Inacreditável 1) perceber que depois de mais de dez contratações e mais de vinte saídas, ainda carecemos de algumas peças para almejar mais que uma vaga na Copa Libertadores. É visível a todos a necessidade de um centroavante, porém o treinador prefere um atacante que – necessariamente – não precise ser o “matador”.
Enquanto isso, assistimos – ainda passivamente – a quantidade de gols perdidos pelos nossos atacantes. Consagrar goleiros adversários, ainda que até eu mesmo já tenha feito essa consideração, tem sido nossa especialidade. Porém, como registrou um leitor no início da semana, graças ao “pé murcho” de nossos atacantes. Quantos lances, visivelmente, acabaram nos braços do arqueiro, pela falta de força nos arremates. E as conclusões sem direção?
Então, é visível a todos nós Atleticanos que precisamos de um artilheiro. De quem saiba balançar as redes. Tardelli, só quando voltar; ou Felipe Felício, de apenas 17 anos, que está Cidade do Galo. Diante disso, mexam-se, precisamos de um camisa 9 urgentemente. Inadmissível aceitar tantas conclusões, sem aproveitamento condizente com as chances. Não adianta ter o melhor ataque se as vitórias não estão acontecendo.
Paralelo a isso, e dentro da mesma lógica, se o ataque cria muito e conclui – estatisticamente – pouco, lá atrás o sistema defensivo tem se mostrado vulnerável. E, também sugerido por vários leitores, estamos acompanhando a possibilidade da cria da nossa base, Jemerson, poder ser repatriado pelo Corinthians. Ora, com toda consideração que me merece a gestão do futebol, se isso acontecer será motivo de frustração dupla do Atleticano. Ver um ídolo vestir camisa de concorrente e frustrada a possibilidade de uma solução para o setor defensivo do Galo. Alonso carece de parceiro à sua altura. A Massa agradeceria, caso essas duas situações tivessem solução.
Antes de mencionar meu segundo desconforto, quero falar sobre a interessante matéria do Super Esportes a respeito dos motivos para a queda de rendimento do Galo no Brasileiro. Tulio Kaizer foi cirúrgico e vale a leitura. Contra ataque adversário, finalizações, faltam peças de reposição, queda de rendimento individual e previsibilidade do esquema do Sampaoli.
Isso, seguramente, explica em 15 pontos possíveis o Galo ter conquistado apenas cinco deles. Foram todos em casa, vitória sobre o Goiás e empates amargos frente ao Fluminense e Sport. Nas outras duas partidas, ambas no Nordeste – Fortaleza e Bahia – fomos engolidos pelo esquema dos dois treinadores, que jogaram nos nossos erros. Com isso, nove prováveis e fáceis pontos atirados no ralo. Vencer o Palmeiras, em São Paulo, passou a ser fundamental se formos pensar em algo maior que a vaga na Libertadores. Refiro-me ao título.
Nosso desejo é que venham para cá profissionais que deixem um bom legado e registrem suas passagens nas páginas da nossa história como muitos dessa foto acima.
Inadmissível 2) nesse assunto, que não deveria sequer ser objeto de debate no nosso espaço, serei bem breve. Todos nós temos nossas preferências políticas e até ideológicas e insisto em não trazer isso à nossa resenha. Então, com a mesma resistência, questiono e condeno a intenção de fazer do Galo palanque eleitoral.
Refiro, claro, a questão da cobrança do IPTU (anunciada pelo presidente, quando esperávamos postagem sobre a contratação de reforços), parecendo que o valor poderia decretar a falência das nossas combalidas finanças. O valor de R$ 40 mil, seguramente, é menor que de um executivo que possivelmente preste serviço na sede. Desprezível valor, destaque e intenção do Sette. Até porque, conforme apurado, tem relação com mais de 20 mil notificações de retificacão de áreas dos imóveis na capital.
E, por fim, para voltar a falar de futebol, deixar vazar documentos que a Torcida vem pedindo acesso faz tempo. Deveriam ser públicos e não peça de campanha de interesse eleitoral de quem quer que seja o candidato. O foro competente não é usar desse tipo de comportamento para o debate eleitoral, mas sim a Justiça. Quem deve que responda lá e não usem o Galo para finalidades estranhas à nossa Atleticanidade.
E mais, essas contas relativas ao período mencionado, foram todas aprovadas por um Conselho Deliberativo historicamente servil aos intersesses de cada presidente no exercício de seus mandatos. Por fim, as escolhas políticas de cada um – seja do Sette e os benfeitores Menin e Guimarães -, merecem respeito. Assim como a de cada Atleticano. Plagiando Cris Galo e Bruno Tostes, não seremos “massa” de manobra.
