Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Nosso bom timoneiro

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

*Paulo Silva

Eu tive um professor de física que em uma aula sobre movimento disse: “Toda mudança ou movimento gera turbulência.” E girava o dedo indicador para mostrar que havia turbulência em torno do dedo, embora nós não percebêssemos. Um colega, sempre tem um engraçadinho na sala, perguntou: “E quando a gente peida, também tem?” Cessadas as gargalhadas o professor respondeu: “Tem. Essa a gente não percebe, mas, sente.” Novas gargalhadas.

Pois é. O nosso Atlético vive há mais de três anos em contínuas turbulências. Mudanças e mais mudanças têm gerado tanta turbulência na vida do clube e no time do Galo que ele estava perdendo o rumo. Quando pensávamos que ele ia em frente havia um movimento brusco no timão e a coisa desandava em turbulências violentas. Algumas causaram até enjoo na gente.

Mas, eis que após uma dessas agitações surgiu na vida do Galo um novo personagem. Vamos chamá-lo apenas interino porque é assim que ele gosta de ser tratado. O interino em suas entrevistas mostra que não é adepto de mudanças. Pelo menos às mudanças bruscas. Ele prefere manter um curso lento, mudando gradativamente, evitando ter que mudar com muita turbulência. Deve ter aprendido isso após o primeiro jogo em que dirigiu o time do Galo e fez cinco alterações de uma só vez em relação ao time que vinha jogando sob outra orientação. O resultado foi uma derrota.

Após essa experiência negativa o interino voltou ao time jogadores que haviam sido substituídos e desde então mudanças são feitas paulatinamente. E assim o nosso barco vai. Mudando, num ritmo lento, mas vai. Sem muita turbulência. Passados quase dois meses de trabalho, o interino tem mostrado ser um bom timoneiro. Muito bom mesmo. Podemos notar que mudanças aconteceram, mas, não foram notadas turbulências. O time segue num ritmo que nos causa certa aflição por que queremos ir depressa. Mas, a pressa não favorece a perfeição.

O interino começou, como eu já tive a oportunidade de observar  e dizer aqui, mudando o pensamento do time. Ou melhor, do elenco. Somos o que pensamos, diz a máxima filosófica.

E o pensamento dos jogadores passou a ser um só. Positivo. Essa unidade de propósito vem aos poucos mudando o rumo do Galo sem trepidações ou turbulências violentas. Mudou aquela apatia em campo e os jogadores têm mais vontade, estão mais aguerridos. Mudou o modo doido de se lançar à frente sem se preocupar com a retaguarda. E o time sofre poucos gols. Está mudando o modo de sair jogando. Sem chutões, mas buscando a ligação com o ataque através do meio de campo. Está mudando o meio de campo com mais cuidado defensivo, porém sem desprezar o ataque. E tenho certeza que logo, logo teremos mudanças no ataque também. Seja com outros atacantes ou simplesmente aprimorando o trabalho dos atuais.

O interino fez mudanças tentando variar os jogadores e viu que não deu certo. Voltou a usar os anteriores, porém de modo diferente. Mas, mesmo assim podemos ver que alguns jogadores que estavam sempre atuando estão sendo substituídos gradativamente. Devagar, quase devagarinho o Galo vai mudando. Há turbulência nessas mudanças? Sim, é claro. O professor não disse que até um dedo girando gera turbulência?

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

O mérito que estou notando no bom timoneiro interino é que as mudanças são gradativas e geram pouquíssima turbulência. Como um bom e experiente comandante que muda o rumo da nave sem afetar tripulantes e passageiros.  Não há violência e nem mudanças afoitas de rumo.

E os jogadores assimilam aos poucos e vão mostrando resultados.  Mesmo quando alguns jogadores de forma ríspida reclamam por serem substituídos, o timoneiro interino mantém a calma e leva o barco devagar. Depois toma providências mas, sem atropelos, reservadamente entre ele e os atletas.

O interino é tranquilo em suas entrevistas, respondendo a todas as perguntas cortezmente e demonstrando conhecimento do que fala. Não há mais um palavreado rebuscado e muitas vezes equivocado ou incompreensível. Acabaram as equações matemáticas e teorias mirabolantes. Todos entendem tudo que ele diz. E assim o Galo vai. Vai chegando devagarinho, com cuidado, sem balançar demais, sem causar enjoo na gente.

Queremos pressa? Calma. Perguntado se o Galo atingiu o ponto ideal, respondeu o interino: “Ideal é um pouco forte mas, estamos no caminho” Que tal pensarmos assim também? Ou simplesmente tentarmos entender melhor o “modus operandi” do nosso bom timoneiro interino? Dá para perceber que os jogadores do Galo estão satisfeitos com o comandante. A diretoria não perde oportunidade de dizer que também está. E o interino parece feliz em fazer todo mundo ficar satisfeito.

Queremos que ele seja efetivado logo, dizem alguns. Para quê?  Para ser chamado de técnico? Quantos técnicos o Galo teve ultimamente e que só deixaram tristeza em nós? Afinal, para que ser chamado de técnico se ele de fato já o é?

Ou alguém duvida que ele já é nosso treinador (efetivo)? E sem muita turbulência.

