Categories: blogueirosfutebol

O futuro do futebol (brasileiro) é incerto


Sou dos tempos, assim como muitos que aqui frequentam, que os jogadores tinham identificação com a camisa dos clubes que escolheram para suas carreiras. Pelé era a cara do Santos, assim como Ademir da Guia no Palmeiras, Rivelino com o Corinthians e Pedro Rocha idolatrado no São Paulo. No Rio de Janeiro Gerson fez história no Botafogo, Castilho no Fluminense, Evaristo de Macedo marcou no Flamengo e Alcir Portela no Vasco. Eventualmente, entre esses um ou outro mudava de time, como Gerson e Rivelino. O primeiro vestiu ainda as camisas do Fluminense, Flamengo e São Paulo; já o outro atuou também no tricolor carioca.
Fato é que, naquela ocasião, aqui em Minas Gerais o futebol era restrito aos clubes de Belo Horizonte – onde predominavam Atlético e América – e os demais figurantes. O campeonato mineiro, diferente do carioca e paulista – que a mídia do eixo já atuava com menor intensidade que nos tempos atuais – eram acompanhados pelo Brasil todo. Até que, a partir de 1971, com o primeiro campeonato brasileiro de futebol – vencido pelo nosso Galo – iniciou um processo de nacionalização das competições.
A intenção, aliada a isenção, durou pouco tempo pois intrusos como o Galo e Internacional se atrevem a vencer a competição. Até 1976, esse título do Galo, dois do Palmeiras, um do Vasco (no apito do Armando Marques) e dois do Internacional. Em 1977, com o Galo invicto e a manobra suja e desonesta que todos conhecem (tiraram Reinaldo propositalmente da final), o título foi para o São Paulo. A partir daí, o descaramento das ações nefastas da organização – com auxílio da arbitragem e stjd – foram manchando e decretando a falência que o futebol brasileiro desfruta nas últimas gestões da cbf.

Foi assim, que no nosso caso (aqui defendo é o Galo, mas existem outras vítimas), perdemos os títulos de 1980, 1985, 1999, 2001, 2012, 2015, além da Copa do Brasil de 2007 e Libertadores de 1981. Em todas essas competições que menciono, sem exceção, com sacanagens escandalosas para prejudicar o nosso time do coração. Ninguém me contou ou li a respeito, acompanhei e estava presente nos jogos dessas maracutaias. Ainda assim, consegui resistir até os dias de hoje.
Concomitante a essa situação, sempre ao lado do Galo, em muitas ocasiões com times deploráveis tecnicamente. Porém, como nos meus primeiros tempos que menciono os clubes do Rio e Sampa, no início, aqui tínhamos Dário, Oldair (que veio do Vasco), Vantuir, Vanderley, Renato (foi do Flamengo para Uberlândia e de lá para cá). Mais um pouco à frente, numa equipe que tinha oito a nove titulares criados na base, foi a vez da geração Reinaldo, Cerezo, Marcelo, Paulo Isidoro, depois ainda Eder.
Num recorte recente, Ronaldinho e agora Hulk. Esses e outros que atuaram a ainda atuam, comprometidos com as cores do nosso Galo. Honraram e até hoje honram a camisa Atleticana. Mas, como o futebol mudou muito, tem jogador cujo compromisso com o clube se resume ao dia do pagamento. Se não bastasse, a sacanagem da cbf – já nestes tempos modernos – não melhora e ao que sinto agrava em favor do eixo. O desabafo do Hulk, sem entrar no mérito e mesmo na sua explicação posterior, faz sentido. Não temos sangue de barata. Está claro, muito explicito, o interesse – por razões comerciais e anunciantes – que os clubes do eixo têm tratamento diferenciado e são favorecidos.

O Flamídia adiou jogo (Bragantino) por sua vontade sem qualquer outra justificativa. Tem juízes, contumazes em prejudicar ao Galo, sempre prestigiados. Daronco, Sampaio, Claus, Lima Henrique, até esse sujeito de sábado lá em Uberlândia, que saem ilesos quando prejudicam ao Galo. Mas, quando Flamídia e Curintia reclamam, são punidos. Daronco ameaçou Hulk e foi punido com cesta básica. Vergonha, tinha de ser banido. Suspeitíssima essa relação na cbf, desde gestão, passando pela arbitragem e stjd. Farinha do mesmo saco.
Sampaio eliminou o Galo frente ao Flamengo na Copa do Brasil, só foi punido quando o mesmo beneficiado reclamou dele. Claus, aquele que não viu penalidade que anteciparia o título de 2021, é tido como o bom do futebol brasileiro. Lima é manjadíssimo em desfavor do Galo e tem mais de dez anos que já deveria ter sido vetado. Esse pirralho de sábado, anotem, logo estará prestigiado. Sopradores de apito do passado, quase todos, até aqui em Minas Gerais, se tornaram comentaristas de arbitragem.
Pra fechar essa prosa de segunda-feira, depois daquele vexame de sábado, duas considerações. O retrato desse futuro incerto, no caso do Galo, me prendo aos números. Desde a inauguração da nossa casa, são sete jogos, a tendência de crescimento do público foi quebrada depois da derrota em um confronto mineiro. Vejamos! Santos (29.782), Botafogo (31.720), Cuiabá (36.104), Coritiba (38.358), csa/mg (42.058), depois FluminenC (23.003) e Fortaleza (28.898). Se não vencer e convencer o Corinthians na quinta-feira, anote, vamos ter o pior público da Arena do Galo.

