Diferente da quarta-feira última, nosso domingo foi um dia seguinte de alto astral. Deu pra perceber que a desconfiança, natural pós-eliminação, começou a dar lugar a uma motivação que será determinante à realização desse sonho adormecido tem cinco décadas. Durante esse longo período, quase igual minha existência, experimentamos toda espécie de dissabor possível.
Perdemos para nós mesmos, em algumas situações, porém na maioria das vezes que chegamos perto de títulos, fomos derrotados – sim – pela sacanagem da organização da competição. Nesse caso, reafirmo, pela CBF – seja através da arbitragem, STJD e mesmo em decisões administrativas com a digital da esculhambação – e até mesmo pela emissora de TV que “comprou” os direitos de transmissão e age de acordo com seus interesses comerciais. A CBF cumpre o que essa gente determina e ai está parte do imbróglio.
Nessa temporada de 2021, diferente de tempos vividos, temos alguns fatores que estimulam a nossa confiança. Começaria pelo aporte financeiro, assegurado pelo grupo conhecido como 4Rs, que viabilizou contratações e mantém a folha salarial em dia. Reafirmo meu posicionamento. Sou Torcedor da arquibancada, a mim cabe e continuarei fazendo o papel que sempre me estimulou. Comprar camisas, ingressos, ter plano de sócio torcedor e agora – com a Arena do Galo – titular de duas cadeiras cativas.
Dito isso, desde que esses investidores nunca nos abandonem e confio neles, faço coro e participo da frente que se vangloria de uma máxima que comentei aqui logo que eles deram as caras no Galo. “Não tenho culpa se nossos benfeitores são mais benevolentes e tem mai$ folego que os dos adversários”. Além do time em campo, também no financeiro estão acontecendo bons resultados. Se fomos eliminados da Libertadores, ainda que invictos, o clube faturou em premiação só nesta competição muito mais que o orçamento de equipe de série B no Brasil. A propósito, Minas Gerais caminha para ter dois clubes na Segundona, com a iminente ascensão da Tombense.
E no campo, vencemos o mineiro – que a mim vale pouco, mas não admito perder – e estamos a dois passos do paraíso. Acredito no mínimo na conquista do Brasileiro e não descarto a Copa do Brasil. Aproveito para repetir o que já disse. Se isso ocorrer, não vou usar essa máxima de tríplice coroa. “Isso é coisa de rainha e o meu Galo é Rei!” Se tiver de optar por uma, fico com o nacional, claro!
O resultado de sábado, reafirmo, embora o time não tenha feito uma partida brilhante foi importantíssimo para manter a liderança, estimular a confiança e reaproximar da Massa em busca do nosso ideal. Vencer, vencer, vencer! Reitero minha emoção ao final da partida, quando jogadores e comissão técnica juntos, homenagearam aos poucos mais de sete mil Atleticanos presentes no Mineirão. Saibam que os ausentes também se sentiram prestigiados com o gesto. A união do grupo sempre foi e será determinante às conquistas.
O título só será assegurado ao final da 38ª rodada, para a equipe – que espero seja o Galo – primeira colocada. Ontem ouvi de alguns acreditarem que poderá ser consolidado até antes das rodadas finais. Tomara, seria do melhor agrado ter a possibilidade de cumprir tabela festejando uma conquista antecipada. Entretanto, prefiro manter os pés no chão e seguir pontuando para a liderança definitiva e conclusiva ao pódio no final do ano.
Nossa condição é de relativa folga. Afinal, liderando com 10 pontos à frente do segundo colocado e onze do terceiro (com dois jogos a menos, se vencer ambos, somamos ainda cinco pontos acima), pode e deve ser motivo de se criar boas expectativas. Fosse um deles, Palmeiras ou Flamengo na nossa condição, sabemos o quanto a mídia do eixo já estaria celebrando o título assegurado e antecipado. Sejamos bons mineiros, calado e comendo pelas beiradas, até o momento de – se for o caso – explodir e mostrar ao mundo a triste realidade do futebol brasileiro.
Isso mesmo, se confirmar essa conquista, teremos superado os 19 outros concorrentes e a malandragem que sempre trago ao nosso debate nesse espaço Atleticano. Tivesse eu voz ativa no Galo, hoje mesmo – segunda-feira – faria um veemente protesto com relação à arbitragem do tal de Luiz Flávio de Oliveira na nossa vitória sobre o Internacional. Esse sujeito foi prejudicial ao Galo durante toda a partida. Ao que penso, apesar de ele ser reincidente, cumprem ordens superiores e de interesse dessa maracutaia CBF/TV.
