O primeiro geral da Copa Libertadores

É inegável que a combinação de resultados da quinta-feira, pela Copa Libertadores, desopilou quase toda aquela ira do dia anterior. O indigesto mau humor deu lugar a uma indisfarçável alegria e alívio. Em que pese o fato de neste ano o sorteio indicar o próximo adversário, mas a garantia de fazer a segunda partida em casa está assegurada até o final da competição. Muitos argumentam que essa vantagem é relativa, no que até concordo, mas em se tratando de Clube Atlético Mineiro na Copa Libertadores a regra, as coincidências e o histórico comprovam diferente.

Naquele 2013, ano com a dezena do Galo, terminamos em primeiro geral e – a exceção do São Paulo – revertemos resultados que pareciam impossíveis na volta a Belo Horizonte. O time paulista, graças à ação eficiente da diretoria em exigir árbitro fora dos quadros e dos vícios da CBF – foram duas vitórias. Lá e cá!

Depois o surpreendente Tijuana, com empate lá em dois gols, segurou outro empate aqui em apenas um gol. Beneficiamos-nos com o gol fora de casa, naquela partida do Riascos. Diga-se, um eterno ídolo, esteja onde ele jogar nunca será esquecido pelo Atleticano. Do inferno ao céu numa corrida para a bola. Depois disso, viveu momentos de bom futebol no Rio de Janeiro e aqui em Minas Gerais, conforme ele mesmo disse, numa lama misturada com outras coisas.

Ai veio a semifinal e final, com dois resultados terríveis fora de Belo Horizonte, sendo que aqui revertemos à expectativa dos adversários e de secadores. New Old Boys e Olímpia, conheceram o que passam todos os trëmenses que deixam para decidir com a presença da Massa Atleticana. Ano seguinte dois times brasileiros sempre protegidos pela CBF, Corinthians e Flamengo, conheceram essa realidade pela Copa Brasil. O primeiro com direito a dancinha de profissional que esquece o comportamento ético para incitar e provocar e o carioca com direito a narrador fanfarrão. O Galo foi lá e reverteu contra todos.

Então, caros, ao meu juízo em que pese às considerações desconsiderando essa prerrogativa, entendo como de muita valia para a nossa caminhada na Copa Libertadores. Se nosso próximo adversário será brasileiro, argentino, uruguaio, paraguaio ou um entre os dois bolivianos e também equatorianos, isso não me preocupa. Agora, fazer a segunda partida em casa – aliada a uma série de situações similares a 2013 – isso me estimula e muito.  É questão de opinião, respeitando, evidentemente, quem pensa diferente. Preferencial e prioritariamente o que pensam os Atleticanos. Este é o espirito dessa nossa resenha diária, que atrai alguns não Atleticanos ao bom debate. Manifestem!

Reitero o convite aos amiGalos, àqueles que não vão ao Horto e acompanharão ao jogo com a Ponte Preta pela Première PPV. Uma hora antes da partida, num belo trabalho da Adriana Spinelli, Milton Alves e Izac Souza, estarei na programação do pré-jogo falando do meu poleiro do Galo, que é a minha casa, mostrando um pouco das minhas peças que coleciono e falando dessa paixão que só nos entendemos.

Outra. Ontem, ao final da tarde, fui à Loja Atleticana anexa à sede, atendendo ao convite para o lançamento do “Vinho do Galo”. Lotada e todo mundo elogiando. Tem coisas, caros amiGalos dessa nossa devoção, que só mesmo o Atleticano consegue. Nem me refiro ao fato de já termos ultrapassado os 70 mil sócios, caminhando para 80 mil, frente a menos de 40 do segundo time mineiro. Um dos degustadores da bebida, em conversa informal com o blogüeiro, relatou a diferença tanto em relação à presença quanto às vendas em noite similar na capital mineira. Dai, a título de curiosidade, fui assuntar sobre as vendas na Loja e produtos à disposição dos Torcedores.

É que sou consumidor, ainda assim eventual, de camisas oficiais e no máximo uma ou outra coisinha diferente. É inimaginável a linha e a lista do que o Atleticano tem nas Lojas. Camisas tradicionais, desde a oficial até passando pela polo e social. Roupas de banho, como maiô, biquíni, sunga, chinelo e toalha. Dai vem aquelas coisinhas como caneca, esquisse, baralho, gel e avançando para faqueiro, cafeteira e cofrinho. Kit banho, com saboneteira, porta escova e porta sabonete liquida. Artigos para festa infantil, desde copinhos, pratinhos até chapeuzinho.