A segunda reflexão…estou em fase de reavaliação sobre minha condição de torcedor, afinal tudo está tão diferente. Aquele romantismo e as formações dos times que seguiam por anos, não existe mais e a cada temporada fica mais evidente. Já não sinto mesmo o pertencimento que me conduziu até recentemente. O Galo é da Massa? A cbf se norteia pela equidade? Estar blogueiro para dar vez e voz ao Atleticano é gratificante, sei disso, mas conduzir essa missão – em certos momentos – chega a ser muito desconfortável. São tantos interesses!!!

*imagens: do arquivo do blog

Blogueiro

View Comments

  • Olá amigos da bola!

    FORA FELIPÃO MEDROSO, RETRANQUEIRO AO EXTREMO!

    Vou dizer uma verdade aqui! Se no início do ano tivessem trazido um treinador bom, ofensivo, estrategista, de preferência argentino que são os melhores.....

    Galo teria brigado por todos os títulos importantes do ano. Talvez teríamos sido bicampeões da Libertadores, tetra campeão do brasileiro. penso que com certeza! E até tri da Copa Brasil.

    Elenco do Galo é bom! Mas continuam apostando em treineiros ridículos, que vão na contramão do DNA atleticano e do futebol moderno e ofensivo!

    Não adianta ter um Ferrari e dirigir como se tivesse num fusca 77

  • Só sei que no caso do esclerosado continuar dirigindo o Galo em 2024 darei um ano sabático ao meu atleticanismo, não aguento retranca. Nosso Galo foi o primeiro a fazer 1000 gols no Brasileiro, segundo a fazer 2000 e somos o segundo melhor ataque da hostória do Brasileiro. Confiram isto e muito mais no meu aplicativo "Ranking do Futebol", disponível para Android e iOS.

  • Vamos a um pouco de história p mostrar a esses "ratos" q ñ se apaga 115 dela do jeito q esses "simpatia" estão a propôr. Num 06/11 á 25 anos atrás o GALO Forte e Vingador q ñ tinha nada de simpático,era GALO de Rinha,fazia uma de suas + épicas passagens pelas canchas Sul-Americanas no acanhado La Fortaleza na cidade de Lanús-Arg. Era o primeiro embate pelas finais da Conmebol de 1997, e ao final dos embates seria consagrado o bi-CAMpeonato ao Clube vencedor. Aqui mais uma vez o pioneirismo Alvinegro era posto em prova,pois ñ havia acontecido antes. GALO de Rinha saiu atrás do placar e ainda no 1º virou o jogo e ao final do embate havia colado "os hermanos na parede" por 4 x1. Aí q a coisa desandou p violência generalizada com participação inclusive "dos cana",os qusis deveriam dar segurança aos adversários. Sem me alongar muito,o respaldo final das agressões as mais graves foram a do LE Dedé, q levou um golpe covarde pelas costas na altura da nuca e saiu de CAMpo desacordado,a outra foi a do treinador Emerson Leão q teve uma fratura na maçã do rosto ,a cicatriz o acompanha até hj. A segunda partida aconteceu somente um mês depois_ 17/12 _ no Mineirão e o mais engraçado é q os adversários mais "valentões" do primeiro jogo se borraram e não vieram a Capital Mundial do GALO... qtº ao jogo ...bem! isto aí fica prá depois. É isto q essa gente q se apossou de uma Instituição Centenária quer enterrar, a História de um Gigante e a de seu povo, inclusive um dos vendilhões do "Templo Alvinegro" a pouco tempo tentou desmerecer esta Conquista Épica e a primeira tbm,o de ver o nível dessa gentalha que se acha muito mais do que realmente são,ou seja, SÃO UM NADA!
    Taffarel- Bruno - Sandro Barbosa - Neguete e Dedé - Roberto - Hernani e Jorginho - Marques - Valdir Bigode e Almir(Edgar). Tec: Emerson Leão. Estes sim são tudo...

  • E o Hulk? Continuam passando pano pra ele?
    Torcendo muito para que o mês dele acabe rápido!
    Idade chegou, começou a apelação.
    Não joga nada atualmente e a culpa é dos outros. Coincidência com muito do que leio aqui…….