*Aposentado, 69 anos, Atleticano.

68 thoughts to “Nosso bom timoneiro”

  1. Ola ATLETICANOS, exelente observação Sr. Eduardo. Não ganhamos nada, uma boa vitoria na quarta feira, e outra no domingo, veremos a evolução da equipe. O gol que tomamos domingo no Indep. ta na conta do treinador e do Iago, vejam o lance novamente, como a jogada poderia ser interrompida, se fosse o Gustavo Blanco em campo. Um Abraço Atleticano.

  2. Claro que a gente gosta quando alguém concorda com a gente. Mas não se trata no nosso caso aqui de oca vaidade. Não. Significa que a gente e a Comissão Técnica, no caso, estamos todos falando a mesma língua… Estou me referindo aos poupados pelo Larghi para o jogo de amanhã.
    Léo Silva, e Luan, Elias e Adilson. Eu acrescentaria apenas o nosso artilheiro. Mas, verdade seja pensada e dita, não temos substituto à altura e precisaremos de gols. E além disso o Ricardo pode muito bem estar se sentindo à vontade para ir pro jogo…
    Felipe Santana. Mais uma vez vou torcer por este moço, de quem gosto muito. Mas serão noventa e tantos minutos de sufoco. Se acontecer de ele como previsto fazer uma partida impecável, lá pelos 89 minutos a gente tem de estar prevenido para o pior… Não sei o que deve ser feito no caso dele. Não compreendo. O cara acerta tudo, quando erra, um errinho de nada, o caldo entorna pro lado dele. Uma oraçãozinha de vez em quando, que que ocê acha, Felipe?
    Eh Galo!
    Eh Tiago Larghi! Ver a Taça domingo nas nossas mãos vai ser bom demais! Pelo Galo, por nós, por você!
    Saudações Atleticanas

  3. Boa Tarde!concordando com o Raul ,Andrade e outros:colocar o Iago em campo é no mínimo arriscado.no gol das marias ele vê o arrascaeta ir em direção á área e simplesmente fica parado olhando.e o time todo colocando o coração na ponta da chuteira.este Galo de hoje me lembra o de 71:começou com várias críticas e se acertou na hora certa.e volto a repetir,dêem dois jogos seguidos para o Tomaz Andrade e teremos um grande armador em campo.e colocar mais um volante no lugar do elias e ganhar no contra ataque.domingo Galo 2×1.

  4. Boa tarde Eduardo e massa atleticana!
    Belo texto Paulo e você demonstrou entender muito bem de futebol.
    Quanto ao interino Tiago Larghi, perdeu a grande chance dele de conquistar antecipado o título estadual. Tinha tudo nas mãos para já botar as duas mãos no caneco no primeiro jogo e por erros nas substituições a meu ver e de grande parte da torcida, deixou a desejar. Tínhamos tudo para descontar aqueles 6 X 1 tranquilamente, se tivesse colocado quando das substituições, um atacante, Erick ou Roger Guedes, que nessas alturas já podíamos tá celebrando o 45º. título mineiro,
    Apesar dos pesares, mesmo assim, conseguimos um bom resultado, que de 2005 para cá, só uma vez que quem ganhou o primeiro jogo perdeu o título, que aconteceu em 2011, quando o Galo venceu o primeiro jogo de 2 X 1 e levou o revés. perdendo em seguida por 2 X 0 para as Marias.
    Espero que conseguimos manter a pegada e este tabu. que só teve revés uma vez e possamos sagrar mais uma vez campeão da champions mineira.
    Para o jogo de amanhã, só deixar fora, aqueles que estão mais sentindo e entrar se possível, com a força máxima, pois a CB do Brasil é muito mais importante, tanto tecnicamente como financeiramente para o clube.
    Vamos pra cima deles meu Galôooooooooooo!

  5. Vejo no Thiago Larghi um cara muito inteligente, estudioso e que sabe muito bem o que está fazendo para chegar a condição de treinador…

    hoje o time do nosso GALO sai jogando, faz tabelas, triangulações e têm jogadas ensaiadas o que resulta em gols… a defesa se comporta muito melhor quando atacada e o time sabe sair jogando com a nova função do Cazares, que graças a ele, Thiago Larghi, está se achando em campo…

    temos muito que melhorar mas do jeito que estava com o O.O. (obrigado Gomide) e como vemos o time hoje, a mudança é absurda pra melhor e com certeza, o “””interino””” foi quem fez esse time trabalhar e estar nesse estágio de hoje…

    Que seja CAMpeão Domingo e seja efetuado como novo treinador, torcemos!!!!!!!!!!

