Categories: blogueirosfutebol

Libertadores ainda que tardia

Ao que temos, pelos números de momento, a vaga para a competição está praticamente definida. Além dos campeões da Libertadores e da Copa do Brasil, FluminenC e São Paulo, os seis primeiros na tabela de classificação serão os demais brasileiros na Libertadores de 2024. Pela ordem: Palmeiras, Botafogo, Grêmio, Bragantino, nosso Galo e Flamídia. Resta saber quem fica no G4 e os dois que entram na pré-Libertadores.

Analisando, pontuação e sequência, diria que apenas o Palmeiras (62 pontos) tem vaga assegurada entre os quatro primeiros. Lidera com dois pontos a mais que o vice e cinco a mais que o quinto, tendo pela frente Fortaleza (f), América (c), FluminenC (c) e csa/mg (f). Mamão com açúcar, como diria Dadá, favorito ao título brasileiro. Cravo, sem medo de errar, os porcos tem vaga assegurada na fase de grupos outra vez.

Na sequência vem o Botafogo (60 pontos). Vai pegar o Fortaleza (f), Santos (c), Coritiba (f), csa/mg (c) e Internacional (f). De líder do turno com 47 pontos (13 a mais que o vice líder e 20 acima do Galo), no returno tem a 17ª colocação. Apenas 14 pontos em 13 jogos. No geral perdeu a liderança, está em segundo, e tem tão e somente três pontos a mais que o nosso Galão. Em franca decadência, vai a Libertadores pela gordura acumulada, mas sem garantia da vaga direta. O time carioca é o símbolo da irrealidade. Foi irreal no turno e é irreal no returno. Irregular!

Depois vem o Grêmio (59 pontos) também com altos e baixos. O confronto direto com o Galo decide a nossa e a sorte deles. Será na próxima rodada na nossa Arena e com a Massa, creio que ocupando todos os lugares do estádio, nessa luta pelo G4. Depois disso, os gaúchos ainda enfrentam o Goiás (c), Vasco (c) e fecha como FluminenC (f). Tem um caminho relativamente fácil, sendo que a maior dificuldade será no confronto com o nosso time aqui em Belo Horizonte.

Já o Bragantino (também com 59 pontos) tem cinco jogos a cumprir – como os cariocas Botafogo e Flamídia – terá uma sequência complicada. Pega o Flamídia (f), Internacional (f), Fortaleza (c), Coritiba (c) e fecha com o Vasco (f). Seus compromissos em casa são, aparentemente, tranquilos, mas na condição de visitante só pedreiras. O time de Bragança Paulista, que na reta final tem se transformado na segunda opção de rivais da turma de cima, pode desde ganhar o título até mesmo ficar fora do G4.

O outro concorrente, que afirmo ser o time mais odiado do Brasil, Flamídia tem uma sequência providencialmente confortável. Bragantino (c), América (f), Galo (c), Cuiabá (c), São Paulo (f). O jogo com o Bragantino, adiado por desejo unilateral do time do Rio de Janeiro, foi prontamente atendido pela cbf. O coelho, na cata de uns trocados, levou o mando para Uberlândia. Com o Galo, pela quarta vez em cinco anos, o segundo turno no Rio. Coisas do futebol brasileiro. Poderia dizer que o Flamídia tem vaga no G4, mas o time é tão irregular, que não aposto nisso. Nem a ajuda da cbf/tv tem sido suficiente para os bois cansados cariocas avançarem na competição.

Por fim, o que nos interessa, o nosso Galão da Massa. Nossa sequência é Grêmio (c), Flamídia (f), São Paulo (c) e Bahia (f). Para atingir o G4, imagino que precisamos sete a oito pontos. Pra quem acha que os 12 são viáveis, posso dizer que acredito na classificação direta para a Libertadores. Desde que, Seneme não escale Daronco, Claus, Sampaio ou Lima Henrique nos nossos jogos. Ah! Aquele tal de Rodrigo Lima também, que tanto fez até conseguir visibilidade nessa galeria de desafetos do Galo. Chispa!

