O título, com duplo sentido, é proposital. Nem mais ou menos, tampouco mais e menos, por isso mesmo a definição do Chico Pinheiro. Ele, Galista da gema, disse que os demais clubes têm torcedores, já o Clube Atlético Mineiro é formado por Atleticanos. Diria até que, dentro e fora do campo. A maioria dos profissionais que passaram pelo Galo, aplicam aquela máxima do Cuca, “chega funcionário e sai torcedor”. No caso, Atleticano, associando Cuca ao Chico.
Dito isso, quero aqui (re)afirmar que cada um de nós somos Torcedores ao jeito próprio. Temos milhões, entre gente espalhada pelo mundo todo, que nunca teve o privilégio de assistir ao vivo uma única partida do Galo. Conheço vários, inclusive na minha Araxá, que nem é tão distante assim de Belo Horizonte. E, que diferente do meu caso que não perco jogo mandante por nada, sofre tanto quanto eu a cada partida. Ganhando, perdendo ou empatando. Essa situação não me credencia a ser mais que ele, ao contrário, me sugere admirar ainda mais essa paixão que carregamos no peito, no coração e na alma Atleticanas.
Entendo, sem questionar, a condição de otimista e pessimista, ambas sujeitas à condição de bipolaridade de todo torcedor – independente de qual seja o seu time do coração -, destacadamente o Atleticano. Já presenciei e testemunhei situações hilárias das reações imprevisíveis de companheiros dessa loucura inexplicável de torcer pelo Glorioso. Andar à pé, que até eu já fiz por três vezes, duas mais leves e uma até certo ponto irresponsável.
Sai do Mineirão, após vencer o São Caetano e escapar do rebaixamento, indo até o bairro da Serra – onde ainda resido – foi o aquecimento para no dia seguinte fazer um percurso um pouco mais ousado. Na segunda-feira, depois de voltar da Pampulha até minha casa, sai da região dos motéis do trevo de Sabará até a entrada urbana daquela cidade. Mas, andar 55 quilômetros, da Savassi até a entrada de Itabirito, quando do acesso de volta à série A, me custou uma hérnia que depois de vários tratamentos alternativos, culminou com uma cirurgia e quatro parafusos entre as L4 e L5. Não faria de novo, pela debilidade física que me causou, mas valeu a pena!
Digo isso, para chegar onde quero. Conheço alguns, exatos três, que se dizem Atleticanos. Porém, nos bons momentos, não vi nenhum deles nas festividades dos títulos e muito menos ouvi qualquer manifestação em comemoração. Seria essa espécie mesmo – como nós – Atleticanos? Começo a ter dúvida sobre essa Atleticanidade. E bastou uma única derrota, a primeira da temporada, para que um deles me premiasse com a mesma prosa ruim de sempre.
Ontem, segunda-feira, ainda um tanto chateado com o resultado – embora confiante na reversão aqui em BH (também acredito na vitória quarta pela Libertadores) – vou lá pra relaxar numa cafeteria. Eis que, parece que premeditadamente, aparece um deles. Até tentei passar direto, mas não dava mais tempo. Tive de aguentar toda aquela ladainha. Em resumo, segundo o PR (papo ruim), o time é péssimo, o treinador incompetente e a diretoria irresponsável. Nada, para esse tipo de gente, presta no Galo. E, para matar essa prosa ruim de terça-feira, só aparecem nas derrotas. Quando o time vence e conquista títulos, se escondem. Assim são esses, que diferente de nós, se dizem Atleticanos. Nós somos!
*fotos: Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
A cidade de São joão Del Rey deve esta uma maravilha, o Prefeito está prometendo bicho milhonário aos jogadores do Athletic, nas creche e escolas devem ter ar condicionado, merenda de prima linha, transportes escolar,pavimentação, saneamentos deve esta tudo maravilhoso
Essa crônica de hoje está espetacular e concordo com tudo que foi dito pelo Eduardo... nós somos o CAM, desde o ventre até o caixão!!!
Amanhã o nosso CAM terá um jogo muito complicado pois sabemos que o tradicional time colombiano vai vir todo fechadinho e jogando por uma bola de contra ataque, com isso, o nosso Treinador vai ter que se virar para escalar os melhores dentro do esquema que vai querer usar... 4-1-3-2 ou 4-4-2 ou 4-3-3???
Eu não arrisco palpite e só ele sabe nesse mometo!!!
OBS.: o pessoal do time de São João Del Rei não têm idéia da pilha que estão colocando no nosso GALO de BRIGA pra Sábado... até o Prefeito entrou nessa onda por lá e lascou a marreta no HULK... cuidado pessoal, muito cuidado, nós somos o maior de Minas, o CAM!!!
Bom dia!
Sou Galo sempre. Se o time ganha e joga bem eu venho aqui e sou capaz até de elogiar o pior jogador, se ele fizer por merecer o elogio, mas se o time perder e jogar mal eu fico mal humorado e desço o sarrafo sem dó, até no craque que fez lambança.
