Caros, hoje, excepcionalmente, divido com os leitores as observações do amiGalo Caldeira. Ele, que durante o ano passado nos brindava com seus textos, volta agora com preocupação que vem nos acompanhando – ainda que silenciosamente – tem décadas.
* Roberto Caldeira
Não é de hoje que estamos indignados pelo sofrimento causado pela situação do Galo. Presidentes e Diretores, vem e passam, há décadas trocando dezenas de técnicos, contratando e dispensando centenas de jogadores, mas sem obter resultados. Com exceção do segundo mandato de Kalil, o Atleticano não sente saudade de nenhum de seus dirigentes nos últimos 30 anos. Vejamos…
Quando se fala em Presidente ruim, há quase unanimidade em apontar Ziza Valadares, que, em pouco tempo de mandato, quando estava sendo investigado pelo Ministério Público, renunciou devido à grande pressão dos torcedores além de ter rompido politicamente com o presidente do Conselho Deliberativo. Como se não bastasse, foi o sucessor do Presidente que, enfim, conseguiu trazer títulos importantes.
Porém, esse rótulo de fracassado não deveria ser um privilégio exclusivo do Ziza…
Em algumas questões, os fatos falam por si. Ao consolidar os resultados dos últimos 30 anos do Galo, a verdade, que sempre existiu, vem à tona. A realidade é um tapa na cara do torcedor, sofredor. Como afirmei, a era Kalil foi uma exceção, pois o Padrão Galo de Gestão é o fracasso. Nesse período, um destaque merece ser dado a Ricardo Guimarães que durante dois mandatos, não ganhou nenhum título e ainda rebaixou o Galo pra segunda divisão. O que mais impressiona é que, não bastasse proporcionar tamanho vexame, é atualmente um dos maiores credores do Clube. Fosse num lugar sério, teria sido escorraçado e não pisaria mais por lá. Mas como é no Galo… Parece até Teoria da Conspiração, essas de cinema, sabem…
Porém, a realidade do Galo nos últimos 30 anos é ainda pior quando se comparada aos principais rivais no futebol brasileiro. No almoço de domingo, um amigo me disse que a franqueza é muito dura e pode machucar as pessoas. Há uma diferença entre ser franco e verdadeiro. Podemos falar a verdade de uma forma sutil, mas, em determinadas situações, ser franco é preciso.
Novamente, vale reforçar, os fatos falam por si. Mas cada um é livre para chegar a suas próprias conclusões. Ainda bem que o Galo construiu sua grandeza no passado e foi abençoado por ter a Massa Atleticana, a melhor torcida do Brasil, quiçá do mundo. Não fosse isso, talvez poderíamos ser um Mequinha da vida. Mas a continuar dessa forma, mesmo com Arena MRV, o futuro é bastante tenebroso.
A péssima e incompetente gestão atual nem vale mais a pena criticar, o barato que sai caro foi avisado aqui, há um ano atrás. Profeta eu? Longe disso. Os fatos falam por si. Eu somente cheguei à conclusão do que iria acontecer antes de muitos. Mas tenho que reconhecer, eu não imaginava que a tal austeridade seria tão ruim como terminou: sem títulos, queda drástica nas receitas (53milhões), mesmo vendendo muitos jogadores, redução inexpressiva nas despesas gerando um déficit (22milhões) e aumentando em 76milhões o endividamento que chegou ao absurdo número de R$652milhões. Um absurdo! Mas pior de tudo é ter certeza que logo mais teremos o Balanço aprovado. Alguém duvida disso?
Na semana passada, véspera do vexame contra o Nacional-URU, enquanto muitos faziam contas pro Galo se classificar eu dizia que, racionalmente, as chances do Galo terminar na lanterna eram até maiores do que se classificar. Pessimista e corneta eu né? Profeta? Nada disso. Os fatos e dados já falavam por si. Quem diria, última rodada temos que ganhar do Zamora na Venezuela pra não ficar na lanterna e o vexame não ser maior!
Chega!!! Eu cansei! Não do Galo, pois jamais cansarei! Cansei foi de sofrer e passar raiva! Por que esse é o padrão Galo de futebol. O que acontece em campo é reflexo do que acontece fora. Alguns acham que isso é balela, papo furado, eu quero é raça, eu quero jogador. Repito, cada um é livre para chegar a suas próprias conclusões. Mas o que jogamos e ganhamos de 2012 a 2014, foi exceção. 2015 e um pouco em 2016 foi resquício dessa breve Era de Ouro. De resto, não temos nada do que nos orgulhar nos últimos 30 anos.