Apesar disso e do que imagino que virá pela frente, seguirei otimista e confiante que nossos jogadores não irão entrar na pilha dessa arbitragem tendenciosa, que conta com o apoio e a omissão da imprensa do eixo, e vamos continuar vencendo as partidas pela frente. Ainda que goleando por um a zero, afinal do lado contrário tem onze jogadores, reforçados por um trio de amarelo e um olheiro na cabine, que atendem determinações que veem do ar condicionado da Barra da Tijuca. Logo ali atrás do Barra Shopping.
Sigamos e que venha a Chapecoense. Esse time, repito, apesar de lanterna é perigoso. No turno nos tirou dois pontos aqui dentro do Mineirão. Pra cima deles, Galo!
*fotos: Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Meus comentários nunca são postados. Qual o motivo do preconceito ou exclusão.
Lendo o Post do Mauricio, a gente percebe como um mesmo fato comporta diversas interpretacoes. Respeitando a sua interpretação, penso ao contrário, encampando a interpretação do Barata, de que o Cuca arregou naquela ocasião, como o fez no Mundial do Marrocos e também no segundo turno do Brasileiro de 2012, e também na final da Libertadores dirigindo o Santos no episódio da reposição de bola com o Marcus Rocha. TOMARA QUE O CUCA JA TENHA ESGOTADO O SEU ESTOQUE DE PRESEPADAS e a história seja diferente este ano. Torço pelo Cuca, pois precisamos desse Brasileirao. Mas o histórico dele é de uma pessoa depressiva, instável e supersticiosa...
Os últimos jogos do Galo têm sido no fio da navalha. Espero que não aconteça como tem sempre ocorrido ao longo desses intermináveis 50 anos. Isto tem me encomodado, me entristecido mais do que ouvir o apelido de "Cavalo Paraguaio". O time precisa pensar grande, que seria a Libertadores, mas agora nos resta o Brasileiro. Pelo amor de Deus, vamos curar essa ressaca.
Prezado JORGE CHAGAS,
Tu supõe "(...) que podemos chegar na 30 rodada com 10 a 12 pontos a frente do fla e praticamente não deixar margem pra nenhum adversário...".
Não só você tem essa expectativa, como outros vários no Blog e na Massa.
Essa sensação, ainda fogo de palha, pode irradiar para toda a Torcida Atleticana e gerar, lá na frente, uma grande frustração.
Concordo que a posição de dianteira do Atlético é realmente boa e dificilmente será alcançado por Palmeiras, Fortaleza, Corinthians e outros do G6, tirante o Flamengo.
Aí é que mora o perigo...
O time do Flamengo é muito bom e a diferença de pontos do CAM para o FLA hoje é mentirosa e casca de banana.
Penso, sinceramente, que o Atlético, se pintar CAMPEÃO, chegará a essa condição talvez na última rodada e não com rodadas de antecipação.
Seja pelo bom elenco e bom time flamenguista, seja pelo efeito mão grande, seja pelo DNA de náufrago do CAM, o título, em se tratando de Galo, não virá com os pés nas costas...
Entendo seu otimismo realista e isso é bom.
Mas quis comentar sua postagem pela razão de que não consigo ver o Atlético CAMPEÃO com rodadas de antecipação.
Queiram os deuses do futebol que eu esteja redondamente enganado.
Mas já vi cada coisa no Atlético...
Desculpe por discordar, Ernest, quando diz que a diferença de pontos de hoje para o flamengo é mentirosa.
Mas quando terminou o jogo no sábado, disse num grupo familiar que a diferença naquele momento era de 14 pontos até que o flamengo jogasse e ganhasse os jogos, coisa que pode não acontecer. O Galo jogou e ganhou, fato. O flamengo irá jogar e ninguém sabe se vai ganhar. Se ganhar, aí é outra conversa. Mas tem o SE. Pro Galo não tem. Então o flamengo que corra atrás.
RIBEIRO GALO,
"Mentirosa", a diferença de pontos do CAM para o FLA, falei mais no sentido figurado que matemático.
Você falou em 14 ou 11 pontos a diferença.
Eu vejo 5 pontos essa diferença.
Qual a diferença?
Foi nesse sentido que eu quis me referir a diferença na pontuação.