  6. Caros,
    O objetivo imediato é sacramentar a conquista do Mineiro, insignificante rural qnd se leva uma tremenda de uma bordoada, com requintes de pura maldade. Acho q foram uns 10 mins entre o 1º e o último gol…as serelepes mariposas tão grogues, só falam de título aqui e acolá e num sei qnts canecos prá dá e vender…alguém tá querendo o caneco da maria?… Thiago Larghi tem feito por onde e merece ser o titular da entrega de camisas. Em campo, Nosso Galo tá precisando de muito coisa, mas o mais q importa é ter regularidade em vitórias. Jogar bem tb é válido. No QUEREMOS O Br18, q é nosso alvo principal, tem q ter tal postura. Para tanto, o time precisa de reforços, essa letra tem q sair do papel. Ñ podemos de forma alguma estacionar na conquista próxima do Mineiro. Ou alguém duvida q domingo vamos passar o cerol na vaidade?
    Obs.: a grande mudança tática na maneira de jogar, perceberam, foi o recuo do Cazares, deixando de ser presa fácil dos volantes, atraindo a marcação adversária…Cazares, na nossa opinião, é o craque do time, pode vir a ser mais, regularidade nos jgs…tem q manter isso aí.
    Obs.: sei q vai ferir os sensíveis crentelhos…mas é q tô vendo um fanclube. O cara tem q jogar 4 ou 5 boas partidas seguidas, melhorando muito a atuação do jg passado. Onde tão vendo isso e aquilo, eu vi só transpiração, muita burrice, pouca técnica e uma quase nulidade taticamente…sinto muito, o cara é péssimo jogador de futebol. Vcs sabem quem é, né? Se ñ, revejam o gol das mariolas e vcs vão ver quem falha? É recorrente…
    Q venha o veiculado da Ponte Preta…
    Obs.: nosso meio campo atualmente é Adilson, Elias, Cazares, Otero e Luan…nosso jg é o bom 4.5.1. Domingo ninguém pode cansar antes do apito final…
    Obs.: Joga prás feras Yago, o aclamado Blanco, Guedes, Erick, prá resolverem contra o ferrim…
    REFORÇA 7C!
    GALO SEMPRE!

    1. Concordo. Patric se dedica, transpira muito, mas é horroroso tecnicamente e foi o responsável pelo gol que sofremos no domingo, ao não ir na bola depois que o Tomas Andrade a recupera do adversário. Também concordo com time reserva na quarta. A Copa do Brasil é mais importante que o Mineiro mas se nosso time reserva (todo reserva), não conseguir ganhar em casa do Ferroviário, pode fechar as portas. SAN

  7. boa tarde Eduardo e massa,grande texto paulo silva,com tantos ex treinadores desempregados e ultrapassados e a diretoria deu chances ao tiago,parabéns diretoria pela manutenção do tiago,so falta efetivar,nao tem nada ganho,pes no chao,raça e sangue nos olhos,quem são soberbas são as marias caloteiras,vai galooooooooooooooooooooooooo.

  8. Estou preocupado com o pós-jogo

    A tsunami de alegria q foi o Galo fazer o pirangi de Democrata por 8 minutos, foi suficiente pra abafar o perigo q se apresenta o gol q tomamos.

    Ganhamos nada tô vendo elogio demais antes da hora.

    Já cansei de ver esse filme no mundo dos esportes no geral.

      1. João da Massa sempre ansioso pra comentar no blog do Clube Atlético Mineiro, Galo Forte e Vingador, o terror das Alterosas, o time que mais venceu o crucru em toda a história.
        Eita paixão Atleticana hein João! kkkkk

  9. Está tudo bom pra nós, e acredito piamente no título. A vantagem é muito grande e nosso time vai ser bem preparado pra esse jogo. Essas notícias que circulam por ai, dando conta de que já existe um técnico de renome com contrato pré assinado com o Galo, e que nosso interino estaria ciente de que só termina o mineiro, campeão ou não, deverá amadurecer mais, tendem a tumultuar o ambiente. Vai Galo!!!

  10. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Belo texto Paulo. E eu como um eterno otimista começo a pensar em vôos mais altos. Pois se começarmos o Br bem temos grandes chances de brigarmos pelo título. Estou muito satisfeito com o serviço prestado pelo bom timoneiro meu xará. Vamos que vamos. Bica Bicudo. Eu torço contra o vento.

  11. Bom dia amigos do Galo. Estão noticiando o interesse do Galo pelo lateral-direito da Ponte Preta, Emerson, de 19 anos, também atleta da seleção sob-20, como a Ponte tem grande interesse pelo Danilo, acho que é questão de negociar.

    1. Podia mandar o Danilo pra Ponte na troca desse lateral aí e o Hiury pro Botafogo na troca por Rodrigo Pimpão, pra ser reserva do Ricardo Oliveira.

  12. VOU DAR MEU PITACO:
    NOSSO GALÃO TINHA APENAS UMA JOGADA : CHUTÃO PARA FRENTE.
    HOJE ESTÁ MUDANDO , ESTÁ MUDADO.
    E VAMOS COM O TIAGO ATÉ O FIM .
    NOSSO TÉCNICO EFETIVADO E INTERINO
    PRECISAMOS DAR UM TEMPO E UM VOTO DE CONFIANÇA NESTA DIRETORIA.
    GOSTO MUITO DA IDEIA DE DIVIDA ZERO , SOMOS O TIME MAIS RICO E TENHO A MELHOR E MAIS APAIXONADA TORCIDA.
    MERECEMOS O MELHOR !!!!