A única ameaça a esse G6 é o Paranaense, mas convenhamos, estamos seis pontos acima deles e temos três vitórias a mais. Vale dizer, se empatarem em pontos, teoricamente ainda estamos à frente. Lógico que tudo depende das próximas quatro partidas. Não vejo chance de sermos ultrapassados, diferente do ano passado, quando ficamos na pré-Libertadores, perdendo o G4 exatamente para o Paranaense.

Reitero minha convicção na Libertadores e confiança na possibilidade de conquistar a vaga direta. Sei que tem gente que torce contra e que destila rejeição a isso, mas no tempo que me resta ainda neste plano espiritual não pretendo queimar com esse comportamento. Seguirei por aqui até o final da temporada, tolerando até que aproveitem de parte do post para debochar, mas depois na cadeira G13 para fazer o que aprendi durante a vida. Apoiar!

*imagens: Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde Eduardo e massa. Para mim o objectivo do Galo em 2023 ja foi conquistado os 46 pontos ok vier é lucro. Mas poderíamos ter ido mais longe se estes pipoqueiros não tivessem ressuscitado o Vasco 2 vezes. Cabulosas na arena menin. Coritiba na arena menin. Não conseguiu ganhar do poderoso mequinha. Etc. Mas o se não ganha jogos. Se sonhámos com libertadores direta temos que vencer o bom time do grémio. Flamerda na casa deles e bambis em casa. Ja está na hora de começar fazer uma limpeza neste elenco de bois cansados. Ainda bem que o blog é democrático porque aja viúvas dos donos do Galo e do Gaga 7x1. Rsrs. Vá Galooooo.

  • Guru

    Não sei se é possível, ou se vc quer e pode, mas a disputa pela eleição para diretoria do clube entre Sergio Coelho e agora o concorrente Bolivar poderia ser comentado aqui.

  • Olá amigos da bola!

    Sonhar com título do brasileiro neste ano com o retranqueiro, medroso Felipão, é utopia.

    Se pararmos pra refletir, veremos que perdemos o título do brasileiro, exclusivamente por causa do próprio, do péssimo Felipão. Fosse empresa de entendedores de futebol, seria motivo para demissão imediata. Ao invés disso, pelo que parece será premiado pela incompetência e deverá permanecer para ano que vem. Jesus!

    Se não fosse o medo, a retranca desse sujeito, se tivéssemos treinador ofensivo, estrategista, ousado, argentino de preferência, teríamos goleado o Vasco em casa, vencido fácil o Goiás lá e aqui, o Coritiba, o Cruzeiro......... SERÍAMOS LÍDERES E CAMPEÕES COM PÉS NAS COSTAS..... O Felipão é fraco, é atraso, é limitação, é limitar por baixo um baita elenco que pode render 20 vezes mais, é prejuízo, É BURRICE!

    FORA FELIPÃO PÉSSIMO DOS PÉSSIMOS!......

  • JOSÉ ROBERTO,

    Sobre a coletiva da SAF na segunda-feira 13, o Bruno Muzzi, um safista de “alto quilate”, falou tecnicamente e o geraldino não entendeu nada…

    Powerpoint?!! Valuation?!! Meta Esportiva de G6 no BR24, G8 na CB24 e G8 na LA24?!!
    Quixotada!!!

    Para o geraldino, só o PRESIDENTE DO ATLÉTICO, o segundo cargo mais importante de Minas Gerais, deveria falar institucionalmente e por quê?!!

    O geraldino entende que a SAF não é árvore, mas enxerto. A árvore é o ATLÉTICO!!!

    Pela UNIDADE DO ATLÉTICO a fala institucional deveria recair apenas e tão-somente no presidente, que aliás faz parte do Colegiado…

    Sendo ele mais o antigo presente e antiguidade é posto, é ele quem deveria falar externamente, inclusive na CBF, Liga, com o Josimar da Galoucura, com o prefeito, com o Governador, STF, Papa, Pai de Santo, ONU, alienígenas etc…

    De mais a mais é o único que tem voto no ATLÉTICO e por isso é o único que deve falar pela Instituição. Essa é a lógica…

    Todo cuidado é pouco. Imagina a SAF se achar uma unidade autônoma, independente e com vida própria?!!

