Categories: blogueirosfutebol

No embalo das listas de dispensas e contratações

“No futebol não há verdade que dure mais de 24 horas”, dizia o mestre Olavo Leite Kafunga Bastos em suas divertidas resenhas na TV Alterosa, entre os anos 70 e 80. Tive o privilégio de conviver proximamente com essa lenda do futebol, figura emblemática na vida do Galo, de 1980 até 1982, quando fui servidor da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

O mestre era vereador. Ele, ao lado de Vilibaldo Alves, tinha ainda o Aldair Pinto e as resenhas eram muito gostosas no antigo prédio da Rua Tamoios. Todos já subiram para o andar do Senhor, e adoraria assistir a irreverência do Aldair neste momento atual. Torcedor do rival, ele não se curvava.

Pois bem, ao que nos embala que é o Galo, melhor que ficar imaginando como teria sido com eles, Osvaldo Faria e Roberto Drummond. Pelo que estamos acompanhando, se metade dos nomes especulados tivessem vindo para a Cidade do Galo, seguramente estaríamos repetindo os erros das duas últimas temporadas. Ah! E Também de gestões anteriores.

Ontem, num dia aparentemente tranquilo, nenhuma novidade na nossa cozinha Atleticana. E Dudamel segue num ritmo diferente de treinamentos no CT. Nem Cleiton, felizmente, foi vendido, tampouco os nomes da ordem do dia confirmados. Sobre Roger Guedes, aparentemente, o assunto não evoluiu. Agora é Guilherme Arana a bola da vez.

O goleiro, pelo que me disseram, só não teria se transferido por não ter acordado com o Bragantino (ou Red Bull, o patrocinador) sobre cláusulas contratuais. Vale dizer, a diretoria estaria então de acordo em liberar 70% da jovem promessa pela bagatela de 5 milhões de euros (23 milhões de reais), sem que tenhamos no elenco a segurança que ele mostrou na temporada.

Roger Guedes, se não estou enganado (estive sim dois dias atrás), foi um sonho desse verão chuvoso em Belo Horizonte. Depois de ler e ouvir acerca dos valores que ele recebe na China, é melhor mesmo que não seja anunciado. Jogador, por mais identificação e amor que tenha por um clube, não aceita redução drástica de salário. A não ser que, evidentemente, exista “acordos por debaixo do pano”.

A informação sobre Guilherme Arana vem direto da Espanha. Note-se que o presidente não tem mostrado a cara, será que Sette tá na Espanha cuidando de Galo? Não estou sugerindo, apenas indagando. Até porque, ainda creio que mais três ou quatro nomes – pelo menos um com perfil de liderança em campo – poderão chegar para a temporada. Não quero que seja apenas sonho.

Sobre esse lateral, que jogou no Corinthians, seguramente viria para ser titular e resolver definitivamente o problema crônico daquele setor que vivemos em 2019. Mas, além dele, sem liberar o Cleiton – claro – ainda quero centroavante, armador e atacante velocista. Não como o Tartaruga Bolt e muito menos recebendo em euros como esse jogador que não mostrou a que veio. Além disso, que ele e mais alguns, passem a figurar na lista dos atletas liberados.

Hoje tem Galinho sub-20 na Copa São Paulo. Vencer o difícil Grêmio será a prova real e concreta da reação da garotada. Caso contrário, diferente de tempos atrás, saberei entender e aguardar melhores resultados do novo treinador que chegou ao Galo recentemente. Marcos Valadares promete!

Quando digo melhor resultado, refiro mais que a títulos pela revelação de jogadores que venham para se consagrar no time profissional. Assim como nos tempos de Reinaldo, Marcelo, Cerezo e companhia. Saudades! Assim como disse sobre o privilégio de estar próximo de Kafunga, também vivi e estava no Mineirão nessa geração. Tomara que nas próximas 24 horas algumas verdades se confirmem.

Em tempo: Bola dentro da gestão Sette Câmara por não renovar contratos de patrocínio com Azeite Royal e Universidade Brasil. Ambas têm sócios envolvidos em processos de investigação. Me lembro muito bem, quando Itamar Franco era presidente da República, um de seus ministros foi alvo de denuncia, pois o presidente o afastou e ele só foi reconduzido ao cargo depois de comprovada sua inocência.

*fotos: 1 e 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • SE DEPENDER DESSA BASE ESTAREMOS FRITOS.
    JOGOU 4 PARTIDAS CONTRA TIMES FRAQUÍSSIMOS .
    PERDEU UMA EM UMA PARTIDA TENEBROSA E GANHOU AS OUTRAS.
    AO ENFRENTAR O GRÊMIO , EQUIPE DO MESMO NÍVEL TOMOU UMA GOLEADA.
    TIME MAL TREINADO , DESORGANIZADO E COM JOGADORES FRACOS.
    É MUITO INVESTIMENTO NESSA BASE PARA POUCO RESULTADO.

