Não só a partida do Galo, frente ao Corinthians, irá sinalizar os rumos e planejamento – espero que exista – do ano seguinte, bem como a dependência dos demais resultados de nossos concorrentes. Já disse aqui, na sexta-feira – dia seguinte à vitória frente ao Cuiabá – sobre as possibilidades que vão desde o céu, passando pelo umbral (purgatório para católicos) até mesmo podendo ser o inferno Atleticano.
Se nosso time vencer e o Paranaense não, estamos assegurados na fase direta de grupos da Libertadores. Cenárío ideal. Já se ambos vencerem, asseguramos a participação na pré do torneio. Em caso de empate do nosso Galo, igualmente estamos na fase prévia da competição. Essa condição nos obriga a dois mata mata, com jogos de ida e volta (quatro ao todo), para assegurar vaga na fase de grupos.
Em caso de derrota, ai haja secador, pois nossa sétima e histórica colocação será – inevitavelmente – colocada em risco por adversários. Nesse caso, dependendo dos resultados, podemos permanecer nela, cair para oitavo e até mesmo ficar fora do G8. Sendo derrotados, temos os riscos de sermos ultrapassados por Botafogo, que nesse caso supera e o Paranaense sem pontuar, também fica à nossa frente. Já América e Fortaleza, se vencerem, também ultrapassam o Galo. Nesse pior panorama, podemos cair para nono ou até mesmo a vergonhosa décima colocação. O que seria um vexame histórico!
De qualquer maneira, ganhando, empatando ou perdendo – entrando na Libertadores direta, fase preliminar ou até ficando fora – fundamental se faz uma profunda reciclagem interna. Desde a direção administrativa, passando – fundamentalmente – pelo futebol, até chegar em nós pobres Torcedores. Sou Atleticano pra toda situação. Vivi 1971, passei pelos anos 70 e 80 – sendo prejudicado pela cbf – consequentemente roubado pela arbitragem e stjd -, convivi com times horrorosos e o rebaixamento (minha cirurgia de coluna tem relação com esse momento), até chegar nos tempos de glórias recentes.
Inexplicável e mesmo inadmissível, esse fechamento de Brasileiro como estamos vivenciando. Uma folha de pagamento que beira 20 milhões mensais – em dia – e o time brigando por uma mísera vaga na Libertadores. Podendo até mesmo nem conseguir esse objetivo. O Brasileiro, que conquistamos antecipadamente ano passado, desde rodadas passadas já não tínhamos qualquer possiblidade ou ilusão.
Nas Copas do Brasil e Libertadores, duas eliminações tristes. Na primeira, saimos em vantagem em BH (Flamídia), fomos ao Rio e não demos um único chute ao gol adversário. Eliminados no saldo de gols das duas partidas. Pior na competição da Conmebol. No jogo de ida, também como mandante, depois de abrir dois gols de vantagem (Palmeiras) – vergonhosamente – cedemos o empate. Na volta, com dois jogadores a mais em campo, não tivemos competência para marcar um mísero gol da classificação. Eliminados nas penalidades, no dia que o juvenil Rubens atrasou a bola para o goleiro adversário, na penalidade que deveria ter sido convertida pelo irresponsável Vargas, expulso infantilmente.
Todas essas lembranças irão nos acompanhar neste trágico final de ano. Essa tal de copa do mundo, antecipou o final de uma temporada deprimente que o Atleticano jamais imaginou. A reapresentação deverá ocorrer antes da virada do ano, que venha cheia de boas novidades, se Caetano fica ou vai para o sul – conforme o candidato do Grêmio vem insinuando (que vá!) – e também na boca do túnel e – claro – pelo gramado. Rejuvenescimento e comprometimento são as palavras de ordem que ouço pelas ruas da cidade. Se mexam e atendam esses reclamos da Massa. Caso contrário, sei não!
Para hoje, creio que o treinador – parece que se despedindo – deve lançar o mesmo time que venceu ao fraco Cuiabá. Otávio se mostrou, ao lado de Jair, muito mais produtivo e eficaz que o Allan. Até porque o título do Brasileiro para o Galo no momento é de não ter nenhum cartão vermelho, pois a eventual presença desse volante – que já tomou nove amarelos – coloca em risco inclusiva essa possibilidade de consolação.
Temos de buscar a vitória, lembrando que o Corinthians, em quarto lugar ainda briga pela terceira colocação com o FluminenC. Já deixou de ser ameaçado pelo Flamídia, que foi derrotado em casa para o rebaixado Avaí. Colocação vale premiação da cbf, portanto não estão em campo pelo simples compromisso de calendário. Tem motivação extra. A nós, depois de tantos vexames, resta ter respeito com a camisa e com o Torcedor Atleticano e buscar a vitória e a vaga. Preferencialmente direta na fase de grupos. Honrem o manto Atleticano!
