Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Para aliviar e relaxar a nossa relação com o Galo

Na quarta-feira, dia que vencemos o Vasco, postei aqui pela manhã a satisfação em ter conhecido um leitor deste blog. Antônio Luiz Camanho, sua esposa Vânia e a irmã dela – Fátima -, estavam na mesma cafeteria que frequento e num rápido papo, tivemos a oportunidade de contar sobre nossa relação com o Atlético. Ele, como disse, carioca e que escolheu também o Galo como seu time do coração.

Durante nossa prosa, ele afirmou que foi seu sogro quem puxou o pé do Ferreira, naquela final da Libertadores. Rimos muito e, assegurei que foi meu cunhado – Fausto Barbosa de Paiva – que me ensinou o caminho da Atleticanidade. Já até contei sobre essa influência aqui neste nosso espaço. Daí lembramos que Alexandre Kalil tem certeza que foi seu pai Elias. Frederico Bolívar, ícone da Massa, garante que foi seu avô.

Na verdade, foram todos eles e outros tantos que na cabeça de cada Torcedor merecem essa homenagem, pelo que representa na Atleticanidade nossa de cada dia. Mas, Toninho CAManho, como ele assina, por pouco me convence depois de me enviar o texto que divido com os leitores. A singeleza de suas palavras e a maneira romântica que descreveu, naquele exato momento da conquista, chega a ser comovente e convincente.

Necessário explicar que as “entidades” são o Alfredinho (seu sogro que jogou na base do Galo lá pelos anos 40) e a Zezé, que foi babá da esposa do Toninho.  A Zezé tinha uma prescrição médica que lhe recomendava não ouvir jogos do Galo.

“O Apagão do Ferreyra

Toninho C.A.M.anho – 26 JUL 2013

Eram cinquenta e quatro mil atleticanos em plena penitência com seus terços, santinhos, água benta e folhinhas marianas, olhos arregalados, suor frio e batimentos cardíacos de beija-flor, 1.260 por minuto.

Trinta e sete minutos do segundo tempo, só restavam uns dez minutos no máximo para um golzinho salvador, mãos postas, frio na barriga, boca seca e uma baita esperança, afinal, nós acreditamos!

Nesse momento um volante da tribo guarani lança uma bola esticada pela meia esquerda para a corrida do brutamontes argentino Ferreyra, um hermano de um metro e noventa e um de altura e cem quilos de pura travessura. Os passos do gigante estremecem o Mineirão, uma carreta sem freio no sentido do gol atleticano.

São Victor sai da meta em direção ao monstrengo milongueiro, é o arcanjo contra o diabo, David contra Golias, seja o que Deus quiser! 

Qual um Titanic, o calhamaço num toque sutil passa como um hipopótamo na reprodução pelo goleiro milagreiro e fica de frente para uma baliza sem São Victor, a porta do inferno!

 

Aí se dá algo estranho. Coisa do Divino, que levei cento e duas repetições da FOX Sports e oitenta e oito do SPORTV para conseguir ver.

No mundo real, o grandalhão primeiramente refuga por um momento com se houvesse surgido uma barreira de fogo a sua frente. Faz um corte para o lado, quando é lançado ao chão como um pacote com o peso da consciência do Sarney. Pés trançados e olhos esbugalhados!

Na repetição cento e noventa é que consegui ver a cena do ponto de vista do Ferreyra. Quando olhou para frente surgiu do nada uma negra gordinha com olhar de anjo que disse: “Onde ocê acha que vai fio?” Incrédulo o tanque do Prata dá um passo lateral, o suficiente para que uma outra entidade com a metade do seu tamanho lhe dê um “De ashi barai”, conhecido como trança-pé no judô. O gigante está com a cara enfiada na grama sem acreditar no que viu e sentiu.

A massa respira e faz quinze “em nome do pai ….”. Acima do Mineirão, Roberto Drumond, Elias Kalil, Cafunga, Cássia Eller e mais um milhão de atleticanos morrem de rir. Cinco minutos depois o Léo Silva faz de cabeça e o resto da história vocês já sabem.

