Enquanto esperamos a próxima rodada, agora só nos resta o BR – CB e LA foram para o espaço -, aqui neste cantinho Atleticano nos é facultado prosear sobre assuntos de interesse da Massa. E, considerando que faltam 19 confrontos para o encerramento da temporada e esse é o prazo de sobrevida deste espaço, vamos tentar aproveitar ao máximo para esse bom debate. Ontem, aqui e numa curta incursão pela Cidade do Galo (insisto que tem a alcunha de Belo Horizonte), o assunto SAF foi pauta em algumas resenhas.
Já pude manifestar minha incapacidade para o tema, sem – entretanto – omitir meu pensar sobre esse caminho escolhido pela direção Atleticana. Embora leigo, não posso deixar de reconhecer alguns pontos que julgo positivos nessa radical mudança de gestão no decadente futebol brasileiro. Me impressiona, digo negativamente, alguns contrários ao que vem sendo realizado se utilizarem de memes irresponsáveis para sustentar o contraditório. Até mesmo a opinião tendenciosa de gente da mídia do eixo, que sempre foi contra o Galo, como argumento. Entre eles, o Juca Kfouri, aquele que ia cortar o braço se vencêssemos determinada partida.
Ao que penso e como vejo! Pelos dados que já li e ouvi, receita/despesa em números atuais, são suficientes e até com um pouco de superavit. O que estrangula o Galo e a maioria dos clubes brasileiros são as dividas acumuladas ao longo de décadas por gestões irresponsáveis que jogavam o problema para a frente. Os juros, até recentemente de 2% ao ano, foram elevados para 13% pelo mesmo período. Virou uma bola de neve e iria crescer a cada exercício fiscal.
A SAF, por tudo que foi demonstrado, assume a dívida e a associação não tem mais qualquer responsabilidade pelos 1,8 bi, que quando a atual gestão assumiu era da ordem se 1,25 bi. Esse aumento é, exclusivamente, a correção dos números anteriores. Ah! E o Diamond? Metade já tinha sido vendida e a segunda parte – ao que entendo – não conseguiu amortizar nada. Que o diga o André Cury, que dentro de seu legitimo interesse, bloqueou parte significativa dessa receita. A mim, esse sujeito e em que pese suas razões, não entra nunca mais na sede de Lourdes ou se for transferida lá no estádio do Galo.
Curioso, fui perguntando mais e pra quem conhece. Daí soube que o Galo faturou em média/ano na gestão atual cerca de 450 milhões, contra o recorde de 290 de tempos anteriores. Com pandemia pelo caminho. Venda de atletas teria chegado próximos aos 300 milhões, contra pouco mais da metade em compra. Um superavit em torno de 130 milhões. São bons números, mas a nós Torcedores, e é onde me enquadro, o que vale são vitórias e títulos.
Nisso, com respeito e consideração aos que mencionarei, seus nomes serão preservados. Já disse aqui, em tempos recentes, sobre uma prosa informal na Savassi. Um amigo de sangue é fé Atleticana junto a um professor de economia (também Galista), debatiam sobre o tema SAF. Daí eu, um confesso ignorante do tema, disse que quero é festejar jogos e conquistas. Emendei dizendo, se tivesse dinheiro sobrando, a exemplo de cadeiras cativas e tudo que já aderi ao longo dos tempos, investiria na SAF. O professor me fez duas colocações. “Vai ter time e vai dar lucro”. O que quero mais? Nada! Pena não ter essa sobra de dinheiro para investir.
De volta ao tema. A dívida tributária é da SAF, não da Associação e tem prazo longo para sua quitação. O Galo vai zerar sua divida a partir do momento dessa realidade acontecer, deve ser até outubro. Dos 1,8 bi, mais de 300mi, já serão amortizados. Débito com os próprios compradores. Por fim, os 25% da Associação sempre serão da Associação, independentemente de qualquer aporte financeiro que os investidores venham a fazer no futuro. O Centro de Treinamento jamais será alienado para a especulação imobiliária, assim como o Estádio do Galo. Conversa fiada que propagam nas redes sociais.
Não fossem eles, mencionando apenas os investidores, presidente e vice, seguramente não teríamos os títulos de 2021 e – talvez – estivéssemos em divisões inferiores do futebol nacional. Reitero que entre todos eles, só pude conhecer o Sérgio depois que assumiu a presidência; já o Zé Murilo, por razões fora do futebol, desde tempos da minha Araxá; enquanto os quatros sócios (reitero que nunca os chamei de Mecenas e referia como benfeitores, agora investidores), tão, somente e superficialmente o Ricardo. Os demais, nunca trocamos uma palavra e o risco de cruzar com eles sem saber quem somos é real. Ah! Prefiro, como muitos diziam e que agora se opõem, sócios que andam pelas mesmas ruas da nossa cidade a investidor gringo.
