Categories: blogueirosfutebol

Lá tem culpa todo mundo

Lá só não tem culpa eu! Tenho também. Confesso. Todos nós temos responsabilidade sobre isso que está acontecendo com o Galo. Diretoria, benfeitores, comissão técnica (passada e atual), jogadores, imprensa (incluindo blogueiros) e Torcedores. Entramos no ano de 2022, de sapato alto, com a campanha do ano passado. Pois que, o Galo 2021 virou apenas um retrato na parede das nossas casas e na memória.

A magia acabou? Como pode? Acordei ontem bem cedinho e fui para o Diamond. Fiquei impressionado com a quantidade de camisas do Galo – lá e pelas ruas da cidade – num momento nada favorável para o nosso time. Essa maravilha foi confirmada com o Mineirão abrigando mais de 31 mil Atleticanos que foram lá – acreditando e apoiando – levar seu apoio em busca da reabilitação. Ao final, tristemente, presenciei na saída do estádio muitas caras de decepção. Nem o mais pessimista admitia essa derrota tão amarga.

São seis jogos sob o comando do comemorado Cuca. Muito festejado quando retornou com a incumbência de corrigir os rumos desastrosos provocados com sua inesperada saída. Já se somam três derrotas (duas delas em casa para Paranaense e Goiás), uma mísera vitória e dois empates (ambos pela Liberadores com o Palmeiras, quando fomos eliminados nas penalidades). Pelo Brasileiro, apenas 25% de aproveitamento, percentual ridículo para quem foi campeão brasileiro com 74% na temporada passada.

Até acho, opinião pessoal que fica sujeita a ser detonada por quem não gosta do treinador e também do blogueiro que assina este Canto do Galo, que a equipe melhorou muito com a volta do Cuca. Só que, além de erros individuais e coletivos – vejam e revejam o gol do Goiás, uma verdadeira lambança – a bola tem sido teimosa em não balançar as redes adversárias. Diferente do ano passado, quando entrava de todas as maneiras, agora ela bate na trave, passa raspando, o goleiro pega no “susto” e ainda fecha o gol e é eleito o melhor em campo, fora os gols feitos que nossos atacantes não tem competência para a conclusão.

Se ontem, até mesmo aqui nesta nossa prosa, falava em buscar a vaga para a Libertadores, agora começo a temer por mais tropeços pela frente. O Brasileirão tem seis faixas na tabela de classificação. Campeão, vaga direta para a Libertadores, pré Libertadores, Sul-Americana, ficar no limbo e ser rebaixado. Invertendo essa ordem, ainda precisamos de dez pontos para afastar esse fantasma de Segundona. Terminar o campeonato na região onde o time fica esquecido (nem cai e nem se habilita), igualmente não é lugar para o Galo.

As demais, com todo respeito, ainda que já tenhamos disputado a Sul-Americana em algumas oportunidades e até vencido a mesma competição por duas vezes, quando tinha outra denominação, é muito pouco para um elenco tão caro e qualificado quanto o do nosso time. O Supercampeão, que tem até quem deboche dessa expressão, que ganhou Brasileiro e Copa do Brasil em 2021. Admitir a vaga para a pré-Libertadores pode ser um consolo, mas também considero uma classificação vexatória. Sobram então as duas faixas acima. Título, se eu fosse muito otimista como tem quem me considere, não está nos meus sonhos. Impossível. Começo a temer que esse elenco – repito caríssimo e qualificadíssimo – nos condene a um triste ano de nossas vidas. Ano passado, com os mesmos atores, até disse aqui que foi o melhor ano de nossas vidas. Acorda Galo, não quero só o seu retrato, quero ter orgulho em exibir a sua imagem.

Por fim, mesmo considerando que fomos prejudicados com oito pontos perdidos na boca desse apito incompetente, eles não seriam suficientes para tirar essa grande distância que empates e derrotas inesperadas e inadmissíveis nos afastam das primeiras colocações. Nossa aflição tem culpa desses incapacitados e alguns até mesmo suspeitos árbitros, mas não podemos esquivar que nosso time borrou na Torcida desde os primeiros dias do ano. A culpa é de nós todos. Do Turco, do Cuca, de quem contratou e demitiu, liberou jogadores que fazem falta e trouxe outros que não deveriam ter vindo, de nós que acreditamos assistindo a tampa do caixão fechando à nossa frente.

Ah! Mencionei a arbitragem, para não passar em branco, aquele trio de ontem foi horroroso. Em nada esse registro tenta passar pano na melancólica e vergonhosa derrota, mas os três também borraram. Ao que penso, a má vontade explícita com o Galo – leia-se corporativismo que agravou com a ameaça denunciada e depois omitida pela comissão de arbitragem no caso Daronco/Hulk – vem orientando a atuação desses caras.