No retorno, no ônibus da caravana que volta para o céu, Zezé fala: “Alfredinho ocê num toma jeito minino, num dia apaga a luz do Indepença e hoje rapa o pé do grandalhão! Ê minino do cú riscado!”.  Alfredinho do seu lado retruca: “E você Zezé, o médico te proibiu de escutar jogo do Galo, quanto mais ir dar susto nos outros no Mineirão”.

Ô nego!!!!!!!!”

* fotos: 1) arquivo de família;  2 e 3) google

48 thoughts to “Para aliviar e relaxar a nossa relação com o Galo”

  1. VI ONTEM NA IMPRENSA QUE A TORCIDA DO FLAMENGO ESTÁ FAZENDO FORTE PRESSÃO NA DIRETORIA E NOS JOGADORES , “POR TÍTULOS ” EXIGEM TÍTULOS .
    EXIGEM QUE OS JOGADORES HONREM A CAMISA E O SALÁRIO QUE GANHAM.
    Só para deixar registrado.
    Sou anti flamenguista, como todo Atleticano.

  2. Boa tarde Eduardo e massa. Grande texto Eduardo. Ok vejo passa dia após dia a diretoria do galo a ver navios. Ok faz este diretor de futebol no galo para passar férias já tem. Victor. Fábio Santos. Elias. Patrick. Adilson. Pastor pipoqueiro. Cachazares. Nathan. Therans. Leandrinho. Papagaio já nem lembrava deste jogador. Etc.aja dinheiro jogado fora com tantos peladeiros que veio mamar no galo. Não sei porque o Rui Costa foi contratado porque o time esta igual na época do estagiário marques .uma pergunta para a diretoria é com estes jogadores que vamos disputar o brasileirão. Porque já perdemos o mineiro. A libertadores e praticamente nem na sulamericana vamos. E dispensa dos ex jogadores não vai acontecer. Aliás vamos pegar uma pedreira na 8 de finais na copa do Brasil o peixe e na minha opinião é outra eliminação não temos equipe para ganhar do santos. Triste realidade. Diretoria lenta e amadora. Acorda galo.vai galoooooo.

  3. AmiGalos, boa tarde
    Que os deuses do futebol permitam que eu esteja errado, mas a minha previsão para esse mês de maio não é das melhores para o nosso Galo:
    1- Perdemos o Mineiro
    2- Eliminação da Libertadores
    3- Seremos eliminados da Sula ( não ganharemos do Zamora)
    4- Seremos eliminados pelo Santos na Copa do Brasil, que possui um time mais organizado que o nosso.
    …assim em 31/05 teremos somente o Brasileirão.
    Triste, mas é o que a lógica do futebol está mostrando nesse momento.
    .: Além de ruim, nosso time é azarado. Pegamos o adversário mais complicado que poderia existir na CB. Em 2014 pegamos na sequência da CB Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Pirangi na final. Enquanto isso o Pirangi enfrentou Santa Rita, ABC, Santos e o Galo na final.

    1. Os deuses do futebol atenderam você em quase tudo Nilton Galo, senão, vejamos:
      1 – Perdemos o Mineiro em ABRIL
      2 – Fomos eliminados da Libertadores em ABRIL
      3 – Seremos eliminados da Sula em Maio – é possível; nessa eles sacanearam você (nós)
      4 – O jogo de volta contra o Santos pode ser em JUNHO (acho que ainda não está definida a data)
      Até que você é um cara de sorte, amigão!

      1. Caro Teobaldo,
        Tomara que eu esteja errado.
        Pelo menos na Copa do Brasil.
        Agora, no Brasileirão, uma vitória contra o Ceará nos daria a tranquilidade para mais algumas rodadas.
        Tranquilidade, nada mais que isso.

  4. É lindo ver Torcedor que respeita e exalta os momentos mágicos de nossa história! *Aplausos*
    Viver a ATLETICANIDADE nossa de cada dia, NÃO impede de enxergarmos os erros e fazermos as cobranças necessárias. Parabéns Toninho!

    SSouza,
    Victor além de mal treinado e preguiçoso (vive fazendo cera), agora anda estressadinho.

