Categories: blogueirosfutebol

Galo é o único time de Minas Gerais

Está confirmado e autenticado nos registros do futebol brasileiro da temporada. Aqui, neste território, quem manda é o Galo, que – conforme reza no nosso hino – “honramos o nome de Minas no cenário esportivo mundial”. Na Copa do Brasil e Libertadores, somos o representante mineiro. Em ambas, prevejo e adoraria fazer a final com o time rubro negro do Rio de Janeiro, com arbitragem estrangeira. Tirar esse nó na garganta que Aragão, Wright, a CBF e a televisão oficial me entalaram nos anos 80.

Já no Brasileiro, apesar da derrota inesperada na primeira rodada e da presença do coelho na tabela, as esperanças do Estado estão todas depositadas exclusivamente na campanha do nosso time do coração. Outros times menores, divididos entre as séries B, C e D, representam Minas Gerais nas competições da CBF, mas todos eles – sem exceção – lutam para se manter estáveis, a exemplo do América na Primeira Divisão. Oh! Minas Gerais, quem te conhece, reconhece que aqui é Galo! Estamos vivos e em três frentes.

Sobre o jogo, diria que foi satisfatório sob os seguintes aspectos. A vaga, como era esperada, foi assegurada e passamos agora para as oitavas da Copa do Brasil. Foram muitas ausências para seleções – temos jogadores em cinco convocações sul-americanas (seis profissionais ao todo) – e até mesmo um que testou positivo para a covid 19. Zaracho, que vinha ganhando a posição, assim como na era Sampaoli – quando se contundiu – voltou a desfalcar a equipe.

Enfim, como temos de conviver com isso e ainda com cartões e contusões, para se buscar títulos fundamental é ter elenco. Em que pese às cobranças que temos feito para o setor defensivo, quero crer que as opções para as demais posições estão à altura da expectativa da Torcida e da tradição Atleticana. O calendário deste 2021 é cruel, mas isso só para times com potencial, como o nosso, pois para outros clubes menores existe apenas um campeonato para suas agendas.

Na formação inicial, as entradas de Gabriel e Keno foram as novidades em relação aos últimos jogos. Além dos onze que começaram a partida, o treinador ainda utilizou outros cinco, só mantendo inalterado o sistema defensivo. Ao que sinto, não foi por confiança no setor, mas por falta de opção. Até porque os dois laterais titulares – Guga e Arana – estão voltando da seleção olímpica e Alonso do time paraguaio. Apenas Rabelo, que parece ter sido poupado, estaria apto a atuar. Bueno deve estar preparando sua volta ao Japão e Micael carece de rodagem. Nas demais posições, temos aquela deliciosa dor de cabeça para o treinador.

O Galo cozinhou o jogo, que teve um começo mais ativo do adversário, mas como nosso gol saiu logo no início, foi o suficiente para poder administrar o resultado. Hyoran, que ao lado de outros vem merecendo minha reconsideração, forçou e apertou a zaga ganhando um escanteio. Ele mesmo, como em jogada ensaiada nos treinamentos, colocou na cabeça do Rever que fez mais um gol para a sua conta de zagueiro artilheiro.

Ao final do primeiro tempo tomamos um gol, resultado de inaceitável relaxamento em campo. A responsabilidade e essa conta pode ser dividida entre Keno, Hulk, Allan, Tchê Tchê e até do Everson. Goleiro bom temos, mas gosto de arqueiro que opera milagres, o nosso tem tomado muitos gols similares ao de ontem.

Por outro lado, inegavelmente, merece os méritos pela defesa de uma penalidade. Para meu devaneio, com as devidas diferenças de época, a defesa teve alguma similaridade com aquela do Victor no chute do Riascos. Seria o anúncio de algo? Ah! A penalidade, bem marcada, foi por uma jogada estabanada do Jair que havia entrado em campo segundos antes do lance.

Gostei novamente do Mariano, que roubou bolas e saia jogando; do Dodô, que confirma ser opção para as convocações do Arana; e até mesmo da dupla Allan e Tchê Tchê, se redimindo de partidas anteriores. Nenhum jogador foi amarelado e Allan e Jair estavam em campo. Seria o dedo do treinador? A vitória, aparentemente magra, poderia ter sido bem ampla. Foram três inacreditáveis bolas na trave no primeiro tempo. E, Keno, que voltou agora do DM, não pode perder um gol daquele como seu concorrente da posição. Marrony abusa de tanto perder gol!

