Categories: blogueiros

O lado triste de um clássico

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Lamentáveis as cenas, declarações e “notas” durante a semana que antecede ao atual clássico mineiro. Dirigentes despreparados, de ambos os clubes e da própria Federação Mineira de Futebol, que ao invés de deixar as curtições para nós, torcedores, protagonizam e acirram os ânimos entre as duas torcidas.

Curtições, como eu mesmo utilizo aqui no blog, devem se restringir aos nossos grupos de amigos, vizinhos, familiares e até colegas de trabalho. A organização de um evento como o grande jogo entre os mineiros na atualidade deveria ser levada com mais zelo e responsabilidade. Assim, como, no início dos tempos, eram com os jogos entre Galo e Vila e também Galo e América, os clássicos que antecederam aos dos tempos atuais.

Fui várias vezes ao Mineirão, em jogos com cem e cento e vinte mil pagantes (sem catraca livre). Os embates não ofereciam qualquer risco ao público, que entrava e saia junto, independente de qual equipe fosse vitoriosa. Já voltei pra casa comemorando vitórias e títulos e – igualmente – voltei destes jogos com a cara fechada. Nem por isso, numa ou noutra situação, dando ou recebendo ameaças. Elas, ao que se percebem, têm origem em dirigentes despreparados para a função. Nos clubes e nas instituições responsáveis pela organização.

Para este jogo de amanhã, tivesse a FMF – no caso responsável pela CBF para a organização – o cuidado de chamar representantes dos dois clubes previamente e ajustasse conduta, muito teria sido evitado. Além disso, os dirigentes, de um lado e do outro, jogam para a plateia. Deixassem os jogadores, em campo, jogar para honrar a camisa e os salários “polpudos” que recebem, seria muito mais saudável ao jogo de amanhã.

Foto: Bruno Cantini | Atlético

Se a FMF não teve esse esmero, deixando solto às ilações das duas direções, que se ocupam mais em “fomentar” a rivalidade em detrimento do respeito aos diferentes. E o pior, num momento complicado da vida nacional, onde o ódio prevalece sobre a urbanidade e a boa convivência entre as pessoas. É uma atitude perigosa.

Do lado do adversário, sistematicamente, um diretor de futebol que não esconde sua frustração com o Galo. Tentou ser jogador do nosso time, na ocasião das divisões de base, tendo sido dispensado por duas vezes, entre as razões também por deficiência técnica. Historicamente, em reação às dispensas, se tornou desafeto do Galo e se notabiliza por comportamentos nada profissionais, como nos tempos da base.

De nossa parte, não muito diferente, mas igualmente condenáveis atitudes como a “nota de esclarecimento” emitida após a reunião na FMF. Não discuto a questão dos valores de ingresso, comungo que o adversário utilizou dessa prerrogativa para afugentar a Torcida Atleticana, sem, entretanto fazer juízo de valor em relação a acionar a CBF e até o PROCON. Entendo que deve exaurir os foros competentes para buscar uma solução. Entretanto, no último parágrafo, utilizar de expressão provocativa ao rival, creio não ser um bom caminho.

A falta de equilíbrio de dirigentes, que sempre andam com seguranças ao lado, coloca em risco o mais humilde torcedor. Muitos deles, torcedores, que sequer sonham em ir ao estádio. Especialmente depois que os valores dos ingressos chegaram a índices alarmantes. Imagine. R$ 240 reais é praticamente 25% de um salário mínimo. Crueldade!

Em tempo: estarei hoje, a convite da AEXCAM – ex atletas, participando do IX encontro dos jogadores do Galo de todos os tempos. É sempre muito emocionante rever aqueles que construíram nossa rica história.

Blogueiro

View Comments

  • Gente ... gente... moro no Caiçara e estou acabando de voltar do boteco onde a moçada debate, discute e às vezes quase por causa do Galo e do time de lá.
    Mas é impressionante como os nossos adversários se acham os tais. Nossa que antipatia ... parece que tem o time do Real Madri. Estão desdenhando o jogo de amanhã , se referindo ao jogo de quarta que tem contra os Argentinos como o único clássico da semana. É de ir-ri-tar.
    O Galo tem a obrigação de ganhar. Obrigação porque eles vão com o time todo reserva. Nem empate vale senão é mais motivo e munição pro lado de lá.

  • O INDEPENDÊNCIA É ESTÁDIO PARA TIME PEQUENO.
    O C.A.M. PRECISA VOLTAR COM URGÊNCIA AO MINEIRÃO. LÁ SEMPRE FOI A NOSSA CASA.

