Categories: blogueirosfutebol

Olhando para os lados e para frente

Nessa reta final de temporada, quando ainda podemos vencer e conquistar títulos, até mesmo fechar o ano sem alguma grande conquista – pelo menos uma Galo, preferencialmente a Libertadores -, temos de conciliar o presente e sonhar com o futuro. Faltam apenas três jogos em cada Copa, sendo o único time brasileiro nas três principais frentes em disputa. No Brasileirão, a única situação em aberto para o Galo, resta avançar e recuperar pontos precisos perdidos para adversários que lutam contra o rebaixamento.

Foram mais de dez pontos, o suficiente para figurar no G4, nem considero a distância de 20 para o atual líder da competição. Passou, sem tempo de chorar e/ou reclamar, apenas alertar que não dá para vacilar contra qualquer adversário, Em contrapartida, na Libertadores e Copa do Brasil, estamos – invejavelmente – vivos e com boas chances de conquistar título(s). E com bom desempenho nessas duas, tanto que estamos nas semifinais de cada delas.

Na Copa do Brasil, até o momento, são sete jogos – entramos na terceira fase, time grande só participa depois da seletiva que elimina aventureiros -, e já eliminamos Sport (1v e 1d, passamos pelo saldo), CRB (1e e 1v, por goleada) e São Paulo (1e e 1v, na casa do time paulista). Quarta-feira saímos na frente com o Vasco (2 a 1) na nossa casa. Vamos ao Rio dependendo de um empate para avançar à finalíssima. Será jogo duro, mas confio no time cascudo que o Galo vem demonstrando ser de alguns jogos para cá.

Já na Libertadores, depois de fazer a segunda melhor campanha geral na fase de grupos (15 em 18 possíveis), temos pela frente o River Plate – exatamente os argentinos – que foi o primeiro colocado nesse quesito (16 pontos). Coisas do destino, do outro lado estão Peñarol (12) e Botafogo (10), ambos classificados com a segunda colocação nos seus grupos. O uruguaio exatamente no grupo do Galo. Depois eliminamos o San Lorenzo (1e e 1v) e fluminenC (1d e 1v, superamos também pelo saldo). Serão dois jogos com o River, o primeiro aqui e o segundo em Buenos Aires. Assim como na CB, adversário dificílimo, mas pelas mesmas razões, acredito que podemos chegar à grande final na capital argentina.

Vamos ter, creio que já na partida de volta com o Vasco (19/out), os retornos de Saravia e Zaracho, ambos importantíssimos ao treinador Milito. Otávio já retornou e bem no meio da semana. Já na primeira partida com o River (22), com o River, além dos três ainda contar com Fausto e Deyverson que não podem disputar a competição nacional. São jogadores importantíssimos para esse momento definidor do futuro do Galo, tanto para essa quanto para a próxima temporada. Ambas valem vaga para a próxima Libertadores, enquanto o campeão dessa Copa atual, assegura vaga em dois mundiais. O de 2024 e também em 2025, quando será implementada a nova fórmula de disputa.

Paralelo a tudo isso, ganhando ou perdendo, a direção Atleticana já tem de trabalhar o planejamento para a temporada seguinte. Mesmo considerando que esses títulos, conquistados ou não – caso apenas um e qual deles -, são determinantes à montagem do elenco para o próximo ano. É uma árdua missão e que não pode ser adiada. A temporada de 2025 tá logo ali, faltam apenas 90 dias para a virada do ano. Eu que não queria estar na pele de quem decide isso, haja equilíbrio e pés no chão para gerir esse momento. E a Torcida é exigente. Mas é muito presente. Quarta cheguei no entorno da nossa casa cerca de quatro horas antes do jogo. Que maravilha presenciar a chegada da Massa. É lindo ver a(o) Atleticana(o) ocupando os arredores e a esplanada. Um espetáculo de pertencimento. Boa sorte, Galo!