  • Boa tarde, para todos!
    Passei a minha infância, adolescência, juventude e parte de minha vida adulta indignado com esse esquema corrupto.
    No dia 20/072023 o CAM FALECEU.
    Exatamente no dia que eu fiz 51 anos.
    TRISTE, MUITO TRISTE!!!

  • Acho que isso mereceria um livro. A ser escrito pelas pessoas que vivenciaram esses fatos. A geração que acompanhou jogo a jogo, torneio a torneio. Ouvi dizer que um autor inglês lançou um livro sobre as maiores suspeitas, ou fraudes, do futebol mundial. Não sei se ele denuncia como suspeita ou fraude, nunca encontrei esse livro. Dizem que o jogo do Atlético na Libertadores de 1981 está lá. Há um modo de escrever livros em que os fatos são coletados e o julgamento fica para o leitor.

  • Meu coração alvinegro pediu que eu desse um tempo de GALO e me dedicasse somente a ele e sua saúde... deixei de lado tudo aquilo que me remete a saber das notícias, interagir com outros Atleticanos etc... as crônicas do Eduardo nunca deixei de ler pois me representa mas comentar ficou muito difícil... escrever ou falar que conseguiram acabar com a magia de ser Atleticano é doloroso... os jovens (nem todos) podem dizer que é frescura mas para aqueles como eu, que nasceram a mais de 50 anos e puderam vivenciar IN LOCO, os anos e anos de sol na cara no cimento quente do Mineirão, tenho certeza que sentem que o que fizeram com o nosso amado e glorioso CAM, é muito triste!!!

    OBS.: investidores da SAF, vocês que compraram o maior gigante de Minas Gerais a preço de banana, saibam que o nosso CAM de história centenária não é um brinquedo de bilionários, é muito, muito e muito mais que isso, portanto, façam-nos um enorme favor enquanto a tempo, coloquem gente com capacidade admistrativa/operacional para atuar lá dentro... chega de "amadores" comandando o futebol e tudo mais do nosso GALO, basta!!!!

  • Futebol é mesmo um verdadeiro "balaio de caranguejo"_ expressão pouco usada nesses novos tempos_ . Outrora repleto de personagens e fatos folclóricos q vai desde o "Cidinho Bola Nossa", vaga decidida na "moedinha" _ taça brasil de 1967,3º jogo entre GALO x bairro de botafogo no Mineirão ganho no grito pelo Décio Teixeira. Até hj ninguém pode afirmar se deu cara ou coroa._ ,comentarista esportivo sendo demitido após tomar um "tá ligado" ao vivo em rede nacional pelo "Minhoca", após estar metendo o "malho" no GALO,era jogador correndo atrás do adversário com aqles banquinhos q os antigos gandulas ficavam sentados á beira do CAMpo,o maior presidente de todos os tempos do Atlético mandando construir túnel no lado oposto ao do bancos de reservas p a pressão no bandeira ser igual, o mesmo q pediu boicote a vênus platinada e a uma estatal q estampava a logo no pano de chão de um certo mingau q não passava de um bangu carioca lá em 1980,o qual sigo fazendo até hj, torcedor Atleticano saindo no tapa com o juiz dentro de campo e outras curiosidades q dão um livro e não dá p enumera-las aqui. Posto isto, é de uma pequinês estúpida o q estes novos "donos" do Atlético fazem qdo o assunto é defender seu atleta qdo o mesmo faz reclamações,justas diga-se, em relação a sacanagem q estes sopradores de latinhas têm feito com ele. É a segunda vez,e não será a última,q o Hulk irá se indignar contra o trabalho mal feito destes incas venusianos_ alô Ernest! Sou do tempo do Nacional Kid _ e NENHUM DELES sai em apoio ao jogador em momento algum. O silêncio desses seres abissais só demonstram o meu pensar; o Atlético hj é um clube sem identidade,sem ambição e o que é pior, um clube com dirigentes soberbos e arrogantes que não sabem o tamanho do brinquedinho que eles tomaram na mão grande e ainda querem enterrar 111 anos de história e contar só os 4 recentes. Fosse na época do "Cidinho Bola Nossa" eles teriam de sair dos estádios disfarçados de "freira" direto p a veraneio vascaína e ainda escutando as respectivas progenitoras serem exaltadas pelo "monstro" a plenos pulmões. GALO sempre foi sinônimo de RAÇA,o q vem sendo construído agora é de uma simpatia pura, este NÃO me representa. Sem mais!

Recent Posts

Próximo jogo no Independência

Sem público ou a liminar – apressadamente despachada pelo presidente do stjd – será revogada…

18 horas ago

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

2 dias ago

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado…

3 dias ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

4 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

5 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!