Sei que vai aparecer quem não acredite no que estou dizendo. Entendo e respeito, desde que a mim também seja devotada a mesma consideração. Até porque quem alfineta e provoca, julga as pessoas pelo seu jeito de ser e levar a vida. Expomos, em julgamentos de terceiros, aquilo que somos. Refiro, evidentemente, a quem contrapõe de forma agressiva. O contraditório, feito com urbanidade, é e sempre será bemvindo. Tenho a minha consciência tranquila e vou seguir – enquanto blogüeiro e depois de deixar essa missão – com a mesma Atleticanidade que carrego desde a infância e já cheguei aos 6.5, logo … logo 6.6, faltando outro 6 para ser uma besta.
Eu quero confiar, ainda que mineiramente, que vamos reagir no BR e retomar o caminho das grandes conquistas.
*imagens: Atlético/Divulgação
Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…
Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…
Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…
Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…
Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…
View Comments
DESSE PESSOAL QUE COMPROU O ATLÉTICO E COMANDA A SAF , NÃO ACREDITO EM MAIS NADA......
JÁ MENTIRAM MUITO , JÁ ENGANARAM MUITA GENTE , NÃO CUMPRIRAM ABSOLUTAMENTE NADA DO QUE PROMETERAM , LIQUIDARAM O PATRIMÔNIO DO CLUBE , TRIPLICARAM A DÍVIDA...........
COMO ACREDITAR NESSA GENTE ??????
NÃO DÁ..........
Caro Eduardo, o que observo é que o que já aconteceu sobre as dívidas astronômicas, sobre a compra do clube, sobre a saf não volta atrás, só espero que sirva de aprendizado aos que estão no comando do clube. Um problema que tem que ser corrigido é que prometem muito e não conseguem cumprir, deveriam trabalhar mais e falar menos. Outra coisa é que o Presidente Sérgio Coelho é como dizem um testa de ferro dos empresários e o Rodrigo Caetano se mostrou incompetente na remontagem do elenco, então esses cidadãos tem que ser trocados, são de confiança dos 4rs mas são péssimos profissionais. A mania de grandeza de falar que tem o melhor elenco, melhor estádio, que vai ser um dos maiores clubes do mundo, que é a melhor SAF, tudo isso é conversa fiada, na prática está ocorrendo o contrário. Muita fumaça pra pouco fogo.
E o que o Rubens Menin, que é quem manda em tudo deu entrevista falando e não cumpriu ou não se concretizou:
.Falou que o clube seria saneado, ficaria sem dividas - Triplicaram as dívidas.
.Falou que o clube seria modelo de gestão na América Latina - Não cumpriu.
.Falou que faria um elenco que brigaria por títulos todos os anos - Não cumpriu.
.Falou que venderia o shopping e pagaria as dívidas onerosas - Não cumpriu.
.Falou que faria um estádio por 450 milhões - dobrou de preço.
.Falou que seria uma das Arenas mais modernas do mundo - Problemas de ponto cego, mobilidade, entradas, estacionamento, tropeiro, picolé.
.Falou que tinha vários grupos interessados em comprar o clube - Não apareceu ninguém.
.Falou que o Peter Grieve fez uma proposta que fecharia negócio - O gringo não apresentou garantias que tinha o dinheiro.
.Falou que fecharia com a Liga contrária ao Flamengo e Corinthians - Fechou com a mesma liga e o presidente foi lá pedir desculpas em público.
.Na verdade montaram um elenco, ganharam Brasileiro e Copa do Brasil e acharam que continuariam nadando de braçadas, mas erraram mais que acertaram. vamos ver os próximos passos da melhor SAF do Brasil,
,
Estou contigo e não abro.
Basta colocar a razão.
Infelizmente, noto em redes sociais muita gente analisando a SAF com aquela paixão típica do Atleticano mas com viés politico. Outros revelam o receio da perda de prestígio, poder, ate certo ponto compreensível por de uma forma ou de outra participarem do Glorioso CAM.
Mudando um pouco de assunto, falta um turno inteiro para o campeonato terminar e grande parte
dos torcedores, especialistas,entendidos, já deram o título ao foguinho.
Eu, iconoclasta que sou, me recuso a entrar NESSE ônibus, e aposto uma caixa de cerveja, que o foguinho NÃO será campeão.
Topa o desafio amiGALO Teobaldo?
Você escolhe as armas, digo, as cervejas.
O problema é que eu também não acredito que o Fogão será o campeão. Estou acreditando as minhas fichas no Palmeiras. Vamos aguardar!
Boa tarde Eduardo.
De novo essa conversa em tom de despedida.
Se me permite, vc já tinha sinalizado no final do ano passado, que iria fazer por volta de 3 publicações semanais, mas mudou de ideia.
Talvez fosse um caminho a seguir.
Tem alguns comentários aqui que fazem o meu sangue talhar, imagino então o seu, pois não é todo mundo que tem sangue de barata(ooops! rsrs).
Grande abraço
É uma pena essa quantidade de torcedores extremamente competentes e bem sucedidos em suas empresas, ficarem apenas aqui no Blog criticando quem está enfrentando uma avalanche de dívidas feitas por presidentes irresponsáveis que brincaram de gestores.