Dito isso, caro Mattos, na pauta um artilheiro e um zagueiro. Jemerson me agrada. Não sei o que pensam os companheiros que conjugam o verbo Atleticanizar. O que acham? Zagueiro e matador resolvem nosso problema de momento?
Em tempo: Caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, estou repassando um link para divulgação de promoção de um livrinho antigo de minha autoria. Parte dos direitos autorais será destinado ao Centro Atleticano de Memória. Adquira o seu, outros como presente e passe o link pra frente. ObriGalo!!!
*fotos: Bruno Cantini/Atlético
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
Bom dia,
Não podendo comentar ontem, venho agora.
Não me lembro de ver o Jemerson jogando pela direita, e visando economia, vigor, e momento.
Em matéria de contratação para zagueiro pela direita siu mais o Messias do América, está jogando muito e ao lado do Jr Alonso teriamos uma defesa muito sólida.
Quando a briga política me parece que ambos estão tentando atrapalhar o galo, horrível.
Concordo, precisa ganhar fora de casa, se quiser ser campeão, vendo o histórico dos pontos corridos, todos campeões fizeram grandes campanhas tb fora de casa. Mas amigo, fiquei curioso com o q vc disse sobre vitórias nos pontos corridos, e bom, ta errado, muuito errado. O terceiro time com mais vitórias em todas as edições é justamente o rival, nos estamos em 11° no ranking de vitorias, dos grandes so botafogo e vasco foram piores
Entretanto, em que pese seus números, ao que tudo indica tem o pior desempenho entre os rebaixados em todos os tempos. Se não reagir, poderá ser o primeiro a ficar na série B por mais de uma temporada seguida. Também são números.
Boa a tarde a todos!
Serão 9 dias de descanso desde a última partida,tomara que o Atlético entre ligado nesse jogo,e traga os 3 pontos,chega de entregar pontos fora de casa.
Bora Galo mudar essa escrita joga bem,mais não leva...aliás tem sido o calcanhar de Aquiles os jogos fora de casa,por isso estamos a anos esperando este título.
Estava vendo os números do brasileirão nos pontos corridos,senão me engano somos o terceiro com mais vitórias entre todos os participantes desde 2003...
Os jogos fora de casa tem feito toda diferença desde então, quem não lembra 2012 2015,bora Galo mudar essa escrita?
Jemerson, SIM! Zagueiro de recuperação incrível, que abriria a possibilidade de o Junior Alonso cobrir uma eventual ausência do Arana.
Camisa 9, SIM! Até o já veterano Pratto vai se cansar de fazer gol (as bolas chegam... falta o matador!)
Rafael no gol, SIM! É só conferir os números!!!
Camisa 10, SIM (Zaracho, pela amostra, não será esse camisa 10!).
Bora que ainda é tempo, Galo!
Saudações, conterrâneo!!!
Boa tarde, Massa, e Guru !
“Em briga de Jacu, Inhambu fica de fora”. Deixem a torcida e o clube fora desta. Esta briga política e de interesses pessoais, está de alguma forma sendo maléfica ao clube a partir do momento que desvia o foco daquilo que é realmente importante “O Clube Atlético Mineiro”.
Nota zero para todos os envolvidos. Vcs são insignificantes diante da grandeza de nosso clube!!!
Acrescento , por minha conta e cornetagem, algumas inacreditáveis : tentar , n a calada da noite, contratar o asqueroso tiago neves, emprestar Blanco , devolver Bruno pra Chape, ouvir do sampaoli que não necessitamos de um nove matador. E por aí vai. Esta luta de foice no escuro de politica, que nada mais é que disputa por interesses pessoais, suplico que tenham dignidade e compostura de deixar nosso galo longe disto
boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. todos nos sabemos que o galo precisa de um camisa 9 que sabe fazer gols mas o EL Loco não quer.o sampaoli quer seus afilhados e inventando posições para jogadores. no Santos o sampaoli pos muitos jogadores da base jogarem e no galo simplismente foi savinho e marquinhos. aliás aonde anda o marquinhos será que foi negociado e não sei. o Jemerson seria um ótimo reforço e jogar ao lado do xerife júnior Alonso. o galo treina e treina e quando vai jogar dar outro vexame,sampaoli se não mudar o jeito de jogar vamos levar outra paulada em São Paulo. a sampaoli não nos iludem. vá galooo.
Boa tarde, amiGalo Eduardo.
Sua análise foi direto ao ponto.
Você escreveu o que eu já falei aqui várias vezes.
Uma vez falei sobre a diferença entre ser eficiente e eficaz. O Galo é eficiente em chutar a gol, e nada eficaz em fazer a bola balançar as redes. E fui criticado. Hoje você falou a mesma coisa, mas com outras palavras. Cuidado, os iludidos de plantão irão te taxar de maria infiltrada.