Mas esqueçamos essa matemática complicada, tal qual o chamado "gol qualificado" na Libertadores.
Por causa dessa inversão nas leis da matemática o Galo tá fora da Liberta21, também.
Em se tratando de Flamengo, aí que a matemática se complica mais, como complicou no BR12 contra o Flu.
Em outras palavras eu quis dizer que para mim, na minha inferência e na minha opinião, se o Galo pintar CAMPEÃO, não será com rodadas de antecedência, mas sim, decerto, na última rodada e brigando com o Flamengo.
Os outros times do G6, inclusive o Porco Gordo, estão fora da disputa.
O BR21 será do Galo ou do Urubu...
Me referi a 14 pontos quando terminou o jogo do Galo sábado à noite. Disse que naquele momento a diferença era aquela, até que ganhasse os jogos, o que não é garantido. Ganhou domingo e a diferença caiu pra 11.
Digo isso, pois a imprensa, de modo geral, trata a diferença como se o Flamengo já tivesse jogado e ganhado. Ainda não, ao contrário do Galo, que já fez sua parte.
Concordo que promete ser uma disputa acirrada, mas confio no Galo, sempre pregando o quietinho e caladinho, só deixando a distância aumentar lá na frente.
Boa tarde. Penso eu igual ao comentário que ressaltou a mudança de postura no segundo tempo contra o Inter, jogando pra frente e tentado a vitória, preocupado com o que fazer, mais do que com o que o outro fará. diferente do que aconteceu na ida, la em PA e outras partidas. Diferente daquele 1x1 indigesto, 3 atacantes, meio menos congestionado e o Nacho no lugar certo. Preocupado em ganhar. Nos próximos 12 pts, digo, partidas, isso será primordial. Chape (fora), Ceará(c), Santos(c), Goianiense(f). E ainda mais o Cuiabá em casa, antes de ir jogar contra o Flamengo. Garantir, então,esses 15 pts, será essencial na busca desse título. Melhor se o mul4mbo tropeçar nesse intervalo. Não deixar cair essa diferença em até no mínimo de 5pts, continuar nessa pegada jogo a jogo. Galo!!!
Caro Domingos Sávio,
Penso que devamos incluir todo o elenco, o Grupo todo, nessa cobrança…
Debitar a desclassificação na Liberta apenas em quatro caras do Grupo pode levar os deuses do futebol a ver essa cobrança como injusta e gemura de frustrado, coisas inadmissíveis para eles, os deuses da bola.
Você disse, Domingos Sávio, que “o Cuca, o Hulck, o Vargas e o Natan Silva têm uma dívida grande conosco. Esses quatro aí nos tiraram da final da Libertadores.”…
Melhor, penso, com todo o respeito, que todo o grupo seja cobrado.
Mas compreendo sua indignação!!!
Entregamos a disputa de mão beijada.
Demos uma bobeira juvenil…
Perder a vaga para o Palmeiras foi, sim, uma perda gigantesca, financeira inclusive, futebolística sobretudo.
Não podia!!!
Principalmente depois de passar pela dupla Boca& River.
Difícil engolir, por isso ficaremos a ruminar essa perda gigantesca.
Ruminaremos, Domingos Sávio, mas não vamos engolir essa…
Sim, não é pra engolir mesmo, chega , o clube deixou de ganhar. somente no plano material, , por baixo, a bagatela de 45 milhoes , dinheiro que ajudaria a pagar este milionario elenco que recebe religiosamente em dia. Eu não esqueço e acho que todo atleticano não deve esquecer
Boa Tarde,
Não dá para comentar nada hoje que não inicie com as excelentes apresentações do nosso jogador Guilherme Castilho, o jovem está arrasando.
Depois da seleção do campeonato Gaúcho, hoje muitos o coloca na seleção do Brasileirão.
Seria hoje depois do Nathan Silva a melhor valorização financeira do Galo, se o Nathan dizem que já possui proposta de 5 milhões de Euros, o Guilherme Castilho pode render muito mais.
Em primeira instância mesmo sem estar no nosso elenco principal, pode desde já tornar a compra esdrúxula do Tchê Tchê totalmente inviável, depois de reintegrar ao nosso elenco trazendo mais qualidade, pode encher os bolsos do Galo no futuro.
Grande partida também do Vitor Mendes.
