Não podemos afirmar, tampouco comemorar, que classificamos para a Copa Continental. O jogo contra o Botafogo teve o mesmo roteiro de toda a temporada.
Ganhamos e muitos de nós comemorou– inclusive o blogueiro –, mas o futebol apresentado não foi nada diferente daquilo que vimos em 2019.
Vimos o mesmo no Mineiro, na Copa do Brasil (lembrando as partidas frente ao Atlético Acreano e Chapecoense), na eliminação da Sul Americana e no próprio desempenho no Brasileiro.
Ávidos por festejar, descemos pelas ruas do Horto cantando o hino e aos gritos de “Galo”, mas no íntimo escondendo uma profunda decepção e depressão com o pior ano de nossos tempos recentes.
O time carioca, apelidado por alguns por “amigos do Kieza”, veio a Belo Horizonte totalmente desfigurado e deixou o Torcedor no maior sufoco. Esse mesmo Torcedor, que alguns ignoram como o maior patrimônio do Galo e que ontem cantou do início ao apito final do péssimo árbitro da CBF.
Fizemos o gol, numa grande jogada do Emerson (que alterna ainda momentos de extrema lucidez com outros de apagão), logo no início do jogo. Depois, abusamos ao perder duas ou três chances claras, que aliviaria o sofrido coração da Massa.
Enquanto um descompromissado Botafogo sufocava o Galo, no Rio de Janeiro o Flamengo, que saiu vencendo o nosso concorrente Paranaense, tomava o empate e virada.
As caras no minúsculo Horto não escondiam o sofrimento da alma e do coração Atleticano nas arquibancadas. Imagino que iguais aos que acompanhavam em casa ou onde fosse.
Dos males o menor: classificamos para a fase eliminatória da Copa Libertadores, que antecede a fase de grupos. A meu juízo, Libertadores só a partir daí.
Antes, porém temos que jogar quatro partidas para buscar a habilitação para o início da competição. Ao que sei, serão jogos de ida e volta nas primeira e segunda semanas de fevereiro.
Daí, superando o adversário, ainda na terceira e quarta semana do mesmo mês, chegaremos então à qualificação para os grupos e o verdadeiro início da Copa Libertadores de 2019.
De qualquer maneira, classificamos num campeonato de nível técnico discutível, depois de liderar e cair – posição por posição – até estacionar na sexta colocação e nela permanecer. Agora é relaxar, digo os Torcedores, e sonhar que a diretoria tome juízo e monte elenco para ganhar títulos no próximo ano.
Um novo Diretor de Futebol, diferente daquele que passou meses em Belo Horizonte, sem mostrar qualquer afinidade e/ou habilitação para o cargo. Livres de Gallo, tivemos na interinidade do Marques – a exemplo de Domênico ano passado – de viver a instabilidade que vem predominando.
A propósito, com todo o respeito que me merece o ídolo Marques, não vejo nele as condições necessárias para o exercício efetivo do cargo. Foi um dos grandes ídolos da nossa história.
Como parlamentar, depois de se eleger com uma votação extraordinária, sequer conseguiu se reeleger. Como diretor da base, nesta temporada, o Galo – que ano passado venceu todas as categorias – agora comemorou apenas o sub-17.
Vejo como um currículo ainda insuficiente para assumir essa condição no Galo. Notadamente, depois do fracasso e da teimosia em manter Alexandre Gallo, como a diretoria impôs ao Torcedor. Se Marques for efetivado, além de não ter o apoio entre a Massa, corre o mesmo risco de seguir o caminho da resistência que sofreu seu antecessor.
Em tempo: Agora de férias, com essa habilitação para a Libertadores assegurada, seria interessante que a diretoria mostrasse ao Atleticano a verdadeira realidade administrativa do clube. Por exemplo, informações sobre a auditoria, em andamento ou concluída (?), número de funcionários da sede e CT e valores de vencimentos, contratos – especialmente – daqueles que chegaram ao Galo nesta temporada. Duração, valores, quem são seus agentes? Enfim, transparência absoluta. Assim que se tem a confiança do seu cliente. No caso, o Torcedor Atleticano.
Conforme havia sinalizado, agora é o momento de o blogueiro também dar um tempo e…
Essa frase foi de um amiGalo, muito bem informado sobre as questões internas do nosso…
Dentro do propósito deste espaço, considerando ainda o desafio e nomes mencionados quando da postagem…
Ao que minha memória registra e sem pesquisar, nunca antes desde que a série A…
Ontem o blogüeiro havia anunciado a intenção de ter o domingo de folga, mas o…
Depois de um ano que nada prometia, a mudança do comando técnico deu animo ao…
View Comments
"com o pior ano de nossos tempos recentes"
Fez 59 contra 54 pontos no ano passado pelo Campeonato Brasileiro.
Mas ano passado levou o Mineiro.
Passamos da pré-pré-Libertadores.
Agora é preparar para a pré-Libertadores.
