Categories: blogueiros

Nossos objetivos e sonhos são os mesmos

 

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Por mais divergentes que possam parecer, por meio de opiniões e manifestações, o que todos os Atleticanos querem é a volta daquele time guerreiro, de raça e luta. Culpados somos todos nós, desde a direção, comissão técnica, jogadores e em menor escala (quase mínima) o Torcedor, também, que acreditou e aplaudiu contratações que não vingaram.

Qual de nós não concordou com as vindas do Robson e do Frederico? Eu particularmente, especialmente com o primeiro, festejei sua chegada ao Galo. Já com relação ao centroavante, e isso está em postagens da ocasião, fiquei um pouco reticente. Como, da mesma forma, havia ficado em relação a Ronaldinho, tratei logo de aderir e na estreia – com gol e comemoração frente ao rival – abracei sua chegada.

Assim como no caso de Elias, Victor – ainda em 2012 -, e outros de menor visibilidade que acabaram se tornando ícones de conquistas, como Pierre, Leandro Donizete, os capitães Réver e Leonardo Silva, Jô e até André. No time atual, criei expectativa com alguns que ainda não justificaram suas contratações. Quem sabe apareçam agora numa grande reação no Brasileiro.

Imaginar que outra pérola, ou cereja como preferem muitos, como Ronaldinho Gaúcho se repita, é igual jogar na loteria acumulada. A probabilidade é muito pequena, mas pode acontecer. Melhor mesmo é garimpar no dia a dia, como no trabalho, em busca do sustento. O Atleticano é impaciente e com razão. Nossa história recente não admite retrocesso.

Só erra quem tenta acertar. O ex-presidente Alexandre Kalil, de temperamento que dispensa considerações – uma vez que é conhecido e reconhecido até mesmo sem que o próprio conteste -, é centralizador e assume responsabilidades. Acertou em manter o Cuca, que no ano seguinte, depois de duas situações que a maioria o demitiria, conquistou nosso maior título de todos os tempos. Refiro-me à sequência de derrotas quando assumiu e àquele clássico do final da temporada.

Entretanto, o próprio Kalil, mais à frente, errou e – publicamente – assumiu o equívoco da contratação do treinador Paulo Autuori. Alguns o taxam de arrogante. Confesso que até hoje troquei talvez meia dúzia de palavras com ele, não me sinto em condições de concordar ou até mesmo contestar se ele é ou não o que dizem.

Reconheço, sim, diferente do que ele próprio afirma, nele o grande e maior presidente de todos os tempos do Galo. Alexandre acha que foi seu pai, Elias Kalil. Ao meu julgamento, o melhor é o que me deu títulos, então, em primeiro lugar ele (Alexandre), seguido por Nelson Campos. Tivemos outros péssimos, mas nem compensa citar. Muitos já não estão entre nós e outros nem merecem ser relembrados.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Por fim, caros amiGalos e queridas amigas Atleticanas, duas considerações para fechar este nosso sábado, véspera de jogo com o Flamengo e em meio a feriado prolongado. Kalil, o prefeito, disse certa vez que o cargo de presidente do Galo era o segundo mais importante de Minas Gerais, depois do governador. Me incomoda, então, ver o detentor do segundo cargo mais importante dos mineiros subordinado – ainda que em tese – ao terceiro nesse grau de relevância. Digo em tese, admitindo que o prefeito da capital fosse o próximo nessa linha especulativa.

E ainda para nossa reflexão, mas que deveria ser muito mais aos que dirigem o nosso time do coração. Qual de nós tem qualificação, ou até mesmo poder e direito, de avaliar a condição de Atleticanidade do outro? Tenho tomado conhecimento de questionamento sobre o grau de Atleticanidade deste ou daquele – especialmente de pessoas da área de comunicação – por gente que se acha dono do Galo. Ora, o time é igualmente propriedade de cada um de nós, estes oito milhões espalhados pelo mundo todo e concentrados em Minas Gerais e Belo Horizonte. Em Brasília, também! Mas não nos Três Poderes, na população.

Encerro, buscando uma frase que disse tem 35 anos, quando assumi meu mandato de vereador em Araxá. “Administrar bem não é favor, é obrigação!”.

Em tempo: se o time principal vem fazendo isso, imagina o time que criaram para a segunda divisão. O projeto, que parecia ser interessante, disputou três jogos e empatou todos. Poços de Caldas, lá, em zero. Como mandante frente ao Inter de Minas, de Uberlândia ( 1 a 1) e União Luziense, de Santa Luzia (0 a 0). O time de Uberlândia havia sido derrotado na estreia, quando atuou com apenas sete jogadores e impediu a continuidade do jogo com uma “lesão”. Contra o Galo, teve apenas quatro jogadores no banco. Em outras palavras, segunda divisão em MG é com times amadores.

Blogueiro

View Comments

  • Então o Fred vai ser poupado num jogo importante em casa por desgaste físico no jogo da eliminação!? O que esse mercenário fez em campo pra se desgastar? O MIcale acena pela volta de Robinho amanhã, e ainda relaciona, Rafael Moura, Pablo, Otero...a gente não aprende nada mesmo. A torcida nem protesta...acho que todos estamos nos conformando em ir pra B novamente.