    Eis a razão de o presidente não falar pela Associação; ele deveria falar pelo ATLÉTICO. Ele não vai falar pela SAF; ele deveria falar pelo ATLÉTICO. Ele não vai falar pelo Colegiado; ele vai falar pelo ATLÉTICO. Assim deveria ser entendido…

    E o Colegiado?!! E a SAF?!!

    O Colegiado não fala, a SAF não fala. São anexos mudos e como tal assim devem permanecer…

    A fala da SAF e do Colegiado são internas, em reuniões fechadas, sobre gestão do futebol, da Arena, portas de banheiro feminino, shows, ingressos, sócio-torcedor, pastinho sintético, meta financeira, só e nada mais…

    Meta esportiva?!! Resistam à tentação de dizê-lo externamente. Nunca!!! Jamais!!!

    O Muzzi deve falar internamente e não se dirigir para a Torcida. O Lamonier deve falar internamente e não se dirigir para a Torcida. O Rafael Menin deve falar internamente pela “Galo Holding", na condição de cotista, e não falar pelo GALO…

    “GALO HOLDING?!!!”

    Que excrescência é essa?!!! Isso é apropriação indébita!!! Que tinta azul é essa que tingiram o GALO?!!!

    Tal qual tiveram que repintar a SANTA, tal qual devem fazer com o GALO que está tingido de azul. GALO é GALO!!! GALO HOLDING não existe. Enquanto existir será uma heresia!!! Onde se viu um GALO AZUL?!!!

    Voltando na questão da fala institucional…

    O presidente também falou bobagem na reunião. Falou que a ASSOCIAÇÃO é independente…

    Independente de quê, cara pálida?!! Da SAF?!! Do Atlético?!!

    Não existe ASSOCIAÇÃO, que deve ser entendido apenas no seu significado jurídico interno, um apêndice, um caixotinho de organograma e nada além disso…

    Agora, esse discurso: “A Associação é autônoma e independente, devendo ter harmonia com a SAF…”...

    O cacete, presidente!!!

    Não existe ASSOCIAÇÃO…
    Não existe SAF. Não existe SAF DO ATLÉTICO… Existe apenas o ATLÉTICO que é UM…

    A SAF e a ASSOCIAÇÃO são braços do ATLÉTICO; os times, os elencos e a Base são as pernas…

    O ATLÉTICO é o corpo todo, os braços, as pernas, a alma, o espírito, o coração, a mente e portanto é a Instituição…

    Quem deveria falar institucionalmente pelo Atlético é o presidente que é o porta-voz da po44@ toda…

    Aliás, o presidente não fala pelo GALO, ele fala pelo ATLÉTICO…

    O GALO é a alma e o espírito alvinegro e a ATLETICANIDADE é a fé. São coisas intangíveis, imateriais, sagradas e que pertencem à MASSA…

    Apenas a MASSA fala pelo GALO. Fala, não, grita “GALO”!!!

    Como diz o Barata, “cada qual no seu cada qual”...

    No ATLÉTICO é cada um no seu lugar e só o GALO sobe no poleiro, o presidente fala e a MASSA canta e grita!!! O restante, que é mudo, deve fazer o trabalho silencioso e importante de gestão!!!

    Por fim: esse GALO vestido de azul não pode continuar. Tirem a palavra GALO dessa expressão “GALO HOLDING”...

    Como?!!!

    Sei lá…

    Façam como indicou o Paulo Autuori: “Letras juntas formam uma palavra; palavras juntas formam uma frase; frases juntas concatenam uma ideia…”...

    Então, rejuntem as letras, reformem a palavra e reconcatenem a ideia…

    Tipo um nome outro qualquer, como “HOLDING HOOD” ou “HOLDING EMI ERRE V” ou qualquer coisa, desde que sem o GALO…

    Incluam o GALO fora dessa…

    E devolvam o GALO pra MASSA!!!

