*Paulo Silva
Eu tive um professor de física que em uma aula sobre movimento disse: “Toda mudança ou movimento gera turbulência.” E girava o dedo indicador para mostrar que havia turbulência em torno do dedo, embora nós não percebêssemos. Um colega, sempre tem um engraçadinho na sala, perguntou: “E quando a gente peida, também tem?” Cessadas as gargalhadas o professor respondeu: “Tem. Essa a gente não percebe, mas, sente.” Novas gargalhadas.
Pois é. O nosso Atlético vive há mais de três anos em contínuas turbulências. Mudanças e mais mudanças têm gerado tanta turbulência na vida do clube e no time do Galo que ele estava perdendo o rumo. Quando pensávamos que ele ia em frente havia um movimento brusco no timão e a coisa desandava em turbulências violentas. Algumas causaram até enjoo na gente.
Mas, eis que após uma dessas agitações surgiu na vida do Galo um novo personagem. Vamos chamá-lo apenas interino porque é assim que ele gosta de ser tratado. O interino em suas entrevistas mostra que não é adepto de mudanças. Pelo menos às mudanças bruscas. Ele prefere manter um curso lento, mudando gradativamente, evitando ter que mudar com muita turbulência. Deve ter aprendido isso após o primeiro jogo em que dirigiu o time do Galo e fez cinco alterações de uma só vez em relação ao time que vinha jogando sob outra orientação. O resultado foi uma derrota.
Após essa experiência negativa o interino voltou ao time jogadores que haviam sido substituídos e desde então mudanças são feitas paulatinamente. E assim o nosso barco vai. Mudando, num ritmo lento, mas vai. Sem muita turbulência. Passados quase dois meses de trabalho, o interino tem mostrado ser um bom timoneiro. Muito bom mesmo. Podemos notar que mudanças aconteceram, mas, não foram notadas turbulências. O time segue num ritmo que nos causa certa aflição por que queremos ir depressa. Mas, a pressa não favorece a perfeição.
O interino começou, como eu já tive a oportunidade de observar e dizer aqui, mudando o pensamento do time. Ou melhor, do elenco. Somos o que pensamos, diz a máxima filosófica.
E o pensamento dos jogadores passou a ser um só. Positivo. Essa unidade de propósito vem aos poucos mudando o rumo do Galo sem trepidações ou turbulências violentas. Mudou aquela apatia em campo e os jogadores têm mais vontade, estão mais aguerridos. Mudou o modo doido de se lançar à frente sem se preocupar com a retaguarda. E o time sofre poucos gols. Está mudando o modo de sair jogando. Sem chutões, mas buscando a ligação com o ataque através do meio de campo. Está mudando o meio de campo com mais cuidado defensivo, porém sem desprezar o ataque. E tenho certeza que logo, logo teremos mudanças no ataque também. Seja com outros atacantes ou simplesmente aprimorando o trabalho dos atuais.
O interino fez mudanças tentando variar os jogadores e viu que não deu certo. Voltou a usar os anteriores, porém de modo diferente. Mas, mesmo assim podemos ver que alguns jogadores que estavam sempre atuando estão sendo substituídos gradativamente. Devagar, quase devagarinho o Galo vai mudando. Há turbulência nessas mudanças? Sim, é claro. O professor não disse que até um dedo girando gera turbulência?
O mérito que estou notando no bom timoneiro interino é que as mudanças são gradativas e geram pouquíssima turbulência. Como um bom e experiente comandante que muda o rumo da nave sem afetar tripulantes e passageiros. Não há violência e nem mudanças afoitas de rumo.
E os jogadores assimilam aos poucos e vão mostrando resultados. Mesmo quando alguns jogadores de forma ríspida reclamam por serem substituídos, o timoneiro interino mantém a calma e leva o barco devagar. Depois toma providências mas, sem atropelos, reservadamente entre ele e os atletas.
O interino é tranquilo em suas entrevistas, respondendo a todas as perguntas cortezmente e demonstrando conhecimento do que fala. Não há mais um palavreado rebuscado e muitas vezes equivocado ou incompreensível. Acabaram as equações matemáticas e teorias mirabolantes. Todos entendem tudo que ele diz. E assim o Galo vai. Vai chegando devagarinho, com cuidado, sem balançar demais, sem causar enjoo na gente.
