Categories: blogueiros

A omissão de protesto na dança dos técnicos

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Peço permissão aos amiGalos para sair um pouco fora do nosso contexto. Nem tanto, mas sem tocar nas questões momentâneas do Galo, como o desempenho na temporada, diretoria – que reafirmo ter minhas criticas -, comissão técnica e jogadores.

Aproveitei o feriado de ontem, que tive mais tempo, para entrar em redes sociais e ler notícias de outras equipes, com o que – rotineiramente – nunca me ocupo.

Até, por absoluto devaneio, entrei na lixeira do blog para ler, com mais atenção, postagens que poderiam ter entrado no nosso debate.

Antes de falar do assunto de maior atenção, aqui vai um recadinho curto aos que insistem na agressão ao Galo, aos Atleticanos, ao blog e ao blogueiro. “Se não gosta de mim, deste espaço, do nosso time e da nossa paixão pelo Galo, por favor, deixem de nos acompanhar. Ignore! Entrar aqui para ofender e querer discutir, pra que? Ofereça uma oportunidade a sua vida e viva com leveza”.

A dança dos técnicos

Bom, mas entre tudo que li no feriadão, o assunto que mais chamou minha atenção foi a dança dos técnicos. Tema corriqueiro ao longo dos tempos – não fosse aquela reação “circense” quanto a demissão do “treineiro” Osvaldo de Oliveira.

Falei com o simpático e atencioso diretor da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol – ABTF -, Fernando Pires. Foi muito boa a resenha e quando voltar ao Rio, seguramente daremos continuidade. O protesto da demissão do Osvaldo e o silencio nas outras trocas de comando, motivou a ligação e a explicação recebida.

Existem duas entidades. Essa, fundada em 1975, coleciona avanços na defesa e preparação de profissionais – inclusive já ministrou cursos de treinadores, situação que a CBF ardilosamente tirou da ABTF. Já a outra, Federação de Treinadores, fundada em 2013, teria sido a entidade que orquestrou os protestos contra o Galo. Foi uma situação “teatral” na demissão do ex-treinador Osvaldo Oliveira.

Pois bem, entre os 20 clubes da série A do Brasileiro, apenas seis não trocaram treinadores, entre eles o Galo. Dois mineiros, dois gaúchos, um paulista e um carioca. E mais: são os cinco primeiros colocados e o que ocupa a oitava posição. Todos os demais mudaram de treinador – alguns até mais de uma vez, visto que estamos, ainda, na 18ª rodada.

Nenhum protesto por parte da Federação. E o Levir? Aquele, que lá do Japão, buscou visibilidade na ocasião. Silêncio total. Ah! Entendi, também foi demitido.

Foto: Bruno Cantini

Vejamos. O último demitido foi Rogério Micale, lá do Paraná. Dias antes, o Vasco já demitira Jorginho, lembrando que começou o campeonato com Zé Ricardo, um demitido e o outro demissionário. O Sport, igualmente já perdeu dois treinadores, Claudinei e Eduardo Batista, ambos, pressionados, pediram demissão. Um adendo, o Sport é aquele que o Osvaldo abandonou no meio do caminho, na temporada passada, para assumir o Corinthians e de lá fora demitido. Sigamos.

A Chapecoense não ficou pra trás, correu com o Gilson Kleina. Também o Botafogo com Marcos Paquetá e Alberto Valentim, este recebeu proposta vantajosa no exterior. No Paraná, também o Atlético demitiu Fernando Diniz. Na Bahia, o Vitória correu com Vagner Mancini e o próprio Bahia com Guto Ferreira. Daí, o Bahia veio a Minas e tirou Enderson do América Mineiro, que efetivou Ricardo Drubskcy e o demitiu depois de dois jogos.

A lista continua. Jair Ventura foi chutado do Santos. Abel Braga pediu para sair do Fluminense. Roger Machado, demitido no Palmeiras. Carille, como Osvaldo de Oliveira, abandonou o Corinthians e foi para a Arábia Saudita.

Ah! Treinador pode abandonar o clube, só na mão contrária que não é permitido? Fico um pouco atordoado querendo entende essa lógica. Mas, ainda tem outros. O Ceará, depois de demitir Chamusca, trouxe Jorginho, que em comum acordo, abriu mão deste profissional. Espero não ter omitido alguma situação. Se ocorreu, terá sido por falha nossa e nunca por omissão.

Como se vê, a Federação foi omissa e se acovardou perante as demais demissões. Donde se pode entender que a entidade tem dono e defende interesses de grupos e não de uma classe que diz representar. Fosse assim, teria, seguramente, protestado a cada demissão ou, pelo menos, em algumas.

A questão é que o Galo dá vitrine. Daí, aquela macaquice de “minuto de silencio” de um treinador desconhecido e o gesto do demitido Levir, direto do Japão. Vida que segue!

Em tempo: na terça-feira, registrei aqui sobre a RASTA GALO. Alguns leitores tentaram adquirir material desta facção, mas a informação passada foi insuficiente e registraram ao blogueiro.