    • ERNEST ,

      não adianta mais falar sobre , o CLUBE ATLÉTICO MINEIRO encerrou sua vida nos últimos dias de julho23.

      Agora existe um troço chamado Atlético S/A , resultado da compra feita do Patrimônio Material , dos ativos e passivos do antigo Clube .

      Agora , sobre o GALO :
      esses caras não têm direito algum sobre o maior patrimônio IMATERIAL que um clube de futebol jamais teve na história do futebol mundial .

      GALO é a marca registrada da outrora MASSA , que transformou esse símbolo na maior expressão de representatividade de uma torcida de um TIME de futebol .

      Não sei se esses Srs Rs a registraram como uma patente a ser explorada pela empresa que criaram , mas , de pronto , eu digo :
      isto é um acinte , um deboche , uma agressão sem limites a todos os atleticanos que construíram essa imagem sob chuva e sol escaldante nas arquibancadas da vida .

    • Sr. Ernest, esse assunto e tal qual uma das fábulas de La Fontaine; "A Assembleia dos Ratos". Um trecho dela se o Dudu me permitir.
      >> Era uma vez uma colônia de ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma assembleia para encontrar um jeito de acabar com aquele transtorno.
      Muitos planos foram discutidos
      outros abandonados. No fim um novinho q se julgava esperto levantou-se e deu uma ideia; a de pendurar uma guizo no pescoço do gato,pois, sempre que o gato tivesse por perto eles ouviriam e poderiam fugir. A assembleia veio abaixo: o problema estava resolvido!
      Em meio a euforia, um rato mais vivido e tinha ficado o tempo todo calado levantou-se e pediu a palavra. Falou que o plano era muito inteligente,ousado,e, com certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava um detalhe: quem ia pendurar o guizo no pescoço do gato!? Silêncio sepulcral,fim da assembleia e o problema continuou.
      >> Moral da "estória":
      Ter boa ideia as vezes ñ basta,tbm é preciso descobrir como fazê-la acontecer na prática. É necessário considerar tds os detalhes e desafios que possam surgir ao tentar transformar uma ideia em realidade. Como disse na réplica ao sr ontem á noite, percebeu como mudou o discurso dos caras após terem conseguido "tomar a árvore" na mão grande!? Na prática os mesmos q se propuseram cultivar uma nova espécie de árvore á partir do enxerto estarão na administração, no fiscal e no futebol da “nova” criação.Compliance,q chamam. Portanto! Será a extensão da velha árvore de sempre, e neste caso, o fuzil “tá”certinho! O atual e os futuros presidentes da associação calado será um poeta, falando dará na mesma!
      Obrigado pela interação e parabéns pela criatividade ao dar voz aos geraldinos.
      Sigamos!
      Para o GALO tudo,para o resto nada. Ninguém morre nos devendo"

      • Permita-me um contraponto para a expressão "O atual e os futuros presidentes da associação calado será um poeta, falando dará na mesma".

        Considerando que a SAF DO ATLÉTICO FOI AVALIADA EM R$ 2 BILHÕES (li isso em algum lugar, mas não sei se é essa a verdade), esse cara, e os próximos ditos por você, administrarão um patrimônio de R$ 500 milhões. Penso, e posso estar redondamente enganado, que não seja algo tão desprezível. Ademais, COMO BÔNUS, não sofrerão nenhuma pressão dos torcedores, uma vez que não estarão com a bunda na janela. Eu sei que ainda é cedo, mas apenas para reflexão, pergunto: Você já viu alguém criticando os Dirigentes das Associações? E críticas aos dirigentes das SAF's, você já viu? No caso do Atlético penso (o que não tem a mínima importância), que não seja tão mal negócio ser poeta por ficar calado.! Abraços!