  13. Salve Massa!!
    O Thiago é um técnico promissor, domina o assunto como poucos, tem grupo na mão e isso faz muita diferença. O cara merece nosso respeito e paciência, ele ainda comete alguns equívocos nas substituições (colocar o Iago no jogo foi loucura), mas ele aprende.
    Com essa filosofia de trabalho e alguns reforços pontuais, ficará difícil segurar o Galo.

    Voltando ao domingo, a tremedeira foi tanta que balançou edifícios no Barro Preto e em outros lugares Brasil afora.

    1. Que sirva de lição, Que não invente Iago e Arouca na decisão, por favor.
      E vamos torcer para nenhum zagueiro se lesionar, imagine Felipe Santana…

  14. É bem isso Paulo!nem toda mudança é crescimento;nem todo movimento é para frente. Nosso interino,como ele mesmo se auto denomina,pode não ter horas de beirada de campo como muitos dinossauros em fase acelerada de extinção tem,mas a principal característica dele,que é a humildade,aliada a paciência e visão construtiva de como ver o futebol,o credenciam à ser daqui um tempo,um baita de um técnico de futebol. Podemos ver dentro de campo um pouco de suas características no time, humildade para tocar a bola e paciência para construir as jogadas_são poucas ainda,mas existem_ e alegria para jogar futebol. Em dois meses saímos de um GALO doido desorganizado e presa fácil,para um GALO Doido organizado e q sabe o q faz. Gostaria de q nossa diretoria desse respaldo ao belo trabalho do interino,dando a ele mais opções para fazer deste bom time,que ainda carece de ajustes,um time forte de fato; como?! Entregando a ele as peças que faltam neste tabuleiro chamado CAM,aí meu irmão não terá jeito para os de camisa feiona,xeque mate e ponto final! Parabéns pelo ótimo texto,que me fez recordar um professor q tive, Ênio era o nome dele. Figura ímpar,de monóculo e com sua inseparável gravatinha borboleta,com um giz em punho, fazia um longo movimento giratório em forma de círculo na lousa,ao terminar podias auferi-lo com o compasso, não tinha erro,o danado havia feito um circulo perfeito,se é q existe um circulo perfeito. Abraço amiGALO,aqui é GALO!

  15. Paulo,
    Obrigado por nos brindar com mais um excelente texto.
    Elogios a parte, vamos convir que esse novo Timoneiro foi um achado, uma obra do acaso!
    Foi o que nos restou pra tampar buraco, depois da desastrosa saída do Oswaldo e dos inúmeros “nãos” que o Gallo escutou!
    Veja como é a vida, onde menos esperamos, aparece a luz que precisamos!

    Que o Thiago Larghi continue firme em seu rumo, ajustando aos poucos, até chegar ao ponto próximo do ideal!

    Mas que nós, torcida, continuemos com pés no chão e cobrando justamente da Diretoria a chegada de reforços! Não adianta nada um bom Timoneiro, se ele não tiver bons marujos a sua disposição. Nosso time titular atual é um bom time, não é ótimo, nem tem como ser ótimo, mas bom. Faltam peças para o time possa deslanchar e ter melhores opções no banco de reservas!

    Vamos que vamos!
    Garra no terço e reza!

    E que a Diretoria tire o escorpião do bolso e traga mais jogadores! Pq se não corremos o risco de naufragar lá na frente e, pior que isso, queimar o trabalho deste bom Timoneiro!

  16. Semana decisiva para o restante do ano. Vamos em frente! Jogar duas partidas importantes nos próximos dias, que irão sacramentar a boa fase do time e apenas formalizar o excelente interino como treinador. Parece que a torcida está mais confiante. Nada como uma boa vitória no clássico pra acalmar os ânimos.
    No próximo domingo é importante que os atletas entrem concentrados apenas em jogar futebol. O treinador do outro lado adora catimba, anti jogo e mandar bater pra desestabilizar o adversário. Se não entrarmos na pilha, ganharemos de novo.
    Avante, Galo!!

  17. Bom dia pessoal.
    Acredito muito no Thiago Larghi. Tem demonstrado muito conhecimento de futebol e também de trato com pessoas, pois não é fácil lidar com o ânimo e o ego de trinta e tantos atletas. Claro que ele ainda comete alguns erros. Por mais talentoso e estudioso que seja, é ainda inexperiente e com o tempo esses erros vão ficar cada vez mais raros. Se continuar com sua calma e seus estudos, daqui a alguns anos será um dos melhores técnicos do Brasil. Gostaria de ver essa evolução dele no Atlético, algo que duvido ser possível se ele for efetivado imediatamente. Jamais o tiraria do cargo de treinador para trazer um distribuidor de camisas qualquer, mas se Cuca estiver disponível no segundo semestre eu o traria para treinador e Thiago Larghi seria seu auxiliar e, depois que Cuca saísse, aí sim assumiria o cargo de treinador efetivo, sem nenhuma sombra de interinidade. Digo isso porque vejo Larghi daqui a um, dois anos e meio como um treinador pronto. Ele sendo efetivado agora, temo que não darão tempo para ele ter sucesso no Galo. Aí o técnico se formaria aqui, mas os espólios seriam coletados por outro time. Mas, se de fato Thiago Larghi for nosso timoneiro efetivado, espero que não o façam andar na prancha ao primeiro sinal de águas turbulentas. Abraço a todos e Vamo Galo

    1. Ouvi da imprensa carioca que Cuca estaria disposto a abandonar a ideia de treinar um time só depois da Copa para assumir o Flamengo. Se isto acontecer, será persona non grata no Galo e espero que NUNCA MAIS volte! Não aceitaremos isso.