A pedidos, segue Instagram onde me informaram ser mais ágil o contato. São bonés, camisas e blusões. Eu já estou usando a minha. Segue: @jordaolisboa @ala.sana @Rastagalo @acerdajoaopaulo @shirlocalopes @rastagalojah

Blogueiro

View Comments

  • Aqui é um espaço democrático , quem não concordar, não gostar do que o outro escreveu, não leia, não resmungue. Ninguém aqui é mais atleticano que outro só porque não critica o clube. Cada um tem sua opinião, respeitem. Aqui é Galo, apoiando e cobrando.

  • Wellington Souza, eu me classifico como Atleticano, exigente, que questiona, que almeja titulos. E você , como se classifica, acomodado, iludido ou maria!!! Eu acho que você torce pto outro time, se manca cara!!!

  • Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
    Infelizmente aqui tá cheio de pseudos atleticanos, me desculpem, pois o atleticano de verdade como disse o amigalo LUGALO, tem o direito de criticar a diretoria, mas que não sejam tão radicais com o CAM. Não estou aqui para ficar falando de atleticanos de verdade, mas tem hora que dar ojeriza ao ler certos comentários. Fica ao seu critério blogueiro, a não publicar certos comentários e que se dane estes torcedores chatos. O torcedor não entende ou finge, para poder aqui aparecer, uma vez que o time foi totalmente mudado pós copa. Chegaram várias caras novas, muitos deles do estrangeiro e mesmo assim querem a todo custo que o time jogue bem em todos os jogos e ganhem de todo mundo, sabedores que do outro lado também existem times que estão brigando por alguma coisa, seja pelo título, pela vaga na libertadores, Sul americana ou pelo rebaixamento. O brasileirão todos aqui sabem, que é o campeonato mais difícil do mundo, justamente por ter 10 a 12 times brigando pelo título e 8 brigando para não cair. Eu também cobro e cobrei muito dessa diretoria, mas sem ser radical ao extremo, procurando entender a atual situação financeira do time, que o nosso ex presidente entregou à nova diretoria. Amigalos: para o bem do CAM vamos cobrar, mas sem aquela doença "bipolaridade", se é doença, mas entendo que no meio futebolístico passa a ser, rsrsrs. Temos totais condições de brigar no topo da tabela, pois além de ter mais um jogo do turno, temos o returno inteiro para alavancar, uma vez que não tem nenhum bicho papão neste brasileirão e dar para chegar, caso o TL ache o tal time ideal sem demorar muito, pois quando acordar já era.
    Saudações atleticanas a todos!

  • Prezados Eduardo e Atleticanos, o desejo do torcedor é ver o time jogando bem , sendo aguerrido buscando a vitória a qualquer custo, nunca desistir e obter resultados. Se isto não acontece, as criticas devem ser feitas, logicamente que dentro de um espírito construtivista. Infelizmente o time atual do Atlético não se enquadra no perfil acima e passividade e omissão quanto a isso não resulta nem nada de positivo. Se estamos vendo críticas ao time, à diretoria e à comissão técnica aqui neste espaço, entendo que seja a manifestação de um Atleticano que almeja ver o time em patamares superiores, sendo protagonista dos campeonatos em que disputa, não perdendo partidas por falhas bisonhas, falta de organização tática e com jogadores descompromissados no time. Saudações Atleticanas

  • Bom dia Eduardo e Massa!

    Bem que você tinha cantado a pedra lá em fevereiro de que toda aquela comoção com a saída do O.O. não passava de uma palhaçada, e que logo seria esquecida. Pois bem, onde estão os técnicos faladores que tanto criticaram o Galo e a nossa direção? Onde está o próprio Oswaldo para retribuir a solidariedade dos seus colegas? Alguns desses que foram demitidos não tiveram nem metade do tempo que O.O. trabalhou no Galo, e ainda assim o silêncio continua. Hipócritas! Protestam só quando convém, e ainda não hesitam em abandonar seus clubes para tomar o cargo dos coleguinhas demitidos. Só mesmo o Galo pra levantar a audiência dessa gentinha.

    Que venham dias melhores ao Galo, e vida longa ao Larghi.
    Saudações Atleticanas!

    • Ainda acrescento: onde está a imprensa, que deu voz a esse povo, fez mil e uma matérias e tanto debateu e criticou a nossa situação, e agora sequer comenta os fatos que estão acontecendo em quase todos os outros clubes? São todos farinha do mesmo saco!

  • Para o momento, o que mais quero é acreditar que o nosso GALO vai fazer um bom jogo Domingo e assim trazer os 3 pontos, amém!!!!!!!!!!

    CAM 1 x 0 Botafogo é goleada!!!!!!!!!

    Obs.: Alguns destes treinadores ditos "dinossauros" no Brasil se acham e graças a DEUS estão com os dias contados... um bando de ultrapassados, metidos e falastrões... Luxemburgo e O.O. encabeçam a lista!!!!!!!!!!!!

