Se empatar, ao que penso, dançam ambos. Se houver um vencedor, samba o derrotado. O campeonato regional, mineiro assim como nas principais praças futebolísticas do Brasil, perdeu sua força de décadas passadas. Vale pela rivalidade. Aqui Galo e CSA/MG, no RS Inter e Grêmio, no RJ e SP entre os quatro principais de cada federação estadual. Vasco, Botafogo, fluC e flamídia, enquanto Santos, Palmeiras, São Paulo e Corinthians em cada destes dois estados.
No nosso caso, ao nosso time interessa mais ainda pela possibilidade do inédito hepta, já do outro lado da lagoa em busca da chance de dar uma volta olímpica, comemoração que anda distante daquela toca. E diria mais, se não fosse um ou outro o campeão, outro nem ficaria tão injuriado. Vale dizer, se perder – desde que não seja para o rival – assimilar a perda seria mais fácil. Não importo se perder o título, desde que o campeão não seja o outro. E, podem questionar, mas é recíproco ao que sinto pelas ruas da cidade.
Se no grupo do adversário, o North ameaça, notadamente após massacrar ontem o Pouso Alegre por 5 a 2 (Pousão tomou nove gols em dois jogos) e assumir a liderança, no nosso caso a situação é ainda muito mais calamitosa. URT superou o Itabirito e disparou na liderança geral com 11 pontos. Curiosamente, os dois que subiram da segundona ano passado. Vencendo hoje, ainda vamos ter de secar o Democrata GV para brigar pela melhor segunda colocação. Eita, Sampaoli!
Estamos convivendo com essa dificuldade, não vou hoje entrar nessa onda de registros que fiz nos últimos dias, em função da sequência de empates nas quatro primeiras rodadas. Tenho brincado, time invicto e sem conhecer o caminho da vitória. Pode isso? É a realidade que atravessamos, terminamos a temporada passada com a escancarada necessidade de uma ampla reformulação – saídas e chegadas -, condição que só está sendo concretizada com o campeonato mineiro tendo metade de sua fase classificatória cumprida. Lutar pela vaga na fase final passou a ser fundamental para motivar o Atleticano.
Se o treinador está certo ou não com as opções que fez até o momento, fato é que para avançar só a vitória interessa na tarde/noite de hoje jogando com a força dos Torcedores que se habilitarem a assistir na condição de mandante. Haverá 10% de torcida adversária. Lembrando que ano passado, com a totalidade da Massa, perdemos pela Copa do Brasil e praticamente decretou a eliminação no jogo seguinte como visitante. É hora de virar esse jogo. Vencer, vencer, vencer!
Disse ontem e reafirmo, Sampaoli tem de ser certeiro na escalação do Galo para esse clássico. Surpreender ao adversário e até a nós mesmos, com uma atuação perfeita em busca dos três pontos. Éverson; Preciado, Ruan, Vitor Hugo e Lodi; Franco, Maycon, Scarpa e Vitor; Hulk e Dudu. Qualquer formação diferente dessa, ao juízo de quem está tenso, é chutar o balde. Por fim, ainda que não seja assim, estarei presente acreditando e confiando que o time ainda vai nos brindar com o hepta estadual. Não nos decepcione!
*fotos: 1) montagem do blog; 2 e 3) Pedro Souza/Atlético
Inegável, diferente do ano passado, o Galo começa a temporada com projeções mais otimistas que…
Pela primeira vez, em quase dez anos como blogueiro, vou postar o mesmo texto nos…
Menciono essa expressão no título, no sentido do mais puro sobre trabalho mal feito. Bagunça!…
Muito mais que confiança no gramado, o Galo luta para retomar o reconhecimento do Torcedor…
Confesso não entender esse argentino. Embora não conviva com ele, minha idade já me proporcionou…
Assim como a maioria dos Atleticanos, o blogueiro também – ainda que tenha resistido muito…
View Comments
Assino embaixo da escalação proposta do nobre Relator. Sem ressalvas quanto à qualidade, ao desenho tático e à lógica do time em campo. Dito isso, confesso: sigo com aquela velha e incômoda pulga atrás da orelha. Não pela escalação em si, mas por quem a conduz. Sampaoli, como sabemos, tem um histórico respeitável de surpreender, infelizmente, muitas vezes para pior. Custa-me acreditar que ele deixará Igor Gomes e, talvez, Bernard no banco. A lógica do futebol raramente sobrevive ao laboratório mental do argentino. Ainda assim, sigamos. Sigamos torcendo. Porque ser atleticano é, antes de tudo, seguir mesmo desconfiando.