Não sou da turma do "incondicional". Jamais!
Ah...e o Coudet tá devendo e muito. Ele e os seus protegidos.
Bom dia! Sobre rivalidade basta a resposta correta a três questões, quais sejam: contra quem o meu time mais vezes jogou? De quem mais perdeu ao longo da história? De que mais ganhou?. Se a resposta for a mesma para essas perguntas, está revelado o meu rival histórico.
Bom dia amigos do Galo. O NOSSO GALO tem um ótimo elenco, mas infelizmente não vejo evolução no trabalho do Coudet, que a meu ver não consegue dar um padrão de jogo ao time e inventa muito, escalando jogadores fora de suas posições de origem e causando insegurança ao elenco. Exemplo: escalar o Edenilson de lateral. O cara já passou dos 30, jogou a vida inteira de meia, sinceramente não entendo. Mas, independentemente da minha insatisfação com o trabalho deste treinador, acredito na qualidade do elenco e creio que o NOSSO GALO vai avançar na Libertadores.
Ele foi escalado de lateral apenas uma vez se não me engano na segunda partida. Aí fica feio se lembrar do fato,haja ressentimento kkkkk
Bom dia Massa e Guru
A Bipolaridade é uma característica de nós atleticanos, que surge com o bipolarismo do time que como numa roda gigante ou numa gangorra, sobe e desce com o futebol apresentado. indo do otimismo exacerbado ao clima de terra arrasada.
Mas como nosso Guru mesmo disse, para alguns esta gangorra só pende para um lado, que veem sempre o copo vazio.
São críticas constantes ao time, à diretoria, à comissão técnica e até a tia do cafezinho, se deixarmos.
Pra estes nada está bom e sempre acham que a grama do vizinho é a melhor.
Tem um inclusive, que tem seu passatempo favorito dizer que toda o endividamento do clube é culpa única e exclusiva da atual diretoria, sem ao menos procurar saber quando estas dívidas aconteceram.
Querem outro exemplo? andaram falando que com nosso futebol não tínhamos time para enfrentar o Flamerda, os Gambás e até o São Paulo. Advinha quem andou perdendo e saindo nos campeonatos regionais?
Sorte nossa que o Galão da massa tem na maioria de sua torcida gente que critica, mas não deixa de apoiar.
E é com este espírito que vamos pra cima do Milionários amanhã e no domingo contra o Athletic.
É de gente como você que eu ainda confio no ser humano. Criticar por criticar, essa é a tônica. Tem até um que se lembrou do edenilson de lateral, na segunda partida do ano.
Bom dia a todos!
Sem mais a acrescentar, Eduardo. Tem uns que são piores que os torcedores rivais, só aparecem quando o Galo perde. "Apesar" deles, nossa atleticanidade segue firme e forte.
Abraços!
Oi Eduardo e Amigos, bom dia!!!
Sou de São João del Rei. Torço para o Athletic também. Mas sem dúvida alguma o meu coração pulsa é pelo Galo.
Até que o Athletic vem fazendo um bom trabalho, isso é bom para a manutenção do Clube e também para divulgar a minha cidade.
Lamentável e triste tem sido a postura do nosso prefeito. Agora, provocando o Hulk.
Como Sanjoanense, sinto-me envergonhado.
Saudações Alvinegras,
Bom dia! Essa é a nossa"bipolaridade." Alguns acham que o time é excelente. Outros acham mediano. Entendo que o time é bom. Todavia, não pode depender de 1, 2 ou 3, dos 11 que estão em campo. Hoje isto é realidade: Hulk, Everton e Alan, sozinhos não vão dar conta do recado. A diretoria, no geral, tem sua parcela de responsabilidade. Autorizou contratações que - até agora - não corresponderam. Pessoalmente acho que não vão corresponder. Incluindo o treinador! Pedir "paciência" à torcida? Ele (treinador) tem que apresentar resultados. Acredito em resultados positivos nos 2 próximos jogos. Caso contrário RUA. Como é tradição no futebol brasileiro.
Meu caro Eduardo. Primeira semana de decisões. Como seu título da coluna de ontem a mim também não abalou a derrota para o quase xará do interior. Domingo o gramado pode até ter estado em boas condiçoes, não ouvi nenhum jogador reclamando, mas que campo horrível de ver jogo, mesmo que pelaTv, parecia pior que o campo do Vila. Temos condiçoes e confio em 2 vitórias nessa semana. Ainda espero melhoras no time, especialmente dos contratados, cito, ( Patrick, Edenilson e Igor) falta um meio campo consistente ao time. Quantos caminhada também paguei minha promessa pelo título brasileiro de 2021 com uma caminhada de 22km. Morei quase minha vida toda em Sabará onde ainda mora minha família, mas como moro em Contagem preferi menos morros para cumprir a promessa até São Judas na sagrada família. Foi ótima a experiência e o agradecimento claro. Continuemos com FÉ. Que 2023 seja outro ano do Galo! Avante..