Categories: blogueiros

Não foi o desejado, mas valeu pelas circunstâncias

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Apesar da vontade do Torcedor de ganhar e da necessidade da vitória para sonhar com a zona de classificação, empatar com o Sport – em Recife – não é um mau resultado. Irritantes, sim, foram as inúmeras oportunidades de virar o jogo desperdiçadas e a apatia nos minutos finais em busca de um eventual gol. Na última volta do ponteiro, ao invés de entrar de maneira aguda na defesa adversária, o que vimos foi uma troca de passes esperando o tempo passar.

De qualquer maneira, apesar do primeiro gol sofrido na era Oswaldo de Oliveira, o time segue invicto com o novo treinador. Só no Brasileiro foram sete pontos em nove possíveis. A mim, aquela opção de deixar Roger Bernardo de fora, não agradou. Ele, depois que entrou no lugar de Adilson, mostrou que pede passagem. Já o nosso volante fixo, de quem também gosto do futebol, precisa ser menos afoito. Seu cartão, bem como o de Fred, foram gratuitos. Adilson abusa em determinados lances de uma eventual passividade da arbitragem. Já Fred, pede a advertência.

O Galo teve chance de vencer a partida, mas o empate não pode e tampouco deve ser desprezado pelo Atleticano. O time pernambucano vive um momento de pressão e sua torcida – a exemplo da nossa – abraçou a equipe. Conseguimos um ponto fora e agora é vencer na quarta-feira e seguir em busca dos objetivos da temporada. Apesar de algumas críticas ao Fred, por postura e até posicionamento em campo, o seu gol mostrou que o grupo tem nele um líder. Mesmo que a jogada tenha sido toda do Otero, a comemoração foi em homenagem ao centroavante. Ficou visível.

Quanto a nós, os Torcedores Atleticanos, sinto que estamos superando aquele momento de muita descrença que dá lugar à esperança. Ainda não diria confiança, mas a insegurança recente parece dar lugar a uma nova realidade. Nesta altura, com segurança, o risco da parte de baixo vai ficando mais distante e o sonho com outra participação na Libertadores parece estar ganhando corpo e alma entre a Massa.

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Sobre o time em campo, diria que Victor permanece dando segurança aos companheiros e também a nós. A defesa, em que pese alguns pânicos – especialmente no gol sofrido – esteve bem. Os laterais são os que temos. Gabriel foi preciso e salvou situação pior na partida. Já Felipe Santana, se não foi tão brilhante quanto na última, com a exceção de uma única jogada bisonha no primeiro tempo (a bola passou por ele e foi para a lateral passivamente), deu conta do recado.

Dali pra frente, diria que o meio de campo demorou a engatar e Elias foi o vilão do gol sofrido (em parceria com Rocha que foi obrigado a deixar sua posição para socorrer o miolo da zaga), mas depois o meio campista esteve bem no jogo. Valdívia, com todo respeito e até sentindo sua importância, precisa desamarrar o barbantinho. Até Clayton, que tanto mereceu críticas, já no meio da semana – frente ao São Paulo – cumpriu bem o papel de fechar o lado esquerdo e ajudar Fábio Santos.

Outro dado que considero significativo para aceitar o resultado, sem receio de polemizar, foi o forte calor. Nossos jogadores, quase todos na “melhor idade” – e o treinador já deixou clara a razão dessa opção -, suportaram a juventude do adversário que jogava em casa. Aquele Juninho, que substituiu André, ao lado de outros jovens que estamos vendo por aí, merecia ser observado para o próximo ano. Se ainda não temos diretoria e comissão técnica, alguém poderia antecipar neste “olhômetro”, pois no passado recente perdemos boas revelações.