  • Caros,
    Ñ vamos amaciar. No início era ÿälë. Depois de algumas bordoadas. aparece o ÿpÿrängä. O coro continua e inventam o pälësträ. Com a guerra aberta no início do séc passado e o fascismo comeno solto, elas cresceram (alguma coincidência com a situação atual?), viraram merréis e crüzëïrö. Mas Aqui Ñ é Lugar de Política...O q interessa então? Ou o q acontece "extra campo" ñ é política? É isso q dá espaço prá OLDD Luluzinha de DNA Duvidoso crescer...FUTEBOL É POLÍTICA, SIM SRS! Deixem de ser VELHACOS! No imediato, tem q passar o trator nas marias e simpatizantes dentro do estádio q elas se apossaram com o "sim senhor" do LuluZeros". Elas tão apenas exercendo o direito de mando de campo...Todos sabem, só os incautos insistem em negar e, pior,apoiam INCONDICIONALMENTE, mas as meninas herdaram o Mineirão, sem nenhum custo. Pq o CAM é q tem q sacrificar patrimônio prá construir estádio? Ñ vamos desistir do CAM, canalhas da OLDD, ñ se iludam. E mais, a Libertadores 2013 é passado, tá passando da hora de remar novamente...
    Amanhá, só a vitória interessa.
    GALO SEMPRE!

    • Meu caro Viana!!
      Muito boa essa...só rindo aqui!!!..Kkkkkkkk
      Amanhã tremmmm....Vai GALOOO!!!!
      Abraço a todos os Atleticanos!!

    • Esse e o famoso Candidato a ASPONI, fala, fala, fala infla e nada do nada. So faltou o Mineirao e nosso, ops ou seria buraco 3.? Saudacoes aos Atleticanos de Verdade.

      • Com todo respeito que me merecem os leitores e seus comentários - sempre bem vindos ao espaço - esse negócio de "atleticano de verdade" é uma auto rotulação. Todos aqui somos, nada qualifica um mais e outro menos. Você, caro, não é menos que eu e tampouco mais. Somos Atleticanos, deixei essa dica aqui na quinta-feira, quase todos entenderam. Quase!!!

  • Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Boa tarde Ávila!
    Todos os eventos patrocinados pela atual diretoria do CAM confirmam o pensamento do Roberto Campos: a inteligência tem limites. A estupidez humana não.
    A quem interessa o ódio entre torcidas?
    TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a capacidade de julgar.

    • Diretoria Atleticana? daqui a pouco culpa a Torcida. A preferencia clubistica cega os pseudos. Saudações Alvinegras aos Atleticanos de Verdade.

          • REPETINDO:

            Com todo respeito que me merecem os leitores e seus comentários – sempre bem vindos ao espaço – esse negócio de “atleticano de verdade” é uma auto rotulação. Todos aqui somos, nada qualifica um mais e outro menos. Você, caro, não é menos que eu e tampouco mais. Somos Atleticanos, deixei essa dica aqui na quinta-feira, quase todos entenderam. Quase!!!

  • caríssimo amigo e conterrâneo! como sempre um texto brilhante e um torcedor equilibrado e apaixonado pelo Clube Atlético Mineiro. muito show‼️??

  • Lamentável, de ambas as partes amadorismo pleno. Isso faz com que as partidas entre os dois times já não sejam clássicos há muito tempo!
    Virou uma verdadeira fogueira de vaidades entre fracos dirigentes, uma pena.

  • Atleticano verdadeiro, como aquele eternizado por Roberto Drummond, evita ceder a provocações. Ainda mais de um timeco de marias, que a única missão institucional é querer mostrar que é mais que o Galo. Amanhã teremos um treino no nosso salão de festas. Só isso. Jogaremos contra a Associação Mineira de Marias. Elas não elegem prefeito (nós mandamos 2 pro segundo turno). Elas não tem representantes de nome nas letras cultas, que enalteça o Clube. Como tivemos em nosso Roberto Drummond. Elas nunca tiveram um atacante que calou o Maracanã após empatar a final de um campeonato contra “Os Amigos de Zico” (popularmente conhecido como Flamingo), tendo sido preciso movimentar “forças obscuras” para parar o NOSSO atacante (Reynaldo) e conseguir dar o título ao jogadorzico. Então, meus amigos, deixem as marias reclamar, provocar, arranhar, puxar cabelo e viver toda essa TPM que elas têm antes do clássico. Elas só estão fazendo o que sabem fazer.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

11 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

1 dia ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

2 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

3 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

4 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!