Categories: blogueirosfutebol

Indiscutível e inapelável punição

Deveria estar aqui hoje, ainda que lamentando a justa perda da Copa do Brasil, focado em mais um confronto com o flamídia, agora pelo Brasileirão. Porém, em razão da penalidade aplicada ao Galo, pela ação imbecil de parte menor de torcedores – bandidos – me sinto compelido em conversar sobre esse fato. Reitero, a penalização é justa e incontestável, porém abre-se espaço para merecido debate sobre o procedimento desse stjd em casos de passado recente.

Começaria dizendo que aqueles identificados como responsáveis pela baderna merecem ser proibidos de frequentar qualquer estádio de futebol ou outro tipo de evento esportivo, social ou cultural em todo o país. São bandidos travestidos de torcedores, que quando são flagrados – covardemente – borram pelas calças. Negam e transferem a responsabilidade, ainda que gravados, apesar de muitos deles enrolarem camisas para tentar impedir sua identificação. O clube, no caso o meu e nosso Galo, também por incompetência na segurança e nessa necessária identificação dos delinquentes. O vice governador de Minas Gerais, em campanha para a sucessão mineira, antes dos fatos esbravejou e tentou aproveitar do evento.

Portanto, com relação aos fatos e incluindo a punição, nada a opor ao anunciado ontem. Sabemos, claro, que a pressa foi pela pressão da mídia – notadamente do eixo Rio de Janeiro e São Paulo – que deu destaque proposital. Afirmo, sem medo de errar ou ser injusto, fosse fato similar com times desses dois estados não teria o mesmo espaço que esses provocadores – refiro aos comentaristas dessas grandes emissoras – de plantão na programação de rede nacional. Até por aqui mesmo, de um forasteiro e fugitivo que se passa por cidadão do mundo nas redes sociais. Todos canalhas, cínicos e anti Atleticanos. O que não pode servir de álibi para a bandidagem na nossa Arena. O Galo tem parte dessa responsabilidade e vai pagar.

Entretanto, nada me estranha, tanto pela agilidade processual quanto pela seletividade punitiva dessa cbf, que é subserviente aos desejos da rede esgoto de televisão. Interesses comerciais são mais importantes, para essa gente, que a disputa no gramado. O histórico dessa bandidagem oficial, refiro a essa instituição que manda no futebol brasileiro, é assumidamente em favor do eixo e de clubes que se curvam a ela. Foi assim que um dirigente de time mineiro – conhecido nas rodas como anão de circo (ou de jardim) -, encomendado para implodir com o Clube dos 13, teve reconhecimento de título homologado pela cbf de copa anterior a 1971. Lutamos e conseguimos a equiparação pelo de 1937. Justiça compensatória, ainda que tardia, ninguém questiona o fato.

Pois que, ainda em se tratando de time mineiro, a pena simbólica de perda de três mandos de 2019 (o Curitiba em fato idêntico anterior fora condenado a dez jogos), foi anulada pelos jogos sem público durante a pandemia. Canetada dada por torcedor do mesmo clube com assento no stjd. Recentemente (BR/2023, numa briga generalizada de torcedores, a pena foi de uma partida. Vergonha para um tribunal que se apresenta agora como algoz em defesa da segurança que não teve vitima entre torcedores ou até jogadores adversários. O que não abranda, pois um profissional de imprensa foi alvejado por ato desses marginais. O Galo vem dando assistência, mas esses mesmos canalhas da imprensa, desdenham essa ação.

Mas, qual a razão de tratamento tão diferenciado? Ai tem! E os jogos entre Galo e flamídia no Rio de Janeiro, que o sistema propositalmente marcou segundo turno lá quatro vezes nos cinco últimos brasileiros, onde nossos Torcedores ficam expostos a toda ação de retaliação do adversário? Fingem não ver ou saber. Canalhas! Bandidos, como esses torcedores que se dizem Atleticanos, estão sendo esses atores acusatórios e julgadores. Incluindo quem “nunca antes na história desse país” deveria se ocupar com o exercício do cargo de PR e não descer à condição de torcedor adversário confesso em MG. Falastrão e boquirroto. Ônibus do Galo apedrejado? E o incêndio no ninho do urubu? Nem vou repetir os fatos dos anos 80, ocasião que deu ensejo a essa reação. E a suspensão do Ronaldinho Gaúcho, denunciado pela procuradoria desse minúsculo tribunal e relatado por um flamerdista confesso? Falar nisso, onde anda o doutor James Neto?