Acho que a vaga pra pré libertadores já foi muito pra esse time do galo. O time no início do campeonato estava bem por conta do ótimo futebol de dois jogadores, blanco e Guedes, que levavam o time nas costas. A saída do blanco foi uma infelicidade, enquanto a saída do Guedes foi puro amadorismo da diretoria. O trouxa do Alexandre Gallo veio à imprensa falar que não teve como ter cláusula de compra no contrato dele, pois vários times queriam o jogador. Mas calma aí, não foi o palmeiras que bateu na nossa porta atrás do Marcos Rocha? Esse não seria um argumento mais do que suficiente? Quer o Marcos Rocha, melhor lateral direito do Brasil por vários anos consecutivos? Ok, não abrimos mão do roger Guedes! Simples assim. Mas eles trouxeram Juninho, Arouca e Éric( três horrorosos), dois deles com opção de compra. Além disso tivemos a opção de trazer o Raphael Veiga, que vem jogando muito no paraguaiense, mas não podíamos mais, pois já tínhamos esgotado nossa cota de jogadores emprestamos por um só time nos três trastes citados à cima. Então é muito amadorismo.
Para mim a contratação do Chará foi boa, ainda vai dar alegrias, e hoje nesse time que vem jogando, é o melhor jogador tecnicamente, junto com o cazares. O erro foi ter comprado o chara pensando que ele seria substituto para o roger Guedes. Guedes voltava para buscar a bola e criar/pensar o jogo. Essa não é a característica do chara. Chara sempre jogou na velocidade e força física, na ponta direita, no mano a mano com o lateral esquerdo. Acredito que pode render muito num time bem montado e criativo.
Sobre o plantel para o ano que vem:
Fábio Santos, Elias e Ricardo Oliveira não tem mais clima no galo, mas são jogadores valorizados no mercado nacional. Poderíamos buscar algumas trocas. Vão aqui algumas sugestões:
Flamengo: Ricardo Oliveira e Elias por Dourado e Rever.
Santos: Ricardo Oliveira, Fábio Santos e Elias por Bruno Henrique( talvez ainda teríamos que pagar alguma diferença em $)
Também tem a questão do Marcos Rocha. Eu acho que o Guerra ou Moises cairiam muito bem no galo, e não terão espaço no palmeiras no ano que vem( scarpa, Lucas Lima, Zé Rafael, Hyoran, Dudu, Raphael Veiga). Guerra é um jogador experiente, que poderia fazer uma ótima sombra para o cazares, caso ele siga com as oscilações já conhecidas. Ele também pode fazer a função de segundo volante, ou meia pela direita.
Para a lateral esquerda eu faria o possível para o retorno do Douglas Santos, já que o time dele na alemanha caiu para a segundona.
Para o ataque penso que um bom nome seria Teo Gutierrez, que está no Júnior Barranquilla, e sempre foi ótimo atacante. Com uma perna só joga muito mais do que o Olixeira. Mas pra mim as posições mais carentes do time do galo são dois zagueiros, lateral esquerdo, meia atacante( para competir com cazares) e um atacante de lado de campo. Todos com condição de serem titulares. Acredito que o Alerrandro possa crescer muito num time bem montado e entrosado, e ser nosso centroavante.
O Tardelli seria o grande sonho, e acredito que seria possível. Já fez 4 anos de contrato na china, não precisa mais de caminhões de dinheiro. Ganhou por volta de 100 milhões de reais lá, já tá com umas dez gerações da família garantidas.
Ele poderia ser o jogador para jogar na ponta esquerda, com chara na direita, e alerrandro de centroavante. Ou então poderia ser o centroavante do time.
Sobre os jogadores atuais do nosso plantel:
Zagueiros:
Juninho e Rea podem ser devolvidos( ainda não vimos o Rea jogar, mas ficar seis meses no galo sem ter uma oportunidade é porque deve ser horrível)
Gabriel: empresta pra algum time, ou começa a jogar como um primeiro volante, como era o Josué. Acho que pode se dar melhor, pois tem bom passe. De zagueiro não dá.
Léo Silva: por mim pode renovar mais um ano, mas para ser uma opção no banco.
Maidana: eu acho fraquíssimo, pode devolver ou vender, não sei bem da condição contratual.
Laterais:
Fábio Santos: envolver em alguma troca
Marcos Rocha: moeda de troca
Patric: Doar, trocar com algum louco, ou achar alguma função no clube, como administrador do jardim, ou piadista oficial do elenco.
Volante:
Elias: moeda de troca
Lucas Candido: emprestar
Meias:
Nathan e Leandrinho: ao meu ver chegaram totalmente fora de ritmo de jogo, no meio do campeonato, podem ser bons jogadores, mas tem que analisar a situação do empréstimo. Não dá pra acreditar neles mais seis meses, e quando começarem a jogar bem serem devolvidos.
Thomas Andrade: alternou boas e más atuações. Poderia tentar prolongar o empréstimo por mais um ano. Compra, nem pensar.
Atacantes:
Edinho: para mim o pior de todos os contratados, jogador de série B.
Ricardo olixeira: horroroso, no galo esteve no nível de Galvão e Marcio Mexerica. Abaixo de Vanderlei.
