Semana passada perdemos Rita Lee, artista e dos maiores ícones da música popular brasileira. Durante décadas, creio que desde os nascidos nos anos 50 até tempos recentes, a roqueira e sua irreverência representou uma geração que lutou muito por sonhos de um Brasil feliz. Uma de suas canções, me estimula ao debate de hoje, falo da letra de “Arrombou a festa”.
Só o refrão para entrar no que penso. “Ai, ai, meu Deus, o que foi que aconteceu… Com a música popular brasileira? Todos falam sério, todos eles levam a sério…Mas este sério me parece brincadeira…!” Desde tempos passados, diria que algumas décadas, o futebol brasileiro – outrora o melhor do mundo – sofre com um triste e lamentável retrocesso.
Desde, diria, quando a cbf passou à condição de serviçal de interesses, estranhos ao futebol raiz. Rapidamente. Dos anos 70 em diante, ocasião que o Brasileiro chegou a ter mais de cem clubes na disputa, para atender interesses políticos da ocasião. Por exemplo, falo agora do nosso Galo, quando um presidente da República às vésperas de uma decisão do campeonato nacional anuncia que entre um time com expressão nacional, no caso o Flamídia, e um estadual, o nosso Galo, ele opta pelo primeiro.
Deu no que deu naquela decisão do Brasileiro e na lambança do Serra Dourada – pela Libertadores – ambas em prejuízo do futebol atendendo a interesses de grupos. Depois surgiu a venda do campeonato, direito de televisão, que manda mais que a organização. Tabela, datas, horários, tudo para atender a planilha comercial. As duas maiores praças publicitárias são Rio de Janeiro e São Paulo. Nem preciso avançar no que penso. Estamos assistindo, tem anos, essa situação.
Pulando, sem mencionar fatos concretos que já descasquei aqui neste espaço e por onde passo – como aquele vídeo de 2021 – que rendeu e mexeu lá dentro daquela organização. Fomos campeões! Nossos jogadores, apesar de alguns deslizes, como o que mencionei ontem de um árbitro numa das muitas partidas daquela temporada, brilharam e nos brindaram com a justiça dos dois títulos nacionais da temporada. O Galo denunciou a maracutaia e a pocilga assustou.
Logo depois, essa gente promíscua foi se reorganizando, passaram então a investir na mentira. Lembram da matéria da tv sobre penalidades para o Galo? Pois é, foram – ao que me recordo – 11 penalidades para o Galo em 38 jogos. Fizeram uma campanha suja e sórdida, pois agora – neste 2023 – já somam quatro para o Flamídia em seis jogos. Silêncio total nos camarins (ou cabaré) dos cornetaristas do eixo.
Por falar neste time, o mais odiado do Brasil (embora tenha a maior torcida em função dessa parceria com a tv oficial), no sábado um juiz de Minas Gerais, deixou estarrecido quem viu a partida com o Bahêa. Penalidade duvidosa, inversão em lances faltosos, expulsões, economia em segundo amarelo aos cariocas. Enfim, em meio a tanta confusão, vide a situação em investigação pelo MP de jogadores e apostadores, reabre essa discussão em torno da arbitragem.
Em tempo: o mineiro que soprou o apito em Salvador é o mesmo da primeira partida da final do nosso estadual. Aquele que não determinou repetir a penalidade por invasão da área por zagueiro do América. A comissão de arbitragem da fmf ficou calada e foi omissa naquele caso. Tivesse sido punido, como fizeram com outro intempestivamente, teria passado por reciclagem.
Mas, aqui no BR, vou ficar restrito aos jogos do nosso Galo. Por aquela promiscuidade da televisão, os árbitros não assinalam penalidade a nosso favor. La no Rio, quando perdemos para o Botafogo, o jogo estava em um a zero, quando um zagueiro carioca cortou a trajetória da bola com o braço. Na partida seguinte, em Cuiabá, novamente zagueiro mete a mão na bola. Em nenhum dos dois lances o VAR entrou em ação. Sábado, quando vencemos o Internacional, o reincidente em prejudicar o Galo no apito foi terrível. Resumi ontem no post deste nosso cantinho. Até quando? Vão esperar, como aconteceu com a música popular brasileira, entrar pelo ralo do esgoto e confirmar. Acabou a magia! Irão arrombar também mais essa festa?
*imagens: 1) CBF; 2) redes sociais; 3) arquivo do blog
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Boa tarde e otima semana, lembro em 1978 que fizeram uma sacanagem com o Galo e tiraram o Reinaldo da final, artimanhas da entao CBD, pouco tempo depois na Copa o Peru entrega o jogo para Arentina e a seleção Brasileira cai fora da final, choradeira total por parte de Coutinho, Heleno Nunes e demais comparsas, eu rolei de tanto rir, estava vingado!Sou Galo e nao torcedor de seleçao!
A verdade é que o sistema é bruto e não temos NINGUÉM por nós, a não ser os jogadores. É preciso muita técnica, gana e vontade de vencer pra termos alguma chance de passar por cima dessa corja. Os bandidos desse país estão ficando cada vez mais descarados.
Boa tarde amigos do Galo. NOSSO GALO ganhou mais uma, isto é o que importa, mas continua sendo na base do certo e erro, temos elenco para produzir muito mais.
Será que o Coudet assiste jogos e coleta informações sobre os adversários do Galo?
Caros
Futebol mexe com muita grana e onde tem muita grana em jogo, com certeza sempre haverá interesse de alguém ou de alguma entidade a ser beneficiada.
Flamerda e Gambás tem a maior torcida do Brasil e portanto mais exposições. Advinha quem o sistema irá privilegiar no caso de embate de um dos dois contra os demais times?