      1. Concordo. Se o Cuca negou o Galo falando que só ia treinar time depois da Copa e assumir o Flamengo ou outro time qualquer, vai provar que é só mais um mercenário.

      1. Depende do acordo. O Cuca foi o técnico que montou e foi campeão com o melhor time do Galo que eu já vi. Saiu naquele fatídico mundial que ele deixou o time na mão. Queria que ele voltasse para reescrever o final de sua passagem pelo Galo. Mas se ele só está pensando em dinheiro agora, que vá para o Flamengo ou para um time de mercenários qualquer.

  18. Que coisa esquisita aquela da terra tremer ontem justamente na Rua Timbiras onde um prédio teve que ser evacuado.
    Terá sido a prova científica definitiva da existência da trëmëdëirä?
    Mais duas coisas coisas que estão correlacionadas com o ótimo texto do Paulo Silva que precisam reflexão.
    Ontem na grande mídia Sérgio Guedes (Sport TV) disse com uma certeza profética que se o resultado no domingo for o título atleticano o TL será efetivado como novo treinador definitivo da equipe; do contrário, em caso de revés, a saída dele é certa (entenda-se queda).
    Estará ele correto na análise ou quis plantar uma crise oportunista para beneficiar o Crüzëirö?
    Sei não.

    THIAGO LARGI

    Está na hora da diretoria se antecipar ao assunto para apagar esse fogo ainda de palha.
    O Gallo, por autorização do 7C, deveria dizer no twitter que independente do resultado de domingo o TL continuará a frente da equipe. Deve até ser lacônico e não dizer mais do que isso.
    Nem o Gallo nem o Presidente deveriam conceder coletivas nesta semana para evitar perguntas com potencial provocativo de crise nessa altura do campeonato.
    Depois o 7C, que tem a palavra final, deve pessoalmente anunciar a decisão definitiva nesse assunto, ocasião em que poderá desdizer o Gallo, se for o caso.
    Digo que deveria ser procedido assim se o 7C ainda não tem uma decisão sobre a questão que a qualquer hora pode estourar e sair do controle.
    Alguém ainda se lembra de como Cuca saiu do Atlético?
    No lugar do presidente eu anunciaria a decisão (efetivação do TL) antes da decisão de domingo.
    Independente do resultado eu bancaria o Thiago Larghi que já provou que conhece do métier, aprumou o time e deu mostras de que é conhecedor teórico – prático do futebol da atualidade.

    GALO X FERROVIÁRIO

    Poupar ou não jogadores contra o Ferrim, o Tubarão da Barra, na quarta-feira por causa da decisão de domingo?
    Nós atleticanos muito bem sabemos, principalmente na CB, que o jogo é jogado e o lambari é pescado, ou dito de outra forma, que porco magro costuma sujar a nossa água.
    Aqui vejo que o Thiago Larghi deve mostrar afinal se conhece mesmo do riscado para decidir corretamente em cima de uma das pegadinhas-derruba-técnicos no futebol brasileiro (poupar ou não jogadores).
    É que o CAM, enquanto elenco com média alta de idade, pode chegar para a decisão de domingo com alguns jogadores mais vovôs não inteiramente bem fisicamente.
    Bem sabemos que a 2ª batalha da decisão vai exigir sangue, suor, lágrimas e faca no bico.
    Se eu fosse o TL verificaria a condição de alguns dos atletas junto à fisiologia nos famosos testes de CK (Léo Silva; Adilson; Fábio Santos; Luan; e Ricardo Oliveira, principalmente).
    Se a fisiologia indicar que algum dos jogadores deve ser poupado o melhor é poupá-los, se não todos, alguns.
    Mas levaria todos para o jogo e só anunciaria a decisão minutos antes da partida naquela relação oficial que deve ser previamente divulgada.
    No mais é jogar com preocupação e foco na CB e não se esquecer do jogo de domingo que em alguma medida vai interferir na partida contra o FAC.
    Não devemos nos esquecer que do lado de lá também existem muitas dúvidas para o jogo de domingo; e antes disso vem aí o Vasco da Gama com Riascos de tantas boas lembranças.

    1. Bom dia! E outra coisa! Vários Sites esportivos estão falando em contratações por parte do Atlético,creio que isso é só pra tumultuar o ambiente essa semana pra poder desestabilizar o time, jogadores e comissão técnica deverá estar super atentos e concentrados essa semana pra não tirar o foco.

    2. Anunciar essa decisão é criar factóide desnecessário.

      Se anunciar, fica a sensação de dever cumprido, e para o adversário isso e só mais lenha pra queimar.

      Galo tem que ficar quieto, pregar o discurso de que não ganharam nada e só.