Aproveito para enaltecer o brilhante texto de hoje do Fred Melo Paiva, no Estado de Minas. A correlação entre Werley, as duas tartarugas e o Efeito Borboleta é simplesmente magistral. Fred faz aquilo que poucos conseguem: transforma um lance, um personagem improvável e um detalhe aparentemente banal em metáfora existencial do futebol e do Atlético. Um pequeno desvio, uma decisão mal tomada, um instante fora de lugar… e todo o curso da história muda. O Galo, como bem sabemos, é um clube moldado por esses efeitos borboleta, quase sempre cruéis, quase sempre inesquecíveis.
Registro também meu agradecimento ao nobre Amigalo José Estaquio, pela generosa referência aos meus comentários. Apenas uma correção fraterna: não sou IA. Sou gente. Sou torcedor. Torcedor forjado nas dificuldades, como tantos aqui. Já atravessei incontáveis frustrações no futebol e não falo das derrotas em campo, essas fazem parte do jogo, do esporte e da vida. Falo das dores que vêm de fora das quatro linhas, das feridas abertas por situações extracampo, como as de 1980 e 1981. Eu ainda era muito jovem, é verdade, mas são episódios que nunca saíram da minha cabeça. Marcas que o tempo não apaga, apenas ensina a conviver.
Talvez por isso eu desconfie tanto. Talvez por isso eu torça tanto. No Atlético, esperança e trauma caminham juntos, de mãos dadas, jogo após jogo. E mesmo assim ou justamente por isso seguimos, ou quem sabe "só observando". Porque ser Galo é acreditar, desconfiar, sofrer e voltar no jogo seguinte como se fosse a primeira vez.
Hoje, fico apenas com o título da análise, como sempre muito sábia, do blogueiro democrático: "Jogo Divisor do Campeonato Estadual". No mais, é TORCER muito por uma vitória nossa! Vai ser chato aguentar zoeira de um CSA-MG, embora menos preocupante do que ver a situação vergonhosa a que chegamos, EM TUDO! Porém, não me afasto do lema: lutar, lutar, lutar, porque, aqui, é Galo enquanto vivermos!
Salve Massa e Guru
Esqueceu o preferido e figurinha carimbada Igor Gomes escriba?
Duvido o cabeça de ovo deixar ele fora desta escalação.
Enfim é o que tem pra hoje.
E a zaga?
Melhor comprar uma caixa de rivotril por precaução.
E SE?!!
Saudações Alvinegras!!!
E se…
Perder para o csa e sair do Mineiro nem sequer chegando nas finais do Estadual?!!
Eis a preocupação do Atleticano que anda descrente por variadas razões…
Creio que o Atlético irá perder a partida e dar adeus ao Estadual por duas razões que se somam, na minha desimportante opinião…
A primeira é óbvia: o CRU está pronto, tem uma melhor e mais ajustada equipe e é o favorito para o Clássico, a conferir…
A segunda razão também me parece muito óbvia: o Atlético passa por profunda reformulação, com saídas e chegadas de jogadores, numa preparação com remontagem do elenco ainda inacabada…
Das saídas já concretizadas, Biel, Junior Santos e Rony são a bola da vez. Claro que a cabeça desses atletas não está mais no Galo. Até a cabeça de Alexander, que tem histórico de noitadas na época do FLU, anda cheia de marimbondos, longe dos campos de futebol e desfocada profissionalmente, uma pena. Iseppe, a jovem promessa da Base cantada e decantada como joia rara, será outro desfocado, outra pena…
Nessa reformulação ainda em curso, com saídas e chegadas, os que chegaram estarão longe das melhores condições físicas e ritmo, técnicas e de entrosamento, como Preciado, Lodi, Maycon, Vitor (Hugo), Minda e Cassierra e segue relação…
Considerando que os jogadores se reapresentaram para o início da Temporada em 02/01/26, para exames e início de trabalho, e hoje, 25 de janeiro, somam apenas 23 dias nesse tempo curto de pré-temporada misturada com competição, precisamos entender, se não por razão mas misericórdia, que o Time Alvinegro não está pronto e mais, estará longe das melhores condições de competitividade, até mesmo para o Mineiro, pior ainda para o Brasileirão já na quarta-feira que vem contra o Verdão…
Tenho comigo que o Campeonato Mineiro nem deveria ter ainda começado e agora o tempo seria de preparação física e pré-temporada, por motivos muito óbvios. No 1’ Mundo do Futebol será assim que funciona, mas aqui nesse Brasilzão da p@44@, e vamos deixar isso pra lá, “o certo é o errado e o errado é o certo”, dirá o mestre Kafunga de abençoada memória…
E para finalizar, uma pergunta óbvia que não foi feita, mas que o Domingos Sávio já anteviu e comentou por aqui no Canto do Galo…
Haverá por parte do Elenco do Galo alguma razão (interna, do grupo, se não de todos, mas de alguns) de perder a partida hoje e gerar a primeira crise para pressionar pela saída de Sampaoli?!