Queremos pressa? Calma. Perguntado se o Galo atingiu o ponto ideal, respondeu o interino: “Ideal é um pouco forte mas, estamos no caminho” Que tal pensarmos assim também? Ou simplesmente tentarmos entender melhor o “modus operandi” do nosso bom timoneiro interino? Dá para perceber que os jogadores do Galo estão satisfeitos com o comandante. A diretoria não perde oportunidade de dizer que também está. E o interino parece feliz em fazer todo mundo ficar satisfeito.
Queremos que ele seja efetivado logo, dizem alguns. Para quê? Para ser chamado de técnico? Quantos técnicos o Galo teve ultimamente e que só deixaram tristeza em nós? Afinal, para que ser chamado de técnico se ele de fato já o é?
Ou alguém duvida que ele já é nosso treinador (efetivo)? E sem muita turbulência.
*Aposentado, 69 anos, Atleticano.
Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
View Comments
Ola ATLETICANOS, exelente observação Sr. Eduardo. Não ganhamos nada, uma boa vitoria na quarta feira, e outra no domingo, veremos a evolução da equipe. O gol que tomamos domingo no Indep. ta na conta do treinador e do Iago, vejam o lance novamente, como a jogada poderia ser interrompida, se fosse o Gustavo Blanco em campo. Um Abraço Atleticano.
Claro que a gente gosta quando alguém concorda com a gente. Mas não se trata no nosso caso aqui de oca vaidade. Não. Significa que a gente e a Comissão Técnica, no caso, estamos todos falando a mesma língua... Estou me referindo aos poupados pelo Larghi para o jogo de amanhã.
Léo Silva, e Luan, Elias e Adilson. Eu acrescentaria apenas o nosso artilheiro. Mas, verdade seja pensada e dita, não temos substituto à altura e precisaremos de gols. E além disso o Ricardo pode muito bem estar se sentindo à vontade para ir pro jogo...
Felipe Santana. Mais uma vez vou torcer por este moço, de quem gosto muito. Mas serão noventa e tantos minutos de sufoco. Se acontecer de ele como previsto fazer uma partida impecável, lá pelos 89 minutos a gente tem de estar prevenido para o pior... Não sei o que deve ser feito no caso dele. Não compreendo. O cara acerta tudo, quando erra, um errinho de nada, o caldo entorna pro lado dele. Uma oraçãozinha de vez em quando, que que ocê acha, Felipe?
Eh Galo!
Eh Tiago Larghi! Ver a Taça domingo nas nossas mãos vai ser bom demais! Pelo Galo, por nós, por você!
Saudações Atleticanas
Boa Tarde!concordando com o Raul ,Andrade e outros:colocar o Iago em campo é no mínimo arriscado.no gol das marias ele vê o arrascaeta ir em direção á área e simplesmente fica parado olhando.e o time todo colocando o coração na ponta da chuteira.este Galo de hoje me lembra o de 71:começou com várias críticas e se acertou na hora certa.e volto a repetir,dêem dois jogos seguidos para o Tomaz Andrade e teremos um grande armador em campo.e colocar mais um volante no lugar do elias e ganhar no contra ataque.domingo Galo 2x1.
Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
Belo texto Paulo e você demonstrou entender muito bem de futebol.
Quanto ao interino Tiago Larghi, perdeu a grande chance dele de conquistar antecipado o título estadual. Tinha tudo nas mãos para já botar as duas mãos no caneco no primeiro jogo e por erros nas substituições a meu ver e de grande parte da torcida, deixou a desejar. Tínhamos tudo para descontar aqueles 6 X 1 tranquilamente, se tivesse colocado quando das substituições, um atacante, Erick ou Roger Guedes, que nessas alturas já podíamos tá celebrando o 45º. título mineiro,
Apesar dos pesares, mesmo assim, conseguimos um bom resultado, que de 2005 para cá, só uma vez que quem ganhou o primeiro jogo perdeu o título, que aconteceu em 2011, quando o Galo venceu o primeiro jogo de 2 X 1 e levou o revés. perdendo em seguida por 2 X 0 para as Marias.
Espero que conseguimos manter a pegada e este tabu. que só teve revés uma vez e possamos sagrar mais uma vez campeão da champions mineira.
Para o jogo de amanhã, só deixar fora, aqueles que estão mais sentindo e entrar se possível, com a força máxima, pois a CB do Brasil é muito mais importante, tanto tecnicamente como financeiramente para o clube.
Vamos pra cima deles meu Galôooooooooooo!
Vejo no Thiago Larghi um cara muito inteligente, estudioso e que sabe muito bem o que está fazendo para chegar a condição de treinador...
hoje o time do nosso GALO sai jogando, faz tabelas, triangulações e têm jogadas ensaiadas o que resulta em gols... a defesa se comporta muito melhor quando atacada e o time sabe sair jogando com a nova função do Cazares, que graças a ele, Thiago Larghi, está se achando em campo...
temos muito que melhorar mas do jeito que estava com o O.O. (obrigado Gomide) e como vemos o time hoje, a mudança é absurda pra melhor e com certeza, o """interino""" foi quem fez esse time trabalhar e estar nesse estágio de hoje...
Que seja CAMpeão Domingo e seja efetuado como novo treinador, torcemos!!!!!!!!!!
Caros,
O objetivo imediato é sacramentar a conquista do Mineiro, insignificante rural qnd se leva uma tremenda de uma bordoada, com requintes de pura maldade. Acho q foram uns 10 mins entre o 1º e o último gol...as serelepes mariposas tão grogues, só falam de título aqui e acolá e num sei qnts canecos prá dá e vender...alguém tá querendo o caneco da maria?... Thiago Larghi tem feito por onde e merece ser o titular da entrega de camisas. Em campo, Nosso Galo tá precisando de muito coisa, mas o mais q importa é ter regularidade em vitórias. Jogar bem tb é válido. No QUEREMOS O Br18, q é nosso alvo principal, tem q ter tal postura. Para tanto, o time precisa de reforços, essa letra tem q sair do papel. Ñ podemos de forma alguma estacionar na conquista próxima do Mineiro. Ou alguém duvida q domingo vamos passar o cerol na vaidade?
Obs.: a grande mudança tática na maneira de jogar, perceberam, foi o recuo do Cazares, deixando de ser presa fácil dos volantes, atraindo a marcação adversária...Cazares, na nossa opinião, é o craque do time, pode vir a ser mais, regularidade nos jgs...tem q manter isso aí.
Obs.: sei q vai ferir os sensíveis crentelhos...mas é q tô vendo um fanclube. O cara tem q jogar 4 ou 5 boas partidas seguidas, melhorando muito a atuação do jg passado. Onde tão vendo isso e aquilo, eu vi só transpiração, muita burrice, pouca técnica e uma quase nulidade taticamente...sinto muito, o cara é péssimo jogador de futebol. Vcs sabem quem é, né? Se ñ, revejam o gol das mariolas e vcs vão ver quem falha? É recorrente...
Q venha o veiculado da Ponte Preta...
Obs.: nosso meio campo atualmente é Adilson, Elias, Cazares, Otero e Luan...nosso jg é o bom 4.5.1. Domingo ninguém pode cansar antes do apito final...
Obs.: Joga prás feras Yago, o aclamado Blanco, Guedes, Erick, prá resolverem contra o ferrim...
REFORÇA 7C!
GALO SEMPRE!
Concordo. Patric se dedica, transpira muito, mas é horroroso tecnicamente e foi o responsável pelo gol que sofremos no domingo, ao não ir na bola depois que o Tomas Andrade a recupera do adversário. Também concordo com time reserva na quarta. A Copa do Brasil é mais importante que o Mineiro mas se nosso time reserva (todo reserva), não conseguir ganhar em casa do Ferroviário, pode fechar as portas. SAN
boa tarde Eduardo e massa,grande texto paulo silva,com tantos ex treinadores desempregados e ultrapassados e a diretoria deu chances ao tiago,parabéns diretoria pela manutenção do tiago,so falta efetivar,nao tem nada ganho,pes no chao,raça e sangue nos olhos,quem são soberbas são as marias caloteiras,vai galooooooooooooooooooooooooo.
Estou preocupado com o pós-jogo
A tsunami de alegria q foi o Galo fazer o pirangi de Democrata por 8 minutos, foi suficiente pra abafar o perigo q se apresenta o gol q tomamos.
Ganhamos nada tô vendo elogio demais antes da hora.
Já cansei de ver esse filme no mundo dos esportes no geral.
Cadê meu comentário, blogueiro?
Aqui não chegou, caro! Informática pega mesmo. Não é fácil.
João da Massa sempre ansioso pra comentar no blog do Clube Atlético Mineiro, Galo Forte e Vingador, o terror das Alterosas, o time que mais venceu o crucru em toda a história.
Eita paixão Atleticana hein João! kkkkk
Grande técnico e psicólogo nato.