    Disse o santo do pau oco – em entrevista – que o ambiente era ruim com o Levir, querem a permanência do interino. A culpa é sempre dos técnicos. E quando esteve bom pra panela? Com o Larghi, porque eles mandavam. E agora com o Rodrigo que também não tem peito pra enfrentá-los.
    Sabemos que um Time que tem como titulares absolutos: um goleiro que vive do passado. Um LE que só serve pra cobrar penal. Um centroavante idoso que no último jogo deu o primeiro chute a gol aos 42 do segundo tempo. Um bunda de bigorna que – além de desprezar nosso Clube – ninguém sabe se é volante, meia ou o quê. É um Time fadado ao fracasso.
    Continuo aguardando a chegada de um TÉCNICO que, além de competente, tenha dons de exorcista, pois terá que expulsar os demônios do Time.
    Continuo aguardando o posicionamento do Rui Costa, sobre contratações e dispensas.
    Continuo aguardando 7 CÃOmara dimensionar a grandeza do cargo que ocupa e fazer por merecê-lo.
    Sobretudo continuo carregando na alma, no coração e tatuado no corpo: Uma Vez Ate Morrer! E o orgulho de por o meu escudo no peito.

    P.S.: Senhor De Ávila, sugiro que tenha mais atenção aos fakes que infestam esse espaço. Ter Atleticanos com pensamentos divergentes é salutar, enriquece o debate. Mas fakes que só tumultuam, não dá.

    1. Cara Lucy, compartilho com vc na íntegra o pensamento sobre nosso goleiro ( o santo do pau oco). Foi importante sim e vital para nossas últimas conquistas, mas há 3 anos vem entregando o time e já saímos de muitas competições graças a ele. Mas o que mais pesa sobre ele é não reconhecer es suas deficiências e sempre vem a público transferir a responsabilidades de suas bizarrices para outros. Muitas viúvas aqui vão se queixar chamando-o de ídolo, mas sua época já passou e só ele, o seu famigerado treinador de goleiros e o bando de viúvas ainda não perceberam.

    2. Cara Lucy, em convergência com seu comentário, tem um comentador habitual aí, que de Atleticano não tem absolutamente nada. Eu já desmascarei há tempos! Não me engana de jeito nenhum! Contracena de crítico, mas claramente é maria. Desmerece o GALO, desmerece o Atleticano, desmerece as coisas do GALO. Um bosta. TORCER SEMPRE, O RESTO É PAPAGAIADA!

    3. Boa Noite,

      Quanto ao nosso eterno goleiro, que já foi santo e por isso essa diretoria acha que deva ser eterno, já expliquei em outro post, ele é um jogador que não teve treinamento de base, quando era jovem sua vitalidade sobressaia sobre suas deficiências, porém hoje suas deficiências estão não só aparecendo como sendo aumentadas em função da idade, e que fique claro aos defensores do santo, “não é falta de treinamento”.
      Quanto aos infiltrados é fácil de se detectar devido a falta de bi polaridade deles, vivem sempre denigrindo nosso galo, como já foi dito.
      Como sempre, ótimo o comentário.

  5. ELIAS , F.SANTOS E R.OLIVEIRA JÁ BATERAM O MARTELO: R. SANTANA É O TREINADOR. PONTO FINAL.
    CADÊ RUI COSTA.??
    SUMIU…..

    A IMPRENSA ESPORTIVA MINEIRA É UMA VERGONHA.
    OMISSA , PARECE QUE TEM MEDO DOS TIMES E DOS JOGADORES. POR ISSO NÃO FALAM A VERDADE.
    DOIS LATERAIS , UM MEIA E UM CENTRO AVANTE , ESSAS SÃO AS NOSSAS NECESSIDADES IMEDIATAS.
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL É OBRIGAÇÃO.
    Não vamos jogar a toalha. VAMOS COBRAR.

    1. É isso ai Paulo. Enquanto a quadrilha estiver vestindo nossa camisa (Victor, Leo Silva, F. Santos, Elias e RO, continuaremos a ser chacotas no Brasil. Quanto a imprensa, nada de novo, são todos fabricantes de ídolos. E o Jabá como fica?