Enfim, resumidamente, o Galo deve e merece ser punido. Mas que tenham paridade e moralizem todas essas ações terríveis que assistimos na nossa casa. Deixem de ser vagabundos e seletivos – vale para os analistas das redes, juízes de campo, togados desse tribunal – só assim o futebol brasileiro voltará a ser forte. Somos todos responsáveis pela desgraça que virou o esporte bretão no Brasil, mas a rede bobo e a gestão são os piores atores dessa tragédia. São bananas e palhaços travestidos de isentos e moralistas. Apenas um profissional do eixo tocou na ferida, os demais – convenientemente por interesse da emissora – atacam covardemente.

Em tempo: sobre o jogo de hoje, vou ver, sem o interesse e desejo do último final de semana. Dia 30, seguramente, se o Milito conseguir ajustar o time até lá, podemos ter chances. Caso contrário, o que será da temporada de 2025? No planejamento vazou até contratações em andamento. Num momento de decisões, qual o interesse desse tipo de informação? Para disputar o que? Tenham vergonha e brio na cara. Nossa chance está na Libertadores, o Brasileiro chutaram fora, antes mesmo dos dois jogos pela final da Copa do Brasil. Se virem!

Blogueiro

View Comments

  • Boa tarde MASSA!

    Hoje é aquele jogo: se ganhar não vale nada além de 3 pontos, mas se perder a vergonha vai continuar por muito mais tempo.

    Com relação a punição ao time, sigo o relator.

    O que vimos foi uma selvageria desandada, desde antes do jogo. Tenho notícias de quem estava lá dentro, que os problemas foram diversos, coisa de um amadorismo enorme.

    Começou com falta de fiscalização e segurança no entorno do estádio, invasão de catracas no setor das cadeiras cativas e visitantes. Atos de racismos vindo dos camarotes, som alto para abafar a comemoração do mulambo, bombas estourando nas arquibancadas, campo e aquela briga generalizada que o mundo todo viu.

    Deixamos de mostrar uma imagem que poderia ficar para sempre na memória de muitos, como a da queda para série debaixo, como as que nos imortalizaram como a torcida mais fanática, mais forte e vingadora do Brasil.

    Enfim, com essa mídia sempre com raiva e inveja do 9ALO, não seremos esquecidos tão cedo por causa dessa baderna.

    Antes de ontem, no jogo Coxa x Sardinha, o pau comeu solto dentro e fora do estádio. Nenhum comentário eu vi.

    Agora é juntar os cacos e ver se chegamos inteiros até dia 30/11.

  • Boa tarde xará e amigalos!
    Nada justifica a violência proporcionada por esses bandidos mas já passou da hora desses PIPOQUEIROS mostrarem serviço. Salários milionários em dia, avião fretado pra lá, avião fretado pra cá, hotéis 5 estrelas, massagista, médico, CT de primeiro mundo, ferraris estacionadas na porta, e na hora da DECISÃO, AMARELAM E PIPOCAM SE BORRANDO DE MEDO DO ADVERSÁRIO. Espero que 30/11 seja DIFERENTE.....

  • Boa tarde a todos.
    Acho que o Galo deveria aceitar a punição sem fazer qualquer menção ao direito de se defender.
    Houve falhas da direção do Galo em todos os níveis.
    Está chato ver o Bruno Muzi vir a público pedir desculpas e nada mudar.
    Faz-se necessário também dar nome aos bois. Quem mandou colocar o Hino no volume máximo enquanto o pau comia na arquibancada e enquanto o flamengo comemorava?
    Quem teve a brilhante ideia de retirar portas e papel higiênico dos banheiros feminino no primeiro clássico?
    Os bois precisam vir a público dar explicação e não ficar mandando o Muzi dar satisfação. Ele não dita absolutamente nada no Galo, e si tiver alguma voz, que seja homem suficiente para poder dar nome aos bois.