Ainda na linha infantil com vestidos para as menininhas, sapatinhos, kit para bebê e roupa da cama. Se pensar que o cachorrinho da casa ficou esquecido, ele não está fora da linha de produtos que o Galo oferece na Loja. Para os cães tem colete, coleira, bolsa canguru e cama. É difícil sair de lá sem comprar alguma coisa. Ainda bem que tenho o Galo Na Veia, que concede desconto aos que aderiram o plano.

 

Blogueiro

View Comments

  • Calma Rene, já começamos ganhando o Mineiro. Os demais títulos chegarão nos momentos oportunos. Saudações Atleticanas

  • MEUS AMIGOS, sofridos e enganados: estamos ferrados com este timinho que a exemplo do ano passado, começamos mal. nosso técnico a exemplo do nosso Presidente é um ESTAGIÁRIO/TRAINEE, QUE SAUDADE DO KALIL!
    O Roger sempre diz a cada derrota que está aprendendo; vai aprender la no sul. Como um estagiário vai comandar um timão(segundo a imprensa) um gigante, com jogadores, com idade superior a êle, como Leo Silva/Fred/Vitor?
    Vai repetir o Palmeiras que troxe, novamente o Cuca.
    Outra falha notória, contrata Valdívia, sendo a DEFESA O PONTO FALHO.
    O GALO ESTE ANO NÃO VAI GANHAR NADA!

  • Meu prezado contemporâneo(também tenho quase 60) acho que já passou da hora de ficarmos revivendo a libertadores de 20eGALO!!!!! Vamos olhar pra frente. Quem vive de passado é museu!! No futebol "ontem" já é passado.......... Temos time e elenco pra ganhar todos os títulos em disputa mas vamos olhar pra frente. Se ficarmos pensando somente no passado não evoluimos. É a vida.
    O primeiro lugar geral é excelente mas para nós "atleticanos" não faz muita diferença.Afinal tudo nosso é sofrido o que,aliás, é muito melhor na comemoração. Em tempo: não temos outra emissora de rádio em BH. Já chega de Itatiaia: 15 minutos de narração e 75 minutos de propaganda. Ninguém merece............

  • Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos que não conseguem conviver com lama e outras coisas parecidas com "mierda", inclusive o próprio Riasco. Realmente Guru se limitarmos a história do Galo ao fantástico ano de dois mil e galo, não teremos dúvida quanto à vantagem que representa uma decisão cá entre nós. Aqui o Galo joga com 12. Eu mesmo já estou me preparando para conhecer Dubai. Até umas palavrinhas em árabe quero aprender. Já reservei o programa de amanhã no PPV. Este horário infame para jogar futebol é também impróprio para velhinhos como eu. Falando de Ponte Preta, o Galo, time centenário, não tem muita dificuldade em atravessar pontes. A Ponte Preta é um time muito indigesto que atrapalha de vez em quando, mas, nada capaz de preocupar-nos. Diferente do Paraná, espinho na garganta que não sai nem com cirurgia. Amanhã o Galo deve vencer e dar a arrancada para o segundo título brasileiro. Bastam três vitórias seguidas e estaremos no topo. Depois é só manter. Só me lembro de uma derrota do Galo para a Ponte Preta aqui em BH. Foi no final da década de 90 no Mineirão. Para variar eu estava lá. A macaca venceu por 1x2. Além dessa vitória deles só me lembro de alguns empates e mais nada. Vamos lá Galo. Amanhã é nosso dia. Quem atravessava pinguelas correndo atravessa ponte de muletas.

  • Pitacos para encerrar o sábado, véspera de Galo:
    Que os Anjos ouçam o Evandro Pereira e digam em uníssono: "Amém!!!"
    Uma observação sobre o Roger: todos nós, numa quase unanimidade, elegemos o Ralph nosso volante favorito. Mas este menino nem relacionado vai... Quem está vendo o trabalho diário dele é o treinador. De duas uma: ou ele, Roger, está comendo mosca, ou nós estamos... O certo é que há mosca na sopa.
    Medo demais de alguém machucar amanhã. O jogo contra a PP, que eu defendia para o Time Alternativo, vai ser duríssimo. Que ninguém tenha dúvida quanto a isso... Sempre pensei em preservar os titulares amanhã não por esperar facilidade, mas por sentir que o segundo quadro tem que ter condições técnicas para vencer. Vencer no sufoco, mas vencer. Porque sufoco vai haver. Se não no placar, na disputa sim. E é aí que mora o perigo...
    Que o verdadeiro torcedor vá ao Indepa ou sente no sofá disposto a participar, incentivando. Se vier espetáculo a gente assiste. Mas o que tem que nos interessar é a vitória, os três pontos... Para ver espetáculos não faltam casas de teatro aí em BH, tou certo?... E amanhã mesmo, domingo, 28, vai acontecer no Palácio das Artes um grande espetáculo de rock progressivo: o grupo Renaissance...
    Vai ser casa do Dudu de manhã, jogo do Galo logo a seguir, Santos na Vila à tarde e Renaissance à noite... Eta nós!!!