  • Tenho opinião diferente em relação ao Larghi. Pra mim não convence, erra nas substituiçoes e o pior não evolui como treinador. Taticamente fraco, não tem leitura de jogo. Infelizmente tá sendo asim no galo do incompetente Sette Câmara, do incompetente Alexandre Gallo e do desequilibrado elenco atleticano. Só resta o brasileiro para o incompetente time atleticano. Só lamento a situação vergonhosa do clube.

    • Caro Márcio,

      Neste contexto que você escreveu, como você se classifica?
      Seria masoquista ??? Deixa disto, não sofra rapaz vai torcer para outro.

  • Gente... sou de uma família grande onde metade é Galo e a outra metade é do outro lado. Então vocês imaginam como é a batalha, né! Pauleira! Ontem a coisa foi difícil aqui em casa e nem precisa dizer porque, não É? Pois vou fazer uma reflexão que não vai agradar a muitos: eu não aguento mais discutir com torcedores do rival!! Até quando esta 'nhaca' do nosso lado vai durar? Que coisa irritante!! Ontem até discuti com meus primos de tanto que me encherem a paciência! Então eu lhes pergunto: o que faz com que o outro time da mesma cidade tenha uma tragetória tão diferente da nossa?? Chega!! Chega!! Eu quero é ver o Galo campeão! É isso que fortalece uma instituição de futebol! É isso que nos dá argumento! É isso que faz a gente ter história pra lembrar! Deveríamos organizar uma grande manifestação, sei lá , fazer algo!! Basta!! Perdoem me mas uma dose de realidade não faz mal a ninguém! Aff!

    • Querida Paula, eu digitar do lado de cá é fácil e posso imaginar o que você passa com a família azulada... no seu lugar eu faria o seguinte, quando começarem a querer discutir futebol e te zoar ou qualquer coisa parecida, dê as costas e saia fora, simples assim...

      o nosso amado e glorioso CAM também têm suas glórias e isso que importa pra nós... o que os rivais dizem, bla bla bla não pode nos abalar em momento algum... e com certeza ainda vamos comemorar mais e mais títulos, pode acreditar... todos nós queremos ver o GALO CAMpeão e vamos ver sim, questão de tempo, fato!!!!!!!!!!

  • Boa tarde Atleticanos,

    Quanto a demissão do Osvaldo Oliveira que foi comentada, era muito evidente que ele estava contra as determinações da diretoria, principalmente no tocante a utilização dos jogadores da base, quis deliberadamente queimar os garotos (colocar 3 de uma vez e faltando 5 minutos) e para mim este foi o motivo de sua demissão, o resto foi teatro.
    O Thiago esteve durante um período meio perdido, isto é fato, mas, as mudanças e os substitutos não possuindo as mesmas características, tudo isto com um campeonato em andamento realmente nem um treinador experiente consegui resolver em tempo curto.
    Nunca gostei de ficar aqui crucificando qualquer jogador, até o Victor que algumas vezes eu fiz duras críticas estou tentando me policiar, porque também tem coisas que só servem para ser repetitivas, sabemos que não vai mudar em nada.
    As opções estão aumentando para o nosso treinador e espero que possua lucidez para fazer sempre as melhores escolhas.
    Cazares que só precisa de um lance para voltar a ter todas as oportunidades de novo, espero que desta vez aproveite, mas, não acredito, acho apenas tempo perdido.
    Estamos a 1 ponto do desempenho do segundo turno do ano passado, pontuação que manteve o O.O para este ano, então, não vejo motivo algum de questionar o trabalho do Thiago Larghi, e também a 1 gol para termos o melhor ataque do galo em todos os brasileiros (em um turno), então, também temos que ter paciência com o Ricardo Oliveira, é como eu já disse, se jogar com meias abertos e jogadas de linha de fundo, ele guarda.

  • Olha, só tem um bom nome no mercado: ABEL BRAGA. Por vezes, pedi a contratação deste técnico. Porém, só volta a trabalhar em 19. Desta forma, melhor que continuemos com o Thiago Larghi, estritamente por falta de opção. Se não for para melhorar, deixe como está...
    PS: Temos uma chance incrível de vencer domingo. O time deles tem 2 importantes desfalques e tem um jogo muito complicado hoje. O Galo tem que sobrar fisicamente, é obrigação!
    PS2: Gostei da escalação do provável time. Galdezani é a melhor opção para a vaga de Elias (que nunca mais volte!) e do retorno do Cazares (ainda é o jogador mais técnico do elenco), melhor ter um jogador que resolve em uma jogada do que insistir com outro que nunca resolve.

    • Andrade, concordo com Larghi, já que Abel não vem. Trazer outro técnico, nesta altura do campeonato, não vai resolver nada e pode até piorar antes de melhorar.

      O Larghi tem muito valor e vai ser um grande técnico (ganhador de títulos).

      Neste ano de mudanças radicais na administração e no time, nem Guardiola resolveria.

      Ademais, depois que tinha achado um time o Larghi, no pós-Copa, perdeu meio time (vendas e DM).

      Creio que o Larghi vai acabar fazendo um grande trabalho ainda neste ano. A ver...

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

5 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!