  • Errar é humano mas persistir no erro tem sido "atleticano"! Vejamos: todos nós sabemos que o time precisa de uma limpeza, uma reformulação, porém ainda temos uma decisão a disputar, a mais importante do ano, sem falar no Brasileiro, no qual ainda temos que pontuar não só pela permanência na elite mas para garantir uma vaga ao menos no G-8 ou G-9, caso percamos também a decisão da Liberta! Daí soltam uma lista com quatro dispensas de jogadores antes dessa final. Caso precisemos utilizá-los, vcs acham que eles vão se doar em campo sabendo que no próximo ano estarão em outro lugar? Mesmo erro cometido pelo anúncio precoce da saída de Cuca em 2013 no Mundial do Marrocos. Deu no que deu e a vaca foi pro brejo pela (o) Raja fora,,,,, Segundo, a lista não pode se limitar a Kardec, Vargas, Lemos e Mariano. Podem incluir: Bruno Fucks, os dois Igors (Rabello e Gomes), Palácios, Cadu e até Milito, caso perca a outra decisão. Outro erro: foram jogar com o time todo reserva, conseguiram perder até do lanterna e agora vão usar força máxima até o dia 30! Ora, pq não mesclaram melhor o time? Pq no jogo contra o draguinho (goianiense) pouparam até o Everson? Agora, numa sequência difícil, vai ter que usar todos os titulares, correndo o risco de alguém se machucar e ficar de fora da final na Argentina. Por falar nisso, Arana se machucou no treino da selecinha, será que vai jogar a final em Buenos Aires? Se já não contariam com Mariano, Vargas e Kardec, pq renovaram contrato com os dois primeiros antes? E pq só resolveram contratar um centroavante quando este não poderia mais atuar na Copa do Brasil? Mais um erro de planejamento, terceiro ano seguido de erros nesse quesito! E agora, com ou sem Liberta, mas com muito mais grana do que no ano passado vão investir de verdade num time melhor? Quem viver verá.....

  • Penso que a punição foi merecida, porém desproporcional. Em situações iguais ou piores ao acontecido na Arena, o STJD "pegou leve" com outros clubes. Interditando a Arena não há necessidade de punir o torcedor de comparecer em outro estádio. O justo, na minha opinião, seria jogos na Arena com portões fechados ou jogos em outro estádio com a presença da torcida. Puniram toda a torcida pelos crimes de um grupo de bandidos. Bandidos que, uma vez identificados, sejam proibidos pelo CAM de entrar na Arena ou em qualquer outro estádio onde o Galo for mandante.

  • ESSE TAL DE BRUNO MUZZI , CEO DA ARENA DO GALO , É MUITO IMCOMPETENTE E IRRESPONSÁVEL........ ESSE SUJEITO TEM QUE SER DEMITIDO......... ELE É O CULPADO POR TODOS OS DEFEITOS (ACÚSTICA , PONTO CEGO , GRAMADO) DA NOSSA ARENA.
    E TAMBÉM PELA DESORGANIZAÇÃO DA ÚLTIMA PARTIDA.

  • Os problemas ocorridos no domingo passam pela liberação do estádio pela Prefeitura, através de uma Lei, um verdadeiro jabuti, aprovada as pressas na Câmara Municipal, que permitiu o alvará sem que todas as exigências fossem atendidas. Quando se propõe a construir uma estrutura como a Arena, necessário é que o empreendedor dê contrapartidas ao município, que não verdade servem para mitigar os efeitos da obra no dia a dia do cidadão, seja na questão da mobilidade urbana seja na questão de segurança, do impacto ambiental. Mas por lobby, vereadores investidos de sua paixão, privilegiaram o interesse particular em detrimento ao interesse público.
    É uma reflexã importante a ser feita para que não se cometa erros como este.

    • Todas as contrapartidas exigidas pela Prefeitura estão localizadas FORA DO ESTÁDIO. Lado outro, todas as confusões ocorreram DENTRO DO ESTÁDIO. Por caridade, jogue um pouco de luz na minha obscuridade e ajude-me a entender o que uma coisa tem a ver com a outra. Aproveite a oportunidade, já que se mostra tão entendedor do tema, e nos diga em qual lugar DO MUNDO, as contrapartidas de qualquer empreendimento ficaram próximas de 60% do valor da obra.

