Categories: blogueirosfutebol

Levanta, sacode a poeira e vamos firme

Paulo Peixoto

A noite de futebol do Galo no último sábado foi daquelas mal dormidas por grande parte dos atleticanos. Mas imagino que a do nosso lateral Mariano foi muito pior, depois de ter que marcar e ser vencido por aquele endiabrado Igor Paixão.

Ouvi no dia seguinte a entrevista de Antonio Mohamed após o jogo contra o Coritiba e tendo a concordar em quase tudo com ele. O Coritiba tem todos os méritos na conquista desse empate pelo que jogou e pelo incrível ritmo que empreendeu durante toda a partida. Mas e o Galo?

O Galo esteve com o jogo nas suas mãos quase todo o tempo, e as estatísticas demonstram isso. Teve maior posse de bola, deu mais chutes a gol e no alvo, teve alta precisão nos passes e abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo. O problema do Galo, então, não foi estatístico, foi somente o Igor Paixão.

O moleque do Coritiba entrou e bagunçou o jogo no segundo tempo. Por isso o mérito do time de Curitiba, por isso concordo com Mohamed nesse aspecto. Mas acho que o Galo vacilou ao confiar demais no seu sistema defensivo montado como estava e sem colocar um reforço na cobertura de Mariano –ou um reforço para o primeiro combate.

Por mais que o Coritiba não estivesse levando grandes perigos ao goleiro Éverson, como afirmou nosso treinador, quase todos que viam a partida perceberam que o Coritiba mudou o jogo com Paixão pela direita e isso poderia exigir uma atenção especial ao moleque.

Compreendi que foi opção de Mohamed não fazer essa marcação especial, porque ele queria o time buscando o terceiro gol.

Entendi as colocações dele, mas eu, como torcedor, reforçaria aquele setor, sim, independentemente da entrada de Ademir, porque vencíamos o jogo por 2 a 0.

Esse tropeço me lembrou aquele da estreia no Brasileirão-2021, quando perdemos de virada para o Fortaleza em casa, que também dominou aquele Galo de Cuca no segundo tempo.

No final das contas, se o empate de sábado trouxe aborrecimentos, pelo menos gostei das declarações do treinador e jogadores no sentido de aprender com os erros, estar focado e pronto para a próxima partida, o Independiente Del Valle, amanhã, no equador, pela Libertadores.

Esse é o Galo que tem dado gosto de ver. Não somos invencíveis, não somos (ainda) um Manchester City e nem um Liverpool, mas, assim como eles, quando tropeçamos, levantamos, sacudimos a poeira e damos a volta por cima. Vai, firme, Galo!

Hulk

O nosso incrível goleador não esteve nas suas melhores noites depois da pausa para o nascimento da filha. Sentiu a dificuldade do jogo imposto pelo Coritiba e até demonstrou irritação em alguns instantes. Mas ainda assim foi brilhante mais uma vez ao dar aquela assistência, de primeira, na bola que deixou Savarino de frente para marcar o primeiro gol atleticano.

Hulk não é só o goleador do Galo, é também um dos nossos principais assistentes para gol. No Brasileirão do bicampeonato, ele marcou 19 gols e deu sete assistências.

Portanto, para quem achar que o Hulk foi mal, saiba que ele foi muito bem com aquela assistência preciosa para o gol de Savarino -outro boleiro de quem agrado muito desde sua chegada ao Galo, sob o comando de Jorge Sampaoli.

Que camisa medonha foi aquela?

Eu imagino que o pessoal do marketing do CAM deve estar satisfeito com o efeito do trabalho realizado com a criação da camisa usada pelo Galo no jogo de sábado à noite. Afinal de contas, falou-se muito na tal camisa comemorativa dos 50% das obras da Arena MRV, o estádio do Galo, nas redes sociais que acompanho.

Só que menos pela celebração das obras e muito mais pela reprovação ao estilo da camisa exibida pelos jogadores. Li e ouvi muitos poucos elogios ao estilo, a maioria foi de reprovação, opinião que eu acompanho. Medonha e esquisita.