      E fora isso, a torcida tem que esquecer essa história de efetivação. Não muda nada para o que está dando certo; o Larghi já se mostrou tranquilo quanto a isso. Muito melhor o discurso humilde do “técnico” q acaba cativando e sensibilizando jogadores mais experientes, mais ricos e propensos a não gostar de treinador.

  19. Muito trabalho nesta semana, especialmente na parte psicológica.
    As Marias estão sob pressão total, virão para um abafa nos primeiros 20 minutos para definir.
    O Galo precisa mostrar maturidade e encarar a final como deve ser jogada.
    Sangue nos olhos e deixar a vida em campo. Não acabou …. será uma batalha. O lado de lá está totalmente descontrolado, por isso cuidado para possível jogo sujo.
    E concentração será fundamental. Vão tentar transformar o jogo em guerra, quem duvida ?
    É importante não deixar que se imponham. Quem está de cabeça quente são os bambis azuis, portanto, vamos utilizar a situação a nosso favor . Vamos terminar o jogo com os 11, ok?
    Atenção! Esqueçam vantagem e joguem para vencer. Alo Otero, é hora de arriscar de fora da área …
    Sem euforia, sem oba oba e sem achar q está resolvido. Que a soberba continue do lado de lá.

    1. Caro Andrade, temos que fazer o que fizemos no segundo jogo da CB, onde tínhamos ganho em casa por 2 X 0 e saímos na frente no segundo jogo. jogando um balde de água fria nelas. Elas vão ter que vir com tudo e se jogarmos com inteligência, podemos ganhar até facilmente, Não estou preocupado, pois de 2005 para cá, só uma vez aconteceu revés e foi contra as Marias, quando vencemos o primeiro de 2 X 1 e perdemos o outro por 2 X 0. No resto das decisões, quem ganhou o primeiro jogo é quem levou o caneco e espero que este tabu com 99% continue.

  20. Voltei, AmiGalos: e por uma nobre causa…
    Alguém seriamente, sem partidarismos futebolísticos, já pensou em ajudar no tratamento da saúde mental um tal de Gustavo Nolasco que de vez em quando escreve para este jornal grande e bobo?
    É nosso dever, nossa obrigação.

    1. Nunca ouvi falar nesse cara. Mas entendi quem ele deve ser. Nunca dei um click de audiência na página do crüzëïrö. Lá deve ser muito chato porque os caras só ficam aqui na página do Galo.

  21. É verdade este papo que estamos ouvindo aqui no interior de que há evidências de tremor em BH? Uai! Tremedeira em Belo Horizonte!!! Que seria isto? Com a palavra os sismólogos…
    Eh Galo!

  22. Bom dia, Paulo Silva!
    Bom dia, Eduardo!
    Bom dia, Massa atleticana, maior do estado e mais fanática do país!

    Belo texto! Bela aplicação!
    Parece que o professor de física era bom, afinal deixou marcas positivas em sua memória, demonstrando boa didática. Acho que é isso que está acontecendo no dia a dia do clube pelas mãos do interino, grande achado! O cara é novo, não é medalhão, não tem fama mas sabe transmitir os conhecimentos adquiridos em sua curta carreira.
    Estou confiante no título no nosso salão de festas, mas independentemente do que possa acontecer continuarei confiante no trabalho do bom timoneiro.
    Aqui é só Galoooo! Que as marias que insistem e nos visitar (eu nem sei o que acontece no blog delas) morram de inveja…kkkkk

  23. Nosso treinador mostra a cada dia, que conhecimento e juventude podem caminhar juntos. O jovem, apenas por ser jovem, não pode e não deve ser tachado de “estagiário”. É tolice e foi o que fizeram com o igualmente jovem e talentoso Roger Machado. Papo da turma que gosta de medalhão, de grife, da turma que busca fred, diego souza e outros, no aeroporto. Da turma que queria abel braga (pasmem!), enfim, dos que atrapalham. Sigamos com humildade e apostando no bom trabalho. Domingo tem outro jogo e a vantagem agora é nossa. Sabedoria pra saber aproveitá-la. SAN

  24. Bom dia massa atleticana. Vc disse tudo Afranio José. Admiro torcedores assim, falam com naturalidade sem fanatismo. A vitòria foi maravilhosa mais muitos jà pedem o limitado do Patrick na seleção. O segundo tempo do clàssico o galo teve chances ainda de aumentar o placar, mas sofreu um pouco com a mexida do time deles e olha como estão saindo dos jogos o Elias e o Luan. Sò jogam 45 min. Como disse pés no chão e vamos ver o que acontece amanhã contra o ferroviàrio pra pensar em domingo.

  25. Belo texto Eduardo, o GALO vai aos poucos deixando ser ser “doido” e se tornando “astuto”, aqueles que ousam nos atacar sofrem contra ataques mortais.
    Quanto ao jogo de amanhã poderia ser no Mineirão, casa cheia e uma festa do tamanho do povo atleticano, um bom aperitivo pra domingo, mas…AJUDA AÍ DIRETORIA!!!

  26. Bom dia! Todo mérito ao interino!! Precisamos de no mínimo três contratações para que ele possa fazer um bom trabalho no brasileiro!