      • Você só consegue enxergar as coisas em duas dimensões? Vamos falar dos problemas internos? Acústica, Internet, acessibilidade, falta de mercadorias nos bares? Acho aquela divisória entre níveis da arquibancada superbaixo, fica na altura da cintura, um tumulto e alguém despenca. Acesso fácil ao estádio (vide invasões). Gramado horroroso. Acho que você nunca foi na Arena.

  • A REDE ESGOTO DE TELEVISÃO , MAIS CONHECIDA COMO GLOBOLIXO , SEMPRE CONSPIROU , SEMPRE INTERVIU A FAVOR DO FUTEBOL CARIOCA , EM ESPECIAL O FLAMERDA.......
    O QUE ESSA EMISSORA JÁ PREJUDICOU O ATLÉTICO NÃO É BRINCADEIRA , INCLUSIVE JÁ NOS TIROU ALGUNS TÍTULOS........QUAL FOI A PUNIÇÃO DO CORINTHIANS POR JOGAR UMA CABEÇA DE PORCO DENTRO DO GRAMADO ????
    QUAL FOI A PUNIÇÃO DO PALMEIRAS POR INCENDIAR UM ÔNIBUS DO CRUGAYRO?????
    JÁ IMAGINARAM SE O QUE ACONTECEU NO NINHO DO URUBÚ FOSSE NO CT DO GALO ?????
    ""OU O FUTEBOL BRASILEIRO ACABA COM A GLOBO OU A GLOBO ACABA COM O FUTEBOL BRASILEIRO"".....
    JOSÉ ROBERTO "RATO" É O SÍMBOLO MAIOR DAS TRAPAÇAS DESSA EMISSORA.

    • Um ponto importante também é o discurso de ódio. Expressões homofóbicas, xenofobas aos adversários só serve para construir um clima de hostilidade e ódio entte torcidas. Não gosto de me referir a torcida rival com Gay, Marias, bandidos, bambis. Isso só alimenta o ódio. E o exemplo deve vir de dentro de cada um de nós.

  • Infelizmente mancharam nossa imagem, desde a inauguração da Arena convivemos com chacotas referentes ao gramado e ao sistema de som, agora essa das bombas da torcida. Sou a favor do fim das torcidas organizadas, principalmente as bancadas pelo clube. Ontem ouvi dizer que querem aumentar a altura dos vidros ao redor do campo e melhor fiscalização nas revistas na entrada da esplanada. Não é possível que são tão ingênuos em pensar que é o público normal que vai entrar com bombas. É a própria torcida organizada que tem salas dentro dos estádios onde guardam bandeiras e seus pertencentes e tem livre acesso em dias inclusive fora de dias de jogos, e são nesses dias que entram os infratores sem serem revistados. Agora o time, o clube e nós fiéis torcedores pagaremos por esses marginais. Tem que ter identificação facial e banir esses baderneiros.

  • Lembrando que a raposinha quando foi rebaixada fez igual ou pior no jogo contra o Palmeiras, na minha opinião a punição tem que ser parecida e vida que segue.

Recent Posts

Éverson garante um ponto para o Galo

Depois de um primeiro tempo horroroso, pior que nas três derrotas seguidas para o mesmo…

7 horas ago

Sensibilidade e Galo de mãos dadas

“Serei Galo mesmo que a bola não entre, mesmo que a nossa casa se cale,…

2 dias ago

Vice campeão com dignidade

Apesar do comportamento imbecil de alguns poucos torcedores, o Galo sai grande da competição. Essa…

3 dias ago

Em busca da primeira de duas decisões

Faltando nove jogos para o encerramento da temporada, o Galo tem dois deles como primordiais.…

4 dias ago

Otimismo é sinônimo de Atleticano

Vez por outra, seja no dia a dia ou em cada momento decisivo, nossa Atleticanidade…

5 dias ago

Sem prolongar a ressaca

A exemplo do que sempre manifesto aqui, dia seguinte à uma grande vitória ou conquista,…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!