Categories: blogueiros

A irreverência em contraponto à submissão

Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Já disse aqui, por algumas vezes, que minha paixão com o Galo nasceu ao ver a Massa numa partida com o Flamengo, quando ainda era criança. Aquela viagem de um menino do interior a Belo Horizonte ficou marcada e definiu a cabeça de quem se dividia entre a influência do pai rubro-negro e de um cunhado Atleticano. O impacto e a empatia com a Massa foram à “primeira vista”.

Nos mais de 50 anos deste evento, em meio a turbulências e grandes comemorações, me abasteço e me divirto com a genialidade e o espírito Atleticano de ser. Disse certa vez e a frase, além de estar numa das revistas do Galo, é repetida – para o orgulho do blogueiro – por um dos mais geniais Atleticanos de todos os tempos. O Dudu Galo Doido, que hoje está na Rádio 98 e foi da bancada do Alterosa Esporte. “Ser Atleticano é, antes de tudo, um verdadeiro estado de espírito”.

Pois bem, com este início de temporada conturbado, bastou vencer o Coelho no domingo que as ruas de Belo Horizonte voltaram a sorrir. O choro e as contestações da minoria, que ganha apoio noutra parcela também menor da cidade, completam o quadro de uma capital bem humorada. Entre tantas e criativas ilações, a que mais me divertiu e até postei no Facebook do nosso “Canto do Galo” diz que “Pep Guardiola treinou Messi, e Thiago Larghiola é treinador de Tomessi”. Que os nossos sigam os passos de seus mestres, uma vez que ambos têm passagem com os dois nomes consagrados. Assim seja!

Imagem: redes sociais

O contraponto disso vem em nossas questões internas. Torço pelo Galo e, se já apoiei time com Mexerica no comando do ataque, Ado no gol e até Walker como volante, o mesmo se aplica ao presidente e à diretoria em exercício. Reafirmo que entre os nossos presidentes inesquecíveis, Alexandre Kalil é o que puxa a fila. Entretanto, seus sucessores, ao que parece obedientes e fiéis ao seu comando, se igualam à mesmice de outros. O atual ainda pode dar a volta por cima e surpreender. O que seria comemorado por todos os Atleticanos.

Mas vejamos. O anterior, dentre seus grandes erros, dois se destacam. Um deles de sua inteira responsabilidade: ir ao Rio e trazer o camisa 9 das Laranjeiras para posar de mico no Galo. Já o outro, seguramente o mais contestado entre os Torcedores, foi a dispensa inesperada de Levir naquele final de 2015. Pois, apurando aqueles fatos, cheguei à informação de que ela aconteceu a pedido do líder do grupo político que administra o Galo desde a renúncia de Ziza.

E as coisas vão se fechando com relação à participação efetiva dele no mando do Galo. Ano passado, solicitei ao presidente Daniel – pedido pessoal – uma foto espetacular, que fica no segundo andar da sede, com o time campeão da Copa Libertadores. Nela está todo o elenco, comissão técnica e dirigentes. Cairia na minha parede de casa, que é toda alusiva ao Galo, como uma luva. Depois de autorizada pelo presidente, internamente me foi negado, ao argumento de que o ex-presidente não iria gostar.

Imagem: redes sociais

Recentemente, numa conversa informal com um dos atuais dirigentes, amistosamente mencionei o nome de um mineiro, que já atuou no outro lado da Lagoa, como elemento interessante para trabalhar no Galo, especialmente nas relações com a CBF. A resposta foi a mesma: “o chefe não vai gostar”. Ora, então seria melhor essa condição de líder das diretorias ser assumida publicamente. Até acho que ajudaria muito mais nas relações com o Torcedor, que têm no ex-presidente uma boa referência.

Continuando o assunto, notaram algo interessante depois da boa vitória sobre o América? O presidente, que chegou a dizer que só fala de questões administrativas, sendo que o Futebol é com o Gallo, acabou cedendo aos microfones. O diretor de Futebol, desgastado com os últimos acontecimentos, foi preservado, atendendo a que interesse? Da diretoria, para evitar novas trapalhadas ou para poupar da resistência explícita do Atleticano?

Em tempo: Vamos amanhã para a Paraíba em busca da classificação. Sobre aquela informação de que o adversário teria sido procurado por empresários brasilienses para levar a partida para a capital federal, congratulo com a atual diretoria. O Galo nada tem com isso, querer imputar essa tentativa ao nosso time é brincadeira. Basta ver o nosso voto quando o assunto foi debatido na CBF. A maracutaia mora noutro endereço.

Blogueiro

View Comments

  • Estava Tiago Largui fazendo exelent trabalho queimaram cara; como essa diretoria ê fraca; Levi Culpo ganhou títulos trancos e Barrancos sobre uma base de time que outro treinador formou ou seja nunca ganhou nada de expressivo e não sabe nada de Libertadores.