  • Pegando a negociação do Cleiton como exemplo vejo o quanto é difícil ser presidente de um clube gigante como o Galo.
    O presidente tem que ser profissional e ter suas convicções a torcida de dividiu na venda do Cleiton e os mesmo que hoje bate o pé para ele ficar são os que criticam amanhã.
    A situação do Tardelli é a mesma coisa a torcida está dividida mas o Tardelli é um milhão de vezes melhor que Ricardo Oliveira e Di santo juntos.
    Tardelli fez acordo com o Grêmio e pegou uma boa grana é oferecer um salário de no máximo 500 mil a ele e MANDAR O PASTOR EMBORA, SIMPLES ASSIM.
    SÓ O SALÁRIO DO PASTOR JÁ PAGA O TARDELLI, A TORCIDA TEM QUE SE UNIR PARA TRAZER O TARDELLI E NÃO FICAR DIVIDIDA E CONTANDO COM RICARDO OLIVEIRA DE CAMISA 9.
    VEM SER FELIZ NO GALO TARDELLI, FORA RICARDO OLIVEIRA!!!
    #FORA RICARDO OLIVEIRA
    #FORA RICARDO OLIVEIRA
    #FORA RICARDO OLIVEIRA
    #FORA RICARDO OLIVEIRA
    VEM TARDELLI!!

    • Também sou a favor da volta do Tardeli, desde que aceite reduzir bastante sua pedida salarial. Tem tudo para dar a volta por cima no Galo.
      Quanto ao Cleiton, me parece realmente um ótimo goleiro, mas cá pra nós ainda não provou ser um goleiro de qualidade incontestável. Fez um bom campeonato, cometendo algumas falhas pontuais, normais para um goleiro em início de carreira. 5 mi de euros, mantendo 30 ou 40% do passe, seria uma ótima venda. Só me preocuparia a reposição. Não é fácil achar um bom goleiro.

    • Por respeito, somos obrigados a respeitar sua opinião, mas os de bom senso não são viúvas deste pagodeiro pipoqueiro mercenário do Tardelli,.....REFUGO, mascarado, fraquíssimo tecnicamente e fisicamente. Ricardo, estou na campanha, TARDELI NÃO!!

  • Só vi o goleiro do Goiás contra o Galo e ele jogou muito, aliás, qualquer goleiro contra o Galo joga muito! Oh sina! Mas ouvi falar que ele fez um ótimo campeonato brasileiro. Sei que o Tadeu disputou um campeonato mineiro pelo TUPI. Aqui em Minas é assim, santo de casa não faz milagre. Tem que sair para depois voltar custando 20 vezes mais.

  • Como o Grêmio consegue uma rescisão com Tardeli que ganhava próximo a 1k por mês e mais 2 anos de contrato E o Galo não consegue rescindir com Ricardo Oliveira que ganha próximo a 400mil por mês e mais 1 ano de contrato?
    Explica isso...

    • O Tardelli tem mercado e aceitou rescindir, esse encosto desse Ricardo Oliveira não tem mercado e não aceita rescindir.....

  • Ola Massa ATLETICANA, sou contra vinda do Tardelli, Rever, Luan, Leo silva, Vitor, 2013 já passou, tem fazer outro TIME. acreditar nos Garotas da Base, a realidade é outra.

  • SÓ EXISTE UMA FORMA DE DIMINUIR O PREJUÍZO, BOLT.
    FORA MARQUES, QUE SEU SALÁRIO POSSA ABATER NO PREJUÍZO.

  • uma otima noticia: tardelli rescindiu com o gremio.

    calma, eu explico: se o gremio conseguiu rescindir com um cara que recebe um milhao por mes, por que o atletico nao conseguiria o mesmo com bolt e pastor?

  • Li agora que o Galo rescindiu contrato com o Danilo Barcelos, que ele seja feliz no Botafogo.. Nunca foi jogador pro Galo. Eu só me pergunto porque com outros, tipo Patric, que NUNCA teve condição de ser jogador do Galo não agem da mesma forma? Porque Mansur continua? Porque Alex Silva continua? Porque Leleu ficou tanto tempo??? Parece que tem "alguns" que são "apadrinhados", se é que me entendem..... Bora limpar de vez esse elenco Galo!!!!!!!!

  • 23 milhas por 70% do Cleiton estava ótimo, mas, ao que parece, ele não fechou acordo com o Bragantino. Vida que segue. Tardellli, não; 1000 vezes, não! Tive o privilégio de ser amigo do Eduardo Maluf e, certa vez, ele confidenciou-me que o Atlético estava com proposta de 20 milhões de dólares para vender Marques, Cleisson, Guilherme e Ramon Menezes (o tal Q.I. de Alface, como bem disse o Levir Culpi) e recusou. Conclusão: não vendeu e perdeu todos, sem ganhar nem um tostão, e ainda tomou um processo do Ramon. Conclusão do Maluf: não vender na hora certa equivale â compra de um perna de pau por um valor absurdo. Fica a dica!

Recent Posts

O Atleticano não abandona o Galo

Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…

6 horas ago

Kardec reacendeu as chamas da esperança

Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…

1 dia ago

O primeiro confronto da série de decisões

O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…

2 dias ago

Bons ventos sopram a favor do Galo

Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…

3 dias ago

Momentos que antecedem grandes decisões

Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…

4 dias ago

Passada a euforia agora é pés no chão

Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!