Entendo que sim, que o Atlético vai perder, e o DS nominou isso de fritura do treinador por parte das laranjas podres do grupo que podem ter uma jogada ensaiada com pessoas da imprensa para minar o treinador…
Algum gaiato dirá, “ah vá, quem são então esses jogadores e essa turma da imprensa em conluio para derrubar Sampaoli?!!”…
Sigamos…
Bom dia Ernest. A missão principal do Sampaoli era tirar o Galo do rebaixamento em 2025. Pleno êxito. Em 2026, SERIA, reformular esse elenco pipoqueiro. Tá difícil! Pois com Hulk, blindado pela idolatria de parte da torcida e de donos desprovidos de coragem para fazer o que PRECISA ser feito em relação ao Hulk, aí não terá jeito! Querem que o técnico monte um sistema para o Hulk jogar. O Sampaoli não vai fazer isso. O recado na última entrevista foi claro. E o Scarpa? Esse daí toda vez que é substituído, sai com aquela expressão facial, popularmente conhecida como caracu. No final sobra para o técnico. Duas derrotas seguidas a casa cai. Lembro de uma entrevista do Kalil. Ele foi perguntado se jogadores derrubam técnico. Respondeu: depois de uma goleada que o Galo levou do Fluminense, demitiu o Luxa e contratou o Dorival. Aí, o Capitão do time, o Rever, lhe disse : " Presidente agora o Galo nao cai". Alguém acha que o Scarpa, Hulk, Alexander, iriam lamentar a demissão do Sampaoli????
Fato!!!
DS para mim quem pode derrubar o Sanpaoli é o próprio Sampaoli, e ele tem coragem pra colocar nego no banco (ops falei nego?) desculpem força de expressão, afinal sou um deles.
Os jogadores mafiosos podem até cooperar isto acontecer.
Mas é bom lembrar que toda a renovação que tem sido feita no clube, está passando pelas mãos dele.
Se mandarem el carecone embora, vai ser um tiro no pé.
Muito lúcido seu texto, blogueiro. Concordo em número, gênero e grau. Entendo que haverá um vencedor hoje, entretanto, se houver empate e, no desfecho do restante da classificatória, nenhum se classificar, vai ser risível! É esquecer isto e pensar no brasileirão. Boa sorte!
Bom dia xará e amigalos. Vencer e convencer hoje e na próxima quarta-feira contra o Palmeiras. Após a contratação de reforços Sampaoli tem a chance nas mãos de provar que seu retorno ao GALO a pedido do torcedor foi a melhor solução. Essa freguesia para o CSA-MG dentro da Arena tem que acabar. Que seja hoje.
Jogo extremamente difícil hj, não me arrisco no placar mas estarei na arena!! Bom
Domingo a todos
Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Duas pedreiras pela frente: hoje e quarta-feira! De onde eu venho: Distrito do Engenho do Ribeiro, o ditado é o seguinte: Gostamos de matar é capado Gordo! Ou seja, pra que ficar batendo em bêbado? Ganhar do Pouso Alegre, do Betim? Que graça tem isso? Hepta campeonato mineiro? Qual a premiação financeira dessa conquista? É ganhar do Cruzeiro e focar no Brasileiro. E coloca a base para jogar as três partidas restantes. Uai se ganhar do Cruzeiro e empatou com o América, pra mim tá batuta demais! E aquele Var contra o América hein? Anulou um gol do Galo e não viu um pênalti claro! Hoje 3x0 Galo!
Sábias palavras…