  • Caro Barros preto e branco,
    Se vc fosse para o ano de 2014 ñ precisaria gastar tanta tecla. Levir jamais havia levado o Galo a lugar nenhum e quando ñ pedia o boné e tirava o time, saia daqui escorraçado pela torcida. Todos sabem, era sempre assim. Já na única vez q ganhou algo diferente de Barbatana, Mussula, Vantuir ou Procópio, o time de 2014 já tava montadíssimo e seria campeão da LA14, se ñ fosse o Burro. Fez o placar contra o Atl Nacional e abriu o time. Na Copa do Brasil14 vimos a Massa carregando o time dentro de casa - vc se esqueceu do "Eu acredito?"-, depois de péssimas apresentações fora de casa, pela péssima escalação do time, com o Mrs passarela Carioca desfilando na volância. Todas as Libertadores sob comando do Levir foram pífias, com o Galo em grande fase. No Br15 acabou o gás e Kalil fez o q tinha q fazer. Parabéns Bocarra! Me diga onde Levir ganhou alguma coisa? Antes ou depois de 2014? Olha os trabalhos q fez nas sardinhas e no pó de arroz? Trata-se de educação, é? Tem q respeitar o professor?

    • Discordo de vc, não fui direto a 2014 porque Levir esteve no Galo por três vezes antes disso, então nada mais justo que tratar de todas elas. Se vc tiver memória boa, lembrará que o time de 14 não estava montado. O time de 13 estava se esfacelando, Ronaldo tinha saído, Réver contundido, não tínhamos lateral esquerdo, Pierre em má fase, na reserva, Donizete contundido, Jô fora. Portanto, mais de meio time. É só fazer conta (olha a educação de novo). Qdo vc diz “Todas as libertadores com o Levir”, está se referindo a um único jogo em 14 e a competição de 15, qdo fomos eliminados pelo inter, em grandes jogos, com a gente sendo melhor aqui e lá? Essas são todas?? Treinador não é professor porra nenhuma, isso é bobagem, a educação a qual me referi foi outra, falo da que eu recebi e a que gostaria que todos tivessem recebido, é aquela de casa, pai e mãe, que nos ensinam a respeitar a valorizar quem em algum momento, nos ajudou de alguma forma. Quanto a sair escorraçado pela torcida, lamento, mas a torcida se equivoca o tempo todo (quem não?). Teve gente que comemorou e achou boa a contrataçao do marcelo oliveira, do oswaldo e de outros com muito menos competência que o Levir. Fazer o q? SAN

  • Eduardo, você sabe nos informar se o empresário do Carlos César é o mesmo do Samuel Xavier? Que vergonha é esta de renovar o contrato do Carlos César? FORA Alexandre Gallo!!!!!!!

  • ...............https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/noticia/atleticana-que-mora-na-paraiba-vai-realizar-o-sonho-de-ver-o-galo-de-perto-pela-1-vez.ghtml?utm_source=twitter&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar ..............
    **Velho ! a história desta moça que nem de Mineira é,Paraibana de nascença,mostra o que é o CAM,o que é o DNA Alvinegro e como o CAM é GiGante. Paixão purinha irmão !
    Aê Luiza! Aqui,ali,acolá é GALOSempre !!!!
    § Vamos vaaaammmoooossss meu GALÔ... vamos vamos meu GALÔ ....com muita raça e amor ... e esse jogo eu vou vencer .... eu nunca paro de cantar laialaiá laialaiá ... ??? GALO

  • boa tarde Eduardo e massa,a incompetência ainda reina no galo, se o galo não tem dinheiro para comprar,porque não fazer trocas das barcas por outro jogador,os gambas buscaram o zagueiro da ponte,mais esqueci temos aprendiz de diretor de futebol,99 porcento aqui cobra zagueiros,lateral direito,armador,volante,mais a diretoria contianua a dormir,reage galo,vai galoooooooooooooooooooooooo.

  • Boa tarde Eduardo e amigos do Galo. Todos nos sabemos que o Galo tem uma grande deficiência no seu sistema defensivo, o Leonardo Silva é um bom zagueiro e é parte do elenco, não o vejo como velho cansado que alguns estão pintando por aqui, mas a posição requer um jogador para substitui-lo. O Gabriel caiu muito de produção, está afoito e inseguro, não temos um lateral direito titular os Carlos Cesar e Patrik são medianos e Samuel Xavier foi contratado por engano. Na lateral direita só temos o Fábio Santos, se contundir já era. Por outro lado o Corinthians, que tem uma boa zaga, contratou esete ano dois zagueiros, Henrique (31 anos) que fez um acerto e foi liberado pelo FluminenC sem custo e o também zagueiro Marllon (25 anos) vice campeão paulista de 2017, ao custo de um milhão de reais. Conclusão, o Atlético precisa de um DIRETOR DE FUTEBOL, o Gallo já deu provas que não é o cara, não sabe nada do oficio, será que teremos que perder títulos para que contratem alguns reforços. Contratar bons jogadores é mais uma questão de competência que de dinheiro, vamos agir presidente 7C, o tempo está curto.