Ontem, três escanteios viraram tiro de meta em desfavor do Galo (todos na cara dura), um lance de penal discutível contou com a omissão do VAR, ao final – ao que entendi – para ganhar tempo gastou quase um minuto em lance sem necessidade, total falta de critérios na marcação de faltas. Reitero, é corporativismo capitaneado pela geração Seneme!

Ah! E para aqueles, não Atleticanos e até alguns que se dizem Galo – mas semeiam discórdia e consequente dúvidas sobre isso – que ontem deliraram com a nossa derrota, só posso dizer uma coisa. Em nada abala, em que pese a contrariedade, o sentimento Atleticano que carregamos no peito, no coração e na alma. Tampouco vai nos tirar as glórias da nossa história como os dois títulos de 2021 e poder continuar dizendo com orgulho que quando fomos rebaixados, retornamos no ano seguinte à elite do futebol nacional. Foi vapt vupt!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Espero que não vá pra lixeira, esse ano pelo menos temos um grande time vencedor, são os empresários que conseguiram renovar os contratos e trouxeram grandes reforços, o time bom esse empresários, como eles conseguem dobrar a diretoria do Galo, ora vendendo (Savarino) ora adquirindo (Fabio Gomes, Godin só para citar alguns) é duro.

  • Uai, gente...
    Mas não tava ruim demais com o Turco??
    Ganhava tava ruim, empatava tava ruim, perdia algumas tava péssimo.
    Tava no segundo lugar tava ruim.
    Quando saiu teve gente sugerindo que quem o defendia fosse pra Argentina recebe-lo.
    Desculpe blogueiro...sou Galo doente, mas tem hora que dá vontade de rir da cara de bunda dessa turma que infernizou a vida da diretoria pra demitir o cara no meio de duas competições importantes.
    Deu no que deu.

    • Eu me habilitei para levar o Turco até o aeroporto de Confins. A Buenos Aires pretendo voltar sim, mas em jogos da Libertadores de 2023, se assim o time reagir, como é meu desejo. Assim seja e sigamos!

  • Caro nobre blogueiro boa tarde.
    2022 jogado no lixo e a dívida do clube aumentou exponencialmente.
    A massa mais uma vez paga o preço pela a arrogância e a incompetência da diretoria.
    Fora Ruimdrigo Caetano!!!
    Fora Cúca Chorão!!!
    O sonho virou pesadelo. Depois da Copa do Bode vem o próximo lockdown e futebol somente virtual.
    O 5G vai fritar os miolos dos zumbis. Quem ficar vivo se prepare para comer insetos. Parabéns a todos que obedeceram a falsa narrativa.
    Saudações atleticanas.

  • Caros,

    O CAM, O NOSSO GALO, é o que é. É PARTE. Tá passando por mais uma de suas perenes CRISES, algo q é INCOMUM na sua centenária, tradicionalíssima história. NUNCA se ouviu falar em CRISE em Lourdes, ou em Vespasiano ou, adiantando futuramente, em Camargos/Califórnia, na Arena ( nome fortemente RIDÍCULO, criatividade mandando lembranças...)...

    Lustrar um pouco, PASSAR O PANO, prá clarear...

    Primeiramente, os MECENAS ñ prometeram NADA, pelo menos no quesito VENCER em campo. Acontece q veio de o time 21 ganhar, NADA tava planejado. CERTO? Alguém viu PROMESSA de TÍTULO antes? Lembram do GRANDE e INESTIMÁVEL KALIL, o q colocou NOSSO GALO na rota das conquistas MODERNAS e O Filho do Homem? Por ocasião da LA13 ele KALIL dizia: "Ganhamos, mas nada tava planejado para o agora". O mesmo disso RôCaê, antes da TAÇA21 reluzir: "Tamos preparando o clube para o FUTURO."

    Como apagar a MÁXIMA atleticana, a NOSSA MÁXIMA?:

    "Ano Q vem Vai!!!!"

    Segundamente, NUNCA há, no NOSSO GALO, um planejamento pra VENCER. Até dizem q há e ele é PERMANENTE. NOSSO GALO corre SEMPRE o risco de VENCER, mas é um RISCO eterno, NUNCA uma POSSIBILIDADE planejada: "enquanto houver uma camisa..."

    Terceiramente, agora, HJ em Dia, há um NEGÓCIO em curso, a transferência do DIAMOND para os CREDORES/Beneméritos/Abnegados, uma dívida ANUNCIADA desde mil novecentos e Kafunga ou antes, e GRANDE parte, senão MAIORIA da torcida engolindo tudo...os caras são RICOS, eles ñ vão querer ROUBAR Nosso Galo, são bem sucedidos e são ATLETICANOS...questionar o q? Esperar Bob Farinha, Jaesi mariaurubu Carvalho? A emprenza?