Há anos falo que a defesa do Galo é uma ........ peneira. E hoje, ao dizer que a defesa precisa ser melhorada, alguém de QI 30, vai dizer que vc é maria infiltrada.
De fato, Phil Jackson, técnico de basquete e campeoníssimo na NBA, sempre dizia: Offense Wins Games, Defense Wins Championships. Em tradução livre seria: O ataque ganha jogos, a defesa ganha o campeonato.
E o quê vemos no Galo? Sem ataque matador (eficaz) e uma defesa (exceto pelo Alonso), que é uma mãe para os adversários. E temos um meio de campo que, como diz o nome, é meio, nem ruim e nem bom.
O Jemerson está livre, praticamente. Por que não tentar repatriá-lo para forma dupla de zaga com o Alonso?
Atacante (o 9 matador), não tem tantos assim disponíveis. Mas gastar 20 milhões com Marrony é demais.
Um ditado popular chinês diz que vivemos o presente pensando no futuro, mas só aprendemos com o passado.
Em outras palavras, pessoas inteligentes (com QI bem acima de 30), olha para o passado do Galo e consegue ver que os mesmos erros se repetem ano após ano e que nunca são corrigidos.
Já falei aqui no seu espaço, quer saber o que o Galo vai ganhar nesse brasileirão? Olha para os últimos 50 anos e terá a resposta.
Daqui a pouco a turma de QI 30 vem falar que sou maria infiltrada. E vai sobrar pra você, pois você está fazendo as mesmas críticas que eu sempre faço.
Sempre digo, abrir os olhos pode ser a coisa mais dolorosa que você irá fazer em vida, talvez daí essa eterna negação de que o Galo não é isso tudo que achamos que é.
Saudações alvinegras.
Caros,
Aproveitando a ANISTIA POLÍTICA momentânea:
A Revelha, q é FACÇÃO política frontalmente contrária à filosofia derrotista da viciada RENOVA, q de NOVA num tem nada, mas tem cadeira cativa no ESTÁDIO MRV/BMG, a Revelha Galo saúda o debate POLÍTICO saudável, sem CENSURA prévia dos áulicos dentro do CAM: RESPEITEM o grande Alexandre KALIL!, SÓCIO emérito OCULTO da REVELHA, com todo respeito, mais eficiente q o pai! FATO!
O Maluco argentino tá começando a ser questionado: tá errado? Ñ! Aqui é GALO, porra!
Ressalvas às criticas fundadas no NADA COM PORRA NENHUMA: Ir pra cima de SAMPAOLI, q faz excelente trabalho com o q tem em mãos, e passar pano pros ABNEGADOS, é pura COVARDIA ou ALINHAMENTO de$carado, sem preocupação com o CLUBE, apenas com o tal FUTURO, ñ creio q seja desinformação. A FACÇÃO atual tem q ser protegida de qq forma, pq senão eles podem ficar bravos, chutar pro alto o AnoQVem e "Cobrar JÁ A Fatura": ou tem almoço grátis?...Quem vai pagar a conta?
QUEM VAI PAGAR A CONTA?
Duas alternativas:
1) Ou O q tá se desenhando dá certo, e o clube fatura o Br COM O Q TEM. Ações positivas, a LIMPA, mais AÇOES meia boca, montagem do ELENCO em meio a limpa: (vamos torcer, sem perder a Fé jamais)... e aí com a TAÇA entregue a Nossa Senhora, a fatura fica liquidada, só ALEGRIA, EU ACREDITO! ou..
2) OS SÓCIOS irão pagar a conta: é preciso abrir conta no BMG prá pagar a mensalidade na SOCIEDADE (vamo lá, rapaziada, força!), paralelamente comprar muito PATOÁ na mão da lojinha e adquirir produtos "licenciados"... e, toda mão q o time for MAL dentro de campo, lembrar nos blog$ q o ESTÁDIO VEM AÍ! ... VIVA OS SÓCIOS VIVOS (o velhinho HJ q tá mais prá lá q prá cá, tem q inventariar, e ñ esquecer q é muito cedo prá jogar a toalha!)
MINHA OPINIÃO POLÍTICA, ñ sei SE tá coerente e intelectual, mas no Galo como no Brasil "O ERRADO É O Q TÁ CERTO" e vice-versa! Dá-lhe KAFUNGA, esse verdadeiro MESTRE!
Obs.: o sujeito coloca Galo na traseira e na dianteira do nome e questiona quem exige VITÓRIAS, pq o Galo ñ é o barcelona...é brincadeira a POUCA VERGONHA!
AQUI É GALO?
AQUI É GALO!
E É GALO SEMPRE!
Segura PORCO! q eu quero ver! PRA CIMA GALO!
Abs! aos atleticanos VERDADEIROS!
Bom dia, Eduardo e Amigos...
Texto irreparável.
Excepcional...
Perfeito!!!