  6. Exato Kley!!
    Vamos apertar o pescoço destes caras,… Escriba; precisamos de textos com maior invocação a cobranças; entendo como muito óbvio que este é o caminho, aliás, em qualquer segmento da vida a banda toca desta forma. Temos que nos afastar o quanto antes das ilusões e da inércia se é que pensamos em mudar os rumos da nossa história pra sermos de fato vencedores.

  7. Rui Costa, chegou e até agora não fez nada, só reclamou do VAR, encheu a bola do elenco e do interino. cadê os reforços pro brasileiro e Copa do Brasil, cadê o treinador? Pra essa diretoria incompetente é muito boa a situação do interino, ele não cobra reforços, não cobra jogadores, não barra medalhões e o custo é baixo, se perder uns três ou quatro volta pro Sub 20, tranquilo. Enquanto isso duas vitórias e alguns torcedores mais carentes de bons resultados se iludem e já endossam a manutenção do interino, que é um pedido dos jogadores, que com a máfia que tem no clube comandaram o time do jeito que quiserem, acomodados, com entrevistas bizarras. A verdade é que o elenco é limitado, precisamos de reforços já e de um técnico de postura firme junto à direção e jogadores. Acorda massa!!!!

      1. Abel é fim de feira. Se for pra contratar Abel era melhor ter mantido o Levir. Abel está ultrapassado (há tempos), tanto que não conseguiu dar padrão pro time estelar do flamídia e está sendo escorraçado de lá. Acredito que Rui Costa, que me parece antenado com o que vem acontecendo no futebol mundial, não vai embarcar nessa barca furado desses medalhões ultrapassados e obsoletos. Abel é do mesmo (horroso) time de dorival, roth, oswaldo e marcelo oliveira (o pior de todos, ruim e preguiçoso). VOLTA PRO MAR OFERENDA! SAN

          1. Meu velho, permita me discordar. Treinadores com o perfil do Abel, tem a gestao do grupo (vestiário, gestao de pessoas) como sua única qualidade. Isso cada vez mais, não basta. Acho que precisamos de outra coisa, outro perfil. Apostar no abel, p mim, é o mesmo q manter Levir. Pode dar resultado no curto prazo, mas queremos e precisamos de mais. SAN

  8. Caros,
    Obs.: e os VELHACOS, hein?…qnt sintonia fina. “O time tá mais organizado e competitivo com o RS”. Ou seja, já escolheram e escalaram o entregador de camisas. TÁ TUDO DOMINADO! A barca de come quieto tomaram de assalto nosso CAM, ñ tem comando e dá-lhe JABÁ!…Eu Acredito!
    Obs.: qnt sorte das Perrelepes nessa tal Copa do Br, hein? Sniff, sniff… A última vez q elas perderam no tal “sorteio” Judas andava de botas… Há qnt tempo isso, hein? Muito sortuda essa milícia do Benecy e dos Perrelas, sniff, sniff. E dá-lhe…zil $il zil, sniff, sniff…Eu acredito, eu acredito!
    GALO SEMPRE!

  9. Bom dia amigos do Galo. A indiferença parece ser a marca desta diretoria, perde o Mineiro, está fora da Libertadores, ganha de dois times oriundos da serie B e que estão em crise a muito tempo e está tudo bem. Nem parece que o NOSSO GALO contratou um Diretor de Futebol, nada mudou, continuamos sem técnico, com grande carência de reforços e jogando um futebol de fazer torcedor desligar a TV na hora do jogo.
    É sabido que quem não investe não prospera, por falta de reforços perdemos o Mineiro, a Libertadores e nosso time é considerado zebra para a conquista do Brasileiro.
    Estão apequenando NOSSO GALO.

  10. Bom Dia,

    Belo texto, faz nossas lembranças aflorar nossa atleticanidade.
    Quanto ao nossa equipe, tenho a certeza que um bom técnico e com o respaldo da diretoria pode dar um rumo no nosso Galo.
    É só ver as equipes como Grêmio, Tardelli, Luan são banco porque para o treinador, joga quem estiver melhor, Palmeiras e Flamengo são outros exemplos.
    Por aqui, manter interinos é muito cômodo para os malas.
    Precisamos de treinador com personalidade, no Vasco já se cogita o Dunga, não gosto do estilo de jogo, porém,é um camarada de personalidade.
    Estamos no aguardo, mas, não acomodados com estas duas vitórias.