Eu cansei mesmo foi desse sistema ultrapassado e fracassado. Todos que no Galo passaram ou continuam fracassaram. Uma dinastia que há décadas e décadas, passa o trono de um pra outro, desde que faça parte da “panela”. Mas sempre proporcionando vexames, até chegar a esse endividamento monstruoso, enquanto urubus nos rondam esperando para atacar e pegar o resto que sobrou de graça. Até quando vão conseguir segurar os 50% do Diamond? Opa… Até parece Teoria da Conspiração! Mas só parece né…
Alguns já devem ter lido essa frase na internet, dizendo ser atribuída a Albert Einstein, desculpem, pois pra mim pouco importa o autor, mas concordo plenamente, pois “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Chega! Fora todo mundo! Fora Conselheiros, Presidente, Diretores! Vocês fracassaram! Devolvam o Galo pra Massa! Vamos esperar mais 30 anos? Não resta alternativa! Precisamos de uma renovação, algo que, no sentido literal da palavra, nos traga uma revolução!
“Revolução (do latim revolutìo, ónis, “ato de revolver”) é uma mudança abrupta no poder político ou na organização estrutural de uma sociedade que ocorre em um período relativamente curto de tempo. O termo é igualmente apropriado para descrever mudanças rápidas e profundas nos campos científico-tecnológico, econômico e comportamental humano.”
foto: 1) Atlético; imagens 2 e 3) do autor do texto
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
ALGUÉM SABE ME FALAR PORQUE O DIRETOR FINANCEIRO PEDIU DEMISSÃO??
SERÁ QUE NÃO CONCORDOU COM INGERÊNCIA DE ALGUÉM??
R.OLIVEIRA - 400 MIL REAIS.
ELIAS - 400 MIL REAIS.
F.SANTOS - 350 MIL REAIS
L.SILVA - 250 MIL REAIS.
VÍTOR - 400 MIL REAIS
QUASE DOIS MILHÕES POR MÊS COM ESSES VETERANOS.
QUAL O RETORNO .??
NENHUM.
TODOS JÁ DEVERIAM ESTAR APOSENTADOS , MAS NÃO , SÃO TITULARES ABSOLUTOS NO GALO.
ONDE IREMOS CHEGAR COM UM ELENCO DESSE.??
SÃO RICOS , MILIONÁRIOS , NÃO OBEDECEM O TÉCNICO NEM NINGUÉM. MANDAM E DESMANDAM , E OS VEXAMES VÃO SE ACUMULANDO
BASTA , NÃO DÁ MAIS.
Adélcio,
Tenho esperança que em breve isso e outras coisas irão acontecer.
Quando chegar esse momento será preciso contar com o apoio de toda a Massa.
Parabéns pelo texto, Roberto Caldeira. Tem meu apoio e não abro. Sensacional a citação que escolheu. Muito clara para a distinção entre profissionalismo e paixonite amadorística. A segunda, podemos, torcedores, nos dar ao luxo de ter. Dirigentes, jamais! E parabéns, Eduardo, pela oportuna escolha do texto. E, mais uma vez, Lucy, tem meu respeito e admiração. Distinguiu bem atleticanidade, que aponta os erros com intuito de melhoramento, de desfaçatez, hábito medíocre de adeptos da MARIA DE MINAS que vêm aqui por Galo no nome e FAZEREM TODOS DE PALHAÇOS.
Esse texto trouxe excelentes participações nos
comentários , com opiniões convergindo em sua
maioria para o descaso , o desleixo e a soberba de
dirigentes incapazes , fanfarrões e com os egos mais
inflados que balões de São João .
Gostaria de deixar também alguns pitacos :
1.
Ricardo Guimarães e Kalil , qual a posição de vocês
sobre o fatídico 6 a 1 ? Acidente de percurso ?
O Cuca não foi questionado , a imprensa se calou , a
vida seguiu na maior normalidade
2.
Alguém trouxe , de novo , a cobrança sobre o grande
time de 76 a 82 , com finais de Brasileiro , semi de
Libertadores e uma inigualável seleção de craques .
Não ganhou nada ? Não , não ganhou .
As "circunstâncias" foram mais fortes , não é mesmo?
Hungria 54 , Holanda 74 , Brasil 82 também ficaram
na mão , mas que futebol maravilhoso praticaram !
3.
Li por aí que o Ronaldinho ainda tem a receber algum
do Atlético . Alguém sabe dizer se é verdade ?
Se for, é mais uma obra entregue pelo Kalil
Então é isso !
Pode ser que , por obra e graça do acaso , consigamos
alguma coisa para comemorar .
Porque o Atlético já não nos pertence : os senhores
dinastas seguiram ao pé da letra o roteiro do Eurico
Miranda !
Boa tarde!
Nunca vi alguém ser tão preciso, o galo não precisa de inimigos, e o maior inimigo do galo não são esses que você citou, os maiores inimigos do galo são os seus "Conselheiros" que permitiram que essa corja de ex presidentes, diretores e jogadores fizessem o que fizeram com nosso GALO...
Conselho corrupto, omisso, ou no minimo muito incompetente!!!
Ta ai a grande diferença entre Galo e Cruzeiro, la tem menos ladrões, menos corruptos, e muito menos incompetentes!!!
Boa tarde!