Mas, queira ou não, todo mundo sabe que as obras do estádio atingiram os 50%.

Blogueiro

View Comments

  • Bom dia Peixoto, xará e amigalos!

    Uma pergunta ao Mohamed: Alonso e Nathan Silva, titulares absolutos no ano passado levantaram as taças mais importantes do futebol brasileiro. Porque agora isso não é unanimidade na cabecinha do treinador?????? Volto a repetir: rodízio de jogadores em todos os jogos faz com que o time perca sua identidade.

  • O que desanima comentar é seu comentário aparecer depois que o dia e, principalmente, o debate, terminaram...

  • Quem causou o empate foi o turco.
    Não conseguiu ver o jogo após as mudanças feitas pelo tecnico do Coritiba.
    Deixar o Mariano sozinho deu no que deu.
    O Godin não vale nada e o Jair não deu cobertura.

    FALTOU O ..... TECNICO.

  • Como cada um tem sua opinião, vou deixar as minhas aqui também.

    1) ENTREVISTA DO TURCO: Não ouvi a sua entrevista após o jogo. Mas se ele disse que não fechou a porteira do lado direito da nossa defesa porque 'queria o time buscando o terceiro gol', então o problema é maior do que parece. Até porque não foi um gol = uma fatalidade. Quando são dois gols com a jogada cantada saindo do mesmo lado, não se pode falar que 'são coisas do futebol'. São falhas do treinador que deveria corrigir o posicionamento dos jogadores para evitar o que estava mais do que previsto que iria acontecer.

    2) RESULTADO: Foi péssimo, sobretudo por ter aberto o 2x0 no primeiro tempo. Mas foi bacana ver o time, a exemplo do jogo contra o América, querendo a todo custo fazer o gol da vitória. É isso mesmo, time vitorioso não desiste nunca. Nem sempre vai conseguir, mas nunca pode desistir. Quem fala que esse time é soberbo e se 'acomoda' na partida, conhece pouco de futebol. Às vezes correções precisam ser feitas durante a partida e são não o são, é injusto imputar aos jogadores aquilo que não é da competência deles.

    3) A BUSCA DO CULPADO 1: Sempre quando o resultado não é o esperado, busca-se um culpado para pagar a conta. Para muitos, o problema é o 'rodízio' de jogadores. Ora, o elenco do Galo tem jogadores para formar dois times e disputar o primeiro e o segundo lugar do campeonato (o que não significa que iria conseguir). O time em campo era mais do que suficiente para enfrentar e ganhar do Coritiba. Empatou não porque havia reservas no time, mas porque vacilou na parte tática e não fez as correções necessárias durante o jogo. Simples assim.

    4) A BUSCA DO CULPADO 2: Além da 'culpa' do rodízio de jogadores, sempre haverá também um ou outro para pagar o pato. Já foi o Hulk no começo dele no Galo (teve jornalista querendo surfar na insatisfação da torcida e recomendando 'rescindir com o Hulk'), já foi o Éverson, já foi o Allan. Agora é o Godín. Seus críticos dizem que ele não consegue correr atrás de atacantes. Mas ele nunca conseguiu isso, nem na melhor fase. Assim como o Réver, diga-se de passagem. Time em que o zagueiro tem que correr atrás de atacante, tem alguma coisa errada. Não é essa, na maior parte das vezes, a função do zagueiro. A propósito, ele fez uma excelente partida no sábado. Mas para quem já cornetou Hulk, Éverson e Allan, isso não tem a menor importância. Não foi culpa dele (e nem do Mariano) os gols sofridos. Dobrar a marcação quando se enfrenta jogadores habilidosos e velozes é lição básica de todo time de futebol. Parece que menos do Atlético. Não se pode imputar ao Mariano (e ao Godín) a falta de cobertura necessária. Culpa do treinador. Exclusivamente dele.