Aposto que nem GALO na Veia possuem, mas criticam sem dó nem piedade.
Eu tenho desde que lançou, há 10 anos. Em 2019, a dívida era de 750 milhões. Hoje de 1,8 bi, mais do que o dobro.
Ainda que se considere os números parados pelos 4 RS, eles aumentaram a dívida em 600 milhões em 2 anos.
Então me desculpe se eu não vou ficar batendo palma pra quem está saqueando o Galo.
Verdade, tem torcedor que exige que acertem sempre (os gestores), muitos inclusive, erram grotescamente em suas sugestões e palpites (alguns gritam fora Felipão, mas concordaram qdo Felipão foi contratado, e a culpa é do Caetano). Pedem lucas Gonçalves, mas na primeira dificuldade chamam de estagiário, como fizeram com larghi e santana. Vao pra porta do ct dizer pro coudet que ele não é bem vindo, mas buscam renato gaucho no aeroporto (organizada). Cerezo traidor, mas bateram palma pro Chicão. Cuca foi pra china, Telê p urubu (levou Sérgio Araújo). Procopio e bom de twitter, mas silvestre so tomou aquele drible porque Alves não estava no banco. O mesmo procopio que perdeu a commebol pro rosario depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 0, e tem quem ache que o manso é o que ganhou o primeiro jogo de 4 (copa do brasil 2021), e ganhou o segundo jogo tbm. Enfim, todo mundo erra! Em meados da década passada, a torcida gostava muito do Lima, e pouco do Leandro Castan. Castan sempre foi muito melhor que o Lima, hj, alguns criticam o Jemerson e apontam o Rabello como solução. Erro grosseiro de avaliação, antes e agora. Sigamos, GALO SEMPRE! SAN
Boa tarde.
O meu sentimento em relação a SAF, é que faltou no mínimo transparência e comunicação.
Deveriam ter falado,por exemplo, que as coisas não estavam dando certo, devido ao alto custo na construção do Estádio e que teriam que economizar no elenco. Creio que
boa parte da torcida entenderia. Claro que eu teria feito a economia no elenco com outros jogadores e poderia estar pior agora.
Abraço.
Boa tarde.
Rodrigo Caetano e Victor Bagy, fantoches, Felipãossauro 7a1 (de pijama sob agasalho) e Sérgio Elizabeth Coelho (presidente-rainha), testas de ferro dos 4 MECENÁrio$.
4 Ratazana$ roedoras de promessas, sorrateiras e oportunistas sucatearam o clube e seu futebol, no biênio sabático/decadente 2022/2023, e venderam o Atlético pelo menor preço (xepa de feira) para elas mesmas comprarem.
Astucioso golpe de SAFadeza (praticado pela mesma gangue de piratazanas que rebaixaram o Galo em 2005).
Até o Juca Kfouri, um dos poucos pensantes e sóbrios da mídia brasileira, o blogueiro coloca como agente do 'eixo'. Ai gente ... que brincadeira ... esperar o que de quem minimiza o absurdo dos absurdos dos pontos cegos da Arena MRV (um desrespeito crasso ao consumidor).
Blogueiro que tem nome e sobrenome, nunca se valeu do anonimato. Ainda que distraidamente. Ou não!
RESPEITO A OPINIÃO DO NOBRE BLOGUEIRO EDUARDO , MAS OS FATOS FALAM MAIS ALTO...........
A VERDADE É QUE QUANDO OS 4 R ASSUMIRAM O ATLÉTICO , A DÍVIDA ERA ALTA , MAS FRENTE AO PATRIMÔNIO DO GALO , ESSA DÍVIDA ERA TRANQUILAMENTE PAGA .......
SEGUNDO OS PRÓPRIOS 4 R DISSERAM E PROPAGARAM À TODA A MASSA ATLETICANA , E A TODOS , COM A VENDA DO SHOPPING QUITARIA 100% DA DÍVIDA E AINDA DARIA PARA CONSTRUIR O ESTÁDIO , JÁ QUE O TERRENO JÁ TERIA SIDO "DOADO" PELA MRV.....
NA ÉPOCA EU DISSE AQUI MESMO NESSE ESPAÇO ::
""O SHOPPING SERÁ VENDIDO , A DÍVIDA NÃO SERÁ PAGA"" E AINDA VAI AUMENTAR.............
FOI EXATAMENTE O QUE ACONTECEU , VENDERAM O SHOPPING , QUE ERA O MAIOR PATRIMÔNIO DO ATLÉTICO , E O DINHEIRO SIMPLESMENTE , SUMIU , NÃO PAGOU A DÍVIDA E NÃO SERVIU PARA NADA.............
PELO CONTRÁRIO A DÍVIDA TRIPLICOU..............
AMPARADO NESSES FATOS , ACHO QUE A ADMINISTRAÇÃO DOS 4 R , É A PIOR DA HISTÓRIA DO GALO , POIS LIQUIDARAM TODO O PATRIMÔNIO DO CLUBE , QUE FOI À FALÊNCIA , ESSES SÃO OS FATOS...