Sugestões de jogadores:
Botafogo: Joel Carli( fim de contrato) e Matheus Fernandes( tentar troca de jogadores+ dinheiro)
Palmeiras: guerra e Moisés
Fluminense: Airton Lucas( troca+ dinheiro), Marcos Júnior( fim de contrato)
Santos: Bruno Henrique( troca + dinheiro)
Bahia: Lateral Esquerdo que jogou contra o galo. Menino novo e com personalidade.
Também tem, Teo Gutierrez( Júnior Barranquilla), Marcelo Toscano( Japão), Polenta( zegueiro Uruguaio)
Acho que com 6 contratações para serem titulares, mais alguns jogadores da base como Matheus Stockl, Bruninho, alerrandro e o volante de 17 anos que foi muito elogiado pelo levir, montaremos um bom elenco para 2019.
Zagueiros: Polenta e Rever
Lateral Esquerdo: Douglas Santos ou Airton Lucas
Meia: Guerra ou Moisés
Atacantes: Tardelli e Teo Gutierrez/ Bruno Henrique
Deseja-se o Nacional .
Deseja-se a Libertadores , quiçá o mundial .
Eu desejo , apenas , um time comprometido .
Saber que nosso Manto é defendido com garra
e vontade por jogadores que respeitem a Massa
e a coloquem sempre na condição primeira , à
frente de suas (deles, jogadores) escolhas .
Só com esse espírito pode se chegar ao topo do
sucesso .
Meus amigos, acho que passei o ano inteiro reclamando da titularidade do ELIAS. Continuo pensando do mesmo jeito, mas ver o LUAN em campo, o mesmo que deu o gol para a vitória do Fluminense, ganhando 400 mil por mês, comprova a mediocridade da diretoria Atleticana. O LUAN nem mesmo sabe chutar a gol... É de doer na alma alvinegra comemorar um sexto lugar. Um vergonha, pois a vitória contra o Botafogo não foi merecida. Que Deus tenha piedade de todos nós.
Obrigado Senhor... férias do nosso GALO!!!!!!!!!!!!!
Com um Presidente que não entende de futebol...
Com um ex Diretor que na verdade é empresário...
Com um plantel meia boca como esse montado que leva 9 milhões/mês, zero títulos e apenas uma pré Libertadores conquistada na temporada, não temos nada para comemorar porém bola pra frente e vida que segue... que 2019 nos traga mais alegrias e títulos!!!!!!!!!!!
ELIAS , R. OLIVEIRA E F. SANTOS SÃO EX JOGADORES E SÓ FAZEM ATRAPALHAR. PRECISAM SAIR E APOSENTAR PORQUE NINGUÉM VAI QUERER.
ALÉM DISSO PRECISAMOS DE DOIS ZAGUEIROS COM URGÊNCIA.
Contribuicoes para melhoria: divulgação da auditoria realizada no clube; arrumar um treinador de goleiros; sumir com Patrick, Gabriel, Fabio Santos , Elias, Ricardo Oliveira, Edinho, Terans, Leandrinho , leo Silva e Luan. Natan, Rea e Cachazares. E arrumar um Diretor de futebol que tenha condições de exercer a liderança de um grupo de jogadores....
Viva o Galão da Massa. A alegria do povo. Independente de qualquer coisa, dentro das atuais circunstâncias me resta comemorar e torcer para ano q vem as coisas melhorarem. As esperanças sempre se renovam. Porque aqui é Galo doido. Forjado no sofrimento e na alegria.
Viva o Galão da Massa. Minha alegria maior.
Caro Eduardo,
Acho incrível como tantas pessoas encontram facilidades pra criticar uma equipe que tinha um propósito e o alcançou; ir á Libertadores no próximo ano.
Mais ainda, mal assumiu o cargo, se é que assumiu, já estão criticando o Marques. Afinal, se contratar o Pelé no seu auge, o Kalil no seu melhor momento no Galo (não esqueçam das quantas derrotas ele teve na direção do Atlético!) e outros jogadores famosos, o time pode ganhar qualquer competição! O problema que todos se esquecem é que pra tudo isso necessita de grana! Eu sei que é difícil pensar com lucidez no futebol, somos feitos de paixão! Mas vamos ser mais profundos em nossas análises e com contribuições á melhoria do Clube que nós só temos a ganhar.
Boas férias a todos que participam desse blog e vamos voltar com mais esperança no próximo ano.
Abraço ao Eduardo
Fernando carvalho
Eduardo, Boa tarde, eu não comemoro sexto lugar de competição nenhuma, parece que essa posição fez bem ao clube, jogadores festejam como se fosse um título, enquanto parte da imprensa quer rejuvenescer o elenco no nosso adversário, ouvi de comentaristas que Léo Silva merece mais um ano de contrato, ou seja, em 2019 será o mesmo sofrimento, frangos de Victor, zagueiro com quase quarenta anos, a má vontade de Elias e o mercenário Luan, que aliás, quando tinhamos time ele era reserva, enfim, eu estou desanimado. Tenho que concordar com alguns adversários, comemorar sexto lugar ? O Atléticano tem que ser estudado.