    5) GODÍN: Para provocar os cornetas do jogador, vou prognosticar que em breve será ele e o Alonso a dupla de zaga 'titular' do Galo, se é que isso existe. Porque um jogador de alto nível, pode sempre melhorar sua forma física e o entrosamento, mas um jogador meia-boca se ainda não aprendeu jogar bola aos 25 anos, vai ser bem mais difícil aprender depois. Estou sim, falando do Nathan Silva. Muita correria, muito vigor físico, mas poucos neurônios. Não dá nem para começar a comparação com o Godín.

    6) CORNETEIROS: E por falar em cornetas, tinha gente aqui fiscalizando comentários alheios e que agora aderiu à cornetagem. Sejam muito bem vindos! Só precisam aprender que apontar erros (mesmo que indevidamente) não é cornetar, é dar opinião. Cornetar seria dizer, sem fundamentação, que ninguém presta, o time, os jogadores, o treinador, a diretoria... Convenhamos, isso é mais adequado ao lado de lá da lagoa...

    7) TABELA DO BRASILEIRÃO: Não é o fim do mundo empatar um jogo. Ninguém vai ser campeão com 100% de aproveitamento. O resultado tira a pressão dos 100% e do time 'imbatível'. O negócio é aprender com os erros para não mais cometê-los.

    8) CAMISA DE JOGO: Acho que foi a mais feia que já vi o Galo usar. Se a ideia era só chamar a atenção, conseguiram. Mas se era chamar a atenção positivamente, acho que foi um fiasco. Turcaram o nosso setor de marketing....

    9) SUBSTITUIÇÕES NA PARTIDA: Existem cinco para serem utilizadas. Não deveria ser para trocar jogador aos 40 minutos do segundo tempo. Os jogos têm sido muito intensos. Todo mundo quer jogar contra o Galo. Muitos jogadores ficam extenuados e reduzem o ritmo durante a partida. Deveriam ser trocados imediatamente para manter o ritmo do time. Mas para isso, precisaria de um comandante à beira do campo que conseguisse ler a partida. Vamos acordar, Turco?

    10) RESULTADO 2: Se o Galo ganhar amanhã do Del Vale e os próximos dois ou três jogos do brasileirão, ninguém mais vai se lembrar do jogo contra o Coritiba. Então, vida que segue! Vamos Galo!!!! SAN.

  • Em nenhum blog das marias o nível de chatice e ladainha nos cometários chega perto dos vistos aqui. E olha que o time deles está afundado na merda, sem perspectiva nenhuma de sair de lá.

    A torcida do Galo está acabando mesmo, sobrando só os amargurados, os reclamões, os palpiteiros, os malas sem alça, os entendedores do sofá. Tá difícil acompanhar.

    Fico pensando como é que um sujeito não consegue sequer curtir e desfrutar o melhor momento da história do seu time de coração. São 5 títulos num intervalo de 1 ano e isso não foi suficiente pra essa turma sabichona. Quebramos o jejum de 50 anos no Nacional, também não é suficiente. Estamos há 2 anos entre os melhores times da América do Sul, candidato a disputar tudo nas cabeças, isso também não vale.
    O que vale é dar chilique e soltar todas as frustrações pessoais após um simples empate em casa. Vai entender...

    Cada um tem seu modo de torcer, respeito isso. Porém, tem uma turma aí querendo cagar regra demais. Pensam que iremos vencer todas as partidas, golear sempre. Já vi inclusive gente reclamando de vitória "apenas" por 3 a 0. Só sabem detonar, reclamar e apontar defeitos. Quer saber? Vão tudo pra casa do caralho, cambada de ingratos!
    Quem é Galo de verdade não tem essa postura arrogante, prepotente e infantil.
    Saudações aos amigos de arquibancada.

  • Nunca imaginei que falaria isso: "Fiquei com saudade do GUGA sábado".
    Não é possivel q o Turco ainda não percebeu que o Mariano e o Godin não podem jogar juntos do mesmo lado. Não foi o primeiro jogo que fica na direita o mapa da mina.