  • Grêmio comprou o André do Sport.
    Galo deveria ir na justiça cobrar o Sport igual o Grêmio fez com Galo na venda do Pratto ao São Paulo.

  • Caros,
    Sobre o presidente Kalil é isso mesmo. Manda e desmanda, mas ñ sai do conforto proporcionado pelos escritórios da PBH. Qnd a gente cobra mais empenho em prol do CAM e menos puxação de saco a cartolas por certos setores da torcida, é isso. E é onde entra o JABAZEIRO, via prensa melosa...Querem evitar a critica ao Bocarra e pq? Ora, se ñ quiser ser criticado pq fere a vaidade, q se afaste. Todos sabemos q hj no CAM a última palavra é a do Kalil, diretamente. A LA13 já é história e é necessário seguir em frente...
    Qnt ao Levir, tendo ele chegado todo japonês e mais ainda todo piada, depois de longa turnê pela Terra do Sol, houve por aqui muita diversão, aboliu-se concentração e treinos. Barrou-se R10, promoveu-se Emerson Conceição, euforia na caserna. Abriu vantagem e o time na decisão contra o atletico nacional, nas oitavas da LA14. Na sequência ganhou a força do "Eu acredito" e levou a CB14. Me respondam, sem a tradicional viuvez, considerando q o cara tem história. Qual o mérito do Levir?

    • Vamos lá, mérito do Levir: Em 94, na sua primeira passagem, mesmo sendo desconhecido, afastou os medalhões da selegalo, que estavam aqui de passagem e debochando da Massa, promoveu alguns garotos e montou um time com alguns garotos (Reinaldinho), com Éder Aleixo em fim de carreira, mas jogando muito e Valdir Toddynho como grande jogador do meio campo, que recuperou-se na repescagem e chegou ao 4º lugar no brasileiro. Em 2001, montou aquele que foi o grande time do GALO na década, trazendo alguns jogadores que haviam jogado com ele nas marias (Djian, Valdo, Djair) e sendo eliminado pelo são caetano naquele jogo da chuva (eu tava lá, até a chuva começar, mandávamos no jogo e vencíamos por 1 a 0, gol do Valdo, se tatu voasse, o céu tava cheio de buraco, mas acho que se não fosse a chuva, seríamos campeões naquele ano). Em 2006, assumiu o GALO pós Lori Sandri, montou o time que foi campeão da série B e mineiro no ano seguinte, um time que tinha muitos garotos, era modesto, mas que tinha claramente o dedo do Levir (Bilu, meia armador, jogando de volante, o mesmo que ele fez com Dátolo em 2014). Em 2014, remontou o time que Autuori havia estragado, indicou Douglas Santos e Carioca, excepcionais jogadores que foram importantíssimo na conquista da CB14 e da Recopa, colocou Dátolo de volante (o argentino e Luan nunca jogaram tanta bola), colocou Jemerson, o melhor zagueiro do GALO em muitos anos, como titular, num jogo contra o Lanus na Argentina (a imprensa provinciana de MG bateu nele horrores por causa disso). Enfim, 4 passagens, todas com bons trabalhos, trabalhos relevantes e com títulos importantes, é o terceiro treinador que mais dirigiu o Clube na história. Acho que tá bom de mérito né? Acho que reconhecimento faz parte da boa educação. O brasileiro, mal educado que é, reconhece pouco. Não se trata de viuvez, pra mim, é questão de educação. SAN

      • Belas palavras.

        Esse jogo do São Caetano, foi daqueles de querer desistir do futebol.
        São Caetano tentou ir pra cima, mas a sabedoria do Valdo no meio campo tomou conta da partida; aquela sensação poderosa de que o gol era questão de tempo e BUM, gol do galo. Sao Caetano ameaçou reagir, mas era engolido novamente no meio campo; até a chuva...

  • Se este técnico mantiver Léo Silva e Elias no time, demorar nas substituições necessárias e o time perder do Botafogo da Paraíba, tem que sentar o pé na bunda dele mesmo.
    Chega de paciência com amadores.

Recent Posts

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

6 horas ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

1 dia ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

2 dias ago

Três sofridos pontos

Estão no dia a dia Atleticano, frases que se eternizam e misturam com a nossa…

3 dias ago

Nas três frentes hoje é dia de Libertadores

Time grande e favorito em todas as competições que participa, sequer tem tempo para comemorar…

4 dias ago

Ainda sobre a vitória e focando noutra competição

Início de semana, segundona animada – expressão que ameaça outros e não a Atleticanos -,…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!