    Em câmara lenta, pra capitação do JÁ ERA:

    ...A Torcida é respaldo do BOM NEGÓCIO, e ele, o the gud 'n' repi BISNISSS veio, mas veio em forma de TÍTULO...A venda do DIAMOND foi um bom negócio p todos, quem dúvida no IMEDIATO?

    Não sabia quem ELES eram?:

    Todos querem...Quem são Os CUIAs?!!!

    Como guentar pressão de má fase e de ETERNA CRISE. MÁ FASE até é aceitável, mas CRISE?... E se o CAM for a própria CRISE?. ...é a Corrente Unida de Ideias Antigas, os CUIAs... se comunicam usando o BERRANTE, fora isso e aquilo e AVANTI, repercutem chavões. Os CUIAs VALEM e representam O NADA, aliás, VAIDOSOS (nisso OS MECENAS), gostam de FUTEBÒ BUNITU e de Pizza de Tusta ao Perfume de Bigaru, uma iguaria mundial...qnd estão inspirados fingem NOSENSE na hr das vitórias...TODOS já percebem o ESQUEMA da pequena FACÇÃO:...me engana q EU ACREDITO "Atlético ACIMA de tudo".

    O Clube Atlético Mineiro, O NOSSO GALO, ACIMA de q?

    HUMILDADE, o TIME atual é dos bom, (1 a 3 da máquina21 no PANTEÃO dos maiores de todos os tempos, mas tb 2 ou 3 pra 4 VACILÕES. fato!!!)

    HUMILDADE, A TORCIDA terá de COBRAR FORTE do plantel e dos MECENAS, se bobear com VAIAS diretas!!! Passou da hora! Ninguém satisfeito, a não ser o BASTA VESTIR! Não, não basta vestir, O DIAMOND MALL, a Pérola de Lourdes vale mais q um campinho p meia dúzia de endinheirado no subúrbio de BH e blá blá blá...não será um Brasileiro e uma CdoBrasil q vai enganar, FORA OS AGRADECIMENTOS e os CRÉDITOS!!!

    DIGNIDADE E RESPEITO NO FIM DO HI-FI, REFORMULAÇÃO E PLANEJAMENTO PARA ANO Q VEM!!!

    DEUS NO CÉU, GALO NA TERRA!!!

  • Galo precisa decidir quem sera o treinador para 2023 imediatamente, para começar a planejar o próximo ano, do contrário, se ficar como esta hoje corre o sério risco de repetir no ano que vem o fiasco desse ano.

  • Boa observação Wellington
    Não percebi que não era o tal Muralha.
    Seu comentário está certíssimo, cruzamos mil bolas e todas ou são interceptadas na origem da jogada ou cruzamos pra ninguém. E o Hulk cobrando falta na barreira? Chega ser irritante a insistência.
    É definitivamente o páo está caindo com a manteiga pra baixo, mas os jogadores poderiam ajudar né?

  • Arena do GALO vindo aí e no ano de sua inauguração teremos jogaços pela Sulamericana contra o River Plate... do Uruguai, Barcelona... do Equador ou quem sabe até o Everton... do Chile, é muita sacanagem com a MASSA Atleticana!!!

    OBS: e o CAM versão 2022??? Uma verdadeira vergonha, absolutamente nota 0!!!

  • Triste tarde, massa.
    Triste por conta do mal resultado. Triste pela falta de padrão de jogo, de velocidade. Triste porque o Galo joga como a Inglaterra da decada de 90 - chuverinho - só com cruzamentos na aerea.
    Cadê aquel toque de bola envolvente, tabelinhas, fintas, jogadas individuais, que tiravam o sono dos zagueiros adversários? Cadê os gols de falta, gols de cabeça em escanteios, malandragem e gol em cobrança de lateral?

    Agora temos o time de chorões. O time que a cada derrota, é provocado com uma "nota oficial", "nota de agradecimento" e afins. Jogadores que não chutam ao gol num jogo inteiro, ao termino da partida poe a culpa no arbitro por um, dois, tres lances. Técnico? Ironia... com Turco o pessimo futebol ao menos tinha, aos trancos e barrancos, menos derrotas. Não centralizo a culpa no Cuca. Mas ele não é o salvador da patria.

    Viramos chacota. E com razão. Time base multicampeão de 2021, vai caindo pelas tabelas - e pelas competições. Não me espantaria se ficar fora da Libertadores ano que vem. Infelizmente, é o cenário que se apresenta com o atual (pessimo) desempenho tecnico.