  • Um menino pilotando uma Ferrari vai dar m... a qualquer momento!!! Isso em relação ao treinamento, escalação, substituições e vestiário. Fora El Burro enquanto há tempo!!! Vamos GAAALOOO!!!

  • Pra o Nathan Silva, que é novo, há esperança. Mas pra Godin...isso nunca vai recuperar a forma.

    • Acho que o Nathan é titular absoluto, precisa de alguém ( quem? ), para corrigir o seu posicionamento em campo. Ele e o Mariano juntos são muito bons, mas infelizmente o Godin, que é um zagueiro de seleção, está no pior momento da sua carreira, falha na cobertura e está sempre correndo atrás da bola e não ganha uma nesta corrida.

  • Bom dia Guru e Peixoto!
    Ouvi e li esta frase de alguns torcedores nos momentos de derrapagem do time do Galo: "quero o meu Galo de volta". Cuidado com o que desejam, pois podem receber de volta o Galo do início dos anos 2000, minhocas, mexericas, etc. Eu, então, tomo a liberdade de pedir também: quero a torcida do Galo de volta! Quero de volta o apoio, não sem críticas, mas sem soberba, sem histeria e sem exagero. Nenhum time do mundo irá ganhar todas as partidas e títulos, mas o Galo atual irá brigar para vencer todas as partidas e ganhar todos os títulos. Vamos curtir esta fase com mais leveza e ajudar para que este time qualificado se perpetue por muitos anos. Aqui é Galo p#...

  • Estamos rateando com o futebol apresentado. Os resultados ainda estão muito bons, mas o primeiro sintoma de queda de resultados é a queda de rendimento do futebol jogado.

    O Galo não vem jogando bem. Temos feito o básico com um elenco melhor: posse de bola, mais finalizações mas sem domínio, a defesa vem batendo cabeça. Ainda vejo pouco volume de jogo e o rodízio vem afetando o rendimento do time em campo. Sou contra rodar demais. Acho que temos que ter um time titular com um variação para a Libertadores e uma variação para o Brasileiro. Na Copa do brasil podemos ir com time quase todo reserva até as semis, dependendo dos confrontos. A regra permite CINCO alterações por jogo, basta usar mais e com mais inteligência.

    O Turco vem mostrando que não sabe substituir e começa a irritar mantendo Godin no time. A diretoria errou na contratação do Uruguaio. É comprometido, dá raça mas claramente qualquer jogador de 20 anos põe na frente dele. Basta o técnico por no banco e resolvido o problema.

    Para substituir, o Turco também vem se mostrando fraco. Demora a substituir, quando o faz sempre substitui na ordem errada e algumas vezes na hora errada. Outro dia deixou três substituições para fazer aos 45 do segundo tempo.

    Bruzeiro (primeiro jogo), Méquinha pela Libertadores, Coritiba e em inúmeros jogos que ganhamos mas não convencemos, com apagões do time, tem que fazer a massa ligar o alerta e cobrar sim do Turco esse time pode MUITO MAIS, sem nunca deixar de apoiar.

    Empatar com Coritiba (que tem um time que vai surpreender no Brasileiro) em casa foi um PÉSSIMO resultado dado a conjectura da partida. 2 pontos jogados no lixo que vão fazer falta na frente.

Recent Posts

A quem interessa a pilhagem

Vacinado e descrente da mídia do eixo, já disse e repeti – contestado por quem…

12 horas ago

Heroico ponto conquistado

Diferente de muitos que sustentaram que seria uma prévia da decisão da Libertadores, encarava e…

2 dias ago

Ou isto ou aquilo

O título, copiado – não foi inspirado – do poema que dá nome ao livro…

3 dias ago

Reta final em busca da glória eterna

Estamos por três semanas para a temporada encerrar. Para o Galo, se conseguir o milagre…

4 dias ago

Valentão e valentia na ordem do dia

Invertendo a ordem do título, vou primeiro falar sobre a valentia que o Galo precisa…

5 dias ago

É com isso que eu vou?

Eu não vou! E o time vai? Não acredito! A derrota por um gol para…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!