Valeu, serviu muito para mostrar que estamos em crescimento, porém ainda temos muito a evoluir. O Remo, apesar de bem treinado, é time de série B e nossos concorrentes são da elite brasileira e sul-americana. Muito mais fortes que o adversário de ontem. Aquela jogada suicida com o goleiro deixa a pressão arterial altíssima. Não adianta o genial Nacho, contando com a parceria do Hulk, resolver na parte ofensiva se continuarmos a tomar gols por falhas lá atrás. Ontem, diferente do jogo de ida, o tal Dioguinho – que entrou e infernizou no segundo tempo naquela noite – foi figura apagada na partida. Agora, pelo Brasileiro, vamos ter duas provas de fogo. São Paulo, aqui em BH, e Internacional lá em Porto Alegre.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Blogueiro

View Comments

  • Curioso o critério que o blogueiro e aceclas usam para definir quem é o maior de Minas Gerais. O critério é: o delírio (que vem da escassez). Não tem nada no balaio para contar: glorias quase ao zero, já que foram fundados em 2013 por Ronaldinho Gaúcho. Então eles começam a tecer os seus piparotes de república do pão de queijo. Os torcedores do clube de Vespasiano tem mesmo que aproveitar o momento, se refestelar ... porque ele vai passar e tudo vai voltar a ser como sempre foi. A modorra alvi-negra e a sala azul abarrotada de canecos (os mais importantes existentes no futebol). Coisas que vcs nem em dez encarnações conseguirão ter pela natureza pequena de vocês ao contraste da nossa que veio para brilhar, apesar do momento ruim. Veja o blogueiro e os aceclas que títulos que o Cruzeiro tem não são apenas títulos. São o símbolo de uma camisa que está entre os 5 mais vencedores do futebol brasileiro. Os canecos do Cruzeiro são o retrato da tradição de quem fez Minas Gerais existir no futebol. Ao blogueiro e aceclas resta fazer piadinha mesmo, pois já já vai ser o mesmo que sempre foi da parte ganha-nada da cidade: eliminação e modorra. E veja a nossa distância para vcs. Se ainda ganhassem a Copa do Brasil este ano, ainda teriam apenas 2, porque a nossa tradição é 1, 2 ou 10 vezes maior que as suas. E que dirá para o resto então. Assim, refestelem-se ... porque já já a farrinha boba de vcs acaba e nós voltamos a capitanear Minas Gerais. O momento bom passa. Mas o ruim também.

    • Caríssimo Jorginho, confesso que li até a segunda linha, dali pra frente - creio - que será a mesma ladainha de outros similares ao que sua pessoinha pretende. Como é sexta-feira e quase tudo fechado, cá estou em casa me divertindo com seus similares entre os quais uns da mesma pessoa, conforme apurado e motivado pela minha curiosidade pessoal, de quem perde tempo em fazer e-mail e fake diariamente para rasgar o .. com a unha. Fui ali, num deles, buscar a mesma consideração que fiz dias atrás a um também perdido, como você, com os últimos tempos. Sei como é, passei por isso e foi vapt vupt, longe do temor que te assombra desde 2019. Segue o ctrl C e ctrl V, mas copiado de minha autoria mesmo. Ah! E tem um bobinho ai, que pensa que esse tipo de provocação, vai me sugerir falar de outros temas que não seja do Galo. Minhas opções religiosas e políticas não se misturam com o tema aqui debatido. À propósito, volte amanhã, acho que vai gostar. Você, o Arildo, e também aquele infeliz que se ocupa em xingar minha falecida mamãe, que dignamente criou bem seus filhos, diferente de quem se olha no espelho para atacar o anfitrião que não se ocupa com essa gente. Segue o baile e o textão já postado aqui. Repito é meu também.

      ""Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é", profetizou Caetano em "Dom de iludir".
      Curtir intensamente cada momento do Galo está entre as muitas delícias que a vida me permitiu e ainda permite viver. É preciso, entretanto, ter maturidade e força pra fazer a dor se transfomar num benefício. Eu estava no Mineirão quando a dor do rebaixamento encontrou o Atleticano, que numa reação linda e que não é pra qualquer torcidinha, fez daquele momento uma delícia. Sem quebrar uma única cadeira, voltamos pra casa e no ano seguinte à elite do futebol brasileiro. Campeões!
      Já essa alegria fugaz, condição que condenou à minoria de BH e MG, sugere reações como essa raiva dissimulada na sua missiva. Eu entendo, a vida nos mostra exemplos - como o seu - que sem ter do que se vangloriar, escolhem o caminho de mexericar na casa do vizinho. Só que o seu antigo rival, que está vivo e concluindo sua casa própria, nem sempre tem olhos pra você e seu cadáver de time em putrefação.
      Eventualmente, como agora, pra um delicioso passa tempo e a confirmação de que "a inveja é uma merda".
      Time grande cai, mas só comprova ser grande voltando imediatamente. Emergentes como o seu finado, o Ipatinga do saudoso mitair, São Caetano, Portuguesa, Bangu, América do Rio e similares têm o mesmo fim do Olaria, Sete de Setembro, Renascença, Juventus da Rua Bariri. O passivo massacra o ativo. Tente e cobre lá do Sacolão BH tratamento de paridade como temos recebido dos nossos mecenas. Só assim terá como se ocupar com o seu extinto time de futebol e não gastar tempo onde a dor vem te corroendo.
      Obrigado pela visita e a curta diversão!"

  • Completando sua doce critica savinho foguete encharcado, marrone, nem pra dupla sertaneja, keno, keno, toma jeito rapaz. o resto tá bão

  • O jogo teve momentos interessantes no primeiro tempo com várias jogadas bem trabalhadas e perigo constante para o Remo. Três bolas na trave explicam a vontade do Galo, cujos atacantes precisam de um pouco mais de capricho.