Por fim, ontem optei por sofrer com o delay da imagem e rádio, para não ter de ouvir comentarista de arbitragem, que ao meu sentir, raciocina contra o Galo. Não adiantou, um amigo me encontra depois do jogo num shopping e – irritado – contou que o ex-árbitro (que nos tirou o título de 1999, por erro imperdoável) já queria cartão para o Adilson antes dos cinco minutos. Interessante, até Adilson cometer a mencionada falta, jogadores do Sport vinham segurando a partida no anti-jogo. Rithely, então… Não mereceram a mesma observação do algoz daquela decisão?

Blogueiro

View Comments

  • Caros,
    Sobre técnicos: OO veio prá injetar ânimo, tentar empolgar os come quieto na base da experiente eloquência. A dúvida dúvida q fica é justo naquele momento em q sobe a placa de substituição e vc vê Yago e Clayton, fazendo dupla. Qual era a de OO ali? Me lembra o Burro com sorte e se ele, OO, já demonstrou q conhece a Massa, deve saber q sempre teve um coro especial pro burrinho, desde os 90... Cuca tem contra si a marchinha carnavalesca "ah, sai prá lá, lá lá lá, ele nos abandonou no Mundial, tralálálátrá", um hit dissonante da turma do portão 7, no antigo Mineirão, misturado com a turma da Isménia no 7. E falar q o cara ñ sabe armar um time ñ tem nem a ver com amnésia, mas com cegueira ou má-fé. Tem uns 10 anos q o cara só faz montar bons times, inclusive um Libertador. Digo montar times, e ñ pegar times já montados. Ñ vejo outros, senão entre esses três aí. Prá mim, o mais competente prá montar um time do zero é o mestre Cuca. Levir, e ñ seja por isso, tb debandou pro Japão e prá ele ñ tem marchinha, Levir ñ sabe fazer isso, montar um time, o q sabe melhor é confrontar torcida 3 a 4, no máximo 6 meses, depois de assinar. Se todos os jgs fossem contras as marias, Levir seria eterno. Levir foi o entregador de camisas da CB14. Levir é eterno.

  • Gente, gente! Vi com muita preocupação a notícia de que o Atlético não enviará representante à audiência na Câmara Municipal para discutir o projeto da construção da Arena MRV. Parece que o clube afirma que ainda não tem um projeto pronto. Não tem? Então como foi essa aprovação no conselho? Esse negócio não pode começar a ficar obscuro. É preciso muita transparência na condução desse empreendimento. Parece que o Nepomuceno está com medo de debater sobre o assunto. Ele deveria ser o primeiro a querer participar. E parece estranho que sendo convidado como secretário, Presidente do Atlético e mais ainda como aquele que vai estar à frente do projeto, ele não queira participar... Olho aberto moçada

  • Dormi em vários instantes do jogo no primeiro tempo. Para não aguentar o blá, blá, blá global do intervalo assisti 15 minutos iniciais do segundo tempo de Milan X Inter. Foram 15 minutos de jogadas em vertical, chances de ambos os lados, gol anulado e um gol válido.
    Voltei para o jogo do galo. Um campo cheio de remendos, o Galo perdido em jogadas laterais, um bate-rebate medonho no meio de campo, chutões ao leo para o atacante de costas pro gol tentar ganhar na dividida pelo alto e nenhuma tática em prática, nem a do técnico Oswaldo e nem a de nenhum técnico anterior. Parecia um tremendo junta, junta e essa não é só uma característica atleticana, pode-se dizer que é a normalidade no futebol brasileiro.

  • Salve Eduardo e demais amiGalos!

    Acho que um empate foi um ótimo resultado. Frustrante, é verdade, pelas chances que foram criadas. Mas seguimos com quatro partidas de invencibilidade desde que OO assumiu o comando, e com apenas um gol sofrido. É inegável que o time está progredindo.
    Ontem só não vencemos por um deslize na defesa - que esteve apática em boa parte do primeiro tempo, mas depois se recuperou - e por perdermos oportunidades de virar o placar. Ao menos o Galo tem criado essas oportunidades, e não é mais aquele time morto em campo.
    Aleluia! Fred finalmente marcou. Espero que continue marcando gols, pois vamos precisar fazer o máximo de gols possível para terminar bem essas últimas dez rodadas.