  11. Ontem e anteontem ouvindo os comentaristas de uma rádio de BH acabei entendendo um dos motivos mais forte porque o Galo está nesta situação, eles estão em outro planeta ou então são todos cruzeirenses.

    1. A impressão que tenho é que os patrocinadores, a direção da rádio e a direção do clube não os deixam, no exercício da profissão, praticar o sagrado dever da isenção. E como eles precisam sobreviver, a sujeição é quase uma exigência para o trabalho. Lamentável, mas simples assim!

  12. O nosso CAM de hoje e’ apenas um time de futebol figurante nos torneios que disputa… isso e’ um fato e mais nada… quem sabe os gestores caem nesta realidade e contratem os jogadores pontuais que precisamos… nem preciso dizer as posicoes pois sabemos de muito tempo!!!!!!!!!!!

    OBS.: e o 7C??? Ainda trabalha em Lourdes??? Fazendo o que???

  13. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todosos matizes!
    E o atleticano vive de lembranças longínquas, enquanto o presente se desmorona e, o futuro não é construído.
    ” E la nave va”…
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  14. Bom dia xará e amigalos!!!!!!!!
    E a “sorte” continua do nosso lado…rsrsrsrsrs
    Enquanto o time do lado de lá vai enfrentar uma equipe em decadência na Copa do Brasil(FluminenC), o GALO pega uma equipe que está “voando” e em ascensão que é o Santos…(realmente nosso pão continua caindo com a manteiga para baixo!!!!!!!!!!!) É PRECISO ESCAVAR NO LABAREDA, NO CT DE VESPASIANO, NA SEDE DE LOURDES PARA “DESCOBRIR” O SAPO DE BOCA AMARRADA QUE ESTÁ ENTERRADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! VAI SER FECHADO ASSIM LÁ NA……VIU….

  15. Bom dia a todos!

    É a alegria de ser galista!

    Voltando ao nosso time, impressionante o silencio do novo diretor e a velha diretoria sobre providencias para esse ano!
    Ninguém fala mais em reforços, técnico, já vai sumindo do noticiário, como se duas vitorias pudessem silenciar tudo!
    O que estão esperando?
    O galo perder três seguidas?
    Ai vai sair correndo para contratar qualquer porcaria como se fosse solução?
    Ai vai demitir o técnico e trazer um desses medianos tipo Dorival júnior e pedir compreensão e paciência a torcida?
    O que estão esperando?
    Putzs…
    Bando de amadores!
    E esse Rui Costa que acabou de chegar, tem experiencia e discursa bem?
    Após duas vitorias (sofridas) acham que todos os problemas e deficiências se resolveram?
    E esse tempo perdido?
    Bando de amadores…
    Ainda vamos passar muita raiva…

  16. Quem era crítico até ontem hoje é chapa branca , quem era chapa branca continua chapa branca … apenas resultados das 2 primeiras rodadas? Há mais coisas entre o céu e a terra … Fato é que nosso time está muito longe do que esperávamos . Falta um treinador, o desempenho é péssimo , no primeiro tempo contra o Vasco nenhum chute a gol. Estratégia do vai deixando p ver no que vai dar , não funcionou antes e parece que não aprenderam . Falta uns 5 para serem titulares . Falta afastar mais uns 5 que não merecem ficar e negociar outros tantos . É tempo de coragem , vai fazer 50 anos, isto mesmo vc da diretoria que lê isso, 50 anos, imaginem a vergonha no noticiário . Acho que nunca verei meu time ganhar um BR. Lamentável !