    É bom verificar que as coisas vão se ajustando nesse time e parte dos jogadores até a pouco tempo muito contestados, inclusive por mim, parece que estão assimilando bem os treinos e táticas do treinador. Igor Rabelo, Guga, Mariano, Alan e Hyoran estão crescendo e deixando transparecer bom futebol. Dodô é um caso à parte e Marrony só com reza. Falta pouco para o time ficar bem completo e com maior número de reservas confiáveis. Se Sasha e Nathan "entrarem" no jogo as coisas ficarão bem melhores.

  • O saldo até aqui:
    Galo campeão mineiro,
    Galo melhor campanha geral na Libertadores,
    Galo classificado pras oitavas da CB,
    além de uma derrota em casa e uma vitória fora, no "nosso principal" objetivo que é o Brasileirão.
    Nota 9
    Quanto ao time,
    Dodô, Nacho, Rever, Hulk...jogaram muito ontem
    Cornenta bem guardada pra Allan, Tchê Tchê e Hyoran.
    Corneta bem estridente pra Savio, Keno (o pior) e Marrony.
    Quanto ao goleiro, tá bom mas moderia ser melhor.

  • Boa tarde Barata. O dificil é o tal de lobby dos jabazeiros, como por exemplo da joia da base que só tem dezesseis anos. Difícil né. .E um jornalista que pediu a rescisao do Hulck( por nos tambem criticado) e quando ele comecou a jogar ao inves de dizer que errou vem com a alegacao de que foi ele quem indicou o Hulck para o Galo.

  • Caros Atleticanos! Estou gostando muito deste Galo, que foi apresentado nos últimos 3 jogos. O Cuca aprendeu com a derrota para o Fortaleza, A gente toda vida ataca igual louco e a defesa vira uma peneira. Como o escriba, vou também rever meu conceito sobre o Allan. Agora está jogando como um volante. Marcação firme e em cima, além de antecipações. O time está mais postado, prova é que nas últimas três partidas as bolas que tem ido no gol são chutes de longe. Quem sabe, um time mais equilibrado é que vai nos levar aos títulos este ano? Bora lá Galo, passar por cima do São Paulo e Inter. E que venha qualquer um no sorteio da Copa do Brasil.

  • E o Galão da Massa continua sua caminhada com mais uma vitória.
    Vamos em frente, em busca dos títulos. Mesmo ganhando ainda há algo a melhorar. Sempre pode evoluir.
    Mas é notório que Cuca se reencontrou aqui em BH. Está mais leve, concentrado e disposto a ser campeão novamente. Ele conhece o sabor inigualável de vencer com o Atlético.

    O time ainda carece de zagueiro, volante e atacante. Vamos ver se os mecenas irão nos brindar com contratações de peso.

    Copa do Brasil passou a ser um excelente alvo, principalmente com a queda de vários times tradicionais. Tem que saber planejar para conquistar.
    Saudações.

  • Bom dia a todos!

    Acho que o Everson não teve culpa no gol que levou.
    O time está mais equilibrado e evoluindo.
    Acredito que a idéia de manter o Hyorran como um falso ponta, alternando com o Nacho, deixa o time mais povoado no meio e mais protegido defensivamente.
    Vamos aguardar os resultados dos próximos jogos(São Paulo e Inter)pra confirmar a nossa avaliação.
    No domingo, eu escalaria Jair no lugar do Tchêtchê e voltaria com Alonso e Arana, apesar de gostar muito do futebol do Dodô.
    No Brasileirão, que conquistemos os pontos bobos que sempre deixamos pelo caminho, principalmente, jogando fora de BH.
    Tomara que os sustos e decepções tenham ficado pra trás.

  • Venceu o confronto aquele que têm um time infinitamente superior mas a displicência do ataque Atleticano ontem foi de dar raiva já que o Remo tinha caixa pra levar uns 4 gols fora as bolas na trave...

    A saída de bola do nosso CAM continua um dilema e todo cuidado será pouco contra times qualificados como o SP na próxima rodada do brasileirão...

    Pagar 1 milhão pra Tchê Tchê jogar Domingo beira a loucura, portanto, sem o Zaracho, o meio vai ser Allan, Jair e Nacho com a possibilidade de entrar tbm com Hyoram e jogar no esquema 4 4 2!!!!!

  • Em que pese a jogada do gol deles ter sido um
    desastre de " saída de bola " patrocinado pelo
    elegante Réver e o inimputável Quebra Linhas,
    e o cara ter acertado um pombo sem asa , o
    que nos deixa preocupados é que nosso bom
    goleiro não PULA , ELE CAI .

    Sei não , mas acho que deveriam arrumar pra
    ele uma corda para ele ficar pulando até que
    alcance uma altura considerável .

Recent Posts

Iniciando o desafio pela Copa do Brasil

Depois do ano mágico de 2021 – campeão Brasileiro e da Copa do Brasil -,…

14 horas ago

Nosso bom momento e apelo a cbf e tv

Fechada a rodada, como prevíamos, no G4 (segundo lugar) e perto da desejada liderança (apenas…

2 dias ago

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

3 dias ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

4 dias ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

5 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

6 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!