Em tempo: Sem intenção de polemizar, mas os preços lá continuam salgados. De ingresso, nas Copas, e os demais fundamentais. Estacionamento, que caiu de 120 para 100 reais, ainda muito mais caro que os 60 do Mineirão. E é a mesma Estapar. E nos bares também. Comprei uma porção de pastéis para engara a fome. Além do refrigerante latinha por 10 reais, a meia dúzia de pasteizinhos (minúsculos mesmo) tão vazios quanto o meu estomago faminto. Nuh! Fora isso, quero ver se o Vasco vai tratar o Atleticano com a mesma fidalguia que receberam aqui. O presidente Podrinho não tem ajudado. Só espero que não façam como o flamídia, que a cbf sempre marca primeiro aqui, para depois os dirigentes cariocas aprontarem com a Massa. De olho!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Salve Massa e Guru

    O termômetro do atual momento do time é a não citação do apelido dado a Milito, aqui neste espaço nas últimas postagens: Pardalito.
    Eu mesmo cansei de chamar o técnico assim.
    Milito continua escalando Batáglia de zagueiro, colocou Lyanco de lateral e insistiu com Fausto Vera e Bernard, ou seja, continuou com suas convicções, mas na verdade, o que o mudou foi a postura dentro de campo.
    E quando dentro de campo as coisas vão bem, na arquibancada faz o resto.

  • Deixa de ser pão-duro, blogueiro! Já esqueceu dos ensinamentos do Padre Torga contra a avareza? Ah, infiel, vai arder no mármore do inferno!!!! Futurista, ele sempre vociferava: “Futebol é pra rico”!

    • Teobaldo, veja só: o Presidente da Comebol já foi Presidente do Olimpia. Caso o River ganhe a,Libertadores ( que será decidida em Buenos Aires), o Olimpia irá disputar o Mundial de Clubes, que renderá 20 milhões de euros a cada participante. Então, na sua abalizada opinião, a Comebol vai ou nao, agir, nos bastidores para expulsar um jogador do Galo nesses jogos contra o River?

  • Tão importante quanto pelo menos ganhar uma das copas é conseguir conciliar o que se tem de melhor no Brasileiro. Um olho no peixe outro no gato, na tabela estamos mais pra baixo que pra cima, por isso vencer o vitória que é fraco é de extrema necessidade Nem sei se 45 esse ano vai livrar alguém do Z4, já que pelo menos um vai ficar brigando por aí. Então euforia a parte, muita calma nessa hora, e isso não é pessimismo é realismo, vamos fazer o dever de casa pois esse negócio de jogo atrasado não é garantia de vitória.

  • Bom dia. Além de reforçar, o galo precisa equilibrar o elenco, trazendo lateral direito e um meia( esse jogador tem que ser diferenciado, mas tá cada vez mais raro). Com as saídas que estão programadas, o galo vai precisar desembolsar grana, por isso a importância dos títulos que estamos em disputa. Jogador bom não tá na esquina do mercado central viu Vitor? Vá atrás, negocie, desembolse e traga gente que quer títulos. Cadê os 3 hulks? Tá na hora de ir buscar.

    • Bom dia Avila, bom dia Alhadas. Em relação ao meia, temos o Gustavo Scarpa, que tem , na minha opinião ( o que segundo o Teobaldo não Significa nada e segundo o Toninho Juiz Fora é asneira). Basta o técnico querer usar o Scarpa nessa posição. Na minha visão, eu contratava o Arias para a direita e colocava o Scarpa na armaçao. Agora temos de tirar do elenco o Mariano, os dois Igor ( Rabelo e Gomes) , o Mauricio Lemos, o Vargas, o Alan Kardec e o tristeza nas pernas!

Recent Posts

Vaga na final só na partida de volta

Inegável que saímos em vantagem, não só pela vitória magra por um gol de diferença,…

1 dia ago

Hoje é a primeira de quatro

São duas decisões em outubro, com dois jogos cada, além de outros três ou mais…

2 dias ago

Quarta-feira que não chega

A segundona foi preenchida com a compra de ingressos, restando - ao que sei -,…

3 dias ago

Semana da primeira das quatro decisões de outubro

Se os meses anteriores, na verdade desde junho, não foram tão eficazes e estimulantes, esse…

4 dias ago

Resultado normal e aceitável

Duas penalidades decretaram a derrota para os porcos, ainda que discutíveis, a favor de quem…

5 dias ago

Cumprindo tabela no BR e com ausências

A opção pelas Copas, que até questionei – sem criticar -, está cada dia mais…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!