  17. Bom dia senhores!!
    Bela narrativa, mas refugo de tanta atleticanidade nostágica neste momento em prol de algo mais importante e que indubitavelmente manterá este sentimento perpétuo; temos que exponenciar, intensificar nossas COBRANÇAS sobre principalmente esta administração ridícula deste afilhado do prefeito, (mais um aliás não é Kalil?) não bastassem os inúmeros calotes que hoje o clube paga com correções absurdas hoje, sem contar a entrega (doação) do nosso maior patrimônio físico e de retorno garantido e vitalício, o Diamond em Lourdes.
    E a contratação do treinador?? Pára com isto gente! Vamos nos empolgar com vitórias minúsculas e pouco merecidas com estas duas primeiras?
    Vamos esperar tomar chicotadas pra depois no desespero trazer qualquer um?
    E os reforços urgentes? Não tem dinheiro? Ora bolas! Não foi oferecido quase um milhão de salários pro pagodeiro Tardelli?
    Sou muito a favor de trazer este treinador argentino, Sebastian Beccacece; durante a parada pra Copa América, ele terá tempo (40 dias) mais que o suficiente pra conhecer o grupo, treinar, assistir os últimos 50 jogos horríveis do GALO.
    E a situação do Otero? Está confirmado o seu retorno agora para o mês que vem?
    Obs.; O Roger Guedes está encostado na China, o meia Oscar também não é protagonista por lá; estes são nomes que mudariam o time de patamar. Fui!!

    1. Concordo 100%.
      Até porque o jogo contra o Vasco foi de dar calo nos olhos. Time mal treinado e que não cria nada. Um jogador de 40 anos no ataque que mal consegue correr, a bola bate nele e volta.
      Para mim treinador que bota o luan de armador já se queima imediatamente, pra mim já não serve. O luan não tem a menor condição de jogar de armador. 100% a favor de um técnico estrangeiro.
      Saudações

  18. Bom demais da conta !!!
    E ao abrir a página do Uai vejo uma foto que
    deveria estar em todos os ambientes do CT ,
    pra ver se os caras de hoje possam aprender
    alguma coisa .
    Estão lá na foto :
    João Leite
    Orlando , Osmar , Luizinho e Valença
    Chicão e Cerezo
    Pedrinho , Palhinha , Reinaldo e Éder
    Só isso !

    1. Bom dia. A comparação foi muita injusta né com o time de agora embora o feito possa ser igualado. isso mostra o que é o futebol onde nem sempre o belo e majestoso faz historia.

        1. Um timaço realmente, que infelizmente hoje, seria massacrado pela torcida, já que não ganhou títulos relevantes. Infelizmente. SAN PS: Chicão não merecia estar nesse time. Além de muito ruim, era um babaca. Chicão ter jogado no GALO foi pra mim, a mesma coisa que ver paulinho maclarem, renato gaúcho e outros com nossa camisa. Uma afronta à Massa! SAN PS: João Leite era um peruzeiro!

          1. E tem a história da “quebrada de perna” do Alves, por esse cara aí que você falou, cujo nome para mim tornou-se impronunciável. Pouco me importa que tenha morrido alcoólatra e arrependido no fim da vida. Um escrivão da PF me disse que haviam confessado no inquérito da Máfia da Loteca, em SP, sobre mala preta relacionada a fazer de tudo para deter certos jogadores, “até quebrar”, custe o que custar. Vi a cena no estádio. Aquilo para mim foi crime. Que o Galo jamais traga de novo algozes para o elenco. Toda vez que fez isso, o time se deu mal. Não é mesmo Marycone? Grafia que adotei, com o devido respeito pela Lucy que, de modo muito inspirado, inseriu o y no novo nome que o atleta-devedor foi batizado no universo atleticano.

        2. Sem dúvida, Barata. Lembro-me que os treinos em 1980 eram no antigo Estádio Independência e eu acompanhava tudo “in loco”. Ver aquelas feras de perto seria inimaginável nos dias de hoje. Grandes tempos aqueles… E lá se foram quase 40 anos! Putz, como o tempo pôde ter passado tão rápido, amigo! Saudações Atleticanas!!!

          1. TEOBALDO ,
            do goleiro ao ponta- esquerda , só fera !
            Quem viu , viu , e sonha acordado com
            com o futebol que rolava no gramado .
            E o profissionalismo dos caras ?
            Em especial Chicão e Palhinha , vindos
            de adversários ferrenhos , mas com o
            maior respeito pela MASSA e pelo CAM.
            Ô , saudade !!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *