUE A TORCIDA DO FLAMENGO ESTÁ FAZENDO FORTE PRESSÃO NA DIRETORIA E NOS JOGADORES , "POR TÍTULOS " EXIGEM TÍTULOS .
EXIGEM QUE OS JOGADORES HONREM A CAMISA E O SALÁRIO QUE GANHAM.
Só para deixar registrado.
Sou anti flamenguista, como todo Atleticano.
Que eu me lembre, os treinos eram na Vila Olímpica. A menos que a memória esteja me traindo.
Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Ok vejo passa dia após dia a diretoria do galo a ver navios. Ok faz este diretor de futebol no galo para passar férias já tem. Victor. Fábio Santos. Elias. Patrick. Adilson. Pastor pipoqueiro. Cachazares. Nathan. Therans. Leandrinho. Papagaio já nem lembrava deste jogador. Etc.aja dinheiro jogado fora com tantos peladeiros que veio mamar no galo. Não sei porque o Rui Costa foi contratado porque o time esta igual na época do estagiário marques .uma pergunta para a diretoria é com estes jogadores que vamos disputar o brasileirão. Porque já perdemos o mineiro. A libertadores e praticamente nem na sulamericana vamos. E dispensa dos ex jogadores não vai acontecer. Aliás vamos pegar uma pedreira na 8 de finais na copa do Brasil o peixe e na minha opinião é outra eliminação não temos equipe para ganhar do santos. Triste realidade. Diretoria lenta e amadora. Acorda galo.vai galoooooo.
AmiGalos, boa tarde
Que os deuses do futebol permitam que eu esteja errado, mas a minha previsão para esse mês de maio não é das melhores para o nosso Galo:
1- Perdemos o Mineiro
2- Eliminação da Libertadores
3- Seremos eliminados da Sula ( não ganharemos do Zamora)
4- Seremos eliminados pelo Santos na Copa do Brasil, que possui um time mais organizado que o nosso.
...assim em 31/05 teremos somente o Brasileirão.
Triste, mas é o que a lógica do futebol está mostrando nesse momento.
.: Além de ruim, nosso time é azarado. Pegamos o adversário mais complicado que poderia existir na CB. Em 2014 pegamos na sequência da CB Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Pirangi na final. Enquanto isso o Pirangi enfrentou Santa Rita, ABC, Santos e o Galo na final.
Os deuses do futebol atenderam você em quase tudo Nilton Galo, senão, vejamos:
1 - Perdemos o Mineiro em ABRIL
2 - Fomos eliminados da Libertadores em ABRIL
3 - Seremos eliminados da Sula em Maio - é possível; nessa eles sacanearam você (nós)
4 - O jogo de volta contra o Santos pode ser em JUNHO (acho que ainda não está definida a data)
Até que você é um cara de sorte, amigão!
Caro Teobaldo,
Tomara que eu esteja errado.
Pelo menos na Copa do Brasil.
Agora, no Brasileirão, uma vitória contra o Ceará nos daria a tranquilidade para mais algumas rodadas.
Tranquilidade, nada mais que isso.
PELOAMORDEDEUS! ABEL NÃO! ABEL NUNCA MAIS!!Quem não tem visão, bate a cara contra o muro! SAN
É lindo ver Torcedor que respeita e exalta os momentos mágicos de nossa história! *Aplausos*
Viver a ATLETICANIDADE nossa de cada dia, NÃO impede de enxergarmos os erros e fazermos as cobranças necessárias. Parabéns Toninho!
-
SSouza,
Victor além de mal treinado e preguiçoso (vive fazendo cera), agora anda estressadinho.
-
Disse o santo do pau oco - em entrevista - que o ambiente era ruim com o Levir, querem a permanência do interino. A culpa é sempre dos técnicos. E quando esteve bom pra panela? Com o Larghi, porque eles mandavam. E agora com o Rodrigo que também não tem peito pra enfrentá-los.
Sabemos que um Time que tem como titulares absolutos: um goleiro que vive do passado. Um LE que só serve pra cobrar penal. Um centroavante idoso que no último jogo deu o primeiro chute a gol aos 42 do segundo tempo. Um bunda de bigorna que - além de desprezar nosso Clube - ninguém sabe se é volante, meia ou o quê. É um Time fadado ao fracasso.
Continuo aguardando a chegada de um TÉCNICO que, além de competente, tenha dons de exorcista, pois terá que expulsar os demônios do Time.
Continuo aguardando o posicionamento do Rui Costa, sobre contratações e dispensas.
Continuo aguardando 7 CÃOmara dimensionar a grandeza do cargo que ocupa e fazer por merecê-lo.
Sobretudo continuo carregando na alma, no coração e tatuado no corpo: Uma Vez Ate Morrer! E o orgulho de por o meu escudo no peito.
P.S.: Senhor De Ávila, sugiro que tenha mais atenção aos fakes que infestam esse espaço. Ter Atleticanos com pensamentos divergentes é salutar, enriquece o debate. Mas fakes que só tumultuam, não dá.
Boa Noite,
Quanto ao nosso eterno goleiro, que já foi santo e por isso essa diretoria acha que deva ser eterno, já expliquei em outro post, ele é um jogador que não teve treinamento de base, quando era jovem sua vitalidade sobressaia sobre suas deficiências, porém hoje suas deficiências estão não só aparecendo como sendo aumentadas em função da idade, e que fique claro aos defensores do santo, "não é falta de treinamento".
Quanto aos infiltrados é fácil de se detectar devido a falta de bi polaridade deles, vivem sempre denigrindo nosso galo, como já foi dito.
Como sempre, ótimo o comentário.
Cara Lucy, em convergência com seu comentário, tem um comentador habitual aí, que de Atleticano não tem absolutamente nada. Eu já desmascarei há tempos! Não me engana de jeito nenhum! Contracena de crítico, mas claramente é maria. Desmerece o GALO, desmerece o Atleticano, desmerece as coisas do GALO. Um bosta. TORCER SEMPRE, O RESTO É PAPAGAIADA!
O Atleticano Racional. Reclamar sempre sem perder a capacidade de julgar.
Cara Lucy, compartilho com vc na íntegra o pensamento sobre nosso goleiro ( o santo do pau oco). Foi importante sim e vital para nossas últimas conquistas, mas há 3 anos vem entregando o time e já saímos de muitas competições graças a ele. Mas o que mais pesa sobre ele é não reconhecer es suas deficiências e sempre vem a público transferir a responsabilidades de suas bizarrices para outros. Muitas viúvas aqui vão se queixar chamando-o de ídolo, mas sua época já passou e só ele, o seu famigerado treinador de goleiros e o bando de viúvas ainda não perceberam.
ELIAS , F.SANTOS E R.OLIVEIRA JÁ BATERAM O MARTELO: R. SANTANA É O TREINADOR. PONTO FINAL.
CADÊ RUI COSTA.??
SUMIU.....
A IMPRENSA ESPORTIVA MINEIRA É UMA VERGONHA.
OMISSA , PARECE QUE TEM MEDO DOS TIMES E DOS JOGADORES. POR ISSO NÃO FALAM A VERDADE.
DOIS LATERAIS , UM MEIA E UM CENTRO AVANTE , ESSAS SÃO AS NOSSAS NECESSIDADES IMEDIATAS.
QUEREMOS TIME.
QUEREMOS TÍTULOS.
BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL É OBRIGAÇÃO.
Não vamos jogar a toalha. VAMOS COBRAR.
O que isso Eduardo.?? Esse Link aí no meu comentário , o que houve.??
Não entendi nada.
Assim veio, caro. Vou lá eliminar, mas veio assim como aprovado.
É isso ai Paulo. Enquanto a quadrilha estiver vestindo nossa camisa (Victor, Leo Silva, F. Santos, Elias e RO, continuaremos a ser chacotas no Brasil. Quanto a imprensa, nada de novo, são todos fabricantes de ídolos. E o Jabá como fica?
Exato Kley!!
Vamos apertar o pescoço destes caras,... Escriba; precisamos de textos com maior invocação a cobranças; entendo como muito óbvio que este é o caminho, aliás, em qualquer segmento da vida a banda toca desta forma. Temos que nos afastar o quanto antes das ilusões e da inércia se é que pensamos em mudar os rumos da nossa história pra sermos de fato vencedores.
Rui Costa, chegou e até agora não fez nada, só reclamou do VAR, encheu a bola do elenco e do interino. cadê os reforços pro brasileiro e Copa do Brasil, cadê o treinador? Pra essa diretoria incompetente é muito boa a situação do interino, ele não cobra reforços, não cobra jogadores, não barra medalhões e o custo é baixo, se perder uns três ou quatro volta pro Sub 20, tranquilo. Enquanto isso duas vitórias e alguns torcedores mais carentes de bons resultados se iludem e já endossam a manutenção do interino, que é um pedido dos jogadores, que com a máfia que tem no clube comandaram o time do jeito que quiserem, acomodados, com entrevistas bizarras. A verdade é que o elenco é limitado, precisamos de reforços já e de um técnico de postura firme junto à direção e jogadores. Acorda massa!!!!
Estão esperando o Abelão cair no Flamengo. Quer apostar?
Abel é fim de feira. Se for pra contratar Abel era melhor ter mantido o Levir. Abel está ultrapassado (há tempos), tanto que não conseguiu dar padrão pro time estelar do flamídia e está sendo escorraçado de lá. Acredito que Rui Costa, que me parece antenado com o que vem acontecendo no futebol mundial, não vai embarcar nessa barca furado desses medalhões ultrapassados e obsoletos. Abel é do mesmo (horroso) time de dorival, roth, oswaldo e marcelo oliveira (o pior de todos, ruim e preguiçoso). VOLTA PRO MAR OFERENDA! SAN
Pelo contrário Barros.., Abel é um grande técnico .
Meu velho, permita me discordar. Treinadores com o perfil do Abel, tem a gestao do grupo (vestiário, gestao de pessoas) como sua única qualidade. Isso cada vez mais, não basta. Acho que precisamos de outra coisa, outro perfil. Apostar no abel, p mim, é o mesmo q manter Levir. Pode dar resultado no curto prazo, mas queremos e precisamos de mais. SAN