Comungo da frustração do Domingos Sávio, afinal bastou um atleticano da base para desmontar o time do Palmeiras e outro a segurar os atacantes deles para sair com empate com gols do Palestra Itália.
Não esquecendo que no ano passado ele fez um gol olímpico no "Descostas" ajudando na derrota para o Confiança.
Nosso próximos jogos são os mais importantes do segundo turno, exatamente pelo fato da perdas destes pontos no primeiro turno, foram 3 jogos e 1 ponto ganho, estes nove montes seria a gordura necessária para podermos dar o luxo de perdas de pontos para outras equipes mais qualificadas e mesmo assim manter no mínimo o mesmo número de pontos do primeiro turno. Acredito que se repetirmos os 39 pontos (podendo chegar a 42 pontos) , nos garante o título.
Boa semana a todos!
WELLINGTON ,
tomara que o Juventude seja para nós o que representou o Nacional de Manaus na década de 70 !
Boa tarde Eduardo. Muito boa a vitória em cima do Inter, 3pts. Bom, temos uma sequencia de jogos teoricamente mais fáceis. Num cenário favorável, principamente nesta duas proximas rodadas onde o fla pega o braga e o fortaleza fora, de aumentar essa vantagem e chegar no confronto direto com uma margem muito boa e praticamente ter a chance de matar o campeonato. Acredito, que podemos chegar na 30 rodada com 10 a 12 pontos a frente do fla e praticamente não deixar margem pra nenhum adversário. Concentração total nestas proximas 8 rodadas...Saudações.
Mais uma rodada que nos aproxima do título. Não se pode ter um minuto de desconcentração, oba-oba, viagens pré-adquiridas para ver a final ou comemoração de marcação de penalti.
São 100 minutos de jogo duro, cada um, e só o apito final permite a comemoração da vitória.
Mas Cuca é um técnico muito acima da média. Treinador do maior título da história do Galo, sabe mexer com os brios dos jogadores.
Eu me lembro bem: o desânimo já se abatia sobre os jogadores naquela final de 2013, fruto do jogo dificílimo que nos impunha o Olimpia, da carga emocial de ter que vencer por dois gols, do semblante da torcida... tudo aquilo pesou nos ombros dos jogadores, o que foi percebido pelo nosso brilhante treinador.
O que fez Cuca: tratou de tirar dos ombros dos jogadores o peso do mundo. Tratou de demonstrar a eles que a luta foi árdua, os jogadores tinham méritos incontestáveis, e que, fosse qual fosse o resultado, ele, Cuca, estava grato a todos pelo empenho e luta até demonstrados.
É isso que faz um líder: conhece o seu limite, e deixa claro que tudo o que tinha que ser feito, feito foi. E os jogadores, sem o peso da obrigação, mas cheios de brilho, organizaram-se entre eles próprios, e pactuaram não desistir, apesar do cansaço, apesar da certeza do dever cumprido, dariam mais que 100%.
Cuca ter-lhes tirado o peso foi decisivo para que, livres da pressao do chefe, que, ao contrário, lhes era grato pela luta até entao empreendida, conseguiram, até para honrar o lider, e por autodeterminação deles próprios, tirar forças que só quem acredita existir eram os abnegados torcedores, eles próprios e sua comissão técnica.
Cuca foi decisivo na conquista, ao desonerar os jogadores. Parabéns, e meu eterno agradecimento.
E quem ontem cantou "eu quero raça, do time todo" no Mineirão. Que triste. Atleticano nao pode ser. Porque raça nao tem faltado. Mas nao mesmo.
Bom dia, Massa e Guru,
Mais do que a manutenção com gordura da liderança, a vitória sobre o saci valeu pela quebra do tabu de não ganhar deste time incardino no Mineirão à 5 anos e principalmente por recuperar a confiança do elenco.
Vamos agora jogar contra três adversários teoricamente mais fracos, Chapecoense, Ceará e Santos, e só espero que a soberba não suba à nossa cabeça. Afinal: ‘porco magro é que suja a água”.
Bom dia xará e amigalos!
Continuamos firmes e determinados a levantar o tão desejado caneco de campeão brasileiro de 2021! O futebol do Galo continua mantendo a mesma regularidade da Libertadores na qual injustamente fomos eliminados. No Brasileirão a defesa continua sobrando e Keno retornou com o futebol que sabe. Diego Costa deve voltar logo também. Hulk é o Hulk! Faltam 9 vitórias! Quem venha a Chape!!!