  27. Bom Dia! Tem uma grande deficiência: não sabe fazer substituições. No Domingo o Tomas Andrade “foguete molhado” era o mais indicado para substituir Luan? Arouca no lugar do Elias? Quanto a primeira, a bem da verdade estavamos sendo atacados. Mais tínhamos melhores opções no banco. Sobre o “foguete” a cada dia fico mais confiante na entrevista do Vagner Ribeiro.

      1. Paulo: as vezes evito “réplica/treplica” para evitar bate boca. Reconheço que todos nós temos deficiências. Todavia, a reincidência, no meu modo de pensar, tem outra qualificação.

  28. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Belo texto, Paulo.
    O nosso interino com muita humilde e sabedoria vai levando o barco. É um cara super estudioso e prima pela perfeição.
    Outro fator importante, é que os atletas estão fechados com ele e aderiram ao seu método de trabalho.
    Ontem, em uma entrevista, Ricardo Oliveira disse que TL chega a ser “chato” durante os treinamentos, repetindo jogadas e colocando na cabeça dos atletas aquilo que ele quer.
    Devemos enaltecer também a evolução da parte física e médica. O time corre bastante em campo e o DM está vazio. Isso é muito bom, pois permite a repetição do time e consequentemente o aprimoramento do conjunto.
    Saudações Atleticanas,

  29. V oce , amigo Paulo Silva , está parecendo jogador quando joga contra nosso time : bate o escanteio e corre na área para cabecear. Voce faz um belo texto e comenta , vejo aí conflito de interesses , so falta voce contestar o que escreveu. Brincadeira , amigo , quero te conhecer algum dia. Um fraterno abraço.

    1. Valeu meu caro amigo Evandro. O artigo tem limite de texto, embora a Nathalia tenha sido generosa e aproveitou tudo. O comentário foi para complementar a ideia. Na verdade eu estou me redimindo e contestando alguns comentários que fiz criticando o interino. Quase todos nós estamos com as mãos na palmatória, não é? Marque dia e local e vamos nos conhecer e tomar uma. Mesmo que seja uma xícara de café. Eu aguento. Um abraço.

  30. Bom dia massa. Muito precisa sua análise sobre o interino, aliás eu tenho que dar a mão a palmatória, porque eu mesmo, fui um dos que pediram a cabeça dele após a derrota para o Figueirense. Na realidade nós torcedores precisamos rever nosso conceito em relação ao imediatismo de resultados, pois o clube está se reestruturando após a avalanche chamada administração Nepomuceno. O trabalho do interino tem surtido efeitos impressionantes, e prova disto é que depois de muitos técnicos experientes passados no clube, coube justamente a um interino, a recuperação do futebol de Cazares; creio um dos maiores desafios do clube. Hoje nas mãos do interino vemos o time, com padrão de jogo, jogadas ensaiadas, combate, boa distribuição de jogo; coisas que há tempos não existiam, principalmente nas mãos de figurões como o Zé Carioca seu antecessor.

  31. Excelente texto , para reflexão , somente respondendo a sua ultima pergunta, no ultimo paragrafo, se não me engano. Quantos tecnicos tivemos ultimamente, que nos causaram tristeza , decepção ?
    Resposta curta e grossa, sincera e sem querer ofender ; NENHUM.
    Depois de Levir , nenhum. Marcelo Oliveira, Aguirre , Roger Machado, Micale , Osvaldo Oliveira.
    Pelo amor de meus filhinhos , um clube da grandeza do nosso Galo entregue para estes distribuidores de camisa.
    O interino , com sua calma , está indo bem, deixarei de ser hipocrita e direi que se tivesse perdido pras marias, minha opiniao seria outra , somos assim, bipolares, exigentes e chatos , somos do CLUBE ATLETICO MINEIRO, Galo forte e vingador.

  32. Eu me lembro que no primeiro jogo dele eu elogiei o Thiago e olhe que a gente perdeu.
    Todos os comentários eram negativos.
    E eu estava lá, escrevendo que mesmo com a derrota eu tinha notado uma mudança estrutural na equipe.
    No jogo seguinte eu o apelidei de Thiago o ” Largo”.
    Grande técnico.
    Vai ser campeão domingo.

  33. Prezados , o Atlético teve um bom resultado no último domingo. Porém o segundo tempo apresentado preocupa e deve ser mantido os pés no chão. A prova de fogo para o elenco atual está chegando que será a maratona de jogos envolvendo Copa do Brasil, início do brasileirão e Sul Americana. A serenidade, a concentração e o apoio fundamental da massa serão os ingredientes necessários para superar esses desafios que virão. Como todo bom gestor deve-se saber exatamente as limitações de seu esquadrão de tentar tirar o máximo que se pode dele e contar com a torcida para ser o combustível premium de incentivo e motivação da equipe em campo. Saudações Atléticanas