        • Boa tarde caro!
          Tens razão em todo o contraponto_no que concordamos _ aqui colocado por vc. E não! Não vi e penso q jamais verei críticas a qualquer um dos lados _ saf's e dirigente de associação_ em lugar algum e muito menos em terras tupiniquins,por hora,frise-se! Até pq,não adiantará de nada espernear, aqle q tentar ser engraçadinho ,corre sério risco de escutar : "o Clube É MEU e faço com ele o que EU quiser." O que eu quis dizer_ com o poeta calado_ é que os futuros presidentes da Associação NÃO terão voz própria dentro do processo todo,vai ter sempre um bilhetinho com um texto a ser repetido de frente a um microfone,o q JÁ aconteceu recentemente,lembra? Sérgio Coelho além de ser "poeta ", teve de "abrir" as pernas qdo bateram o martelo entre a Libra e a LLF,com interferência de terceiros, inclusive! Torço p q num futuro_ q tbm sei q ñ será por agora_ q não joguem apenas para um galera seleta como vem sendo feito,q sejam transparentes e q as promessas feitas lá atrás no GALO Business Day sejam efetivadas e tenhamos um time dentro de campo q toque o terror nos camisa feiona.
          É isso!
          Retribuo o abraço e obrigado pela interação. Tamú aqui p "falar abobrinha" e tbm p um bom detabe!

          • O que eu quis dizer (e ficou mal escrito pra cacete, reconheço!) foi que "o Conselho Deliberativo e, por extensão, a Associação, não dependem da SAF para nada". Caso o Conselho Deliberativo eleja alguém, de fato, independente , essa pessoa poderá administrar o espólio do falecido Atlético (os tais 25%), sem dar a mínima satisfação aos donos dos demais 75%. E os eleitos, sabendo do poder de fogo da Associação (R$ 500 milhões em patrimônio), vão deitar e rolar, sem dar satisfação a ninguém. É óbvio que os administradores da SAF não vão querer ninguém independente no comando de 25% do bolo, uma vez que a Associação, com esse percentual, pode fazer muito barulho e atrapalhar o negócio. Portanto, achar que o Presidente da Associação será uma "Rainha da Inglaterra" é puro desconhecimento de causa. O cara vai "mandar e desmandar" em R$ 500 milhões em patrimônio, tendo o Conselho Deliberativo ao lado dele para referendar tudo que ele fizer... com a devida contrapartida, se é que me entende!

  • Bom dia xará e amigalos!
    GALO já vacilou demais no título brasileiro deste ano que lhe foi oferecido por várias vezes. Agora acredito eu que a vaga entre os 6 ou entre os 4 da Libertadores 2024 está praticamente garantida. Vencer bem o Grêmio aqui será fundamental para garantir essa vaga. Quanto ao jogo contra o CBFLA OU VARmengo no Rio pode contar com alguns desses safados aí citados pelo xará no apito da partida. Essa Confederação Brasileira de Falcatruas não dá ponto sem nó. GALO tem que mostrar sua força nesta reta final e voltar a calar a boca do eixo maldito.

  • São 15 dos 19, os adversários q o GALO enfrentou por 2x neste BR. Vejamos qtos foram os pontos por adversário
    _Pts contra o G4: palmeiras, botafogo e bragantino : 11 em 18
    _Pts contra o G4: 12 em 24,
    daí vem a necessidade de obter 3V em 4 jgs. Com essa pontuação ñ dependerá de ninguém p consolidar de fato a vaga direta na fase de grupos da LA24, além de outros fatores q a colocação trará de lambuja: maior premiação ao término do Br.23 - cabeça de chave com 2º jg em casa - dois mata-mata a menos e risco de pote 4 descartado - maior tempo p preparação e acerto do time - etc etc etc... Vencendo o jg na próxima rodada, mesmo q seja por ½ a 0, é possível estarmos a 2 pontos do líder faltando 3 jgs ,daí vc olha p os 12 pts perdidos p times q habitam a zona da confusão, e o melhor é deixar baixo! Caso tivéssemos feito o para-casa bem feito contra dois deles .... a briga seria por algo bem maior. Agora a Inês é morta e ñ adianta de nada ficar a chorar pitangas.