    Coloco a culpa nos 4Rs. Sim, neles. Por que? Eles tomam as decisões. Hoje, são os donos do clube. E tomaram um sequencia de pessimas decisões. Temos jogadores reservas que mal atuam, com contratos renovados desde o inicio do ano. Tudo para manter a base campeã. Base campeã. Um time campeão não pode se preocupar apenas em manter a base, mas em renovar e rejuvenecer o elenco. Mas... Godin?

    2022 no lixo. Que iniciem o planejamento de 2023, o quanto antes! A começar por quem será o comandante. Esperar por definição de Cuca ou Tite será (outra) tomada de decisão errada e arriscada. Que fique o Cuca até o fim do ano, mas que já tenha em mente quem será o novo maestro. E já preparem o bolso para contratar novos jogadores novos. Hulk, infelizmente, não consegue mais manter o padrão de 2021, e pela idade dele, não deve conseguir melhorar para 2023. Temos algumas possibilidades já no elenco! Que tal dar uma chance ao Rafael? Talisson? Jemerson voltou e nao reestreiou ainda. Calebe ainda está no time? Neto? Savinho foi vendido, quando estava começando a estourar. Deem chance aos jovens. Rubens é craque e não pode ser crucificado pelo penal perdido. Se o time titular não ganha, muda algumas peças. Pedrinho, Kardec, Pavon precisam de jogos para ganhar ritmo, similar o Hulk 2021 e precisam jogar para ter ritmo. Jogar 45 minutos ou menos não melhora forma e ritmo de ninguem.

    Triste por 2022. Mas Galo sempre.

  • Esse retorno do jedi,o Cuca, foi melhor pra ele mesmo do que para o Galo. Chegou como um verdadeiro Sassá Mutema agasalhando um caminhão de dinheiro, fracassando vai para o lombo do Turco e se quiser sartá de banda como sempre fez, o final do ano é logo ali. Muito cômoda a posição dos "benfeitore$$",por quê no final das contas como está dando merda,quem está sendo fritado sem dó nem piedade não são eles,pelo contrário,suas marcas atreladas ao campo do Galo que nem inaugurado foi,está a cada dia mais forte na boca da mídia. Aguardando ancioso matérias na cnn e itatimaria sobre a economia na Argentina, difamando o filho do Sr Elias Kalil e a próxima conversa engana bobo "que precisamos vender a sede" para cobrir rombo financeiro provocado pelas suas próprias incompetências,caso contrário o Clube fecha. Vão destruindo o Galo para lá na frente ser vendido á preço de pinga ruim para eles mesmos. Rico é assim,de vez em sempre cismam de brincar de comprar um brinquedo novo e quando se cansam dele,esquecem o danado num canto qualquer até que ele seja trocado por outro. Perguntaram onde anda o seu presidente num momento em que o Clube precisa mais dele,respondi: cavalgando por aí,ou empoeirando em um canto qualquer.

  • Tem q definir se o Cuca vai ou fica! Se for , que vá agora! Meu DEUS!! Mínimo de coerência. Já disse e repito o problema crônico do Galo e diretor de futebol. Maluf foi exceção! O Rodrigo Caetano, desses últimos, foi o menos ruim. Mas é crônico a dependência desses caras. Eduardo, você me representa, esse espaço é o termômetro! Tem muito coisa complicada, tá certo em dar valor aos ídolos e tal, o cara encerra a carreira e é contratado, não queria está dizendo isso, más é verdade! O Cara ganha título e é intocável, ídolo eterno! Não tem muito santinho do pau oco, jogou lá do outro lado da lagoa.SAN

Recent Posts

E agora, Galo? Com que time eu vou?

Em meio a tanta turbulência, recorrendo a Drummond e Noel, indagamos como e qual a…

4 horas ago

Minha vida e Atleticanidade continuam

Incrível! Me impressiona o poder dos pessimistas em querer conspirar contra a nossa paixão Atleticana.…

1 dia ago

Lá tem culpa todo mundo

Lá só não tem culpa eu! Esse refrão, título e primeira frase, estão numa letra…

2 dias ago

Em busca da reabilitação

Diferente de algumas colocações, ainda que bem isoladas, vamos confiantes em busca da vitória hoje…

3 dias ago

Em defesa do Galo e do Hulk

Não, não vou mencionar – propositalmente – sobre o vexame na boa terra. Se essa…

4 dias ago

Derrota incontestável na conta do Milito

Nem a quantidade de desfalques, tampouco necessitou do “serviço” da arbitragem, nada além do péssimo…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!