  34. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que estão admirando e vibrando com o crescimento do time do Galo.
    E o interino vai mudando o Galo. E nós vamos mudando juntos. Diminuímos as reclamações. Estamos confiantes e vendo que o elenco não é tão fraco como pensávamos. Precisa de reforços? Claro, todo time precisa estar sempre se reforçando.
    Quando eu dizia que via os jogadores do Galo como vítimas e não vilões, eu percebia como era impossível a um profissional mostrar o seu talento em meio a um ambiente tão conturbado e desorganizado como o Atlético e o Galo estavam. Eu chamava aquela balbúrdia de Bloco Unidos da Confusão. Bastou o interino mostrar que era possível e incentivar os jogadores a adotarem uma postura organizada e eles começaram a se destacar. Mudança no modo de pensar, resultado positivo.
    Num time organizado o trabalho de cada um começa se destacar. Patric, Cazares, Leo Silva, Gabriel, Elias, Otero e o Pastor estão a cada jogo rendendo mais e mostrando que podem sim, nos dar muitas alegrias neste ano.
    “O time ainda não está pronto” diz o interino. “Ainda temos pontos a melhorar”. Realmente, o time pode crescer mais e o elenco ainda não foi todo testado. A manutenção do time tem sido importante para a obtenção de um padrão de jogo e o tão buscado entrosamento. E isso o interino tem dito desde o começo do seu trabalho.
    E quando o time estiver ajustado poderá o interino fazer algumas experiências e testar o resto do elenco. Em um time bem ajustado os garotos da base poderão ser lançados e encontrarão um ambiente seguro para mostrarem a que vieram. E o Galo vai…
    Um abraço aos amiblogs e amiGalos que já estão com uma mão na taça.

  35. GALO É SINERGIA.
    CAPAZ DE PRODUZIR ESTAS PEQUENAS E SIGNIFICATIVAS TURBULÊNCIAS.
    POR QUÊ GALO?
    ÚNICO CLUBE EM QUE A TORCIDA BATIZOU COM UM NOME, QUE SE TORNOU MAIS POPULAR E USUAL QUE O ORIGINAL.
    GALO!
    REPRESENTA A SINERGIA ENTRE O CLUBE E A TORCIDA.
    SINERGIA QUE SEM MUITA TURBULÊNCIA, FAZ NASCER OU RENASCER JOGADORES OU TREINADORES.
    DARIO; TARDELLI; LEONARDO SILVA; RONALDINHO, ADILSON, PATRIC, TL(“O INTERINO”)…
    SINERGIA!
    QUE LEVA A CONQUISTAS QUE SÓ O GALO POSSUI.
    NOSSOS TÍTULOS MAIS IMPORTANTES E DOS QUAIS MAIS ORGULHAMOS, ESTÃO MARCADOS EM NOSSO HINO.
    PODERÍAMOS ACRESCENTAR OUTROS QUE SÓ O GALO POSSUI:
    ” VITÓRIA SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA, TRI CAMPEÃ DO MUNDO”.
    SINERGIA !
    GALO É SINERGIA.
    ISSO NÃO SE COMPRA E NEM SE PRODUZ ATRAVÉS DE MANOBRAS DE ENTIDADES PODEROSAS.
    ISSO ESTÁ NO “DNA” DO GALO.

  36. Grande Paulo Silva. Belo texto. Bom dia Eduardo e amigos. É difícil você trabalhar em um clube grande sem turbulências, mas com jeitinho o TL vai levando. Eu penso que para amanhã o Adilson deveria ser poupado e o Luan conforme for o jogo jogar apenas um tempo, apesar do que alguns falam a decisão do mineiro contra o rival reflete sobre o desempenho do time no resto do ano. É essa turbulência que você disse pode ser sentida ou não dependendo desses dois jogos, acredito que até o fim dessa semana teremos o direcionamento final da nossa trajetória e interino ou não tenho certeza o TL estará a frente do Timão, como bom timoneiro que é.

  37. Mas não confundamos calma com apatia. Calma com o arranjo do time e outras opções táticas, talvez alguns jogadores. A apatia em novas contratações e esclarecimentos em certos assuntos (presidente, pseudo diretores, atletas também e até a comissão técnica) precisam de uma reação. Digamos que certa turbulência ajuda a afastar objetos ou corpos estranhos e indesejáveis.

  38. Belo texto e analogia com vosso professor de física.

    Na vida também muitas vezes queremos tudo muito rápido, porém para atingir a perfeição não é possível.

    Acredito no trabalho, e o TL tem feito sua parte.

    Creio que sim, ele é o nosso técnico, e tenho que concordar com uma fala de nosso contestado diretor “Qual técnico do Brasil não é interino?”.

    Dar tempo ao tempo, o time vai se acertando, jogadores contestados vão ganhando confiança e rendendo mais.

    Digo e repito toda semana, um time organizado vale mais do que um time de estrelas.

    Vamos galo, amanhã mais uma etapa da Copa do Brasil e domingo a segunda partida do clássico, que será também díficil e precisamos estar atentos.

    Mais uma prova para nosso time, que ainda assim precisa de alguns reforços pontuais.

    Nota: Renovaram com Alerrandro, será que sem a abusiva comissão pedida pelo agente? Não ficou claro! Caso consiga nos ajudar nessa informação Eduardo.

    Em tempo, fim dos estaduais, quem sabe conseguimos desfazer agora de alguns atletas que estão encostados (Carlos, Hyuri, Felipe Santana, Roger Bernardo), vamos aguardar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *