Hoje é dia de lamentar. Claro, afinal o embalo em que estávamos nos fez sonhar com títulos na temporada, que agora se resumem a apenas dois deles e não mais três ou quatro. É difícil voltar pra casa, depois de uma partida que ocupava nossos sonhos já por tempos, com o gosto amargo da eliminação.
Entretanto, depois desse tempo todo de Atleticanidade, não me permito mais qualquer sofrência e tampouco ameaçar romper com o clube como já fiz no passado, mas ouvi gente saindo do Mineirão esbravejando nesse propósito. Mesmo saindo invicto com sete vitórias e cinco empates e tendo tomado apenas quatro gols nas 12 partidas, fomos eliminados pelos termos do regulamento. Ponto!
Dor maior já senti no passado, por exemplo, em 1977, quando estando igualmente invictos perdemos o título Brasileiro nas penalidades para o São Paulo, numa partida que teve pênalti não assinalado e desfalcados por uma manobra do STJD. Juiz e auditores da CBF. Essa doeu e a dor da injustiça nunca apaga, como já ocorreu em outras situações – igualmente – maculadas pela ação nefasta e desonesta dessa entidade.
Sobre o jogo, pouco ou quase nada a dizer, depois de um empate com sabor de derrota. Tivemos todas as chances para superar o Palmeiras. Até relevo a penalidade perdida na primeira partida. Mas ontem o Vargas, no primeiro tempo, minou dois contra-ataques nossos com sua morosidade. Ele fez o gol no início da segunda etapa e logo depois perdeu a oportunidade de matar a partida. Além dele, nosso zagueirão Nathan Silva, no lance do gol adversário, cometeu duas falhas na mesma jogada. Nenhum deles pode ser crucificado. Diria até que o goleiro adversário foi talvez o melhor em campo. Perdemos todos. Elenco, treinador, diretoria e Torcida Atleticana.
O Palmeiras veio para fazer o que fez. Em que pese o frouxo juiz colombiano ter sido conivente com o antijogo e econômico no rigor em jogadas excessivamente violentas do porco, não foi ele quem decretou nossa eliminação. Nem mesmo vou polemizar, embora a regra seja clara, que tinha gente estranha dentro do gramado na hora do tento palmeirense. Ah! Se fosse o contrário, aquela imprensa calhorda do eixo ia se ocupar hoje com essa irregularidade. Ia aparecer idiota pra pedir a anulação da partida. Se ia!
Diante disso, com o mesmo espírito da postagem de ontem cujo título foi “olhando pra frente”, já acordei pensando sobre o que nos resta na temporada. Sem Libertadores, consequentemente o Mundial, sobraram o Brasileiro e a Copa do Brasil. Pois bem, agora chegou a hora da verdade, caros Cuca e jogadores. O Atleticano vinha sendo bastante benevolente pelo roteiro que estava se desenhado.
Então, sem essa preocupação da segunda conquista da Libertadores, o foco agora – ao que penso e até mesmo sinto entre os Torcedores – é priorizar o Brasileirão. Esse deve ser o nosso objetivo e prioridade até a 38ª rodada. Não sei quando esse campeonato termina, afinal a CBF – como sempre fez – vai protelar e adiar jogos à conveniência dos interesses de seus protegidos. Não é por acaso, que nesse covil do futebol brasileiro, nenhum de seus quatro últimos presidentes concluiu o mandato. Esse fato fala mais que qualquer insinuação ou até mesmo acusação.
Pois bem, caro Cuca e jogadores, faltam 17 jogos para o fechamento do BR2021. Destes 10 em Belo Horizonte, possivelmente com a presença e apoio do Torcedor. Entre as sete partidas fora de casa, temos adversários que – teoricamente – são presas a serem batidas. O Atleticano não vai aceitar ou admitir qualquer queda de rendimento nessa reta final de campanha. Não seria exagerado a ponto de afirmar que Brasileiro é obrigação, mas se a conquista não se confirmar saibam que dificilmente isso será digerido pela Torcida. Então, assim como proponho ao Torcedor, que sirva a todos os profissionais Atleticanos. Olhem para frente e entendam que o futuro é logo ali. Brasileiro e, se der, também a Copa do Brasil. A prioridade é o nacional.
Se os portões forem abertos para o Torcedor, urge que a diretoria defina sobre a venda de ingressos. Não dá para ser como foram nas duas partidas recentes pela Libertadores. Tanto com relação à priorização das vendas, que deve abolir o acompanhante, pois ele bloqueia o sócio torcedor, quanto pela presença da Massa de baixa renda. Ontem, quando tomamos o gol de empate, senti falta dos “geraldinos”, que – no gogó – já levaram o Galo a grandes viradas. Somos, os que estávamos presentes, privilegiados e o valor do ingresso colocou mais de 18 mil que não reagem com o grito de guerra. “O Galo é o time da virada”, e ainda o “Gaaalooo”, que vem lá do fundo da alma. Éramos milhares calados e assistindo a vaga ir para o brejo.
Em tempo: Se aparecer algum não Atleticano afoito pela frente, não se avexe com isso, deixa que aproveitem esse momento que entendem ser de plena felicidade. Afinal, coitados, hoje à noite já tem jogo dessa gente na série B. E como diz aquele baiano que viralizou nas redes sociais, aquilo lá sim é um inferno. Seja compreensível e deixe que essa pessoa se sinta em extase.
*imagens: 1)Pedro Souza/Atlético; 2) imagem da TV; 3) extraído do google
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Apesar da eliminação, temos que reconhecer que o Galo está no caminho certo e deve ficar firme, principalmente para o BR, este sim, o campeonato a ser conquistado. Libertadores seria um ótimo bônus, que poderá vir em 2022 ou depois. Foco total no BR, não é hora de crucificar A ou B. O time caiu por detalhes que fazem parte do futebol. Trouxe o Palmeiras bem vivo de SP, este foi o problema. Vamos ter calma e sigamos em frente.
Fazer uma análise da partida após o apito final é muito fácil.
"Cuca deveria ter recuado o time todo e bola pro mato" - Aí se toma o empate no fim, iriam falar que é porque recuou o time, ficou com medo, deu campo pro adversário, tinha que continuar buscando o jogo e feito mais gols pra não depender do resultado, etc.
"Nathan deveria ter saído no intervalo por conta do cartão" - Imagina se isso acontece, acharíamos um absurdo tirar o pilar da zaga, o cara que ajeitou a defesa, colocar alguém sem ritmo de jogo ou o Réver, que está lento.
"Vargas deveria ter ficado no banco" - Aí o Savarino entra, fora de ritmo, piora a lesão e perde ele pro restante da temporada, que ainda não acabou.
"Colocou o Réver de centro-avante" - Àquela altura, faltando 5 minutos e após 175 jogados sem conseguir furar a retranca da Chapecoense Paulista, sem outra opção no banco, foi uma tentativa, embora frustrada e até por mim criticada no calor do jogo, de alguma coisa nova.
Digo isso apenas como uma forma de puxar uma visão de que não adianta ficarmos nos martirizando, buscando justificativas, etc. O jogo passou e não volta mais. Que o time se fortaleça pra conquistar os objetivos, sem sair do rumo.
Fiz esse analise quanto à postura ofensiva imbecil do galo 2 minutos depois do gol, não foi após o apito.
A postura ainda ofensiva, desesperada, como se precisasse de outro gol do Galo após fazer o primeiro, era tudo q o Palmeiras queria. Chutões, passes forçados, sempre dando a chance de um contra-ataque.
Era só ter feito o q fez contra o River, segurar atrás, q era 2, 3 a zero
Uma das coisas mais estúpidas q já vi na minha vida.
ACREDITO QUE TENHAMOS PECADO NOS ERROS DE PASSE E FALHAS INDIVIDUAIS. QUANDO FIZEMOS O PRIMEIRO GOL TERÍAMOS QUE REFORÇARMOS A DEFESA E PARTIR PARA JOGAR NO CONTRA ATAQUE. TATICAMENTE O TIME ESTÁ MUITO BEM MONTADO. FOI UM PRAZER EM CONHECE-LO PESSOALMENTE NA NOITE DE ONTEM, EDUARDO. AQUI É O JAJÁ ATLETICANO MORADOR DE TIMÓTEO, MG. UM GRANDE ABRAÇO!!!!
Adorei te encontrar, caro. Voltando a BH vamos marcar uma prosa.
O Eduardo é gente boa demais! Não esqueço até hoje, quando ele foi levar o ingresso pra mim e minha filha lá no MP onde trabalho! Pena que aquele time de 2019 não ajudava a gente e acabamos presenciando uma derrota! Mas quem sabe, um dia volto ao Mineirão com a conquista de mais um título e reencontro o Eduardo e outros daqui! Sobre esse erro de não saber segurar resultado favorável, Sampaoli não conseguiu corrigir e por isso ficamos pelo caminho no Brasileirão passado. Que Cuca aprenda dessa vez para sermos mais felizes tanto no Brasileiro quanto nas finais da Copa do Brasil!
Bom dia a todos! Depois de não conseguir dormir, vou dar meu pitaco. Perdemos por nossa culpa, exclusivamente. O Hulk desperdiçou um pênalti em SP. O Vargas além de perder dois gols na cara do goleiro, desperdiçou dois contra ataques ótimos onde éramos maioria, errando o passe final. O Nathan foi totalmente inocente naquela bola. Alí só duas opções: Ou cabeceava a bola, para qualquer lado que não dava nada, ou ia direto no jogador e fazia a falta, que era o mais certo. O Juiz não dá cartão por falta deste tipo e não ia dar nada. Pecou por excesso de confiança! Faltou malandragem de picar o jogo, fazer cera. De resto é chorar na cama. "Se" tivéssemos ganhado, o Cuca ia estar sendo exaltado como o maior estrategista do Brasil. Jogamos contra um time muito bem armado na defesa. E seguir em frente e buscar o Brasileirão que está na mão e a Copa do Brasil, que também está na mão para chegarmos a final!
ALEXANDRE KALIL , TIROU A MASSA DOS ESTÁDIOS.
FOI NESSA ADMINISTRAÇÃO QUE COMEÇOU.
ELITIZARAM O FUTEBOL , ENCARECERAM OS INGRESSOS , E A TORCIDA RAIZ SUMIU DOS ESTÁDIOS.
O BRASILEIRÃO SEMPRE FOI A NOSSA PRIORIDADE MÁXIMA E ASSIM DEVERIA TER SIDO ENCARADO DESDE O PRIMEIRO MOMENTO.
MAS , TAMBÉM NÃO PODEMOS ABRIR MÃO DA COPA DO BRASIL , TAMBÉM MUITO IMPORTANTE .
BOLA PRO MATO QUE O JOGO É DE CAMPEONATO , VIU , NATAN SILVA.
PERDEMOS ONTEM POR GRAVES ERROS INDIVIDUAIS .
HULK , VARGAS E NATAN , FALHARAM E ESSE É O MOTIVO DA NOSSA DESCLASSIFICAÇÃO.
Boa tarde,
no lance do gol do Palmeiras, que se pese a falha infantil de nosso bom zagueiro, gostaria de registrar uma falha que a meu ver foi de todo o sistema defensivo. Na hora do lançamento, todo nosso sistema defensivo estava pelo menos 30 metros à frente dos atacantes do Palmeiras que chegaram dentro da pequena área para finalização. Faltou acompanhar a jogada para fazer a cobertura...
Nathan amarelado não poderia ficar como último homem em hipótese alguma, faltou o olho do treinador.
Abraços!
Bom dia a todos, apesar da ressaca moral dessa péssima e mal-dormida noite! Primeiramente, acho o regulamento ridículo, esdrúxulo, essa palhaçada de gol qualificado! Parabéns ao menos nisso para CBF, que tirou esse regulamento que favorece times piores na Copa do Brasil! Sim, mesmo tendo empatado ontem, o Palmeiras continua sendo pior do que o Galo e jogou covardemente nos dois jogos, ontem sendo premiado com a entrega do Nathan Silva e achando o gol da vaga! O regulamento injusto permite isso: uma equipe jogar na retranca, inclusive em casa, no primeiro jogo e no segundo, achar um gol de sorte num contra-ataque e se classificar, assim foi! Pra mim, o Palmeiras foi pra final mais pelo regulamento e por demérito do Galo, do que seus próprios méritos! E ainda contou com a péssima e suspeita arbitragem de um colombiano que inclusive permitiu o Jair ser agredido em sua frente pelo bandido Felipe Melo e não ser sequer amarelado. Só levou o amarelo no fim do jogo quando já batido e provocado à vontade. Também deixou de marcar faltas claras para o Galo, especialmente no fim do jogo. No último lance, não quis marcar falta no Arana, que se marcada, traria perigo ao gol de Weverton e vai que sai o segundo do Galo, né?
Dito isso, o Galo também perdeu por dois lances capitais: o pênalti desperdiçado por Hulk no primeiro jogo, que caso convertido, nos daria a vaga pelo placar agregado de 2 a 1 e claro, o erro patético de Nathan Silva, que deveria ter matado o lance com falta e mesmo que fosse expulso, não sairia ali o gol de empate do Palmeiras! Erro que tiveram o dedo de Cuca e principalmente dos mecenas. Vou explicar essa frase pra concluir. A meu ver, a estrela do time, artilheiro, jogador mais badalado não pode ser o cobrador oficial de pênaltis. No Galo, isso nunca deu certo. Basta lembrar os pênaltis perdidos por Robinho e Fred, que nos custaram títulos! Na Seleção, o Zico arrebentava, mas na hora de cobrar pênaltis, já perdeu e nos eliminou de Copa do Mundo! Quando tínhamos o Fábio Santos, longe de ser estrela, como cobrador oficial dos pênaltis, ele não perdia praticamente nenhum, 99, 9% de acertos nos penais! Então, Cuca, escolha outro batedor, um cara mais frio: eu punha o Nacho ou o Vargas ou outro jogador que queira, Hulk não! Por fim, sabendo que o Nathan estava amarelado, Cuca errou ao não sacá-lo no intervalo pq num jogo tenso como aquele, ou ele seria expulso ou ficaria com medo de matar um lance com falta, exatamente o que aconteceu com Nathan Silva! Segunda e última coisa: não adianta ter muita grana se não souber investir! Os mecenas não quiseram fechar com o Roger Guedes, deixaram o Corinthians ganhar a parada. Resultado: Guedes arrebentando e fazendo crescer o time paulista e nós aqui sofrendo com Vargas! Um cara até esforçado e tal, mas que nunca, em nenhum clube, foi decisivo e ontem não foi diferente. Fez o nosso gol, mas na hora de matar o jogo, cara a cara com o goleiro, fez o mais difícil: mandou pra fora! Também não quiseram repatriar o Jemerson, porque era caro, blablablá, etc. Bom, sem zagueiro experiente, pois não dá pra contar com Réver, perdemos numa patacoada do bom mas inexperiente Nathan Silva! Jemerson não perderia aquela bola. Então, foi a famosa economia porca! Agora, é concentrar no Brasileiro, questão de honra e se ganharmos, trazer pelo menos um zagueiro experiente para a próxima Libertadores, cuja vaga estamos quase garantindo....
Vc foi nas feridas: Jemerson e Roger Guedes. Seríamos quase imbatíveis.
Deyverson invadiu o campo antes do gol. Cadê o VAR?
Vargas não sabe chutar a gol. Era só rolar por debaixo do goleiro.
Por que atacar se estava 1x0?
Demos o contra-ataque.
Exato. Agora vale o gol com a adversário contando com 12 jogadores em campo?
O CAM deveria pleitear a anulação da partida.
É várzea isso?
Caro Maurício, se ainda tivéssemos presidente como o Kalil, certamente a cobra iria fumar! Não gosto dele como prefeito e não vou entrar nesse mérito, até pq aqui não é lugar de política, mas reconheço que foi o melhor Presidente que o Galo teve! Não à toa as maiores conquistas foram com ele no comando. Agora, com um Presidente e um diretor de futebol fantoches ou Rainha da Inglaterra, pode esquecer. O bobão do Vice já disse que o Atlético não vai reclamar, é o famoso corno manso - depois chamam o Cuca de Manso - Mansa é a diretoria e presidência, que vê o Galo ser roubado descaradamente nos campeonatos (vem sendo no Brasileiro, apesar da liderança) e foi ontem na Libertadores e vão ficar quietos! Bando de covardes, depois querem que o time tenha brios, o negócio começa de cima!
"Galo favorito" (na final do mata-mata). Oba-oba de torcedores e da imprensa mineira. Inúmeros tinham já reservado acomodação em Montevidéu para a final da Libertadores. Lá, haveria a vingança do roubo de 81 no Serra Dourada; depois, o pódio no Mundial. Antes, viria o Palmeiras. Time não soube furar a retranca rival no primeiro jogo nem garantir a vitória no segundo. Pênalti perdido, em SP; e frustrante atuação de egoHulk, timidez de Nacho, desarranjo de Nathan Silva, em BH. Amarelão no Mineirão. Vargas, atacante desafinado, fez o gol (assistência de Jair) e dissipou o seguinte da classificação. Cuca levou novo baile tático de Abel na Libertadores. Não fossem três defesas de Everson, a eliminaçao viria com derrota. Ataque não ganhou o jogo. Defesa perdeu a competição. Galo ingênuo caiu na trama do astuto Porco. Tríplice, quádrupla coroa em 2021? Arroubo sem braços e sem pernas. Queda com *galo* na cabeça. Vamos todos chorar nova tremedeira do Galo e a desclassificação invicta. 4Rs precisam contratar urgente uma comissão psicotécnica para curar o trauma histórico do Atlético de fraquejar em decisões (erra
demais e sempre falta um gol) e a síndrome de "Ga-va-lo paraguaio", sempre festejados pela gangue do Eixo Malígno. Cabe agora ao "fortíssimo elenco atleticano" não desandar nas sendas do BR e não entregar possível chegada à final da CB. Salto alto da soberba; bico e esporas frouxos. Não fazer acordo com inúteis Vargas, Keno, Hyoran e Nathan para contratar decisivo Róger Guedes foi alienação dos dirigentes do CAM (Clube da Arena MRV).
Vc foi nas feridas: Jemerson e Roger Guedes. Seríamos quase imbatíveis.