  • Respeito a opinião dos amigos, embora não os acompanhe. A diferença entre Kalil e Daniel está em que o primeiro manteve o "azarão" Cuca nos resultados ruins, o segundo dispensou 2 técnicos antes de decisões. Rogério fez uma ótima campanha no mineiro é uma boa na Libertadores. Nota-se o mea culpa nas entrevistas dos jogadores. O problema não era o técnico. O vídeo sobre "tangafrouxismo" mostra apenas o quanto os gaúchos são confusos. O técnico com a "machesa" que os gaúcho tanto procuram afundou o Inter e o Figueirense. O "tangafrouxa" preparou um time que ganhou a Copa diz Brasil e avança na Libertas. Um time cuja estrutura sabe-se que Renato não teria a mesma visão para montar. Rogério foi dispensado prematura e afoitamente, na minha opinião.

  • Tudo errado, gente. E a vinda do recordista em rebaixamentos Rafael Moura? Ninguém reclamou ou indagou, pelo contrário, às vezes nossa cegueira de amor pelo galo atrapalha. Me pergunto, pra quê? Nos últimos anos florearam todas as contratações e ninguém questiona veemente. Valdívia pra compor banco por um preço daquele? Não sei se é hora de caçar bruxas, mas concordo com você, papai noel atleticano - a culpa é de todo mundo, torcida, diretoria e jogadores...

  • Olá Eduardo, Parabéns pelos comentários.
    Nossos questionamentos talvez não seja saber contratar,
    quase todos nos aceitamos esse jogadores. A meu ver, o
    problema maior, é fazer os caras jogarem futebol.
    Esse lero de cançasso muscular, desgaste fisico, que
    papo furado! pra que serve ter melhor CT, melhor preparador
    fisíco, melhores equipamentos de fisiologia, melhor médico,
    se temos também a pior diretoria, presidente pior até do que
    o péssimo Ricardo Guimarães. Veja exemplo do Botafogo, não
    se conhece nem um jogador daquele time, só que está vencendo
    tudo.Estamos indo a longos passos para segunda divisão!!

  • Fiquei sabendo agora que o time B do GALO, empatou novamente em casa. Leleu expulso. Meu Deus do céu, Leleu não serve para jogar no time da URT de Patos de Minas. Como é que ele ainda veste a camisa do GALO. O time B empatou três vezes seguidas com clubes absolutamente desconhecidos. Por favor, não é Eduardo, tem alguma muita séria e errada no GALO. A torcida merece saber. O Time "A " não ganha de ninguém, o time "B" só empata ou empaca. Não há torcedor que aguente mais isso. Como explicar isso para os torcedores jovens?

  • pessoas ligadas ao grande jogador de pipocas , comentam que ele esta achando graça,no fim do ano vai ser recebido como heroi em Santos , já tem contrato agendado, na realidade tudo para esse cara sempre foi engraçado, Um cara que é dispensado de um clube na china, chega aqui rodeado de bananas e para piorar trazem o outro mal elemento ...ai ele deita e rola , encontra uma torcida que qualquer um que veste a camisa , as pessoas influenciadas pela radio logo elevam estes a novos pelé(olha o cazares , pelé do equador).
    pior sera ter que trocar novamente o técnico pq esse ai, ... nem falar ele sabe, ainda mais comandar a trupe de mercenarios que por contrato tem que jogar, acho que ele nao dura mais 3 jogos .. ai vai vir quem ? Celso Roth? Sei não acho que caímos no conto do vigário, e nao adianta ficar choramingando regulamento etc.......

  • Muito fácil apontar o dedo nessa hora e criticar. A maioria inclusive eu aplaudiu a contratação do Roger Machado, gostei do Fred, fiquei reticente quanto ao Robinho, mas vamos lá e se tivesse tudo muito bem alguém tava se importando com política? A culpa maior pra mim e do Roger Machado que se perdeu e mostrou ser um tecnico fraco, qual o time titular do GALO? Time mal treinado e escalado. Quando ganhou o Mineiro jogando bem porque não manteve aquele time? Quer dizer incoerente, concordo que o Diretor de futebol fez falta, mas olhem a Alexandre Matos queimando dinheiro no Palmeiras e também não conquistando nada. Futebol não é ciência exata esses que estamos aqui criticando podem jogar muito em outro clube tai o R10 todo mundo criticou a contratação e nos deu nosso maior título, pergunta pra torcida do Flamengo se gostam dele. E temos outros exemplos pra queimar nossas línguas. Então se formos por essa visão o Bandeira e o Galiote são péssimos presidentes de seus clubes os mais badalados fracassaram. Muita calma nessa hora quando da errado fácil achar culpado, quando da certo muitos querem o louro da glória. Agora e jogar jogo a jogo sem essa de obrigação, fazer 46 e aí se der brigar por G6. Nao devemos misturar política com futebol principalmente aqueles querem o pior pra se aproveitar da situação. Nosso patamar hoje e outro mas e preciso calçar as sandálias da humildade e saber que não é possível vencer sempre. Ano passado chegamos na final da CB e esse ano nada mas o importante e aprender com os erros. Que saibamos aprender sem stress ou depressão a luta continua pros verdadeiros atleticanos, achar um time, treinar e muito trabalho coisa que faltou até aqui.Saudacoes alvinegras.