Nunca vi alguém ser tão preciso, o galo não precisa de inimigos, e o maior inimigo do galo não são esses que você citou, os maiores inimigos do galo são os seus "Conselheiros" que permitiram que essa corja de ex presidentes, diretores e jogadores fizessem o que fizeram com nosso GALO...
Conselho corrupto, omisso, ou no minimo muito incompetente!!!
Ta ai a grande diferença entre Galo e Cruzeiro, la tem menos ladrões, menos corruptos, e muito menos incompetentes!!!
Belo texto, já postei minha opinião sobre esse assunto. Pra mim a diferença entre o Atlético e o rival é a competência dos dirigentes de lá, são ousados, pensam grande e sabem administrar o clube. Lá a base dá resultado, o conselho faz oposição e cobra, os departamento de futebol, marketing, sócio-torcedor e outros são bem melhores do que o do Atlético. Aqui, os dirigentes usam o clube pra fins particulares, não amam a Instituição e o nosso conselho é velho, omisso e vaidoso, não fazem seu papel de fiscalizar, cobrar e fazer oposição. Kalil, o único que realmente agregou ao clube, respeitou, foi ousado e reconheceu a grandeza desse clube e dessa massa. Fatos, o time precisa de um técnico competente, ousado e corajoso pra fazer as mudanças, barrar jogadores e exigir contratações; de um diretor de futebol que faça as mudanças e são muitas em todo departamento de futebol e nos outros também; de uma diretoria competente, ousada, humilde e profissional; de um elenco qualificado, olhem o banco, não dá com esses jogadores; de um time (titular e reserva) não dá mais pra Léo silva, Cazares, Fábio Santos, Jair, Patrick, Vitor, Réver, Vitor, Zé Wellison, Adilson, Ricardo Oliveira, Chiquinho (preparador de goleiro) Rodrigo Santana, pela sua covardia em não fazer as mexidas, por ser um treinador medroso que tem a oportunidade e continua na mesmice. Fora Sette Cãmara e conselheiros velhos e covardes. Ao torcedor basta acordar pra dura realidade, temos que mudar radicalmente a estrutura do clube e temos que aprender a cobrar e a protestar pacificamente e exigir mudanças. Eu quero títulos pô. acorda massa!!!
SÓ UMA REVOLUÇÃO SALVA O NOSSO GALO.
ESTOU ENTRE AQUELES QUE EXIGEM TÍTULOS AINDA NESSE ANO , 2019.
UMA REVOLUÇÃO NÃO PODE PARALISAR O TIME , POIS OS JOGADORES CONTINUAM RECENDO SEUS ALTÍSSIMOS SALÁRIOS.
REVOLUÇÃO JÁ.
VITÓRIAS JÁ.
TÍTULOS JÁ.
A HORA É AGORA.
Uma coisa não atrapalha a outra.
Titulo neste ano so mesmo fazer 45 pontos, meu caro. Não há a menor possibilidade disso ocorrer. Quando você v}e um time como Santos que se contratou algumas peças e tem um treinador de respeito e, mesmo assim, não está entre os favoritos para ganhar os titulos do Brasileirao e Copa do Brasil, ai você percebe que não temos a menor, a MENOR chance. cAMPEONATO PARA MEIO DE TABELA. e DEPENDENDO DO CRUZAMENTO NAS oitavas da Copa do Brasil, ADEUS!
Alguém aí lembra quando Vanderlei Luxemburgo foi técnico do GALO e segundo disseram caiu na FARRA , com jogadores e diretores.
Varavam a noite jogando Baralho regado a muito Uísque. Pois é. Isso , dizem que era rotineiro com Luxemburgo.
HOJE , COM A FALTA DE COMANDO ,OS JOGADORES FAZEM O QUE BEM ENTENDEM. NÃO CORREM EM CAMPO , DERRUBAM TÉCNICOS . UMA VERDADEIRA BADERNA.
ELIAS , JÁ DISSE , QUE NÃO PRECISA CONTRATAR TÉCNICO , TEM QUE EFETIVAR R. SANTANA , SEGUNDO ELE. NÃO JOGA BOLA E AINDA TULMUTUA O AMBIENTE. R.OLIVEIRA VIVE A DAR PALPITES. SERÁ QUE ESSES DOIS SÃO OS DONOS DO TIME.??
PRECISAMOS LIBERTAR O NOSSO GALO DESSAS FIGURAS , QUE GANHAM FORTUNAS E NÃO DÃO NENHUM RETORNO.
Caro Paulo, infelizmente é essa a visão que os jogadores têm do galo. Nunca vi jogador que está em baixa , fazer corpo mole em CEC , curintia e Flamengo. As organizadas lá escurracam ele rapidinho. Espero que a mídia esportiva tbm participe desse revolução , pedindo pra torcida protestar,mas sei que a maioria tem rabo preso com a diretoria do galo. Infelizmente a torcida é carente e iludida, e mais duas vitórias , já ouviremos gritos de É campeao.