Onde fica a sede da CBFlixo? Onde fica a sede da emissora lixo?
Para peitar estes dois foi preciso de uma mulher (Leila Pinheiro do Palmeiras), alar grosso na reunião, deixando muito marmanjo a ver navios.
Bom dia! A solução para por fim nesse "Esquema CBF/TV/Queridinhos" está na implementação da(s) Liga(s)! Mas, infelizmente, tudo indica ser algo muito distante de se concretizar. portanto, os Clubes continuarão reféns do dinheiro da TV e da política da CBF. Enquanto isso o futebol Europeu (incluindo Clubes e Seleções), em organização e qualidade, caminha para uma hegemonia difícil de ser batida. Não nos enganemos a Argentina de 2022 foi um mero acidente de percurso! Em resumo, o nosso futebol nada mais é que o reflexo de nossa sociedade. Simples assim.
É impressionante a quantidade de besteiras que li aqui. E é impressionante também o número de “Maria vai com as outras”!
A continuar assim, em breve teremos uma campanha de doação de lenços. É muita choradeira!
Todo dia é dia de GALO!
Vai GALÃO!!!!!
A desculpa dos desonestos é sempre a choradeira! Ou quer justificar a roubalheira para quando seu time é beneficiado ou é conivente com a corrupção, inclusive em outras áreas além do esporte....
Bom dia a todos! Já que tocou no assunto, Ávila: vamos por a nossa barba de molho (sem trocadilho ou zoação) para a arbitragem de quarta na CB. Não poderão vir com Klaus, Flávio (o que apitou Cruzeiro x Fluminense na quarta passada) e o irmão do PC Oliveira, péssimo trio, porque são paulistas. Não vão escalar Daronco, mas podem vir com algum juiz carioca ou com o famigerado Wilton Pereira Sampaio, aquele que no ano passado no jogo de volta da Copa do Brasil, deixou de.marcar falta clara de Pedro em Allan num lance idêntico ao da expulsão do zagueiro baiano com o Gabriel Barbosa, no mencionado jogo de sábado. Para o Flamídia falta e expulsão, para o Galo segue o jogo e gol do Flamengo. E ainda no segundo gol deles contra nós, antes mesmo e sem a confirmação do VAR de que a bola tinha ultrapassado a linha, Sampaio em três segundos apontou o meio de campo..... Ontem, anularam um segundo gol do São Paulo e um pênalti discutível no fim da primeira etapa que impediu mais uma derrota do Corinthians. Se fosse diretor do Galo, ficaria de olho nesse "sorteio" dos árbitros para a quarta....
Bom dia,
Assunto interessante esse dos pênaltis, os de 2021 que tanto foram divulgados com a finalidade de manchar nosso feito, fez mesmo foi magoar os Atleticanos profundamente, uma vez magoado a mancha fica para sempre, seja nas palavras ou atitudes dentro ou fora de campo.
De lá para cá esse é um item que acompanho de perto, tanto que em 2022 tivemos uma equipe rebaixada que quase cravou um artilheiro no Brasileiro através dos 14 assinalados e 13 convertidos, ainda tivemos o não mencionado Paranaense que por sinal ficou uma posição a nossa frente e sem a pré-libertadores com os mesmos 11 pênaltis assinalados, Inter com 10 e o campeão com 9 pênaltis.
Falando de 2023 temos o resultado gritante dos 4 pênaltis para o Flavar e como gosto de assistir aos jogos, digo que sempre nos momentos cruciais dos jogos, nos momentos em que estão em dificuldades ou quando não conseguir dar início a vitória, muito estranho.
O Botafogo líder no campeonato e vice-líder nos 3 pênaltis marcados, também como um bom carioca, goza desta benesse.
Assisti ao jogo entre Flamengo e Bahia, o juiz é realmente um caso à parte, inversão de faltas, critérios diferentes e um pênalti que poderia não ser considerado duvidoso se em duas outras situações idênticas tivessem utilizado o mesmo critério para o Bahia.
Teve nitidamente uma chamada do VAR para verificar uma possível penalidade que ele se recusou de ir ao monitor e bola para frente, muito estranho.
A única coisa que pesa a seu favor é que na rodada anterior fez a mesma presepada, o que deixa claro que é ruim e esquisito mesmo.
Matematicamente falando e usando uma regra de três simples:
4 em 6 equivale a 25 em 38 rodadas.
3 em 6 equivale a 19 em 38 rodadas.
Será?
Seria um escândalo ,escarnio ou outros ....
Prefiro ma concentrar no que precisamos : fazer mais gols do que os adversarios. Assim não tem como eles tirarem nossos titulos. O que já aconteceu, não podemos mudar, mas podemos focar e jogar com raça, cada jogo. Aí sim, quero ver tirarem o que é nosso.
Bom dia, Eduardo e amigalos.
Voltando ao sábado, vitória importantíssima para manter ascensão do Galão. Embora satisfeitos, penso que o Nathan não foi tão bem. Ele pensa que é algum armador, fica tempo demais com a bola fazendo gestos chamando alguém e depois dá a bola ao adversário. Entendi as escalações do Rubens: É para dar emoção, só que contra.... Alguém podia fazer chegar aos ouvidos do Hulk pedindo a ele que ensine ao Paulinho quando chegar na cara do goleiro ao invés de chutar no corpo dele dar uma cavadinha de vez em quando. Seria um dos artilheiros do campeonato. Alguém sabe quando o Arana volta???. Atlético deve aproveitar má fase do Corinthians e resolver no primeiro jogo. Mas, também não é vitória garantida. Fiquemos atentos. Se o mequinha e Coritiba não vacilassem ontem, estaríamos no G4.