  • Salve Massa e Guru

    Nesta pausa do futebol, pipocam assuntos que poderão determinar o destino de nossa próxima temporada, já que a partir de agora vivemos a administração SAF.
    Se por um lado começamos a ver a luz no fim do túnel em relação à situação financeira, por outro lado a questão futebol deixa preocupações, pois já é sabido que os novos donos não entendem nada de futebol e Rodrigo Caetano é oito ou oitocentos, as vezes acerta em cheio e no momento seguinte faz merda. Exemplo: Trouxe Paulinho, mas ao mesmo tempo trouxe Fábio Gomes e renovou com Vargas.
    Digo isto, porque surgiram notícias da possível contratação de Scarpa, um esquentamento da vinda de Muniz e até especulações da vinda de Mastrianni. Todos ótimos jogadores e grandes reforços, sinal de pensamento grande.
    Mas surgiu a especulação da renovação de Mariano. Que merda é esta RC? Um cara com 37 anos, frequentador assíduo do DP e um futebol mequetrefe e vc vai dar de presente uma renovação de contrato?
    Jogadores como Mariano, Vargas, Hyoran, Kardec, Rever, já deveriam estar na barca e outros como Edenilson, Patric, Jemerson e o próprio técnico já têm seus lugares garantidos.
    Tá esperando o quê?

  • Bom dia Avila, imaginemos que na próxima rodada o Palmeiras perde para o Fortaleza, Flamengo e Bragantino empatem, Galo vence o Gremio e o Botafogo empate com o Santos. Sei nao viu se o Galo vencer os dois próximos jogos, entra na disputa do título. Uai, mas vencer Gremio e Flamengo? Sim este time venceu Palmeiras e Bragantino e Internacional fora de casa e Botafogo e Fluminense em casa. O Galo do Filipao gosta de matar é capado gordo! Se o Galo bater campeão brasileiro e o Cruzeiro cair para a segunda divisão, aí será melhor que 2021. Barata vai exigir estatua para o Filipao na Arena MRV e o Teobaldo vai montar uma frota de ônibus. O Geraldino do Ernest vai se mudar com a patria lá pra cabiceira do Deus me livre, no distrito do Engenho do Ribeiro.

    • Prezado amigalo Domingos Sávio,

      Triste é ter que torcer para combinação de resultados, sabendo que perdemos 16 pontos para times que estavam no Z4 (Vasco, América, Coritiba, cruzeiro), sendo que quatro jogos em casa, cuja a obrigação era ganhar, simples assim.

  • E o VAR?!!!

    Cuidado com o VAR...

    O VARmengo!!!

    O VARmengo opera na lógica do "cada enxadada, uma minhoca"...

    Bom pôr sua barba, ÁVILA, de molho...

    A minha já está...

  • Bom dia, galo tem que jogar e esquecer arbitragem, nosso maior adversário se chama Felipão, medroso, sem ambição pra vencer jogos.
    Se jogar bem, fazer gols, não tem juiz que tire vitória do galo.
    Manter Felipão pra 2024 será decadência do futebol do galo.

Recent Posts

Em busca da reabilitação

Diferente de algumas colocações, ainda que bem isoladas, vamos confiantes em busca da vitória hoje…

11 horas ago

Em defesa do Galo e do Hulk

Não, não vou mencionar – propositalmente – sobre o vexame na boa terra. Se essa…

1 dia ago

Derrota incontestável na conta do Milito

Nem a quantidade de desfalques, tampouco necessitou do “serviço” da arbitragem, nada além do péssimo…

2 dias ago

Resistir à bandidagem é luta contínua

Com arbitragens, ao velho e conhecido padrão seneme, a rodada começou ontem com algumas polêmicas.…

3 dias ago

A cretinice desafia o futebol

Era, e gostaria, pra seguir falando de Galo aqui neste espaço Atleticano. Mas, os caras…

4 dias ago

Cinismo e súmula que causam nojo

Esse rapazola, já com 37 aninhos no lombo, é mais uma das vitimas desse sistema…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!