  • Boa tarde Eduardo!
    Eu fico o. da vida com certos torcedores hipócritas que aqui comentam muito asneiras. Quando o presidente Nepomuceno contratou os medalhões, a maioria aqui bateram palmas, a imprensa local e nacional disseram ao vivo nas TVs e em manchetes de jornais, que o Galo era um dos 3 elencos mais valiosos e fortes para conquistar títulos. Não estou aqui querendo defender o Nepomuceno, mas o que estão querendo fazer com ele é um absurdo. Depois que as coisas não são certo, aparecem um.monte de urubus na carniça, querendo comer até a alma daquele que tentou, mas não errou por omissão e foi aplaudido pela maioria qdo contratou o Robinho, Elias e o Fred. Ninguém tem bola de cristal para dizer se ia dar certo ou não. Outra coisa, ele contratou a pedido do técnico Roger tudo aquilo que ele pediu, achando que o Roger seria o treinador top que iria dar um padrão de jogo. Passou-se 7 meses e o futebol era um engodo, com raras boas partidas e para enganar ganhou o rural dando um nó e show nas Marias, enganando a todos nós. No papel o nosso elenco é de encher os olhos de qq torcedor rival, mas que até o.momento nos enganou com o futebol apresentado, sendo demitido aquele que nos botamos fé e que na época que o contratou, vários times o queriam e batemos palmas para o presidente, qdo trouxe o Roger. Iniciamos relativamente bem.o brasileirao e fomos caindo gradativamente com o passar das rodadas e nem mesmo mais vencer no nosso alçapão. Aí vieram as críticas, os protestos, o grito nas arquibancadas de fora Roger, ficando insustentável a sua permanência, fazendo com que o.presidente atendesse a maioria ebó demitidas. Até aí tudo feito de acordo a maioria queria, mas num.momento que não havia um técnico de ponta que pudesse assumir este time destroçado, colocando em seu lugar um técnico amador para assumir tanto responsabilidade, que nos levou prematuramente a duas desclassificacões e acabando com todo o ano e sonho dos atleticanos. Nessa de ter colocado o amador Micale, o nosso presidente falhou feio e eu não o perdôo. As contratações certas ou erradas foram todas de conveniência do treinador Roger e senso deu certo, não podemos crucificar tanto o presidente. O Roger a meu ver foi o grande culpado e jogou no lixo 7 meses de trabalho. Agora é juntar os cacos e sair dessa zona próxima a degola, dar apoio a quem tá no comando e ir galgando de degrau em degrau e ver o que vai acontecer no final e espero que sejam coisas boas, para que terminamos o ano na série A e de lambuja uma vaguinha na libertadores para salvar o ano, sendo so o que nos restou.

    • Respeito sua opinião meu caro, mas você está jogando a culpa em Roger. Sim ele teve uma parcela de culpa, mas quem o contratou? Existem os hipócritas e os que querem ser enganados. Escolha seu lado.

    • Robinho realmente empolgou a torcida nós compramos a ideia de que ele seria o novo R10 do Galo, mesmo nunca tendo jogado 20% do que jogava um Ronaldinho mas o Fred dividiu opiniões principalmente pq já tinhamos Pratto, ele podia não ser craque mas sem ele nosso ataque morreu perdeu a intensidade a força e convenhamos Daniel só trouxe o Fred pra dar chapéu nas marias. O certo era dispensar Robinho no inicio do ano e tentar repatriar Tardelli pra jogar ao lado de Pratto, garanto que pelo menos G6 o Galo estaria.

  • Boa Tarde a Todos (as))! Da pauta de hoje realmente fomos enganados. Interesses pessoais, particulares e políticos eleitorais, superou as reais expectativas/necessidades do time de futebol.
    A disputa do modulo 2 do C. Mineiro, este projeto é outra PLATAFORMA POLITICA ELEITORAL do nosso atual "aprendiz de cartola", para as eleições de 2018 (deputado). Pois, levando o CAM2 para outras regiões do Estado, tem como objetivo de obter alguns "votinhos". Só que "o tiro pode sair pela culatra", além de chacotas de nossos adversários. Noutra oportunidade, desejo comentar sobre a entrevista do Sr, Nepomuceno após a desclassificação. Sobretudo sobre os reforços que Ele diz ter contratado "a pedido dos torcedores."

  • Valter, vendo por outro lado, esta regra é justamente para se um grande cair ele voltar no ano seguinte. Muito difícil um time grande não ficar entre os 4 da segunda divisão.

    • Hermides essa era uma regra pra diminuir o número de participantes lembra que o Brasileirão tinha 24 clubes caiam 4 subiam 2 mas a CBF sabe-se lá pq resolveu aumentar e manter 4 timecos subindo da série B, se caissem apenas 2 ou 3 dificilmente um grande ia amargar a segunda divisão.

Recent Posts

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

7 horas ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

1 dia ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

2 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

3 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

4 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!