  • Só observando, vamos ver se nas vitórias contra Ponte e Paraná terão tantos cornetas, Marias e desconfiados como nas derrotas. Quanto ao fechamento do setor no indepa também não entendo, porque não colocam ingresso lá a 5,00? Ia ligar. Eta geral do antigo Mineirão, saudades, chinelo, tropeirao, sol, cerveja ou líquido desconhecido lá de cima e mais de 100.000 pessoas, saudades. Sem contar no fim dos jogos a resenha nas barracas no entorno, virou teatro. Quanto ao primeiro geral é saber jogar fora e arrebentar em casa, mas sem o sofrimento do time do cuca. Eu acredito.

    • Cara, sinto saudade demais do antigo Mineirão. Quando vieram com o papo de reformar pra Copa do Mundo me bateu um enorme desânimo, porque além dos prováveis desvios de dinheiro, corriqueiros no país, o Mineirão se tornaria "gourmet". Já vi muitos jogos do Galo na lendária geral, portões 7A, 9, 12... Sem contar, como vc mencionou, as resenhas pré e pós jogo nas barraquinhas no entorno. Tempo que não volta mais...

      O Indepa foi palco de jogos memoráveis, o novo Mineirão também, mas fica aquela saudade do bom e velho Mineirão, onde vi o Galo jogar, pela primeira vez, quando tinha meus 7 anos de idade.
      Saudações!

  • Eduardo e massa atleticana boa tarde!
    Dessa vez não poderei ir ao Horto, portanto estarei ligado no programa de TV que você recomendou.

    Quanto ao time, como de costume, antes dos jogos deixo de lado as críticas construtivas para acreditar na vitória do Galo amanhã. Eu queria ver o time reserva (até mesmo pra ser testado), mas como o Roger indica força máxima, ta bão também, ganharemos do mesmo jeito! 2x0 pro Galo amanhã. Fred volta a marcar.

    Saudações!

  • Bom dia , Eduardo e amigalos.
    Estou com medo do que o Galo está me transformando , num secador objetivo, eficiente e que não erra uma. Quarta feira , após os resultados da liberta , fui dormir com o sentimento de missão cumprida , ou seja, secar tudo que é prejudicial ao Galo. E discordo , não em tom de brincadeira , falando sério agora , da frase , dias atrás do nosso prestimoso guru e blogueiro , ao afirmar que o o gremio estava conformado com o resultado de 4 a 0. Não desmereça meu trabalho , Eduardo ,quando me sentei à frente da tv , após o "serviço" no river plate , estava já 4 a 0, segundo tempo. Pois bem , chamei meus amigos , minha filha, meu cachorro e vaticinei: acabou a farra , chega, não passa mais nenhum. E o salmora , zamora, sei lá, passou a se defender como nunca , secar um time que joga contra este zamora, é serviço para profissional . Até penalti defendido teve.
    O gremio queria porque queria os sete gols , ele sabe o que perdeu, não teve nada de afrouxamento , de Ávila , engano seu.
    Este resultado, na minha opinião , foi muito mais importante que o do river, que até agora não vi nada, sinceramente , este resultado vai nos dar a libertadores , o tempo dirá ; qual time em sã consciencia quer decidir classificação no caldeirão do horto , com a massa em transe?
    É ruim , nossa torcida é a única que vira jogos, nossa torcida faz diferença , se antes acreditava , agora tenho certeza , Deus está conosco.
    Após estes dois ultimos jogos, tá na hora de começarmos a vencer , a contratação de valdívia foi uma excelente aquisição, parabéns, diretoria.
    Após os resultados da quarta do gulart , o otimismo voltou, somos assim mesmo, bipolares e incorrigíveis , somos chatos , somos a massa e cada dia mais orgulhoso do nosso amado clube .
    Estou falando desde março, seremos campeoes da libertadores.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

14 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!