*fotos: 1) flickr/Atlético; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Olá amigos da bola!
Cadê VOJVODA???
De acordo com novas notícias... Pode acertar com Vasco. Essa turma do Galo é devagar demais. Ano que vem, até o momento, cheira a repeteco deste ano.
Sei de uma coisa! Time que Vojvoda tiver ano que vem, briga na parte de cima. O cara é bão.. ...
Se o elenco do Vojvoda for forte, briga por todos os títulos.
Na boa este time pela coleção de vexames neste ano não merece libertadores e se classificar vai ser eliminado na primeira fase...
Bom dia xará e amigalos!
Mais um jogo e mais incerteza. O futebol apresentado pelo GALO contra o fraco Cuiabá não me convenceu. Pelo menos não tinha ninguém aparentemente dormindo em campo como de costume nesse segundo turno. Como bem disse o Gurú: Honrem o manto atleticano. Chega de pasmaceira. Que seja o mesmo time do último jogo com Allan Pra Trás no banco. Acho difícil o GALO conseguir classificar para a fase de grupos mas a pré Libertadores está mais ao alcance da mediocridade que foi nosso time neste ano. Quanto a Cuca meu muito obrigado e até qualquer dia....
Bom dia e ótimo domingo, esperar que o Galo faça a sua obrigacao de vencer ou torcer para que dois times não vençam seus compromissos! Que fim de campeonato melancólico,espero que os jogadores não piorem mais a situação!
Bom dia atleticanos e atleticanas.
Estou em São Paulo para acompanhar nosso GALO. Acredito em uma vitória, pois o que vi no jogo contra o Cuiabá me deixou animado.
Keno voltou a jogar, e Vargas mostra toda sua exuberância técnica.
O grito da nossa torcida irá fazer eco no Itaquera. Mostraremos mais uma vez que somos a torcida mais apaixonada do Brasil.
Nossos guerreiros irão honrar o nosso manto, e nós torcedores presentes no Itaquera, juntamente com aqueles milhões que acompanharão pela TV, ganharemos mais esse jogo no grito e no coração.
O Atleticano nunnnnca perde a esperança !
Consulto, novamente, neste espaço democrático, se algum amigalo pode me esclarecer o seguinte: a) considerando que é inconteste que o Diamond já foi vendido na integralidade; b) qual é, efetivamente, a dívida do Galo HOJE? e c) quem é, efetivamente, DONO da Arena MRV, dito estádio do Galo? Se for efetivamente do Galo, está livre de quaisquer ônus? Se tiver, qual é o tamanho destes ônus porventura existentes? Transparência é bom, não é mesmo?
Obs.: não se está colocando em dúvida a honorabilidade de qualquer dirigente atual, até porque nenhum deles precisa se locupletar dessas migalhas do galo, frente aos seus poderios econômicos. Só quero transparência prá saber qual é, ou não (ficarei muito feliz) o tamanho da conta! Afinal, sou torcedor e pago ingresso há mais de 60 anos...
Bom dia, prezados Atleticanos
Já que o time foi um tremendo “vacilão” no BR inteiro, principalmente em casa, que a vaga direta para a fase de grupos da LB venha com um magrinho 1x0. E ainda temos que secar o Furacão.
Faço 02 alertas:
1 - Não é jogo pra Rever. O time deles é rápido.
2 - Otávio não merece sair pro Alan voltar. Precisamos de marcação intensa no meio e Otávio faz melhor o papel de protetor da zaga.
Nossos pontos perdidos: 28 (casa) e 28 (fora), num total de 111/114 pontos disputados.
Bom dia Massa e Guru
Por mais raiva que estou do time, do comando e da diretoria, não consigo e nunca vou torcer para ficarmos de fora da liberta.
Sinceramente minha cabeça já está em 2023 e com liberta ou não, vislumbrando um ano diferente de 2022, com um treinador competente e um elenco que pode não ganhar títulos, mas que honre nosso manto e não nos faça passar pela vergonha e raiva do momento atual.
#Vem logo 2023!
Bom dia!
Que o burro manso não apareça com ALLANpratrás.
Que o burro manso suma do Galo pra nunca mais voltar.
Que o péssimo Rodrigo Caetano também desapareça.
Tenho a vitória e até mesmo o empate no jogo de hoje como surpresa, diante da incerteza que o atlético destilou em seus jogos no decorrer do ano, estendendo essa cuia rota a esmolar o acesso a libertadores.