    Ontem foi falado na transmissão que o Cazares seria o cara capaz de mudar o rumo do nosso time, e que por isso estava devendo muito. Discordo. Cazares não é nem nunca foi esse cara, e eu já parei de contar com esse jogador há muito tempo. O gol que ele perdeu ontem é a prova disso. Precisamos de um craque de verdade, e não de um que viva de lampejos. Lampejos não são suficientes.
    Nesse sentido, gostei muito do Otero no jogo de ontem. Não é nenhum gênio, mas chamou a responsabilidade, jogou com raça e não foi omisso, coisa que o seu companheiro equatoriano nunca fez enquanto esteve no Galo. Também não acho que Otero seja "o cara", mas ele certamente será muito útil para nós nessa última sequência do brasileiro e no ano que vem.

    Enfim, que venham logo os 45 pontos! Acredito que libertadores seja possível, mas o time precisa de uma reação imediata se quiser disputar o torneio continental.

    Saudações alvinegras!

  • O Pinduk Cassino é mediador e árbitro dos comentários por aqui, tudo ele analisa e dá seu veredicto, incrível! Ele sabe e comenta de tudo que diz respeito ao comentário dos outros. O atleticano não se entende de jeito nenhum, "reino dividido não prevalece", está escrito. Ratifico: o Cuca já era para ter assinado com o Atlético.

  • Nada a comemorar , a não ser as notícias mais consistentes vindas da cidade do Galo de que a chegada de cuca em 2018 ganha força com a nova diretoria e a grande maioria do conselho , amplamente favoráveis a sua contratação. Queira Deus, desde Levir , estamos órfãos de treinadores de verdade , que conhecem o métier.
    O jogo de ontem , na minha opinião , foi um péssimo resultado , mostrou o que vemos o ano todo: erros de finalização , erros de contraataques que poderiam ser fatais e que fred cazares e valdivia desperdiçaram , e o pior , muito pior foi ver no final da partida , cera para segurar empate , conformismo injustificado de um time que precisa pontuar , pontuar muito ; muitos times lutando para a libertadores , e o nosso, o vacilão de sempre.
    Esta nova diretoria , devia , antes de tomar posse , mostrar a estes descompromissados o peso de ficar fora de uma libertadores , o custo para o clube.

  • Olha, em circunstâncias normais, empatar com o "Ispoti" dentro da Ilha não é mau resultado; ano passado foi muito pior, pois vencíamos de 4 a 2 e o time do Marcelo Oliveira tomou o empate e quase a virada no final! O problema é que em termos de tabela, foi péssimo, pois quem estava acima, com exceção do Curica, ganhou e quem estava abaixo, com exceção dos componentes da zona, ganharam tb, apenas Chape e Ponte perderam. Com isso, se estamos a seis pontos da temida zona, estamos tb a cinco do G7 e só faltam dez rodadas. Se na quarta, jogarmos sério e não acharmos que vamos golear a Chape ou ganhar na hora que quisermos, provavelmente somaremos mais três pontos e chegaremos - assim espero - com sangue nos olhos para fazer o lado de lá tremer mais uma vez no domingo! Que o time melhorou com Oswaldo de Oliveira até cego vê. Joga com mais vontade e tem mais cara de time e não de junta-junta de pelada, dos tempos dos dois RMs que foram tarde!!! Até o Fred saiu da inhaca e fez um gol, dos que não costuma perder, mas que sistematicamente estava perdendo todo jogo! Cazares é caso de psiquiatra, só pode! Robinho, quem diria, fez falta apesar do bom jogo do Otero! Valdívia e Elias, especialmente o primeiro, ainda não justificaram a contratação. Luan apesar de não ser o mesmo ainda faz falta e a defesa voltou a falhar depois de três jogos. Aquele gol dava pra ser evitado pela zaga, pelo Rocha e até pelo Victor, que pra variar, apesar dos milagres, está quase sempre mal-posicionado! Para 2018, treinador de goleiros tb precisa ser renovado! Dispensem o Uilson ou o emprestem e tragam o goleiro do Mequinha, muito bom ou o Douglas do Avaí para fazer sombra ao santo! Falta mais 8 pontos para pensarmos somente na Libertadores e mandar marias e outros secadores para a Tonga da Bironga!!!

  • Ainda confio na vaga para a Libertadores. Seis vitórias nos levam à vaga no G7, com certeza. Um aproveitamento de 60% apenas. Até aqui o time com o Oswaldo está acima disso. Essa semana é muito importante. Agora, tem coisas que o treinador tem que fazer. O Cazares está precisando de um "chá de banco" tem muita qualidade, mas parece que não está nem aí... Otero no lugar dele. Robinho vai voltar com certeza é acho que o Roger Bernardo está pedindo uma vaga, né? E acho que o Elias precisa ser lembrado que o Galo é muito maior do que ele. Acho que ano que vem as coisas serão melhor conduzidas. Coisa legal é ler a coluna do Jaleco C, quando ele diz que o Nepomuceno não vai concorrer à reeleição, por um apelo da família. Ele não aguentou a pressão. O sucessor já vai entrar sabendo que a Massa não vai tolerar essa "passividade" novamente. Por isso acho que teremos uma temporada melhor. Vai Galooooo! ?

    • Perfeito comentário!
      Precisamos de um presidente com personalidade ano que vem. Muitos dos dissabores que enfrentamos esse ano foram causados pela falta de atitude dessa diretoria, a começar pelo Nepomuceno.
      Pra cima deles, galooo!

  • boa tarde Eduardo e massa,eu disse aqui varias vezes e repito,falta 8 pontos para nos livrar da degola,nao espero mais nada destes jogadores folgados,velhos e cansado,o Osvaldo pouco a pouco esta melhorando a equipe,que chega o fim do ano e fazer uma limpeza nesta equipe,vai galoooooooooooooooooooooooo.

  • Boa tarde, Eduardo e amiGalos. Desde o jogo contra o São Paulo é perceptível o salto de qualidade do Galo em relação ao pífio resultado apresentado até então. Na verdade, desde a chegada do Oswaldo de Oliveira deu para perceber uma mudança positiva no comportamento da equipe mas na quarta-feira passada vimos, ou pelo menos só eu vi, uma real evolução do time. Ainda não acho que seja o ideal, mas estamos perto de alcançá-lo.

    Estou feliz por ver o Fred voltando a marcar mas, se os jogadores vêem nele um líder, ele precisa melhorar o comportamento em campo, mais uma vez tomou um cartão bobo que poderia ter sido evitado. Achei muito boas as atuações de Adilson, apesar do cartão que também dava para ter sido evitado, Otero e Felipe Santana, exceto por aquele lance estranho em que ele cedeu um lateral de graça em uma bola totalmente alcançável, Cazares mais uma vez alternando entre bons e péssimos momentos, Valdívia ainda devendo bastante, apesar de não ter feito uma partida ruim e, novamente, o time errando passes demais, principalmente naquele lance que o Fred errou o passe que deixaria o Rocha sozinho na grande área e poderia nos ter deixado com os 3 pontos na bagagem. Enfim, se não coube a vitória, não acho o empate um placar desastroso devido às circunstâncias da partida e a adaptação e evolução que o Galo está passando.

    Saudações alvinegras a todos.

Recent Posts

Empate justo e injusto

O título contraditório foi proposital. Injusto ao Galo que abriu dois a zero e tomou…

8 horas ago

Pelo Brasileiro pensando na Libertadores

Faltando sete dias para a grande decisão e mais quatro jogos pelo campeonato nacional, hoje…

1 dia ago

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

2 dias ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

3 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

4 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!